Anuncio zazie

Tudo sobre a Premiação do 48º Festival Sesc Melhores Filmes

Sesc melhores filmes 2022

Tudo sobre a Premiação do 48º Festival Sesc Melhores Filmes

Festival Sesc Melhores Filmes chega em sua 48º edição e consagra o brasileiro “Marighella” e o internacional “Ataque dos Cães” como os melhores filmes do ano

Por Clarissa Kuschnir

Os filmes premiados e outros títulos poderão ser vistos até o próximo dia 27 no formato presencial e online. Assim como eu (tá, para essa jornalista aqui ainda faltam 4 meses e alguns dias) o Festival Sesc Melhores Filmes completou 48 anos de idade nesse ano de 2022.  o evento que começou em 1974 e que se destaca como o primeiro e tradicional festival de cinema da capital paulista é uma janela a mais para o público poder rever, alguns títulos (tanto nacionais como estrangeiros) lançados comercialmente nas salas de cinema, no ano anterior. Sem contar que além de poder rever a filmes como: “Amor, Sublime Amor“, “Ataque dos Cães“, “Bela Vingança“, “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente“, “Marighella” e muito mais, o festival abre votação para o público em geral alguns meses antes de acontecer.

Além da escolha do público, tem o tradicional voto de críticos (nós aqui da equipe do Vertentes por exemplo). E eu acho que esse ano teve um gosto especial em poder participar mais uma vez. Primeiro por contribuir como profissional da imprensa especializada e segundo porque depois de dois anos, a cerimônia de abertura retornou ao presencial com a presença dos jornalistas, críticos, atores e realizadores. O Cinesesc, um dos mais tradicionais cinemas de rua de São Paulo foi o palco da linda e acolhedora cerimônia ocorrida no último dia 06 de abril, onde forma conhecidos os vencedores dessa edição. O filme escolhido esse ano para a abertura do festival foi “Medusa“, da cineasta Anita Rocha da Silveira. E foi uma bela projeção de mais de duas horas, desse distópico e esteticamente bem produzido longa nacional. Não esquecendo que ainda estamos em um ano de indefinições em relação a pandemia, não faltou a transmissão pela internet (o que democratiza o acesso a muitas telinhas pelo Brasil afora). E para o público que acompanhou de casa foi passado o longa “A Felicidade das Pequenas Coisas” de Thaís Fujinaga.

Em uma noite de comemoração para os realizadores e com uma cerimônia dinâmica e com discursos emocionantes, o evento foi apresentado pela jornalista Adriana Couto, o longa nacional “Marighella”, de Wagner Moura recebeu nada menos que oito troféus (filme, direção, roteiro, fotografia e ator para Seu Jorge) pelo voto popular e (filme, direção e ator) pelo voto da crítica especializada. Ou seja, tanto o público quanto a crítica concordaram em quase todas as categorias (apenas no roteiro e fotografia que não), na escolha de “Marighella” que se consagrou, como o filme nacional mais premiado da noite. Já “Deserto Particular” de Aly Muritiba recebeu os troféus de melhor roteiro (Aly Muritiba e Henrique dos Santos) e merecidamente de fotografia, pela crítica especializada.  Na categoria atriz a grande dama Fernanda Montenegro levou pelo filme “Piedade“, de Cláudio Assis no voto do público e Thiessa Woinbackk, por “Valentina“, de Cássio Pereira dos Santos, no voto da crítica.

Os documentários vencedores da noite foram: “A Última Floresta“, de Luiz Bolognesi, pelo voto da crítica e “Chorão – Marginal Alado“, de Felipe Novaes pelo voto popular.

O estrangeiro mais bem votado foi “Ataque dos Cães“, da veterana e ganhadora do Oscar de melhor direção Jane Campion. O longa levou quatro troféus (filme e direção) pelo voto da crítica e (direção e ator para Benedict Cumberbatch) pelo voto popular. “Não Olhe Para Cima” foi o escolhido do público para melhor filme na categoria popular e Frances Macdormand  ganhou como melhor atriz (por “Nomadland“, de Chloè Zhao) tanto no voto popular quanto da crítica. Outro veterano que levou o troféu Sesc Melhores Filmes para casa foi Anthony Hopkins como melhor ator por “Meu Pai” de Florian Zeller.

Para quem mora na capital paulista as sessões presenciais ocorrem até o dia 27 de abril nas telas do Cinescesc  e para quem quer acompanhar de casa, o Sesc disponibiliza alguns títulos em sua plataforma digital #emcasacomsesc. E a programação completa do festival pode ser conferida pelo site: https://melhoresfilmes.sescsp.org.br/.

LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES DO FESTIVAL SESC MELHORES FILMES 48º

Marighella

Críticos/Nacionais

Melhor Filme: “Marighella”

Melhor Documentário: “A Última Floresta”

Melhor Direção: Wagner Moura, por “Marighella”

Melhor Roteiro: Aly Muritiba e Henrique dos Santos, por “Deserto Particular”

Melhor Fotografia: Luis Armando Arteaga, por “Deserto Particular”

Melhor Atriz: Thiessa Woinbackk, por “Valentina”

Melhor Ator: Seu Jorge, por “Marighella”


Críticos/Estrangeiros

Melhor filme: “Ataque Dos Cães”

Melhor Direção: Jane Campion, por “Ataque Dos Cães”

Melhor Atriz: Frances Mcdormand, por “Nomadland”

Melhor Ator: Anthony Hopkins, por “Meu Pai”


Público/Estrangeiro

Melhor Filme: “Não Olhe Para Cima”

Melhor Direção: Jane Campion, por “Ataque Dos Cães”

Melhor Atriz: Frances Mcdormand, por “Nomadland”

Melhor Ator: Benedict Cumberbatch, por “Ataque Dos Cães”


Público/Nacional

Melhor Filme: “Marighella”

Melhor Documentário: “Chorão – Marginal Alado”

Melhor Direção: Wagner Moura, por “Marighella”

Melhor Roteiro: Wagner Moura e Felipe Braga, por Marighella”

Melhor Fotografia: Adrian Teijido, por “Marighella”

Melhor Atriz: Fernanda Montenegro, por “Piedade”

Melhor Ator: Seu Jorge, por “Marighella”


VOTOS DO VERTENTES DO CINEMA (POR FABRICIO DUQUE)

Vento Seco

Olá, Fabricio Duque! Obrigado pela participação no 48º Festival Sesc Melhores Filmes. A lista a seguir representa a relação de filmes que você escolheu.

Melhor Filme Nacional

Melhor Filme Estrangeiro

Melhor Atriz Nacional

Melhor Atriz Estrangeira

Melhor Ator Nacional

Melhor Ator Estrangeiro

  • Mads Mikkelsen, por Druk

Melhor Direção Nacional

Melhor Direção Estrangeira

Melhor Fotografia

Melhor Roteiro

Melhor Documentário

Tudo sobre a Premiação do 48º Festival Sesc Melhores Filmes

Banner Vertentes Anuncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.