Balanço Geral e Vencedores da Mostra CineBH 2026

Balanço Geral e Vencedores da Mostra CineBH 2026

O júri da Mostra Horizonte escolheu em seu primeiro caráter competitivo “Cuba y la Noche”, de Sergio Fernandez Borras, como Melhor Filme

Por Francisco Carbone

Depois de seis dias intensos, de atividades constantes, mesas imersas em representatividade e escutas poderosas, e sessões cheias de convidados e espectadores, para filmes esperados que estarão fazendo a festa do circuito nos próximos meses, a CineBH 2026 chega ao fim dessa sua edição especial de 20 anos. Uma vez mais, o público presente pode estar próximo a essa intensidade sempre de maneira gratuita, em espaços espalhados pelo centro de Belo Horizonte.

Na noite de premiação, fomos apresentados não apenas ao grupo de vencedores das mostras competitivas em questão, que contemplou filmes do México, de Cuba, da Argentina e do Brasil, mas também os contemplados da seleção de número 17 do Brasil CineMundi, ambiente de mercado que aponta os melhores projetos entre os selecionados, e permite que a vida dessas futuras produções aconteçam de maneira menos apertada.

O júri formado por Alice Riff, Gregorio Rodriguez e Wilssa Esser fez uma escolha ousada ao outorgar o vencedor da Mostra Território para “Nuestro Cuerpo es una Estrella que se Expande”, produção queer dirigida pelas irmãs Semillites e Tania Hernandez Velasco, que desconstroem as relações familiares em um filme experimental para investigar as propostas de corpo e designação sexual, afeto e ato político.

CineBH 2026

Já o júri da Mostra Horizonte escolheu em seu primeiro caráter competitivo “Cuba y la Noche”, de Sergio Fernandez Borras. Cíntia Lima, Clarissa Navas e Marcos Pimentel foi o júri que premiou o doc cubano que ainda hoje pensa o estado das coisas na ilha, que ainda enfrenta estigmas criados há décadas pelos regimes do governo.

Tanto “Telúrica, A Íntima Utopia“, de Mariana Lacerda, quando “Sabes de Mim, Agora Esqueça” de Denise Vieira, levaram menções de destaque dentro de seus júris. Já o júri jovem premiou “Jankee”, de Yamel Thompson, um filme surpreendente sobre o amor e as lógicas de poder.

Durante quase uma semana, o CineBH 2026 entregou essa programação extensa que nos permitiu não apenas acompanhar a atual temporada de produções latino-americanas, como também conhecer um pouco do que será produzido e lançado nos próximos anos no cinema brasileiro, com a qualidade de sempre que já é marca conhecida da Universo Produção. O próximo encontro com o Brasil sem Fronteiras é entre os dias 22 e 30 de janeiro de 2027, quando a Mostra de Tiradentes completará 30 anos e cuja comemoração intensa já promete.

CONFIRA A SEGUIR A LISTA COMPLETA DE TODOS OS PREMIADOS DA MOSTRA CINEBH 2026

Cuba y la Noche

MOSTRA HORIZONTE

Melhor Longa Metragem – JÚRI OFICIAL: HORIZONTE

CUBA Y LA NOCHE

Direção: Sérgio Fernández Borrás

Destaque do Júri OFICIAL: HORIZONTE

SABES DE MIM, AGORA ESQUEÇA

Direção: Denise Vieira

Melhor Longa Metragem – JÚRI JOVEM:  HORIZONTE

JANKEE

Direção: Yamel Thompson

MOSTRA TERRITÓRIO

Melhor Longa Metragem JÚRI OFICIAL:  TERRITÓRIO

NUESTRO CUERPO ES UNA ESTRELLA QUE SE EXPANDE

Direção: Semillites Hernández Velasco e Tania Hernández Velasco

Destaque do Júri OFICIAL: TERRITÓRIO

TELÚRICA: A ÍNTIMA UTOPIA

Direção: Mariana Lacerda

PRÊMIO ABRACCINE

LA VIDA QUE VENDRÁ

Direção: KARIN CUYUL

PRÊMIOS PROJETOS 17º BRASIL CINEMUNDI

JÚRI OFICIAL – 17BCM – Joana Oliveira, Fred Burle, Jesús Pimentel

MUGANGA, DIREÇÃO DE RODRIGO RIBEYRO E PRODUÇÃO DE JULIA ALVES.

WIP – O2 PÓS – Ana Sanz

PRÊMIO 1º PROJETO

BOM RETORNO, DIREÇÃO DE BRENO ALVARENGA, PRODUÇÃO DE CAROL SILVA.

PRÊMIO 2º PROJETO

FOGO ADENTRO, DIREÇÃO DE DANIEL CALIL, PRODUÇÃO DE RENATO OGATA, ELIANE FERREIRA, LUDMILA RODRIGUES.

WIP – MISTIKA – Eduardo Gasparian

BOM RETORNO, DIREÇÃO DE BRENO ALVARENGA, PRODUÇÃO DE CAROL SILVA.

WIP – THE END – Maisa Joanni

SOL A PINO, DIREÇÃO DE ANA DO CARMO E PRODUZIDO POR RUBIAN MELO.

FOCO MINAS – CINECOLOR, CTAV, EDINA FUJII, PARATI FILMS – Yanis Gaye

A LUTA QUE NÃO PODE PARAR, DIREÇÃO DE EWERTON BELICO, PRODUÇÃO DE VITOR GRAIZE.

DOCBRASIL – CINECOLOR, CTAV, DOT, EDINA FUJII, O2 PÓS, PARATI FILMS – Leonard Cortana

AÑA, DIREÇÃO DE MARIANA LACERDA, PRODUÇÃO DE CAROL FERREIRA.

CONECTA – Paola Castillo

AÑA, COM DIREÇÃO DE MARIANA LACERDA E PRODUÇÃO DE CAROL FERREIRA.

DOCSP – Paulo de Carvalho

PRIMAS, DIREÇÃO DE BRUNO BARRETO E PRODUÇÃO DE MARINA TORRE.

DOCSP STUDY CENTER– Paulo de Carvalho

A LUTA QUE NÃO PODE PARAR DIREÇÃO DE EWERTON BELICO, PRODUÇÃO DE VITOR GRAIZE.

#LINK – Isona Admetlla

1º PREMIO

EM NOME DO PAI E DO FILHO, DIREÇÃO DE GABRIEL FREIRE, PRODUÇÃO DE MARÍLIA CUNHA.

2º PRÊMIO

PRIMAS, DIREÇÃO DE BRUNO GULARTE BARRETO, PRODUÇÃO DE MARINA TORRE.

RIDM – Séverine Roinssard

PRIMAS, DIREÇÃO DE BRUNO GULARTE BARRETO, PRODUÇÃO DE MARINA TORRE.

EURODOC – Leonard Cortana

CORAÇÃO AMERICANO, DIREÇÃO DE AIANO BEMFICA, PRODUÇÃO DE TATIANA MITRE.

CASA LATINA FILMS – Gregório Rodriguez

1º PREMIO

CORAÇÃO AMERICANO, DIREÇÃO DE AIANO BEMFICA, PRODUÇÃO DE TATIANA MITRE.

2º PRÊMIO

AÑA, DIREÇÃO DE MARIANA LACERDA, PRODUÇÃO DE CAROL FERREIRA.

NUEVAS MIRADAS – Ivette Liang

O PRESIDENTE NEGRO, DIREÇÃO DE GABRIEL F. MARINHO, PRODUÇÃO DE CAROLINA VILLALOBOS

BURNING – Diego Castillo

CAVALO, COM DIREÇÃO DE VALENTINA HOMEM E PRODUÇÃO DE MAYRA FAOUR AUAD.

MECAS – Paulo de Carvalho

BOI DE CONHAS, DIREÇÃO DE DANIEL BAROSA, PRODUÇÃO DE SABRINA GARCIA E NIKOLAS MACIEL.

MAFF / PROJETO PARADISO – Leo Ordonez

KIKI – UMA PONTE ENTRE MUNDOS, DIRIGIDO POR DARIO ALDANA, WERÁ ALEXANDRE E PATRÍCIA PARA YXAPY, E PRODUZIDO POR SIRLI FREITAS.

FILMES DE PLÁSTICO – Maurílio Martins e André Novais

DONA DA MINHA CABEÇA, DIREÇÃO DE NASH LAILA, PRODUÇÃO DE LETÍCIA SIMÕES E JOÃO VIEIRA JR.

MENÇÃO ESPECIAL, com consultoria coletiva

BPM: BATIDAS PELO MUNDO, DIREÇÃO DE GABRIEL MARCOS, PRODUÇÃO DE MARINA SOARES