Confira todos os Vencedores do Oscar 2025 (matéria comentada)
“Ainda Estou Aqui” ganha Melhor Filme Estrangeiro e “Anora” vence Melhor Filme e Mikey Madison leva a estatueta de Melhor Atriz
Por Fabricio Duque
Carnaval. Sim, o evento do Oscar cai no bloco e divide espaço com as escolas de samba. Hoje, do domingo, 02 de março, é o primeiro dia dos desfiles na Sapucaí, no Rio de Janeiro. O povo brasileiro parece viver um desafio: parar o carnaval para assistir ao Oscar, que este ano está em força de Copa de Mundo. Tudo porque Fernanda Torres concorre na categoria de Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui“, este que por sua vez ainda está na disputa de Melhor Filme Estrangeiro e para surpresa (boa) para todos: também como Melhor Filme (geral – o mais importante prêmio, que será lembrado para sempre). Calma, sem pressão! Já entendemos que Fernandinha já é vitoriosa ao colocar a imagem do Brasil lá fora, em Los Angeles.
Pois é, tanto que os próprios organizadores do Oscar escreveram oficialmente que nossa atriz “totalmente indicada” (e premiada, após levar o Troféu do Globo de Ouro deste ano e com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram) alavancou os acessos das redes sociais da Academia. Fernanda também virou boneco gigante em Olinda (com o já tradicional vestido preto e o Oscar nas mãos), que por sinal virou meme (de novo) – usuários chegaram a comparar a imagem da atriz com a socialite Narcisa Tamborindeguy. E não só isso: máscaras de Fernanda Torres já se configuram como a fantasia mais escolhida deste Carnaval. Pois é, isso é Brasil.
Leia também:
Sobre a transmissão do Oscar, a cerimônia passa na TNT e no streaming MAX, pontualmente, às 19:30 (com muitos comerciais e muitas propagandas), com o tapete vermelho (com Ana Furtado e Carol Ribeiro) e os comentários de Lazaro Ramos, Fabiola Nascimento e a sempre comentarista Aline Diniz (neste “Oscar histórico”). E também na Rede Globo, a partir das 21:55, mas não no Rio de Janeiro, por causa dos desfiles das escolas de samba.
“Se Fernandinha ganhar, terá uma festa carnavalesca”, disse Lazaro, que está super natural, muito brincalhão e muito divertido para comentar o Oscar 2027, que chega a sua edição 97. Por que tanta indicação para “Emilia Pérez?”, disse Lazaro. “A pior coisa para a arte é a indiferença”, rebate Fabiola.
Selton Mello, já no tapete vermelho, usa em seu smoking, uma flor na lapela em homenagem a Rubens Paiva e um anel que usa na mão direita para lembrar sua mãe que tinha Alzheimer (em referência à cena de Fernanda Montenegro). “Uma missão muito importante vivenciar Rubens, eu interpretei a luz do filme; um filme que já nasceu clássico e com tantas camadas; o filme é o corpo do Rubens e eu faço o corpo deste filme; sou apaixonado por doce de leite; “, disse Selton e ainda mandou um beijo para seu pai.
Jeff Goldblum canta Tom Jobim e diz: “Eu o adoro”. “A vida é mais complicada que isso: o bem e o mal”, disse sobre sua personagem em “Wicked”. O Max, além de preparar um especial sobre Fernanda Torres, ainda escala atores, como Caio Blat, que disse que conheceu Fernanda em “A Marvada Carne” (1985, de André Klotzel); e Camila Pitanga que lembra a cena da sorveteria (que foi a mesmo que os críticos internacionais ficaram “surpresos”), que estão na primeira novela brasileira original do Max, “Beleza Fatal”. “Qual é a cara que o Oscar terá com tantos filmes diferentes?”, pergunta Lazaro. Mas o foco total está nos comentários e matérias especiais, e menos em mostrar quem passa no tapete vermelho.
Fernanda Torres e Walter Salles já está no tapete vermelho. Para os brasileiros, a celebridade mais importante da noite. “Foi um longo caminho, 6 meses de trabalho; estou mais calma agora; a coisa mais bonita é que se tentou apagar a família Paiva e agora essa memória nunca mais será apagada; o filme extrapolou a cultura e foi para a politica; é fruto de amor; Brasil, eu tô muito emocionada e tudo isso (de ser fantasia de carnaval) foi movida por uma mulher chamada Eunice Paiva; eu sou só o cavalo, o bicho mesmo é a Eunice; nós somos um pais afetuoso; parece que fui abduzida por uma nave especial (sobre o lançamento “campanha” do filme; vai ser bom dormir, né?; Nós (eu e Walter) somos dois padres catequizando as pessoas sobre o filme”, disse Fernandinha. “A vida presta”.
Walter Salles disse: “Tudo foi muito orgânico no lançamento do filme; debater o filme em todo lugar do mundo; você conta uma história, porque vc não pode deixar de contar essa história; as pessoas que foram ao cinema foram coautores do filme; não é apenas a celebração de um filme, mas da cultura brasileira; é celebrar esse Brasil que vale à pena; e sim, não somos favoritos a nada”.
A cerimônia começa agora, às 21:00 (horário do Brasil) e às 16:00 (nos Estados Unidos), no Dolby Theatre (antes chamado de Teatro Kodak) com “Eu amo Los Angeles” e Ariana Grande cantando “Somewhere Over the Rainbow” (para agradecer aos bombeiros pelo trabalho para apagar os incêndios) e também Cynthia Erivo. Gente, três números musicais de “Wicked” antes de trazer ao palco o comediante Conan O’Brien, do show Late Night (que ficou no ar por mais de 15 anos), que nasce dentro do corpo da Demi Moore de “A Substância” (muito engraçado). Uma curiosidade muito aguardada que todos queriam saber se o apresentador falará ou não contra Donald Trump (o que Jimmy Fallon faria). E sim ele fala dos Twitters da Karla Sofía Gascón. Fala de “Ainda Estou Aqui” e a câmera mostra Fernanda Torres que ouve que o filme é sobre uma mulher que fica sem o marido e Conan faz a piada que sua mulher pensa a mesma coisa. Conan tem o controle total. Mas a cena de Adam Sandler de bermuda e moletom é meio apelar ao humor bobão. Coloca até Deadpool no palco.
O Oscar está sendo transmitido por um bilhão de pessoas. E Conan fala em várias línguas. O Oscar também investe mais em números musicais, como o Medley homenagem a franquia “007”, quase um Grammy. E Conan chama o corpo de bombeiros que lutou contra os incêndios em Los Angeles.
Homenagem a Quincy Jones, que recebe o Oscar Honorário, que foi divulgado na 15.ª cerimônia anual do Governors Awards, que foi realizada em 17 de novembro de 2024: “O gênio artístico e a criatividade incansável de Quincy Jones fizeram dele uma das figuras musicais mais influentes de todos os tempos”, com direito de número musical de Queen Latifah e apresentação de Oprah Winfrey e Whoopi Goldberg (as duas, em seus primeiros trabalhos, de “A Cor Púrpura”, de 1985, de Steven Spielberg). “Se você ainda está curtindo a premiação, você tem síndrome de Estocolmo”, Conan faz graça.
CONFIRA A SEGUIR TODOS OS VENCEDORES DO OSCAR 2025 (COM COMENTÁRIOS)
MELHOR FILME
VENCEDOR: “Anora”
“O Brutalista”
“Um Completo Desconhecido“
“Conclave”
“Duna: Parte II”
“Emilia Pérez”
“Ainda Estou Aqui“
“O Reformatório Nickel”
“A Substância”
“Wicked“
* E “Harry e Sally – Feitos Um para o Outro” estão juntos novamente, Meg Ryan e Billy Crystal (“o melhor apresentador do Oscar”, dito por Conan – “é um prazer estar aqui, porque eu já trabalhei aqui 9 smokings atrás”, disse Billy. E “Anora”, após ganhar o Festival de Cannes 2024, ganha o Oscar 2025 de Melhor Filme (que premia os filmes de 2024). “Obrigado Academia por premiar um filme independente”.
MELHOR DIREÇÃO
VENCEDOR: Sean Baker, “Anora”
Brady Corbet, “O Brutalista”
James Mangold, “Um Completo Desconhecido”
Jacques Audiard, “Emilia Pérez”
Coralie Fargeat, “A Substância”
* Quentin Tarantino entra ao som de “Pulp Fiction”. “Obrigado Quentin por ter usado Mikey Maddison em “Era uma Vez em… Hollywood”; assistir o filme no cinema é uma experiencia coletiva que não tem em casa, cabe a nos apoiar as telas de cinema; cineastas façam filmes para as grandes telas!”
MELHOR ATRIZ
Fernanda Torres – “Ainda Estou Aqui”
Cynthia Erivo – “Wicked”
Karla Sofía Gascón – “Emilia Pérez”
VENCEDOR: Mikey Madison – “Anora”
Demi Moore – “A Subtância”
* Emma Stone apresenta a categoria. É, não foi dessa vez que o Brasil leva o Oscar de Melhor Atriz. Pelo menos “Anora” é muito melhor que “Shakespeare Apaixonado”.
MELHOR ATOR
VENCEDOR: Adrien Brody – “O Brutalista”
Timothée Chalamet – “Um Completo Desconhecido”
Colman Domingo – “Sing Sing”
Ralph Fiennes – “Conclave”
Sebastian Stan – “O Aprendiz”
* “Obrigado Deus por essa vida abençoada; eu tenho muita sorte; ser ator é uma profissão muito frágil; aprendi a perspectiva de que tudo pode desaparecer; ganhar um prêmio como esse significa que tenho um destino; e de que eu mereço papéis significativos; agradecer meus pais que me deram a força de correr atrás desse sonho; estou aqui para representar os traumas e opressões, anti-semitismo e racismo da guerra e ver os outros como diferentes; vamos lutar pelo que é certo; vamos reconstruir juntos”.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Monica Barbaro – “Um Completo Desconhecido“
Ariana Grande – “Wicked”
Felicity Jones – “O Brutalista”
Isabella Rossellini – “Conclave”
VENCEDOR: Zoe Saldaña – “Emilia Pérez”
* Zoe ganha e chama pela mãe que está presente no Oscar. “Heroísmo e poder de uma mulher como Rita. Minha avó que imigrou para esse país em 1961, sou a primeira atriz americana dominicana a ganhar um Oscar”. Crítica à política de Trump de deportar os imigrantes.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Yura Borisov – “Anora”
VENCEDOR: Kieran Culkin – “A Verdadeira Dor”
Edward Norton – “Um Completo Desconhecido“
Guy Pearce – “O Brutalista”
Jeremy Strong – “O Aprendiz”
* Robert Downey Jr. apresenta a categoria e fala sobre cada um dos indicados (uma mudança deste ano do Oscar). E como já esperado, Kieran Culkin ganha Melhor Ator por “A Verdadeira Dor”.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
VENCEDOR: “Anora”
“O Brutalista”
“A Verdadeira Dor”
“A Substância”
“September 5”
* Amy Poehler (a voz da Alegria em “Divertida Mente 2”). Sean Baker ganha por “Anora”, que escreve a história antes do roteiro. “Quero agradecer a todos os profissionais do sexo”.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
“Um Completo Desconhecido“
VENCEDOR: “Conclave”
“Emilia Pérez”
“Sing Sing”
“O Reformatório Nickel”
* Amy Poehler (a voz da Alegria em “Divertida Mente 2”). Peter Straughan ganha por “Conclave”, de Edward Berger.
MELHOR ANIMAÇÃO
VENCEDOR: “Flow”
“Divertida Mente 2”
“Memórias de um Caracol”
“Wallace & Gromit: Avengança”
“Robô Selvagem”
* Os atores Andrew Garfield e Goldie Hawn apresentam a categoria. A animação da Letônia “Flow” vence e o país espalha imagens de gatos pela país todo. “É a primeira vez que um filme da Letônia é indicado, então estamos muito felizes”.
MELHOR FILME INTERNACIONAL
VENCEDOR: “Ainda Estou Aqui”
“A Garota da Agulha“
“Emilia Pérez”
“A Semente do Fruto Sagrado”
“Flow“
* Penelope Cruz apresenta a categoria. É do Brasil!. “Ainda Estou Aqui” ganha o prêmio, após 30 anos (desde “Central do Brasil”). Walter Salles sobe ao palco e diz: “Eu dedico esse prêmio a uma mulher, Eunice Paiva, que depois de uma perda num regime autoritário decidiu não se curvar. Quero dedicar também as duas mulheres extraordinárias, as Fernandas”.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Quatro Paredes”
VENCEDOR: “No Other Land”, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor
“Guerra da Porcelana”
“Trilha Sonora para um Golpe de Estado”
“Sugarcane”
“Fizemos juntos este filme, israelenses e palestinos, porque nossas vozes juntas são mais fortes”.
MELHOR TRILHA SONORA
VENCEDOR: “O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked“
“Robô Selvagem“
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
VENCEDOR: “El Mal” (“Emilia Pérez“), de Clement Ducol, Camille & Jacques Audiard, performed by Zoé Saldaña and Karla Sofía Gascon
“The Journey” (“The Six Triple Eight”)
“Like a Bird” (“Sing Sing“)
“Mi Camino” (“Emilia Pérez”)
“Never Too Late” (“Elton John: Never Too Late”)
* Mick Jagger apresenta a categoria. Sobe ao palco e é aplaudido de pé. Por mais que goste de estar aqui, Bob Dylan era a primeira opção. Engraçado e super conservado para 81 anos. “Fizemos essa música “El Mal” para falar sobre a corrupção”.
MELHOR SOM
“Um Completo Desconhecido“
VENCEDOR: “Duna: Parte II”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
“Robô Selvagem“
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
“O Brutalista”
“Conclave”
“Duna: Parte II”
“Nosferatu”
VENCEDOR: “Wicked“ por Nathan Crawley
* Ben Stiller faz uma cena de humor sobre o que é design de produção.
MELHOR FOTOGRAFIA
VENCEDOR: “O Brutalista”, por Lol Crawley
“Duna: Parte II”
“Emilia Pérez”
“Maria”
“Nosferatu”
MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS
“Um Homem Diferente”
“Emilia Pérez”
“Nosferatu”
VENCEDOR: “A Substância”, por Pierre-Olivier Persin
“Wicked“
MELHOR FIGURINO
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Gladiador II”
“Nosferatu”
VENCEDOR: “Wicked”
* Cada ator dos filmes indicados apresenta os figurinistas de seus filmes. “Sou o primeiro homem preto a ganhar um prêmio de melhor figurino por Wicked”, disse Paul Tazewell, seu ganhador.
MELHOR MONTAGEM
VENCEDOR: “Anora”
“O Brutalista“
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked“
* Daryl Hannah apresenta a categoria e diz “Amor pela Ucrânia”. Sean Baker, também montador, vence por “Anora”. “Montagem é um terço do roteiro”.
MELHOR EFEITOS VISUAIS
“Alien: Romulus”
“Better Man”
VENCEDOR: “Duna: Parte II”
“Planeta dos Macacos: O Reinado”
“Wicked“
MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM
“Death by Numbers”
“I Am Ready, Warden”
“O Incidente”
“Instruments of a Beating Heart”
VENCEDOR: “A Única Mulher na Orquestra”
MELHOR CURTA-METRAGEM
“A Lien”
“Anuja”
VENCEDOR: “I’m Not a Robot”
“The Last Ranger”
“The Man Who Could Not Remain Silent”
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“Beautiful Men”
VENCEDOR: “In the Shadow of Cypress”
“Magic Candies”
“Wander to Wonder”
“Yuck!”
* Os atores Andrew Garfield e Goldie Hawn apresentam a categoria. O curta de animação “In the Shadow of Cypress”, do Irã ganha. “Até ontem não tínhamos recebido o visto e ficamos completamente decepcionados e nosso avião chegou há só três horas. Se você manter a fé, os milagres acontecem (ganhar o Oscar)”.