O Estacionamento

Semana Vertentes Online

Mostra exibe um curta-metragem por dia de 23/04 à 30/04 no site Vertentes do Cinema

Por Redação

A História nos conta que a cada cem anos a humanidade passa por uma catástrofe mundial. A do momento é a pandemia do novo Coronavírus. O ano de 2020 foi cancelado com cinemas, teatros, shows e festivais fechados ao público. Mas a arte sempre encontra uma maneira de se expressar. “A esperança é o sonho dos acordados”, já escreveu Aristoteles, o pai dos peripatéticos. Sim, os seres humanos dotados de inteligência e criatividade descobrem possibilidades e salvações nas adversidades. A ordem da vez é ficar em casa. Mas nunca sozinho e acompanhado de novidades.

Após a mostra Cavideo realizada inteiramente pela internet sem nenhum contato físico com o mundo externo, chega agora a Semana Vertentes do Cinema Online, ou apenas, para os mais íntimos SEMANA VERTENTES ONLINE.

A SVO em sua primeira edição, que acontece de MEIA-NOITE E UM do dia 23/04 até 23:59 do dia 30/04, traz uma seleção de curtas-metragens brasileiros premiados e um inédito. Sempre um filme por dia exibido no própria HOME do SITE. Durante as 24 horas de exibição, conteúdos exclusivos serão lançados nas redes sociais. É só acompanhar o Vertentes do Cinemas na página do Facebook e no Instagram. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Dizem que os caes veem coisas


23/04 – Quinta-feira – 00:01 – Sessão Estreia de Abertura

MANIFESTO 2 – UMA NOVA ONDA (Brasil, 2020, Experimental, 7 minutos, de Cavi Borges, Crítica AQUI). Continuação do curta-metragem “Manifesto de uma Cineasta” que desfragmenta a peça-filme “François Truffaut – o Cinema é Minha Vida”, idealizada pelo crítico-roteirista Rodrigo Fonseca, pela atriz Patricia Niedermeier e pelo diretor Cavi Borges. E encenada no teatro-cinema da sala 4 Multiuso do Estação Net Botafogo.


24/04 – Sexta-Feira – 00:01 – Sessão Premiados do Vertentes

O ESTACIONAMENTO (Brasil, 2016, Ficção, 15 minutos, de William Biagioli, Crítica AQUI). Jean é um imigrante haitiano que vem para o Brasil. Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean descobrirá que essa rotina pode enlouquecer. Exibido no Festival do Rio 2016, o curta recebeu o Troféu Vertentes.


25/04 – Sábado – 00:01 – Sessão Cinemateca do MAM-Rio

60 ANOS EM 10 MINUTOS (Brasil, 2019, Documentário, 10 minutos, de Cavi Borges e Christian Caselli, Crítica AQUI). Um documentário que passeia em dez minutos sobre os 60 da Cinemateca do Museu de Arte Modena do Rio de Janeiro. Com Hernani Heffner.


26/04 – Domingo – 00:01 – Sessão Marcelia Cartaxo

NOVA IORQUE (Brasil, 2017, Ficção, 24 minutos, de Leo Tabosa, Crítica AQUI). Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar. Com Hermila Guedes, Juan Calado, Marcelia Cartaxo. O filme venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019.


27/04 – Segunda-feira – 00:01 – Sessão LGBTQIA+

MEU PREÇO (Brasil, 2018, Ficção, 15 minutos, de Hsu Chien, Crítica AQUI). O filme conta a história de uma profissional do sexo, Morena Magalhães, interpretada por Fabricio Santiago, que se vê em uma situação delicada quando reencontra uma pessoa que fez parte do passado. Ao se deparar com um novo cliente, sua memória traz à tona lembranças violentas e angustiantes. Em uma das cenas, é possível ver Pepita numa briga com a protagonista.


28/04 – Terça-feira – 00:01 – Sessão Documento Histórico

AS CONSTITUINTES DE 88 (Brasil, 2019, Documentário, 14 minutos, de Gregory Baltz, Crítica AQUI). Em meio a uma Assembleia composta majoritariamente por homens, as 26 mulheres que participaram da Constituição de 1988 levantaram, de maneira suprapartidária, bandeiras para garantir igualdade de gênero nas discussões sobre direitos sociais e políticos.


29/04 – Quarta-feira – 00:01 – Sessão Alumbramento Filmes

DIZEM QUE OS CÃES VEEM COISAS (Brasil, 2012, Ficção, 12 minutos, de Guto Parente, Crítica AQUI). Um presságio. Fragmento de tempo apenas, porque logo o homem gordo, de ventre imenso, saltou dentro da piscina com o copo de uísque na mão. Filme criado a partir do conto homônimo de Moreira Campos. Com Marco Goulart, Karla Karenina, Guilherme Moreira, Cristina, Francescutti, Miguel Filho, Joca Andrade, Rodrigo Fernandes, Tatiana Amorim.


30/04 – Quinta-feira – 00:01 – Sessão Infância

MEU PEQUENO HERÓI NÃO SABE VOAR (Brasil, 2015, Ficção, 19 minutos, de Pedro Jorge, Crítica AQUI). Fabinho vive nos ares, aprontando todas. Laura, sua mãe, vive no chão, tentando resolver as consequências de suas travessuras.


SERVIÇO

Mostra Semana Vertentes Online

De 23/04 à 30/04

Horário: todo dia às 00:01 um novo filme

No site Vertentes do Cinema

vertentesdocinema.com

Gratuito.

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *