PROGRAMA VERTENTES DO CINEMA

A Importância da Crítica de Cinema

Por Redação

O Vertentes do Cinema é essencialmente um site de crítica de cinema. Sempre bebemos na fonte de François Truffaut e já perdemos a conta de quantas vezes assistimos ao documentário “Crítico”, de Kleber Mendonça Filho. Nós sempre quisemos entender e ouvir o que diretores e atores pensam sobre o assunto.

Neste vídeo de conteúdo inédito, exclusivo e de produção própria, os vertenteiros e vertenteiras de plantão podem conferir nossa pergunta “Qual a importância da crítica de cinema?” ao ator Armando Babaioff (de “Homem Livre“, “Prova de Coragem“), a documentarista Susanna Lira (de “Torre das Donzelas“, “Mussum“, “Intolerância.doc“), ao realizador Aly Muritiba (de “Para Minha Amada Morta“, “Nóis Por Nóis“, “Ferrugem“), ao ator Fabricio Boliveira (de “Simonal“, “Além do Homem“, “Tungstênio“), ao ator Leandro Hassum (de “O Amor Dá Trabalho“, “O Candidato Honesto 2“, “Não Se Aceitam Devoluções“), a realizadora Gabriela Amaral Almeida (de “O Animal Cordial“, “A Sombra do Pai“) e o ator Daniel de Oliveira (de “Morto Não Fala“, “Aos Teus Olhos“, “10 Segundos Para Vencer“). Cada um forneceu um preciso e precioso olhar sobre qual é o verdadeiro papel de um crítico de cinema.

Pelos estudiosos academicistas, Crítica de Cinema é “o exame de um filme, feito de modo a estabelecer um valor comparado a um objetivo final, como a verdade. É uma modalidade de análise da obra cinematográfica que possui características discursivas próprias, e que, segundo Fernão Ramos, evoluiu de modo empírico, no sentido de uma busca de respostas aos questionamentos “com base em evidências disponíveis fora dos limites da mente do observador” e “formulam suas interpretações a partir de evidência intersubjetivamente disponível no texto”. Ramos cita a visão de uma teórica, onde “a crítica é uma arte, não uma ciência”. Já o professor Vitor A. Melo acentua que sua relação de espectador com um filme tem início antes mesmo da ida ao cinema, com a leitura da crítica especializada publicada em jornais. Após refletir sobre a obra, este volta à crítica, a fim de estabelecer um “diálogo com o que foi escrito”.

Assista o Programa Vertentes do Cinema | A Importância da Crítica de Cinema e saia da caixa!

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *