Editorial da Semana | 29 de outubro de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

O texto deste editorial não poderia ser diferente. Um grito de SOCORRO! precisa ser solto dos pulmões. Não só pelo negacionismo da população que lota ruas, praias, bares, parques e cinemas; como uma nova onda do Coronavírus na Europa; e trilhões de festivais e mostras e lives e tudo que acontece no universo online. Em exibição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que divide tempo com a 14a CineBH 2020; que divide tempo com a Mostra MacaBRo no CCBB (virtual), e logo depois o Festival Indie 2020. SOCORRO! Não que não seja bom ter tudo, mas tudo junto não é saudável. Diga-se até prejudicial para a saúde mental. Mas vamos que vamos! A Revista do Vertentes desta semana traz uma curadoria especial para que os cidadãos conscientes permaneçam em casa, com dicas para ficar antenado com as novidades. Cabines de Imprensa já pipocam. o tão aguardado “Tenet”, de Christopher Nolan, estreia nos cinemas. Nossos vertenteiros estão intactos e protegidos. Não, não assistiremos Tenet. Não vale o perigo e a impudência ir ao cinema. Mais humanidade e cuidado com o próximo, menos (por enquanto) cinema “real”.

CURTA DA SEMANA

Fausto Curta-metragem

SESSÃO HOMENAGEM

FAUSTO

ASSISTA AQUI (2019, Brasil, 17 minutos, de Octávio III). Fausto, uma experiência.  Único filme dirigido pelo ator que faleceu recentemente. Ícone do cinema de Rogério Sganzerla  (“O Bandido da Luz Vermelha”, “O Signo do Caos”). Leia nossa crítica AQUI!


EM CASA

BORAT: FITA DE CINEMA SEGUINTE

(Borat Subsequent Moviefilm, 2020, Estados Unidos, 96 minutos, de Jason Woliner, CRÍTICA AQUI). Borat (Sacha Baron Cohen) está de volta e precisa dar de presente sua filha, Tutar (Maria Bakalova), para o vice-presidente dos Estados Unidos. Disponível na plataforma Amazon Prime Vídeo. 

OS 7 DE CHICAGO

(The Trial of The Chicago 7, 2020, Estados Unidos, 130 minutos, de Aaron Sorkin, CRÍTICA AQUI). O filme conta sobre o julgamento em 1968 de 7 manifestantes (de diferentes movimentos) que protestavam contra a Guerra do Vietnã durante a Convenção do Partido Democrata, nos Estados Unidos, e foram acusados de usarem uma conduta violenta em confronto com a polícia. Disponível na plataforma Netflix. 

Rebecca

REBECCA – A MULHER IRRESÍSTIVEL

(Rebecca, 2020, Estados Unidos, 121 minutos, de Ben Wheatley, CRÍTICA AQUI). Uma jovem solitária apaixona-se por um rico rapaz e, após largar seu “emprego” como dama de companhia de uma senhora que a esnobava, passa a viver na casa de seu agora esposo. Entretanto, todos no local são assombrados pelo espírito e pela memória de Rebecca, ex – esposa do milionário, e a moça passa a ser igualmente. Disponível na plataforma Netflix. 

Caminhos da Superação

CAMINHO DA SUPERAÇÃO

(Camino Skies, 2019, Austrália , Nova Zelândia, 80 minutos, de Noel Smyth e Fergus Grady, CRÍTICA AQUI). Uma jornada inspiradora sobre pessoas comuns fazendo o extraordinário. A jornada de seis peregrinos que percorrem os históricos 800km no Caminho de Santiago de Compostela para superar traumas pessoais e físicos. Explorando temas de espiritualidade, bem-estar e autoconhecimento, o percurso força os peregrinos a desafiar sua idade e capacidade física, além de atuar como um catalisador da mudança. Certamente, uma experiência revigorante com a dose do melhor remédio para a humanidade: caminhar. Disponível nas plataformas convencionais Itunes, Net Now, Vivo Play, Looke, Google Play e Youtube Filmes a partir de 30 de outubro de 2020.

A Mata Negra

A MATA NEGRA 

(2018, Brasil, 96 minutos, de Rodrigo Aragão, CRÍTICA AQUI). Numa floresta do interior do Brasil, uma garota vê sua vida – e a de todos ao seu redor – mudar terrivelmente quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Sombria, além de outorgar poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra. CINE TERROR NO CANAL BRASIL. Estreia Quarta, dia 04/11, às 22h50).


ESTREIAS NOS CINEMAS

Be Natural: The Untold Story of Alice Guy-Blache

BE NATURAL: A HISTÓRIA NÃO CONTADA DA PRIMEIRA CINEASTA DO MUNDO

(Be Natural: The Untold Story of Alice Guy-Blaché, 2018, Estados Unidos, 105 minutos, de Pamela B. Green, CRÍTICA AQUI). O documentário narrado por Jodie Foster sobre a pioneira do cinema Alice Guy-Blaché (1873-1968) celebra uma mulher que marcou presença no início da história do cinema, no ponto de interseção de inovação, tecnologia e narração que mais tarde viria a se tornar a indústria do entretenimento que nós conhecemos hoje em dia. Para contar essa história, a diretora Pamela B. Green recorreu a imagens de arquivo e entrevistas com, entre outras estrelas, a diretora Agnès Varda, a roteirista Diablo Cody e os atores Geena Davis e Bem Kingsley. O filme recebeu nota máxima do nosso site.

FAMÍLIA DE AXÉ

(2019, Brasil, 76 minutos, de Tetê Moraes, CRÍTICA AQUI). Em uma relação de décadas com o pai de santo Alberto Ribeiro Santana, Tetê Moraes decide registrar não somente os costumes e festas do terreiro de candomblé do amigo,mas também a sua proximidade com a família consanguínea e de axé que foi sendo construida desde a década de 80.

FAZ SOL LÁ SIM

(2019, Brasil, 78 minutos, de Claufe Rodrigues, CRÍTICA AQUI). A histórica Marechal Deodoro, Alagoas, é um celeiro de bandas filarmônicas que “exporta” instrumentistas para grupos musicais e bandas militares de todo o Brasil. Através de depoimentos e audições, o documentário relata a tradição local, fala da leve rivalidade entre as cinco filarmônicas e de como elas funcionam para a formação de jovens da cidade.

Tel Aviv on Fire

TEL AVIV EM CHAMAS

(Tel Aviv on Fire, 2018, Luxemburgo, de Sameh Zoabi, CRÍTICA AQUI). O palestino Salam (Kais Nashif) se vê diante de uma curiosa situação: começa a colaborar informalmente com o texto de uma popular novela de televisão. Ao ser abordado por autoridades israelenses, ele conhece o Capitão Assi Tzur (Yaniv Biton), que questionará algumas das representações do programa, sob influência de sua visão ideológica e de sua esposa, uma assídua telespectadora.


ENTREVISTA COM O DIRETOR BERNARD ATTAL

(clique AQUI ou na foto e leia a entrevista com o realizador de Sem Descanso)


TUDO SOBRE O CINEBH 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


TUDO SOBRE A MOSTRA MACABRO – HORROR BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


TUDO SOBRE A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 29 de outubro de 2020

SESSÃO CINECLUBE ESTAÇÃO: FILME E CONVERSA


CINEMA EM CONVERSAS #23: SEGUNDA TEMPORADA

NOVO HORÁRIO. Toda sexta-feira às 21:00 no youtube Lume Filmes Oficial e no youtube do Vertentes do Cinema tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 30/10 começa a SEGUNDA TEMPORADA com a vigésima primeira edição. Nós encontraremos O SILÊNCIO, de Mohsen Makhmalbaf.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores da PRIMEIRA TEMPORADA:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch
#10: ASAS DO DESEJO, de Win Wenders
#11: VIVER, de Akira Kurosawa
#12: MORTE EM VENEZA, de Luchino Visconti
#13: QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, de Billy Wilder
#14: O ANJO EXTERMINADOR, de Luis Buñuel
#15: PAISAGEM NA NEBLINA, de Théo Angelopoulos
#16: DANÇANDO NO ESCURO, de Lars von Trier
#17: A HORA DA ESTRELA, de Susana Amaral
#18: LANTERNAS VERMELHAS, de Zhāng Yìmóu
#19: ZERO DE CONDUTA, de Jean Vigo
#20: OITO DE MEIO, de Federico Fellini

SEGUNDA TEMPORADA:

#21: NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de John Ford
#22: REPULSA AO SEXO, de Roman Polanski

ASSISTA AO FILME

INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

Editorial da Semana | 29 de outubro de 2020

CINECLUBE RECINE #11

Editorial da Semana | 29 de outubro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *