Editorial da Semana | 08 de outubro de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Sete meses de confinamento. Pelo menos aos cidadãos (e seres humanos) conscientes que ainda acreditam no sim e negam os negacionismo. Os cinemas reabriram. Em processo de readaptação. O temo espinhoso, polêmico e complexo gerou uma live com Maria do Rosário Caetano e Filippo Pitanga. Mas o mundo caseiro também não para. Festivais de cinema colam um nos outros, impedindo que o jornalista-crítico respire e o público tenha tanta opção que a solução é o estímulo à rua. Curioso. Antes, pessoas reclamavam do preço do ingresso, das conversas e comidas excessivas na sala escura. Agora querem voltar. Depois do Ecrã, Cine OP, Ecofalante, Gramado, É Tudo Verdade, o festival da vez é o Olhar de Cinema de Curitiba até 15 de outubro. E assim com lives, dicas, novidades e ansiedades (para cumprir todos os “compromissos virtuais”), nós, terráqueos, estamos mais próximo da salvação. A vacina está “nas bocadas”. Vamos torcer e acompanhar a Revista Semanal do Vertentes, com uma curadoria especial para se desligar das múltiplas pandemias que o universo, em especial as terras tupiniquins. Fique firme e forte! Sairemos dessa! Juntos somos invencíveis. E a arte protege. Tudo e todos!

CURTA DA SEMANA

HOMENAGEM DANIEL NOLASCO

URANO

Assista AQUI (2013, Brasil, 7 minutos, de Daniel Nolasco). Com Eudes Freire, Flávio Meira, Geovaldo Souza, Junior Dantas. Curta-metragem experimental. Vênus deitada, Urano nas esquinas.

PRÓXIMO CURTA

Plutao

HOMENAGEM DANIEL NOLASCO

PLUTÃO

(2015, Brasil, 12 minutos, de Daniel Nolasco). Com Cássio Borges, Eudes Freire, JP Dubois, Junior Dantas, Luciano Torres, Michel Costa, Samuel Colt. Um guia turístico do centro do Rio de Janeiro. ESTREIA 15/10, 00:01.


EM CASA

The Boys in the band

BOYS IN THE BAND

(2020, Estados Unidos, 122 minutos, de Joe Mantello, CRÍTICA AQUI). Michael (Jim Parsons) organiza uma festa surpresa com seus amigos homossexuais para Harold (Zachary Quinto), mas tudo desmorona quando aparece uma visita surpresa de um e-x colega de Michael, homofóbico. Disponível na plataforma digital Netflix. 

Solteira Quase Surtando

SOLTEIRA QUASE SURTANDO

(2018, Brasil, 80 minutos, de Caco Souza, CRÍTICA AQUI). Bia (Mina Nercessian), uma solteira convicta, estava plenamente realizada com seu trabalho e despreocupada em encontrar um amor. Até descobrir, aos 35 anos, o início de uma menopausa precoce. A partir daí, ela se aventura numa missão quase impossível: recuperar o tempo perdido e achar, em poucos meses, um parceiro para casar e ter filhos. O caminho da busca incessante por um par ideal lhe reservará grandes aventuras e situações para lá de embaraçosas. Estreia 9/10 nas plataformas digitais Now, Vivo Play, Apple TV+, Youtube, Sky Play. 

CENAS DE UM HOMICÍDIO – UMA FAMÍLIA VIZINHA

(American Murder: The Family Next Door, 2020, Estados Unidos, 82 minutos, de  Jenny Popplewell, CRÍTICA AQUI). Com imagens e filmagens em primeira mão, o documentário analisa o desaparecimento e morte de Shanann Watts e suas filhas, Bella e Celeste, um crime cometido em uma pequena cidade dos Estados Unidos e que comoveu e chocou todo o país. Disponível na plataforma digital Netflix. 

ERA O HOTEL CAMBRIDGE

(2016, Brasil, 99 minutos, de Eliane Caffé, CRÍTICA AQUI). O filme mostra a situação inusitada do movimento de moradores de rua e refugiados que ocupam um prédio abandonado no centro de São Paulo. A tensão diária provocada pelo tratamento do despejo revela os dramas e alegrias. Disponível na plataforma digital Apple TV+. 

Father

O PAI

(Bashtata, 2019, Bulgária, Grécia, 91 minutos, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, CRÍTICA AQUI). Vasil acaba de perder sua grande parceira de vida, a esposa Ivanka. Quando, após o funeral, uma parente afirma ter recebido chamadas da falecida no celular, Vasil decide viajar até um famoso médium, com a esperança de entrar em contato com ela. Seu filho, Pavel, tenta dissuadi-lo da ideia, mas Vasil insiste em seguir em frente. Os dois, então, partem numa louca jornada que os fará enfrentar a culpa que sentem acerca da perda, enquanto uma série de absurdos colocam à prova a relação entre eles. Disponível nas plataformas digitais Now, VivoPlay, OiPlay, Looke e SkyPlay. 

The Social Dilemma

O DILEMA DAS REDES

(The Social Dilemma, 2020, Estados Unidos, 94 minutos, de Jeff Orlowski, CRÍTICA AQUI). Documentário que foca na relação dos indivíduos com a internet, a partir dos discursos dos PHD do mundo virtual. Disponível na plataforma digital Netflix.


ESTREIAS NOS CINEMAS

(clique AQUI e confira outras críticas)

Sem Seu Sangue

SEM SEU SANGUE

(2019, Brasil, 104 minutos, de Alice Furtado, CRÍTICA AQUI). Silvia é uma jovem que leva uma rotina apática, desinteressada pela escola e pela vida em casa. Os dias da garota se tornam agitados quando ela conhece Artur, skatista e poeta nas horas vagas, que foi expulso de várias escolas. Os dois têm uma conexão intensa e instantânea, mas a relação é interrompida quando o rapaz morre em um acidente. Desolada, Silvia tenta de todas as formas recuperar o namorado.

Nao Vamos pagar nada

NÃO VAMOS PAGAR NADA

(2020, Brasil, 85 minutos, de João Fonseca, CRÍTICA AQUI). Antônia (Samantha Schmutz), desempregada, começa uma revolução entre os frequentadores de um pequeno mercado da região devido ao aumento no preço dos alimentos, acarretando em um saque no estabelecimento e na perseguição da polícia por seus feitores.

As Faces do Demônio

AS FACES DO DEMÔNIO

(Metamorphosis, 2019, 113 minutos, Coreia do Sul, de Kim Hong-sun, CRÍTICA AQUI). O passado e o futuro ganham corpo nesta obra sobre exorcismo e a família.

Dolce Fine Giornata

DOCE ENTARDECER NA TOSCANA

(Dolce Fine Giornata, 2019, Polônia, 96 minutos, de Jacek Borcuch, CRÍTICA AQUI). Linde (Krystyna Janda), consagrada escritora polonesa, leva uma pacata vida em uma propriedade na Toscana com marido, filha e netos. A antes bucólica região tem sua rotina estremecida quando um grupo de refugiados foge do alojamento a eles destinados. Instada a transitar pela vida pública por conta de uma homenagem, a protagonista terá que colocar em prática sua visão de mundo progressista.


LIVE ESPECIAL DO VERTENTES


COBERTURA DIÁRIA DO OLHAR DE CINEMA 2020

(clique AQUI ou na foto e acompanhe tudo)

TUDO SOBRE O OLHAR DE CINEMA 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

GLAUBER ROCHA, CINEMA NOVO E UMA PROPOSTA DE BRASIL

(clique AQUI ou na foto e leia o ensaio especial)

SHOW ME THE FUND

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


TUDO SOBRE NA REAL_VIRTUAL PARTE 2

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

OS VENCEDORES E O BALANÇO DO É TUDO VERDADE 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Libelu - Abaixo a Ditadura


Editorial da Semana | 08 de outubro de 2020

CINEMA EM CONVERSAS 20: CENTENÁRIO FELLINI

Toda sexta-feira às 22:00 no youtube Lume Filmes Oficial tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 09/10, nós encontraremos OITO E MEIO, de Federico Fellini, comemorando o centenário do mestre italiano. Sim, nós gostamos de simbolismos. Número 20 e 2020.

Nós queremos informar que esta é a última edição da primeira temporada. Mas não pararemos. Só que na semana seguinte, o horário mudará para 21:00. Programe-se!

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch
#10: ASAS DO DESEJO, de Win Wenders
#11: VIVER, de Akira Kurosawa
#12: MORTE EM VENEZA, de Luchino Visconti
#13: QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, de Billy Wilder
#14: O ANJO EXTERMINADOR, de Luis Buñuel
#15: PAISAGEM NA NEBLINA, de Théo Angelopoulos
#16: DANÇANDO NO ESCURO, de Lars von Trier
#17: A HORA DA ESTRELA, de Susana Amaral
#18: LANTERNAS VERMELHAS, de Zhāng Yìmóu
#19: ZERO DE CONDUTA, de Jean Vigo

ASSISTA AO FILME

 

ESPECIAL FEDERICO FELLINI

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

Editorial da Semana | 08 de outubro de 2020

CINECLUBE RECINE #08

LIVE CINECLUBE RECINE #07


EDITORA PUC-RIO LANÇA GRATUITAMENTE LIVRO SOBRE BERGMAN

(Baixe AQUI ou clique na foto abaixo e saiba tudo AQUI)


DESCUBRA OS FILMES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *