Editorial da Semana | 02 de abril de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Sim, mais uma semana sem nenhuma estreia nos cinemas. A epidemia infelizmente ainda se alastra e causa o terror. Nosso medo aumenta a ansiedade, porque não sabemos o que acontecerá. É um sentimento de impotência e uma paranoia coletiva. E para manter a sanidade enquanto estamos trancafiados em nossas casas, nada melhor que as dicas de streaming, que aumentam mais a cada dia. A pandemia está mudando nossa forma de consumir cultura e nada mais será como antes. Um cruel progresso que resgata a solidariedade e a proteção. Já há até filme produzido durante a quarentena sem nenhum contato físico. Sim, também é redefinido a forma como se faz cinema. Vamos às dicas, porque esta semana está apinhada de novidades!

EM CASA

Hogar

NETFLIX. Os conceitos são acompanhados cinematograficamente em “A CASA”, criando uma interessante estética. Javier é extremamente metódico, calculista e manipulador. Com isso, o design de produção torna as casas e ambientes de classe média alta em completamente limpos, organizados e disciplinados. Todos de arquitetura agradável e, de certa forma, minimalista. Não só uma visão sobre o personagem mas também um comentário ao sistema econômico e suas classes. A fotografia segue o estilo e transforma também a câmera em minuciosa e detalhista, com articulados planos e poucos movimentos e. Os quadros, por vezes, exaltam justamente essa arquitetura de ambientes e, em outros momentos, traz a perspectiva do olhar de Javier. Tratando-se de um acompanhamento da mente e das atitudes de um perverso, o uso do foco está sempre bem inserido para localizar qual o alvo do protagonista. Algo horrendo pode estar ocorrendo em sua frente, entretanto, seu foco não é jamais perdido, bloqueando os arredores, tornando a profundidade reduzida. Leia a crítica completa AQUI

CURTA-METRAGEM DA SEMANA

“O SAPATEIRO” (França, 2015, Animação, 5 minutos). Assista AQUI!

FILME QUARENTENA

Me Cuidem-se

Hoje, dia 30 de março, há vinte dias de quarentena, os diretores cariocas Cavi Borges e Bebeto Abrantes coletaram imagens (todas pelos próprios personagens nas cidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Nova Iguaçu) da primeira semana de confinamento social (de 23 à 29 de março) contra o Covid-19, o Coronavírus que se alastra com terror e mortes. “ME CUIDEM-SE!– Um Filme Processo” aconteceu sem nenhum encontro presencial entre os membros da equipe. O curta-metragem é o primeiro filme realizado sobre a epidemia que vivemos. Com rito de urgência, levanta uma questão primordial: O que é o realmente o Cinema? Um conceito social? Uma forma? Por oito personagens, nós espectadores conseguimos olhar para nós mesmos e perguntar qual o sentido de tudo. Para que serve a vida? Em vinte e nove minutos, o curta-metragem traça um estudo antropológico sobre nossa existência perante os outros. A estrutura livre, de cinema direto, necessariamente amadora, permite que possamos adentrar intimidades e limitações, cuja palavra de ordem é ansiedade. A obrigação de se estar em companhia com você mesmo todo o tempo. O ditado popular já traduziu essa sensação com “Cabeça vazia, oficina do diabo”. Sim, quanto menos opções, mais reflexões. Leia a crítica completa AQUI!

E abaixo abaixo!

É TUDO VERDADE 2020 – EDIÇÃO ONLINE

(link saiba tudo clicando na foto)

EMBAÚBA LIBERA ONLINE FILMES DE GRAÇA

(link saiba tudo clicando na foto)

Misteriosa Morte de Perola

NO CANAL BRASIL

ASPIRANTES, do diretor estreante em um longa-metragem Ives Rosenfeld (que durante dez anos dedicou-se ao trabalho de som de inúmeros filmes, como um “Um Filme de Cinema”, de Walter Carvalho, que também será apresentado no Festival do Rio 2015), apresenta-se como uma crônica de uma vida privada contemporânea, um período existencial de um jovem (o ator Ariclenes Barroso) que “luta” contra as adversidades e acasos “sádicos” de seu caminho para conquistar seus sonhos e conseguir a satisfação plena de sua maestria profissional. Leia a crítica completa AQUI

ASPIRANTES (2019) (75’). inédito e exclusivo no Canal Brasil.
Horário: Sábado, 4/04, às 21h55
Reapresentações: Domingo, 5/04, às 20h; segunda, 6/04, às 17h40; quarta, 8/04, às 18h15; terça, 14/04, às 14h; sexta, 17/04, às 11h45 e quinta, 23/04, às 10h20.

OS 10+ NETFLIX: UMA LISTA PESSOAL

(link saiba tudo clicando na foto)

PROGRAMA VERTENTES DO CINEMA #01 | A IMPORTÂNCIA DA CRÍTICA

(assista clicando na foto)

PROGRAMA VERTENTES DO CINEMA #02 | O QUE É CINEMA?

(assista clicando na foto)

ESPECIAL TUDO SOBRE CORNELIU PORUMBOIU

(link saiba tudo clicando na foto)

ESPECIAL TUDO SOBRE XAVIER DOLAN

(link saiba tudo clicando na foto)

Editorial da Semana | 02 de abril de 2020

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *