PROGRAMA VERTENTES DO CINEMA #02

O Que é Cinema?

Por Redação

O Vertentes do Cinema é essencialmente um site e cinema. Nós sempre buscamos entender  o que é cinema. Sim, esta pergunta está na categoria das mais complexas perguntas do Universo, igualando-se a “qual o sentido da vida?”. Mas mesmo assim, nosso site quis saber. E o resultado? Respostas que podem ser comparadas como aulas de cinema, quiça um curso inteiro. Tudo em apenas cinco minutos.

Neste vídeo de conteúdo inédito, exclusivo e de produção própria, os vertenteiros e vertenteiras de plantão podem conferir nossa pergunta “O que é Cinema?” a documentarista Susanna Lira (de “Torre das Donzelas“, “Mussum“, “Intolerância.doc“), a realizador Guto Parente (de “Inferninho“, “O Clube dos Canibais“, “O Estranho Caso de Ezequiel“) , Glenda Nicário (de “Café com Canela“, “Ilha“, “Até o Fim“), Carolina Markowicz (de “Edifício Tatuapé Mahal”, “O Órfão”), Leonardo Martinelli (de “Copacabana Madueira“, “Lembra“) e Karim Aïnouz (de “A Vida Invisível“, “Praia do Futuro“, “O Abismo Prateado“)

Para o realizador Humberto Mauro, Cinema é “cachoeira“. E pelos estudiosos academicistas: “Cinema (do em grego: κίνημα, kinema “movimentos” e γράφειν, graphein “registrar”), também chamada sétima arte, ou, em certos contextos cinematografia, pode ser definida como a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento, assim como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras (câmaras) adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos. Mais especificamente, pode ser descrita como o “conjunto de princípios, processos e técnicas utilizados para captar e projetar numa tela imagens estáticas sequenciais (fotogramas) obtidas com uma câmera especial, dando impressão ao espectador de estarem em movimento”. O cinema é um artefato criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos. É a imagem animada que confere aos filmes o seu poder de comunicação universal. Dada a grande diversidade de línguas existentes, é pela dublagem (dobragem) ou pelas legendas, que traduzem o diálogo noutras línguas, que os filmes se tornaram mundialmente populares”.

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *