Editorial da Semana | 22 de outubro de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Três erres despontam nesta quarentena: reinvenção, resiliência e resistência. E um “p” de paciência, porque ninguém é de ferro. Apesar de que só por estarmos em casa, todos pensem que não fazemos mais nada além de consumir os múltiplos e “colados” festivais de cinema online, mais lives (ainda vivas) e a produção deste site que mantém seu movimento diário. Logo após o encerramento da edição 2020 do 9o Olhar de Cinema, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece, com força total e virtual, com 198 títulos disponíveis, para deleite e desespero dos cinéfilos (de seu público e dos críticos-jornalistas), todos que ainda não conseguiram “voltar a respirar”. Mas vamos que vamos! Somos resistentes e guerreiros deste “novo normal”. A Revista do Vertentes desta semana traz uma curadoria especial para que os cidadãos conscientes permaneçam em casa, com dicas para ficar antenado com as novidades. E mais uma vez, mais uma semana. nós do site pedimos que os cidadãos, conscientes, fiquem em casa. As cabines de imprensa já começam a aparecer. E filmes esperados a estrear, como “Os Novos Mutantes” (este que não teve sessão prévia para imprensa e que provavelmente só terá crítica após a vacina).

CURTA DA SEMANA

OS ÓCULOS DO VOVÔ

ASSISTA AQUI (1913, Brasil, 5 minutos, de Francisco Santos). É o mais antigo filme de ficção brasileiro ainda preservado. Dirigido pelo português Francisco Dias Ferreira dos Santos (1873-1937), o filme foi originalmente produzido na cidade de Pelotas pela empresa Guarany Fábrica de Fitas Cinematográficas. Fragmentos dele foram resgatados na década de 1970 e a versão que se tem preservada possui pouco mais de quatro minutos. O filme conta a simples mas divertida história de um menino “traquinas”, que pinta as lentes dos óculos de seu avô enquanto ele dorme. O homem, ao acordar, pensa ter ficado cego, criando uma série de confusões na casa.


EM CASA

A Nossa Bandeira nunca sera vermelha

A NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA

(2019, Brasil, 72 minutos, de Pablo López Guelli, CRÍTICA AQUI). O documentário se propõe a um debate sobre a atuação da mídia hegemônica na recente História brasileira, compreendendo o período das manifestações contra o aumento das passagens em junho de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro em outubro de 2018. Mostrando como a imprensa alternativa tenta ultrapassar a barreira criada pelos seis grandes veículos do país, tenta encontrar a verdadeira importância e as responsabilidades pelo que muitos chamam de O Quarto Poder. Disponível nas plataformas digitais NOW, iTunes, Vivo, Microsoft e Looke. 

Eleicoes

ELEIÇÕES

(2018, Brasil, 100 minutos, de Alice Riff, CRÍTICA AQUI). A rotina do ensino médio da Escola Estadual Doutor Alarico da Silveira, localizada no centro de São Paulo, é alterada por conta das eleições do grêmio estudantil que se aproximam. Durante este período é possível identificar como as consequências do processo eleitoral afetam as relações entre os alunos, assim como as eleições presidenciais, em proporções bem maiores, conseguem alterar a atmosfera de um país. Especial Cabíria Festival. Disponível na plataforma digital Mubi. 

Kiz Kardesler

O CONTO DAS TRÊS IRMÃS

(Kiz Kardesler, 2019, Turquia, 108 minutos, de Emin Alper, CRÍTICA AQUI). Três jovens da Península Anatólia são devolvidas a seu pai que as entregou para uma família rica na cidade grande para trabalharem como domésticas ou babás. Entretanto, as jovens almejam um futuro fora do vilarejo onde vivem, assim como seu pai. Disponível nas plataformas digitais Now e Vivo Play. 

O No do Diabo

O NÓ DO DIABO

(2018, Brasil, 128 minutos, de Ramon Porta Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhesus Tribuzi, CRÍTICA AQUI). Há dois séculos, no período da escravidão, uma fazenda canavieira era palco de horrores. Anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, mesmo que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente. Cinco contos de horror ilustram a narrativa. CINE TERROR NO CANAL BRASIL. Estreia Quarta, dia 28/10, às 22h50). 


ESTREIAS NOS CINEMAS

True History of the Kelly Gang

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA GANGUE DE NED KELLY

(True History of the Kelly Gang, 2019, Austrália, de Justin Kurzel, CRÍTICA AQUI). Baseado no livro de Peter Carey, o filme conta a história do fora da lei australiano Ned Kelly. Criado em uma família irlandesa e rebelde, que já enfrentava a polícia local, ele conhece Harry Power, um guarda florestal com pouca consideração pela autoridade colonial, no território selvagem onde trabalha. Sob influência de Power, Kelly se lança em uma delicada vida de crime. Com o tempo, ele forma uma gangue, que passa a ser exaltada por colonos australianos.

Macabro

MACABRO

(2019, Brasil, 97 minutos, de Marcos Prado, CRÍTICA AQUI). ​Longa-metragem de ficção baseado na história real dos “irmãos necrófilos”. Dois jovens irmãos que nos anos 90 foram acusados de brutais assassinatos na Serra dos Órgãos, região de Nova Friburgo. O thriller de suspense segue o sargento Teo em sua busca pelos suspeitos escondidos na floresta. Enquanto a população, a imprensa e a polícia local condenam os irmãos, Teo percebe que um deles pode ser inocente.​

Cats & Dogs 3: Paws Unite

COMO CÃES E GATOS 3: PELUDOS UNIDOS! 

(Cats & Dogs 3: Paws Unite, 2020, Estados Unidos, 84 minutos, de Sean McNamara, CRÍTICA AQUI). Quando a boa convivência canina e felina é ameaçada por um maligno feitor que utiliza de frequências sonoras para destruir a relação agradável entre cães e gatos, agentes monitores da convivência dos bichos são chamados para resolver o ocorrido.


TUDO SOBRE A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


BALANÇO E VENCEDORES DO 9a OLHAR DE CINEMA 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


OCUPAÇÃO EDUARDO COUTINHO EM DOSE DUPLA

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 22 de outubro de 2020

SESSÃO CINECLUBE ESTAÇÃO: CONVERSA PÓS FILME

#22 CINEMA EM CONVERSAS: SEGUNDA TEMPORADA

NOVO HORÁRIO. Toda sexta-feira às 21:00 no youtube Lume Filmes Oficial e no youtube do Vertentes do Cinema tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 15/10 começa a SEGUNDA TEMPORADA com a vigésima primeira edição. Nós encontraremos REPULSA AO SEXO, de Roman Polanski.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores da PRIMEIRA TEMPORADA:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch
#10: ASAS DO DESEJO, de Win Wenders
#11: VIVER, de Akira Kurosawa
#12: MORTE EM VENEZA, de Luchino Visconti
#13: QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, de Billy Wilder
#14: O ANJO EXTERMINADOR, de Luis Buñuel
#15: PAISAGEM NA NEBLINA, de Théo Angelopoulos
#16: DANÇANDO NO ESCURO, de Lars von Trier
#17: A HORA DA ESTRELA, de Susana Amaral
#18: LANTERNAS VERMELHAS, de Zhāng Yìmóu
#19: ZERO DE CONDUTA, de Jean Vigo
#20: OITO DE MEIO, de Federico Fellini

SEGUNDA TEMPORADA:

#21: NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de John Ford

ASSISTA AO FILME

INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

Editorial da Semana | 22 de outubro de 2020

CINECLUBE RECINE #10


CURADORIA ASSISTA AOS FILMES

(leia nossa CRÍTICA AQUI)


CURTAS L.A.


VITRINE 10 ANOS


HOMENAGEM UNIVERSAL AO CINEMA

Editorial da Semana | 22 de outubro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *