Conheça os Vencedores da Mostra Panorama do Festival de Berlim 2020
Por Redação
Foram anunciados na tarde do dia 29 de fevereiro, os vencedores da Mostra Panorama, escolhido pelo público. A cerimônia de entrega ocorrerá às 17hs do dia 1º de Março. Esse prêmio é concedido desde 1999 e a partir de 2011 passou a se dividir entre longa-metragem e documentário. Durante a Berlinale, todos os frequentadores de cinema são convidados a classificar os filmes na seção Panorama em um cartão de voto. Em 2020, um total de cerca de 20.000 votos foram computados. Este ano, a Mostra Panorama apresentou 36 filmes de 30 países.
Os premiados foram:
Melhor Longa-Metragem
“Father” (Otac), de Srdan Golubović
Em “Otac” o pai Nikola luta por seus filhos. Depois que o escritório de assistência social os levou embora, ele vai a Belgrado a pé para registrar uma queixa. Com Otac, o cineasta Srdan Golubović consegue uma narrativa comovente sobre desigualdade e dificuldade a partir das circunstâncias.
Menções Honrosas:
2º lugar: “No Hard Feelings” (Futur Drei), de Faraz Shariat
3º lugar: “Hope” (Håp), de Maria Sødahl
Melhor Documentário
“Welcome to Chechnya”, de David France
“Welcome to Chechnya” é o primeiro documentário sobre os ativistas que se opõem à perseguição sistemática de pessoas LGBTQI pelo regime checheno. O filme de David France é um feito brilhante de força, coragem e tenacidade.
Menções Honrosas:
2º lugar: “Saudi Runaway“, de Susanne Regina Meures
3º lugar: “Little Girl” (Petite Fille), de Sébastien Lifshitz
Acompanhe a cobertura com completa do Festival de Berlim. Saiba mais: