Mostra Perspectiva Cinema Alemão Berlinale 2020

Conheça os Vencedores da Mostra Perspectiva Cinema Alemão do Festival de Berlim 2020

Por Redação

Foram anunciados hoje, 28 de fevereiro, os prêmios da Mostra Perspectiva Cinema Alemão (Perspektive Deutsches Kino ) para a tendência do cinema alemão no Festival de Berlim 2020.

Prêmio Compass Perspective: “Walchensee Forever” de Janna Ji Wonders
Companion Awards: “111” Hristiana Raykova (Perspective Cinema Alemão 2019) e “Arctic Link” Ian Purnell (Telentos da Berlinale 2020)
Prêmio Heiner Carow: “Garagenvolk” de Natalija Yefimkina

O prêmio Compass Perspective (perspectiva da bússola) para o melhor filme do programa vai para o filme “Walchensee Forever” de Janna Ji Wonders.

Na noite de encerramento do cinema alemão em perspectiva, os jurados Melanie Andernach, Bernd Lange e Mia Spengler ofereceram o prêmio no valor de 5.000 euros. A diretora recebeu uma bússola como troféu, que deve lhe dar orientação simbólica e apontar o caminho.

Nas palavras do Júri:

“Este filme é um cristal. Quanto mais você olha para ele, mais enxerga novas facetas. Ele retratou as mulheres de uma família na Baviera por cinco gerações. Suplementados por um excelente material do arquivo privado da família, os protagonistas se reportam de maneira honesta, inteligente e direta à câmera. Um quadro geral da vida privada nos séculos XX e XXI emerge dessas histórias individuais. O que é dito sempre permanece pessoal e individual e, principalmente pela atitude instável do cineasta e de seus protagonistas, desenvolve uma força avassaladora. Inteligentemente reunidos, claramente filmados, narrados e produzidos com carinho, ouvimos e assistimos Apa, Norma, Anna, Frauke e Janna. O cronista quieto é o Walchensee, que conecta suas vidas”.

Os prêmios de parcerias da Mostra Perspectiva Cinema Alemão 2019 e Talentos da Berlinale 2020 foram, respectivamente, para Hristiana Raykova.

Desde 2017, o prêmio de parceria é concedido por um novo projeto de filme a um cineasta dentro da Mostra Perspectiva e Talentos da Berlinale. Com o Prêmio de Patrocínio Kompagnon, o Berlinale Talents e o Perspective German Cinema querem apoiar diretores e roteiristas que moram na Alemanha com seus trabalhos. Além da bolsa de 5.000 euros (curtas-metragens: 2.500 euros), o prêmio também oferece um programa de orientação de carreira, fortalecendo a própria linguagem a auxiliando na ampliação de sua rede dentro do mercado audiovisual. Os jurados Melanie Andernach, Bernd Lange e Mia Spengler escolheram os vencedores. Foram eles:

Mostra Perspectiva Cinema Alemão 2019: “111” de Hristiana Raykova.

Nas palavras do júri:

“Estamos prontos para desistir de nossas liberdades? A jornalista búlgara Miroluba Benatova não pode mais aceitar as novas condições de seu canal de notícias. Ela se recusou a ter as perguntas prescritas e as respostas ditadas. Ela voluntariamente entrou na situação precária como motorista de táxi para continuar contando as histórias das pessoas em seu país. A diretora Hristiana Raykova acompanha Miroluba Benatova em suas jornadas. Os passageiros se tornam um reflexo de uma sociedade, em um país que ocupa a 111ª posição no mundo e a última na UE no ranking da liberdade de imprensa. Para dar coragem e determinação a essa rebelião inteligente, queremos o filme 111 de Hristiana Raykova com o Prêmio Kompagnon.”

Mostra Talentos da Berlinale 2020: “Arctic Link” de Ian Purnell.

Nas palavras do júri:

Arctic Link de Ian Purnell é um documentário híbrido e ensaio visual. Há um navio no Ártico. Ele colocará o cabo de fibra óptica mais longo sob o gelo eterno para fornecer ao mundo uma Internet mais rápida. Isso só é possível devido às mudanças climáticas. O documentário híbrido Arctic Link de Ian Purnell combina as histórias das pessoas no navio com a realidade da vida em uma vila ártica e histórias de amor virtuais. Relaciona os desejos humanos com os efeitos irreversíveis de nossas ações no planeta. Esperamos ansiosamente uma jornada visual impressionante no coração da escuridão do nosso presente.

O Prêmio Heiner Carow 2020 para a promoção da arte cinematográfica alemã vai para Natalija Yefimkina e o filme “Garagenvolk”

O prêmio, no valor de 5.000 euros, é concedido pela DEFA Foundation e concedido pela primeira vez na seção Perspective German Cinema . São concedidos prêmios para documentários, longas-metragens ou ensaios que abordam questões sociais e políticas do presente e da história com excepcionais meios estéticos. Um júri de três pessoas, composto por Annekatrin Hendel, Anne Möller e Jan Speckenbach, decidiu pela premiação do filme vencedor.

Nas palavras do júri:

“A tampa do bueiro é a minha porta, mas estou feliz. Minha vida é linda ”, diz um dos personagens do filme. Foi muito difícil para nós decidir sobre esse prêmio neste ano forte da Perspectiva do Cinema Alemão. Nós escolhemos Garagenvolk de Natalija Yefimkina. Ótimo cinema.
A diretora nos permite examinar um micro-cosmos que parece um mundo paralelo para nós. O mundo complexo de um complexo de garagem mórbido em uma cidade mineira no norte da Rússia lembra uma colônia de hortas. Em cada uma dessas pequenas garagens, quanto mais tempo o filme leva para assistir, mais seu próprio universo é criado. Personagens que parecem bizarros a princípio se tornam refletores da sociedade. Amor, amizade e álcool, sonhos de prosperidade e futuro, bem como pouca felicidade, encontram aqui um lar.
O futuro de todas essas pessoas é AGORA. E se a ação inquieta, seja a busca por sucata, a construção da adega, os tons tortos do ensaio da banda punk, o espancamento ou os ícones esculpidos, se essa ação parar, o fluxo da vida também pára, então não há futuro. Quando um dos protagonistas escava cinco andares abaixo de sua garagem, um trabalho sísifo sem um objetivo, além do prazer do momento, o filme encontra imagens de uma dimensão metafórica que vai além da mera observação. O absurdo das ações na falta geral de oportunidade dos personagens torna o mundo da garagem cada vez mais uma realidade. Não são os personagens do filme que vivem em um mundo paralelo, mas nós”

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *