Promising Young Woman

Revista da Semana | 29 de abril de 2021

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Treze meses depois e ainda estamos em confinamento. Parece que vivemos em um atual mundo ficcional. Um misto de Black Mirror com Contágio. Hoje, dia que o Brasil atingiu 400 mil óbitos devido à pandemia mundial do inimigo número um, o Coronavírus, as praias do Rio de Janeiro estão lotadas, “graças” à “flexibilização”. E os cinemas, novamente abertos (e já contabilizam lucros). Pois é. É incrível como os brasileiros têm o poder de naturalizar tudo, inclusive a morte, como se fosse algo distante e não acontecesse com eles mesmos. Mas muitos “progressistas” dirão: “E a economia? Não pode parar”. Nós do Vertentes do Cinema confessamos que não estamos bem, entre um misto de decepção, desmotivação, descontentamento e quase desistência (os quatro Ds). Descobrimos também que está muito difícil ser humano nos dias atuais. Quem pede ao outro para usar máscara e se proteger é visto como chato e “empatador da diversão”. Só que nós não podemos fazer nada. Estamos de pés e mãos atadas. Há muito compreendemos que uma andorinha nunca conseguirá fazer verão. Nas linhas acima, nós dissemos quase, porque desistir, jamais. Entre trancos e barrancos, projetos novos, baques de amigos internados e alegrias de saber que nossa família foi vacinada, a arte não pode parar. O show precisa seguir para que possamos manter a esperança. A Revista Semanal do Vertentes do Cinema sabe disso e participa com o editorial, uma curadoria especial que guia o público a se inteirar e não deixar passar nada do que acontece no universo da sétima arte. Curtas-metragens, festivais de cinema, dicas/lançamentos dos streaming, e muito mais. Venha junto! #fiqueemcasa #vacinasim

CURTA DA SEMANA

A Ilha

SESSÃO BRASIL ANIMADO

A ILHA

ASSISTA AQUI (2008, Brasil, 9 minutos, animação, de Alê Camargo). Um rapaz preso numa ilha. Ação, mistério e muito tchá-tchá-tchá.

A Garota e as estrelas

PRÓXIMO CURTA

A GAROTA E AS ESTRELAS

(2012, Brasil, 13 minutos, de Cristiane Arenas). Com Maria Eugenis Portolano. Karina pula o muro da escola e atravessa a cidade para encontrar a banda de rock de que tanto gosta. Tudo está planejado. O que a garota não prevê é o que o acaso lhe reserva. ESTREIA 06/05, 00:01.


Revista da Semana | 29 de abril de 2021

EM CASA

Mulher do Pai

MULHER DO PAI

(2016, Brasil, 94 minutos, de Cristiane OliveiraCRÍTICA AQUI). A adolescente Nalu (Maria Galant) precisa cuidar do pai cego, após a morte da avó que os criou como irmãos. Quando Ruben (Marat Descartes) percebe o amadurecimento da filha, surge uma desconcertante intimidade entre eles. Mas, com a chegada de Rosário, o ciúme ganhará espaço na vida de ambos. Disponível na plataforma digital MUBI.

Dois Estranhos

DOIS ESTRANHOS

(Two Distant Strangers, 2020, Estados Unidos, 32 minutos, de Travon Free e Martin Desmond Roe, CRÍTICA AQUI). Ele só quer voltar para casa. Mas basta sair à rua para reviver o pior dia da sua vida. O confinamento é esse martírio que o impossibilita de ir e vir, para ir de encontro ao seu cachorro. Um simples ato de fumar um cigarro na calçada, vira motivo para assassiná-lo. Andar em linha reta, leva à sua morte. Conversar com o policial, traz outros policiais. Disponível na plataforma digital NETFLIX.

I Am Not a Witch

EU NÃO SOU UMA BRUXA

(I Am Not a Witch, 2017, Zâmbia, Inglaterra, 94 minutos, de Rungano Nyoni, CRÍTICA AQUI). Depois de um incidente banal em sua vila, Shula, uma menina de 8 anos é acusada de bruxaria. Após um rápido julgamento, a garota se torna culpada e é levada em custódia pelo Estado, sendo exilada para um campo de bruxas no meio do deserto, onde ela irá aprender as regras da sua nova vida como bruxa. Disponível na plataforma digital RESERVA IMOVISION.

Hiraki

ESPLENDOR

(Hikari, 2017, Japão, 101 minutos, de Naomi Kawase, CRÍTICA AQUI). Misako (Ayame Misaki) é uma cineasta apaixonada pelas versões cinematográficas destinadas a deficientes visuais. Durante a exibição de um dos seus filmes, ela conhece Masaya Nakamori (Masatoshi Nagase), um fotógrafo que está perdendo a sua visão, mas que guarda um acervo de fotografias que atrairá Misako e fará com que ela se conecte com seu passado. Disponível na plataforma digital RESERVA IMOVISION.

Wolfwalkers

WOLFWALKERS

(2020, Irlanda, 103 minutos, de Tomm Moore e Ross StewartCRÍTICA AQUI). Em uma época de superstição e magia, a jovem aprendiz de caçadora Robyn Goodfellowe viaja com o pai à Irlanda para eliminar a última alcateia de lobos. Enquanto explora as terras proibidas fora das muralhas da cidade, Robyn fica amiga de Mebh, uma garota que faz parte de uma tribo misteriosa, cujos membros supostamente se tornam lobos ao anoitecer. Durante as buscas pela mãe desaparecida de Mebh, Robyn descobre um segredo que a atrai ainda mais para dentro do mundo encantado dos Wolfwalkers. Ela corre o risco de se tornar aquilo que seu pai prometeu acabar. Disponível na plataforma digital APPLE TV+.


Revista da Semana | 29 de abril de 2021

NOS CINEMAS 

(Nosso site precisa informar que este editorial apenas segue o protocolo de listar as críticas dos filmes que estrearam, mas nós seguimos nossa campanha de não estímulo às salas escuras #fiqueemcasa e #cinemasaindanão)

A Torre

A TORRE

(2019, Brasil, 72 minutos, de Sérgio Borges, CRÍTICA AQUI). André se isola numa floresta. Ele sente sua vida ruindo, tem medo e procura lidar com as perdas, a culpa e a nova configuração da sua vida. Um raio cai do céu, as forças da natureza atuam sobre seu corpo. Entre a insônia e os sonhos que o levam ao passado, é visitado por sua juventude, por sua ex-mulher e sua filha. Ele terá que enfrentar seus fantasmas para seguir adiante.​

O Auto da Boa Mentira

O AUTO DA BOA MENTIRA

(2021, Brasil, 100 minutos, de José Eduardo Belmonte, CRÍTICA AQUI). Quatro pequenas esquetes cujo tema central é a mentira, suas motivações e consequências. As histórias são baseadas nos causos contados por Ariano Suassuna em suas aulas mestras.


SAIBA O QUE ACONTECEU NA COLETIVA DE IMPRENSA VIRTUAL DE O AUTO DA BOA MENTIRA

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

O Auto da Boa Mentira


ARTIGO: ORSON WELLES E AS VERTENTES SHAKESPEARIANAS 

(clique AQUI ou na foto e leia tudo)

Orson Welles


#03 – RECEITAS EM FILMES: GAME OF THRONES

(clique AQUI ou na foto, leia o especial da série e siga a receita)

Game of Thrones


OS VENCEDORES DO OSCAR 2021

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


CONFIRA NOSSA COBERTURA CRÍTICA DO OSCAR 2021

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


Revista da Semana | 29 de abril de 2021

CONFIRA A CONVERSA DO CINECLUBE MACUNAÍMA

INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

Revista da Semana | 29 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *