Editorial da Semana | 20 de agosto de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Quase seis meses. De confinamento total e absoluto. Nós passamos por uma das fases mais trágicas da História da Humanidade. Só nos resta acreditar que melhores dias virão. Que a vacina chegará e que não haverá mais nenhum óbito. Agora, ser otimismo é um ato revolucionário. E para que o ficar em casa seja mais plural, a arte oferece infinitas possibilidades. Se repararmos, então podemos confessar que talvez seja até demais. Live, festivais, opções e mais opções. São tantas que até nos perdemos. Para isso, nosso site realiza toda semana uma curadoria especial com a Revista do Vertentes. Confira tudo a seguir!

CURTA-METRAGEM DO DIA

SUPERSTIÇÃO E FUTEBOL

(Brasil, 1968, 10 minutos, de Sylvio Lanna, ASSISTA AQUI). Documentário sobre as crenças de caráter religioso ligadas ao futebol. Superstição e Futebol, como documentário, é antes de tudo um fato, uma constatação. Eufórico na mesma medida do fato que é força. Não nos interessou a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo. Chave talvez de muitas compreensões, encontrei nessa colagem a certeza da crença, da esperança e principalmente da força: o fato de constituir-se em linguagem nova, porta-voz bruto, de alguma coisa que não pode ser vivida separadamente – texto extraído do catálogo do Festival de Manaus, AM, 1970. Fonte: Luiz Zanin Oricchio, livro Fome de Bola, Cinema e Futebol no Brasil.

TUDO SOBRE A RECINE ONLINE 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

EM CASA

Musica Para Cortar os Pulsos

MÚSICA PARA CORTAR OS PULSOS 

(2019, Brasil, 102 minutos, Rafael Gomes, CRÍTICA AQUI). Uma história urbana, intensa e sentimental sobre três jovens de vinte e poucos anos provando que na vida, assim como nas canções de amor, só os clichês são verdade. Isabela (Mayara Constantino) sofre de um coração partido por Gabriel (Ícaro Silva), Felipe (Caio Horowicz) quer desesperadamente se apaixonar, e Ricardo (Victor Mendes), seu melhor amigo, está apaixonado por ele. Disponível nas plataformas digitais, NOW, Vivo Play e Oi Play.

Snu - A História de Amor que Mudou Portugal

SNU – A HISTÓRIA DE AMOR QUE MUDOU PORTUGAL

(2019, Portugal, 90 minutos, de Patrícia Sequeira, CRÍTICA AQUI). Uma mulher irreverente e um homem preso às aparências por pressão profissional. Snu Abecassis e Sá Carneiro, ex-primeiro ministro português, vivem uma difícil realidade e um amor impossível. Eles tentam de tudo para ficarem juntos e o destino os faz companheiros para toda eternidade. Disponível no Cinema Virtual.

Meu Extraordinário Verão com Tess

MEU VERÃO EXTRAORDINÁRIO COM TESS

(Mijn bijzonder rare week met Tess, 2019,  83 minutos,  de Steven Wouterlood, CRÍTICA AQUI). Com medo de ficar sozinho no futuro, o jovem Sam inicia um treinamento de solidão durante as férias de sua família em uma ilha holandesa. Seu plano muda quando ele conhece a sonhadora Tess. Agora, ele ajuda a menina a procurar seu pai desconhecido, mas essa decisão coloca sua amizade com Tess em risco.

30 Anos Blues

30 ANOS BLUES

(2019, Brasil, 87 minutos, de Andradina Azevedo e Dida Andrade, CRÍTICA AQUI). O filme “30 anos Blues” de Andradina Azevedo e Dida Andrade traz os dilemas dos 30 anos tendo como ponto de partida o reencontro entre dois amigos, André e Diego. Essa idade certamente marca e traz à tona questões como relacionamento se esfriando, frustrações profissionais, questões do casamento e decisão de ter filhos ou não, dentre outras. Tudo isso está no filme ambientado na cidade de São Paulo. Disponível no Belas Artes à La Carte. 

OS VENCEDORES DA 46º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

TUDO SOBRE O FESTIVAL ECRÃ 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

MOSTRA ECOFALANTE ONLINE 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

A JANGADA DE WELLES

(2019, Brasil, 75 minutos, de Petrus Cariry e Firmino Holanda, CRÍTICA AQUI). O jangadeiro Manuel Jacaré foi tragado pelo mar quando Orson Welles filmava It`s All True, em 1942. O fato evoca memórias da ditadura do Estado Novo, da Segunda Guerra, da luta de pescadores cearenses por direitos trabalhistas e por moradia no seu espaço tradicional —alvo de especulação imobiliária.

ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

(2019, Brasil, 85 minutos, Marcelo Gomes, CRÍTICA AQUI). Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

Indianara

INDIANARA

(2019, Brasil, 84 minutos, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, CRÍTICA AQUI). Revolucionária por natureza, Indianara Siqueira lidera um grupo de mulheres transgênero que lutam pela própria sobrevivência em um lugar tomado por preconceito, intolerância e polarização. Desde disputas partidárias até o puro combate contra o governo opressor, a ativista de origens humildes passou por uma longa trajetória até se tornar ícone do movimento.

CINEMA EM CONVERSAS 13

Toda sexta-feira às 22:00 no youtube Lume Filmes Oficial tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 21/08, nós encontraremos QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, de Billy Wilder.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch
#10: ASAS DO DESEJO, de Win Wenders
#11: VIVER, de Akira Kurosawa
#12: MORTE EM VENEZA, de Luchino Visconti

INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

LIVES RECINE ONLINE 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *