Editorial da Semana | 10 de setembro de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Só a arte salva! Só a arte salva! Só a arte salva! Só a arte salva! Só a arte salva! Só a arte salva! Só a arte salva! Sim, esse mantra deve ser repetido over and over again. De novo e de novo. Sete vezes sete. Apenas assim conseguiremos honrar nossos mortos mantendo a sanidade. Em tempos de ignorância crônica e descaso assumido de seres humanos perante seres humanos, nossas sobrevivências precisam significar algo. E a resistência otimista de que ainda há salvação para a Humanidade não nos pode ser arrancada. Para isso, o Vertentes do Cinema não só tem o papel de curadoria em listar novidades e dicas imperdíveis da semana, como também precisa preencher o tédio e o “saco cheio de ficar em casa” que aumenta a cada dia. Pela primeira vez, no dia 17/09, nosso site comemorará, em confinamento, os 11 anos de existência, com uma Live Festa. Aguarde e saiba mais por aqui e pelas redes sociais! Nesta semana, o Curta da Semana tem sessão especial Gay com três filmes imperdíveis para assistir em sequência. E ainda as dicas do Em Casa, os Festivais de Cinema e filmes, muitos filmes! Confira tudo a seguir na Revista Semanal do Vertentes!

Editorial da Semana | 10 de setembro de 2020

CURTA DA SEMANA

SESSÃO ÚNICA (assista AQUI)

A NOITE ESTAVA FRIA

(2017, Brasil, 17 minutos, de Leonardo A. Amorim). Bruno (João Vitor Marques) é um jovem do interior que lida com a solidão após se mudar para estudar na capital. Deposita suas inseguranças em Caio (Madson Melo), outro universitário que conheceu pela internet, mas que só ocasionalmente podem se encontrar, pois moram em cidades distintas.

STANLEY

(2016, Brasil, 19 minutos, de Paulo Roberto). Quando eu tinha sete, oito anos… vi meu pai conversando com um amigo. Não entendia muito bem o que eles estavam falando… o que eu mais lembro era dos lábios mexendo. Fiquei com vontade de beijar a boca do amigo do meu pai!

ALGUM ROMANCE TRANSITÓRIO

(2018, Brasil, 17 minutos, de Caio Casagrande). Bruno vaga pela cidade em busca de afetos que nunca conheceu.

LIVE, 14/09, 18H

PRÓXIMO CURTA 

Editorial da Semana | 10 de setembro de 2020

EM CASA

Narciso em Ferias

NARCISO EM FÉRIAS

(2020, Brasil, 83 minutos, de Renato Terra e Ricardo Calil, CRÍTICA AQUI). No dia 27 de dezembro de 1968, Caetano Veloso foi retirado de sua casa em São Paulo, confinado em uma solitária por uma semana no Rio de Janeiro e depois transferido para outras celas. Ao todo, ficou 54 dias na prisão. Cinquenta e dois anos depois, o compositor traz memórias e reflexões sobre o período mais duro de sua vida. O artista faz um relato íntimo e detalhado sobre os dias na solitária, relembra e interpreta canções que marcaram o período de confinamento e revisita episódios dolorosos vividos com outros presos, como seu amigo Gilberto Gil, preso no mesmo dia.  Disponível no streaming Globoplay. 

Valan - Vale dos Anjos

VALAN – VALE DOS ANJOS

(Valan – Az angyalok völgye, 2019, Hungria, 98 minutos, de Béla Bagota, CRÍTICA AQUI). O policial Peter investiga diversos desaparecimentos de jovens mulheres em um caso de rede de tráfico sexual. A cada menina que encontra, lembranças de sua irmã Juli, desaparecida há mais de vinte anos, vêm à tona. Após uma ligação, Peter é convocado a voltar a sua cidade natal na Transilvânia para investigar o caso do aparecimento de um corpo que, supostamente, pode ser de sua irmã. Agora, além de enfrentar os criminosos locais, Peter também terá que lutar contra seus próprios demônios do passado. Disponível na plataforma de streaming Cinema Virtual. 

Filhos da Tempestade

FILHOS DA TEMPESTADE

(Children of the Storm, 2018, África do Sul, 102 minutos, de Matthys Boshoff, CRÍTICA AQUI). No século 18, uma família parte numa jornada em busca de uma nova vida na imensidão da natureza selvagem da África do Sul. Cinco anos após a morte da mãe, a jovem Rachel, de 12 anos, e seu irmão Jamie, de 5, viajam com seu pai Herman para os virgens campos dourados. Quando Jamie some durante uma forte nevasca, Rachel reúne toda sua coragem para enfrentar a tempestade em busca do irmão. Disponível na plataforma de streaming Cinema Virtual. 

SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER

(2020, Brasil, 105 minutos, de Julia Mariano e Éthel Oliveira, CRÍTICA AQUI). Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. No Rio de Janeiro, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada estadual ou federal. O documentário acompanhou essas mulheres, em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta. Disponível na plataforma de streaming Youtube Embaúba Filmes.

Youtubers

YOUTUBERS

(2020, Brasil, 80 minutos, de Bebeto Abrantes e Sandra Werneck, CRÍTICA AQUI). O documentário “You Tubers” acompanha a rotina de quatro atuantes influenciadores digitais da atualidade — Jout Jout, Bispo Arnaldo, Rita Von Hunty e Spartakus —, pessoas comuns que arrebataram um enorme público através da internet, usando o como ferramenta o audiovisual. Acompanhando suas rotinas, bastidores e através de depoimentos de seus amigos e familiares, é possível conhecer as trajetórias destas novas celebridades e compreender melhor um novo universo construído através das redes sociais. Estreia no Canal Curta! no dia 11/09, 21h30. Com horários alternativos: 12 de setembro, sábado, às 01:30 e às 15h;13 de setembro, domingo, às 22h30.

A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS

(Ahlat Agaci, 2018, Turquia, 188 minutos, de Nuri Bilge Ceylan, CRÍTICA AQUI). Sinan é apaixonado por literatura e sempre quis ser escritor. De volta à aldeia onde nasceu, ele se empenha em juntar o dinheiro que precisa para ter seu trabalho publicado, mas as dívidas de seu pai acabam o encontrando. Disponível no streaming Filme Filme.

Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto

ROGÉRIA, SENHOR ADOLFO BARROSO PINTO

(Brasil, 2018, 82 minutos, de Pedro Gui, CRÍTICA AQUI). Criador e criatura. Rogéria nasceu Astolfo. Começou a carreira como maquiador de grandes estrelas, que o estimularam a cantar e interpretar, sempre como uma figura feminina. O nome Rogéria veio pelo “público”. Assim que “surgiu”, Rogéria tomou as rédeas da situação e escondeu Astolfo da sociedade. Agora, Rogéria quer dar voz a Astolfo. Para tanto, este docudrama aborda as histórias de Rogéria e de Astolfo, que se conjugam em uma só, mas que têm relações ímpares e complexas entre si.​ Disponível no streaming Filme Filme.

COBERTURA DO CINEOP 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

TUDO SOBRE O FESTIVAL IN-EDIT BRASIL 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

CINEFANTASY 2020

(clique AQUI ou na foto e acesse o site)

SEMANA SEMANA 2020

(clique AQUI ou na foto e acesse o site)

Editorial da Semana | 10 de setembro de 2020

CINEMA EM CONVERSAS 16

Toda sexta-feira às 22:00 no youtube Lume Filmes Oficial tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 11/09, nós encontraremos DANÇANDO NO ESCURO, de Lars von Trier.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch
#10: ASAS DO DESEJO, de Win Wenders
#11: VIVER, de Akira Kurosawa
#12: MORTE EM VENEZA, de Luchino Visconti
#13: QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, de Billy Wilder
#14: O ANJO EXTERMINADOR, de Luis Buñuel
#15: PAISAGEM NA NEBLINA, de Théo Angelopoulos

INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

Editorial da Semana | 03 de setembro de 2020

CINECLUBE RECINE #03

LIVE CINECLUBE RECINE #02

ASSISTA NASA: UMA DÉCADA DE SOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *