Revista da Semana | 10 de junho de 2021
Estreias e Dicas desta quinta-feira
Por Redação
Sim. Parece mesmo que abrimos um portal a um universo paralelo, algo como o mundo invertido do seriado “Stranger Things” e/ou um episódio inacabado de “Além da Imaginação”. Sim. Mas no momento em que passamos agora os “monstros” são outros e os inimigos são reais, sem a fantasia próxima da interessante série atual (que acabou de estrear) “Sweet Tooth” da Netflix, sem a narração calmante e esperançosa de um documentário que retrata um acontecimento passado e tampouco sem super-heróis com um roteiro facilitador ao final feliz. Sim, os monstros do agora estão aqui mesmo, infelizmente, e podem ser encontrados andando sem máscaras nas ruas, fazendo “suruba em Noronha”, lotando bares, praias e festas, frequentando cinemas, teatros e restaurantes. Ué, mas a pandemia acabou? Não. E por que todo mundo flexibilizou a saída de casa? Esta sim é uma pergunta de um milhão de dólares, marca de Piero Sbragia. Sim, mas muitos estão vacinados. Sim. Mas outros não. Hoje, o consócio de imprensa mais vez contabilizou 2300 mortes por COVID-19 em um único dia. Peraí, isso é normal? Nossa diversão a qualquer preço atravessou nossa humanidade? Nós sabemos. Está até repetitivo a sequência dos editoriais do Vertentes do Cinema. O disco não muda. Parece que a agulha pula sempre na mesma questão. Desculpa leitores! Nosso trabalho é também para a posterioridade. A impressão que se tem é que nenhum brasileiro mais merece o Brasil. Tudo pela imprudência, descaso e ausência-desistência de lutar a fim de retomar as rédeas de nosso país. Nós confessamos que estamos completamente decepcionados e impotentes. Sim. Mas o show não pode parar, não é mesmo? A arte precisa existir para descansarmos um pouco de nossos próprios eu diários e pressionados. E a Revista da Semana do Vertentes do Cinema ajuda a guiar com uma curadoria especial de dicas e lançamentos dos streaming, estreias, curtas-metragens, festivais e muito mais. Confira tudo a seguir! E boa viagem!
Revista da Semana | 10 de junho de 2021
CURTA DA SEMANA
SESSÃO CINEMA BRASILEIRO
QUAL QUEIJO VOCÊ QUER?
ASSISTA AQUI (2010, Brasil, 11 minutos, de Cíntia Domit Bittar). Margarete (Amélia Bittencourt), uma senhora de idade, tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso (Henrique César), pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O queijo torna-se a faísca para a discussão sobre como o casal conviveu por décadas, os planos que não realizaram e os sonhos que não viveram.
PRÓXIMO CURTA
PASSEIO
(2016, Brasil, Distrito Federal, Digital, 32 minutos, de Lino Meireles, CRÍTICA AQUI). Claudinho é um adolescente de 15 anos prestes a ter uma experiência com a qual sempre fantasiou — um dia de adulto. Ao encontrar Danilo, Ricardo e Zoeber, todos com mais de 30, ele parte para descobrir que a maturidade não é tudo aquilo que imaginou. Com André Araújo, Daniel Villas Bôas, Gustavo Haeser, Larissa Sacramento, Marisol Ribeiro, Sérgio Sartório. Fotografia: André Lavenere. Montagem: Umberto Martins. ESTREIA 17/06, 00:01.
Revista da Semana | 10 de junho de 2021
EM CASA
A BELA E O CÃES
(Aala Kaf Ifrit, 2017, Tunísia, França, Suécia, Noruega, Líbano, Qatar, Suíça, 100 minutos, de Kaouther Ben Hania, CRÍTICA AQUI). Durante uma festa, Mariam conhece um estranho chamado Youssef e sai com ele dali. Ela é estuprada e tentará provar o crime. Mas o problemas é que os criminosos trabalham na polícia. Disponível na plataforma digital RESERVA IMOVISION.
PREPARATIVOS PARA FICARMOS JUNTOS POR TEMPO INDEFINIDO
SHIVA BABY
CARNAVAL
(2021, Brasil, 95 minutos, de Leandro Neri, CRÍTICA AQUI). Não existe nada melhor que dar a volta por cima com as melhores amigas curtindo o Carnaval de Salvador com tudo liberado.Tal como um subproduto de uma agência de viagens, “Carnaval” parece ser exibido para cada gringo que decide se aventurar nas “belezas do Brasil”. E está claro que o brasileiro está no “pacote”, mas não o povo, apenas a modelação industrial dos objetos de desejo dos estrangeiros. Disponível na plataforma digital NETFLIX.
FUTURE LAST FOREVER
(Gelecek Uzun Sürer, 2011, Turquia, 108 minutos, de Özcan Alper, CRÍTICA AQUI). Enquanto pesquisa sons e elegias na Turquia profunda, na bela cidade histórica de Diarbaquir, uma etnomusicóloga depara-se com o passado de mortes e sofrimentos da população curda. Disponível na plataforma digital MUBI.
NO CORAÇÃO DO MUNDO: O ESCÂNDALO DA SELEÇÃO AMERICANA DE GINÁSTICA
(At the Heart of Gold: Inside the USA Gymnastics Scandal, 2019, Estados Unidos, 88 minutos, de Erin Lee Carr, CRÍTICA AQUI). Investigação sobre o escândalo que abalou os Estados Unidos e o mundo do esporte em 2017, série de abusos sexuais envolvendo Larry Nassar, médico osteopata da equipe de ginástica olímpica feminina americana. Disponível na plataforma digital HBO.
JERICÓ
(Jerichow, 2008, Alemanha, 93 minutos, de Christian Petzold, CRÍTICA AQUI). Thomas, veterano soldado desonrosamente dispensado no Afeganistão, retorna à sua aldeia natal, Jericó, quando encontra Ali, empresário de origem turca, dono de uma rede de lanchonetes com quem começa a trabalhar, e Laura, jovem e atraente esposa de seu chefe. Disponível na plataforma digital MUBI.
Revista da Semana | 10 de junho de 2021
EM CASA + NOS CINEMAS
FIRST COW – A PRIMEIRA VACA DA AMÉRICA
(2020, Estados Unidos, 121 minutos, de Kelly Reichardt, CRÍTICA AQUI). No início do século XIX, os caçadores de peles não são os únicos a se aventurar na natureza do Oregon; há também um cozinheiro andarilho que encontra em um imigrante chinês um amigo e talentoso empresário. Os dois iniciam um pequeno comércio de bolos, o que acaba sendo um grande sucesso no Oeste norte-americano. Disponível nos cinemas e simultaneamente nas plataformas digitais NOW e ITUNES.
Revista da Semana | 10 de junho de 2021
NOS CINEMAS
(Nosso site precisa informar que este editorial apenas segue o protocolo de listar as críticas dos filmes que estrearam, mas nós seguimos nossa campanha de não estímulo às salas escuras #fiqueemcasa e #cinemasaindanão)
AMARAÇÃO
(2020, Brasil, 88 minutos, de Eric Belhassen e Marc Belhassen, CRÍTICA AQUI). Depois de se separar de sua esposa, Erick (Eric Belhassen) desenvolve sintomas físicos e psicológicos (ele escuta a voz da ex) e acredita que foi “enfeitiçado” por ela. Ao mesmo tempo, seu melhor amigo Caco (Caco Ciocler) também está se separando e já pensa em recuperar seu amor por magia. Finalmente, os dois terão que se redimir com as suas ex-mulheres para saber a verdade sobre a magia do amor.
EU ESTAVA EM CASA, MAS…
(Ich war zuhause, aber, 2019, Alemanha, 105 minutos, de Angela Schanelec, CRÍTICA AQUI). Um garoto de 13 anos desaparece, sem deixar vestígios. Após uma semana, ele reaparece no pátio da escola, sujo e diferente. Sua mãe e seus professores podem apenas tentar adivinhar o que ele procurava: uma extrema proximidade com a natureza ou a morte, por causa da recente perda de seu pai. O comportamento do garoto invalida tudo aquilo que, até então, eles tomavam como certo.
QUEM VAI FICAR COM MÁRIO?
(2021, Brasil, 105 minutos, de Hsu Chien, CRÍTICA AQUI). Mário Brüderlich, um rapaz de 30 anos resolve finalmente visitar sua família e contar para seu pai, um gaúcho de família tradicional, que é escritor de teatro e que mora junto com seu namorado, Fernando. Mas, uma surpresa adia os planos de Mário, que se envolve com Ana, a coach que seu irmão Vicente contratou para ajudar a modernizar a cervejaria da família.
CONFIRA NOSSA COBERTURA CRÍTICA DO FESTIVAL ESTAÇÃO VIRTUAL
VEM AÍ
LIVE I MOSTRA DE CINEMA DE MARICÁ
INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA
(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)
Revista da Semana | 03 de junho de 2021