Editorial da Semana | 09 de julho de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Mais uma semana em quarentena. Mais uma semana que seres humanos sensatos ficam em casa para que “rebeldes” possam beber nos bares do Leblon e percorrer lojas em Shopping. Sim, mas a esperança da “reinvenção” da Humanidade é a última que morre, visto que as estatísticas mostram que os casos diminuem no Rio de Janeiro. Poucos. Acreditemos. Em contrapartida, houve a terceira onda da pandemia em Hong Kong. Oremos. E para isso tudo, a Arte é primordial. O Vertentes do Cinema prepara uma curadoria especial a fim de espantar o tédio e a ansiedade devido a frenesi enlouquecido de novidades que pululam na internet. Nossa Revista da Semana lista o que está comentado no momento, raridades, balanço e lives da III Semana Vertentes Online de Curtas Brasileiros, que aconteceu de 09 a 15/07, e muito mais. Então venha com a gente e adentre no mundo encantado do Webinar.

III SEMANA VERTENTES DE CURTAS: BALANÇO E LIVES

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 09 de julho de 2020

CURTA-METRAGEM DA SEMANA

Quando morremos a noite

QUANDO MORREMOS A NOITE

Em exibição AQUI (2011, Brasil, Rio de Janeiro, 35mm, 20 minutos, de Eduardo Morotó). Raúl conhece a menina mais cheia de vida que já encontrou. Co-produção: Isabela Reis. Fotografia: Marcelo Martins Santiago. Roteiro: Eduardo Morotó. Edição: Carol Machado, Júlio Martí, Sidney Arruda. Direção de Arte: Carlos Olivares. Edição de som: Marcelo Bertran, Toco Cerqueira. Produção Executiva: Cavi Borges, Eduardo Morotó, Isabela Reis. Montagem: Eduardo Morotó. Trilha Sonora: Pedro Gracindo. Elenco: Elenco: Junior Vieira, Roney Villela, Thaís Loureiro. Assista na página principal (home) deste site! 

PRÓXIMO CURTA

SOCORRO NOBRE

(1995, Brasil, 35mm, 23 minutos, de Walter Salles). A surpreendente correspondência entre o artista plástico Frans Krajcberg e a presidiária Socorro Nobre. Estreia 23/07, 00:01. 

EM CASA

Não Toque em Meu Companheiro

NÃO TOQUE EM MEU COMPANHEIRO

(2020, Brasil, 74 minutos, de Maria Augusta Ramos, CRÍTICA AQUI). O documentário reconstrói uma luta histórica e de solidariedade do sindicalismo brasileiro, quando os trabalhadores da Caixa Econômica Federal se mobilizaram pela reintegração de 110 colegas demitidos injustamente após uma greve da categoria, pagando seus salários durante um ano até sua readmissão. Ao reencontrar esses trabalhadores hoje, o filme traça um paralelo entre o período Collor, com suas medidas severas de redução do Estado, e o atual governo, que inaugura um novo ciclo neoliberal no país. Disponível nas plataformas NetNow, Oi Play, Vivo Play, FilmeFilme e Looke.

Greyhound

GREYHOUND: NA MIRA DO INIMIGO

(Greyhound, 2020, Estados Unidos, 96 minutos, de Aaron Schneider, CRÍTICA AQUI). Em Greyhound, o comboio internacional de 37 navios aliados liderado pelo capitão Ernest Krause (Tom Hanks), que está em seu primeiro comando de destróier norte-americano, atravessa o temido Atlântico Norte e precisa enfrentar a perseguição por matilhas de submarinos nazistas. Disponível na Apple TV+. 

Mucho Mucho Amor

LIGUE DJÁ: O LENDÁRIO WALTER MERCADO

(Mucho Mucho Amor, 2020, Estados Unidos, 96 minutos, de Kareem TabschCristina Costantini, CRÍTICA AQUI). É impossível não fixar os olhos em Walter Mercado. Sua presença de espírito, as previsões astrológicas e o estilo marcaram uma geração que acompanhou o horóscopo pela TV. O documentário Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado conta a história dessa lenda. Disponível na Netflix. 

The Old Guard

THE OLD GUARD

(2020, Estados Unidos, 125 minutos, de Gina Prince-Bythewood, CRÍTICA AQUI). Viver para sempre é mais difícil do que parece. Liderados pela guerreira Andy (Charlize Theron), um grupo secreto de mercenários com um misterioso dom da imortalidade luta há séculos para proteger o mundo mortal. Mas quando uma missão de emergência acaba expondo seu poder, Andy e a novata Nile (Kiki Layne) ajudam o grupo a impedir que inimigos consigam reproduzir sua habilidade em busca de riqueza. Baseado na aclamada HQ de Greg Rucka, The Old Guard tem direção de Gina Prince-Bythewood (Jogo Limpo, Nos Bastidores da Fama). Disponível na Netflix. 

Disforia

DISFORIA

(2019, Brasil, 97 minutos, de Lucas Cassales, CRÍTICA AQUI). Após passar por uma experiência traumática, um psicólogo aceita novamente um caso envolvendo uma criança. Ele então começa a tratar de uma menina que provoca sensações perturbadores a quem está a sua volta. Disponível no Looke. 

Editorial da Semana | 09 de julho de 2020

SELEÇÃO ESPECIAL CINEMATECA FRANCESA

INCUNÁBULOS DE ANIMAÇÃO

(Incunables de l’animation, 1833-1897, 18 minutos, Silencioso, Vários autores, Assista AQUI). Montagem inédita apresentando alguns dos melhores exemplos de desenhos animados das coleções da cinémathèque française: discos estroboscópicos (1833), bandas zootrópicas (1867), praxinoscópio Reynaud (1878-1879), bandas Muybridge e Anschütz (1880-1890), uma tira cronofotográfica nunca vista de Marey (1889), filmes cromolitográficos (de 1897), incluindo um inspirado no segundo filme de Georges Méliès, Sessão de conjuração (1896), da qual vamos também dar uma versão fotográfica, desconhecida até agora. Digitalização e ressuscitação por Stéphane Dabrowski para a cinémathèque française.

Editorial da Semana | 09 de julho de 2020

CINEMA EM CONVERSAS 8

Toda sexta às 22:00 no youtube Lume Filmes Oficial tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 17/07, nós encontraremos SÃO BERNARDO, de Leon Hirszman.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot

CURSO DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 09 de julho de 2020

TUDO SOBRE OS 65 ANOS DA CINEMATECA DO MAM

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

ASSISTA JARDIM DO ÉDEN DE ANA TÉRCIA LOBATO

TUDO SOBRE O SEMINÁRIO NA REAL-VIRTUAL

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

CANAL QUIMERA DE DIOGO OLIVEIRA

WALTER SALLES VENCE O PRÊMIO FIAF 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 09 de julho de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *