Editorial da Semana | 07 de maio de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

A humanidade completa hoje dois meses de quarentena social. Sessenta dias de confinamento em casa, protegida da pandemia de um vírus que destrói o mundo e ressignifica as relações humanas. Não, este não será um editorial espirituoso. Não. E nem pode ser. Hoje, nós contabilizamos mais de oito mil mortos, muito por causa do descaso individualista de nossos próximos e de um presidente que ainda não acreditou na gravidade da situação. Sim, precisamos manter a força e a sanidade em tempos tão sombrios. Sem saber o que nos espera no futuro, a solução é chorar (até porque somos humanos – alguns muitos de nós, acreditamos) e nos aprisionar na salvação da arte. Nos filmes. E nas múltiplas novidades ofertadas na internet. Um dos papéis do Vertentes do Cinema é o de selecionar dicas imperdíveis na nossa revista de cinema semanal. Aqui se encontra o passaporte para se desligar da realidade (às vezes é bom, necessário e mais que saudável). Há filmes e séries para assistir Em Casa; a segunda edição da Semana Cavideo Online; o Curta da Semana; os especiais Tudo Sobre e muito mais. Vamos lá! Coloque os óculos 3D… Editorial da Semana | 07 de maio de 2020

CURTA-METRAGEM DA SEMANA

As Viajantes

AS VIAJANTES (Brasil, 2019, 11 minutos, de Davi Melo, Crítica AQUI  Assista AQUI

Em uma noite de sexta-feira, duas atrizes compartilham os seus medos.​ “A atmosfera narrativa, que cria a pausada sensação de iminência, com a espontaneidade naturalista de sair e voltar ao quadro da câmera, advém do controle absoluto da direção e do roteiro de Davi Mello. E especialmente pelas interpretações irretocáveis de Gilda Nomacce e Majeca Angelucci, complementados pela força da fotografia de Viktor Ximenes Ferraz e pela música de Tarcísio Pereira. Pronto, uma obra-prima criada.”.

Editorial da Semana | 07 de maio de 2020

II SEMANA CAVIDEO ONLINE

Reviver

segunda edição acontecerá de 07 a 13 de maio, sempre às 18:00, na página de Cavi Borges no Facebook. O evento gratuito (e sem convite) contará também com uma LIVE Q&A sobre o filme, logo após, no mesmo dia às 20:00. Com SETE lançamentos de longas-metragens produzidos pela Cavideo. Nosso site lista a programação completa e as críticas de todos os filmes! SAIBA TUDO AQUI!

Editorial da Semana | 07 de maio de 2020

EM CASA

Trying

TRYING. Primeira Temporada. Apple TV+ . Alguém poderia explicar a força-potência dos seriados britânicos? Porque eu não consigo. Após testemunhar a excelência da série Fleabag”, criada, escrita, atuada por Phoebe Waller-Bridge e vencedora, merecidamente, de muitos prêmios, incluindo o Globo de Ouro, nós, que pensávamos ser quase impossível uma nova maestria sair durante pouco tempo, fomos surpreendidos com a contagiante e envolvente “Trying”, nova série da Apple TV+ que estreou no primeiro dia do mês de maio deste ano, “cancelado” pela pandemia do Coronavírus. “Trying”, que, em um primeiro momento, pode ter a aparência de uma fofa comédia romântica, não é uma experiência fácil de engolir. Tudo porque nós somos convidados a participar da vida real, com emoção dosada e um típico e espirituoso humor inglês, constrangedor, ultra-verdadeiro (“sempre digo o que eu penso”) e ingênuo (ao mesmo tempo). Embarcamos na história de Nikki e Jason, que, impossibilitados de ter um filho, resolvem iniciar o processo de adoção. Em Londres e “pagando aluguel”. Leia a crítica completa da série AQUI! 

Ricos de Amor

RICOS DE AMOR. Netflix. Dirigido por Bruno Garotti (Tudo por um Pop Star, Cinderela Pop), “Ricos de Amor” conta a história de Teto (Danilo Mesquita), fútil filho de um rico comerciante de tomates que se apaixona por Paula (Giovanna Lancellotti). Ele, então, decide fingir não possuir dinheiro ou seu berço de ouro para conquistá-la, ao mesmo tempo que busca conseguir uma vaga na empresa do pai não por influência, mas por mérito próprio. A clara intenção da obra é conciliar uma comédia romântica com uma crítica de classes. O resultado soa como os piores e mais banais comentários que surgem nas redes sociais. Logo em seu começo, há uma cena onde três estudantes de medicina, curso universitário dos mais elitizados, tanto em faculdades públicas quanto privadas, irão rir, de dentro de um ônibus, do “playboy” que passa em velocidade alta em um carro de luxo na avenida. Assim como em outro momento proclamará sobre a fome e o desperdício no mundo em uma festa em que se arremessa tomates uns nos outros. O distanciamento do tema tratado é aberrante. Leia a crítica completa AQUI!

Ema

EMA. Mubi. Após vencer o prêmio Giovani por Melhor Filme no Festival de Veneza 2019 e participar da seleção de Toronto, Sundance e Roterdã, “Ema”, novo filme do chileno Pablo Larraín (de “No”, “O Clube”), chega agora em pré-estreia virtual no streaming Mubi, como uma estratégia de lançamento, e nos apresenta uma diferenciada condução do melodrama, que se desenvolve pela estilização narrativa e pela imersão sensorial-etérea de estética arthouse. “Ema” é um quebra-cabeças. Um mosaico fragmentado de uma grande epifania montada por um plano, cujo pano de fundo é o movimento. A expressão corporal contra a inércia (e ou a alienação aceitada), consequência natural do sistema social. É um protesto artístico e rival a favor do Reggaeton (um reggae espanhol do Panamá, influenciado pelo hip hop, pela salsa e pela música eletrônica), que é visto como “música de prisão; um ritmo hipnótico que causa uma ilusão da realidade”), nas vozes de Tomasa del Real e De Lein. Leia a crítica completa AQUI!

FESTIVAL VARILUX ONLINE

Assista a seleção de 50 filmes das últimas edições do Festival Varilux de Cinema Francês. Em casa e de graça até o dia 25 de agosto! E Durante a semana, o Vertentes do Cinema fará uma lista com os dez mais e o leitor poderá conferir as críticas de todos os filmes! Clique AQUI e saiba tudo!

TUDO SOBRE FELIPE BRAGANÇA

O especial SAIBA TUDO está super especial. Sobre o realizador FELIPE Luiza Coração No Fogo BRAGANÇA. Um passeio por vídeos, entrevistas e críticas de TODOS os seus filmes. (Clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

ESPECIAL STAR WARS

Han Solo

04 de maio é DIA STAR WARS. Que a Força esteja com você! Uma frase da saga que precisa se tornar um mantra nos sombrios tempos modernos, período que o lado negro luta para se apossar de nossas esperanças. Confira nosso especial sobre a última fase de Star Wars por Chris Raphael Vitor Velloso e Rodrigo Fonseca. O dia é comemorado por causa do trocadilho “May the Fourth be with you” por Que o 4 de maio esteja com você. (Clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

TUDO SOBRE GABRIEL MASCARO

Gabriel Mascaro

O Especial TUDO SOBRE  encontra o realizador pernambucano Gabriel Mascaro. Um passeio com vídeos e críticas de TODOS os longas-metragens! (Clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

TUDO SOBRE O DIA DO TRABALHO NA VITRINE FILMES

Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar

O especial SAIBA TUDO do Vertentes do Cinema é sobre o Dia do Trabalho, as dicas veem da Vitrine Filmes. Sete filmes que buscam promover reflexões sobre a importância da arte nesse momento. E todos têm críticas no site. (Clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

DICA IMPERDÍVEL NA TV ABERTA

Dica urgente e imperdível. BENZINHO, de Gustavo Pizzi, passa no dia 06/05, na Rede Globo, às 21h. Nosso site assistiu ao filme em Sundance pela vertenteira Lisandra Detulio. Que escreveu a crítica e foi responsável também pelas entrevistas. Confira tudo neste vídeo exclusivo! Clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

MASTERCLASS DAVID LYNCH

(clique na foto e assista)
Editorial da Semana | 07 de maio de 2020

Anuncie no Vertentes do Cinema