Anuncio zazie

Tudo Sobre a Mostra CVR do Festival Curta Brasília 2022

CVR Festival Curta Brasília 2022

Tudo Sobre a Mostra CVR do Festival Curta Brasília 2022

O público terá acesso a quatro dias de experiências nacionais e internacionais – interativas e em 360° – na INFINU Comunidade Criativa

Por Redação (baseado no release oficial)

Se há uma coisa que nosso site não perde é festival com curtas-metragens, tanto que somos o único site de crítica cinematográfica a exibir esses filmes, de forma inclusiva, geográfica e gratuita. E se ainda for de Realidade Virtual… A dica da vez é a Mostra CVR do Festival Curta Brasília, que retorna ao presencial em 2022, de 01 a 04 de dezembro, trazendo filmes inéditos em realidade virtual de diversos países. Nunca se falou tanto em meta verso e universos paralelos, atravessados por uma realidade que acontece dentro de telas de celular. A novela das nove da Rede Globo, Travessia, já busca popularizar o assunto. 

Consolidado como um dos principais festivais brasileiros de curta-metragem, o Festival Curta Brasília realiza sua décima primeira edição com a Mostra CVR de Realidade Virtual. Nesse ano, as exibições retomam o modo presencial com realização na INFINU – Comunidade Criativa, na 506 sul. A programação é totalmente gratuita, de 01 a 04 de dezembro, com curtas metragens e experiências nacionais e internacionais, em sua maioria inéditas no Brasil até o momento. Diferente das edições de 2020 e 2021, a Mostra CVR retorna ao formato presencial , permitindo que o público interaja e aproveite a programação de filmes em realidade virtual e imersiva.  

“O que une as experiências é o elo de assuntos urgentes:#questoesclimaticas #politicasdanatureza #corpo #mulher #ancestralidade e #futurismo “, explica Ana Arruda, diretora do Festival. “Terão obras que circularam importantes festivais e eventos no mundo todo, chegando de forma acessível e gratuita ao público na capital, encantando pelas suas narrativas e pela provocação reflexiva unida ao entretenimento e à tecnologia, fazendo da experiência virtual algo que conecta com a realidade em sua diversidade.”

Pioneiro na América Latina 

Desde 2016, e sendo o primeiro festival da América Latina com programação de cinema de 360˚, o Curta Brasília apresenta uma área exclusiva de cinema de realidade virtual.  Com um histórico de parcerias internacionais, workshop e laboratórios voltados para as narrativas imersivas, o projeto vem criando uma ponte entre o público e as novas tecnologias.

From The Main Square

Filmes que vão estar presentes na mostra

Com apoio master da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Embaixada da Espanha, e apoio cultural da Embaixada da França, Aliança Francesa de Brasília e Goethe-Zentrum de Brasília, com apoio institucional da EUNIC Brasília e parceria da INFINU – Comunidade Criativa e XRBR, o festival é realizado pela Sétima Cinema, e a Mostra CVR de Realidade Virtual vai apresentar alguns curtas-metragens inéditos produzidos nesses países, além de uma super programação de filmes brasileiros. A Holanda, referência em inovação, economia criativa e políticas em prol dos direitos humanos e resoluções na questão das mudanças climáticas, segue parceria com o Festival, trazendo reflexões ao grande público por meio do cinema e da realidade virtual. 

A programação dos curtas holandeses conta com as experiências inéditas “Echoes of Silence”, da premiada Tamara Shogaolu (vencedora de prêmios como Emmy Awards)- uma experiência e jornada pelo espaço e pelo tempo, e “CLOUDED”, uma produção da UNI_VERSE Studios, que propõe o mergulho em férias virtuais distópicas em um hotel em uma nuvem. 

O Festival, desde 2015 conta com a parceria da Embaixada da Espanha, que neste ano convida o público a uma jornada interativa de exploração por histórias presas intactas dentro da caverna de La Garma por mais de 16.000 anos através da experiência “Memoria: Stories of La Garma”, com a narração de Geraldine Chaplin. 

Presente desde a segunda edição do Curta Brasília, a Embaixada da França exibe os curtas-metragens em realidade virtual “Mutatis”, dirigido por Mali Arun, um jardim que esconde segredos em sua natureza abundante e fascinante, e a obra interativa “Battlescar”, de Nico Casavecchia e Marin Allais, que conta a história de Lupe e sua banda punk em Nova York num movimento de ocupação dos espaços. Ambos destacam a questão da representatividade e presença feminina seja em micro como macropolíticas, dum modo atemporal e imersivo, experiência essa que a realidade virtual permite e convida. 

Um dos destaques vai para a participação brasileira na Mostra CVR, que conta com mais de 5 filmes produzidos no Brasil e realizados por brasileiros. “From The Main Square” chega de maneira inédita no Brasil, após ser premiado no Festival de Veneza, foi realizado na Alemanha, mas dirigido pelo brasileiro Pedro Harres. Terá também o lançamento da recente obra brasiliense “Água de Beber” da CaixoteXR que conta a história da criação da música de mesmo nome criada por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, levando o público ao Catetinho nos primórdios da capital. 

Falando sobre a arte no Brasil, “Mythica”, da Oz Produtora, é um filme em animação que conta a história da Semana de Arte Moderna de 1922 para crianças. “Tinta e o Fogo”, do Studio KwO e VRXP, dirigido por Francisco Almendra e Nelson Porto, leva o público de volta no tempo para o universo e a arte dos primeiros habitantes das Américas. 

Sobre localidades e pertencimento, a Mostra CVR conta com o “Rotas Afro”, produzido por Rotas Afro, Grão Filmes e Olhar Através, apresentando três pontos turísticos importantes para a memória afro-brasileira. Produzida pela Pindorama Filmes e coproduzido pelo Studio Kwo, “Amazônia Viva”, por sua vez, é uma experiência imersiva pela região do rio Tapajós, que utiliza filmagens em 360º de forma a aproximar a floresta cada vez mais das pessoas – recentemente exibido durante a COP-27 no Egito em ação da IRI – Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais junto a lideranças indígenas e internacionais, trazendo a pauta relevante de forma poética e instigante. 


OS FILMES EM REALIDADE VIRTUAL DA MOSTRA CVR DO FESTIVAL CURTA BRASÍLIA 2022

Curta Mutatis

Água de Beber (360)

Dir. CaixoteXR, 08 min, 2022, Brasil 

Conexão Brasília Amsterdam (360)

Dir. CaixoteXR, 04 min, 2028, Brasil

Heróis do Rio Madeira (Interativo)

Dir. CaixoteXR, 10 min, 2019, Brasil

Amazônia Viva (360) 

Dir. Estevão Ciavatta,08 min. 2022, Brasil 

Tinta e o Fogo (Interativo) 

Dir. Francisco Almendra, 15 min. 2022, Brasil 

Mythica (360) 

Dir. Oz Produtora, 06 min. 2022, Brasil 

Rotas Afro (360) 

Prod. Rotas Afro, Grão Filmes e Olhar Através, 07 min cada. 2022, Brasil 

From The Main Square (Interativo) 

Dir. Pedro Harres, 19 min. 2022, Alemanha 

Echoes of Silence (360) 

Dir. Tamara Shogaolu, 07 min. 2020, Holanda 

Clouded (Interativo)

Prod. UNI_VERSE Studios, 15 min. 2022, Holanda 

Memoria: Stories of La Garma (360)

Dir. Rafael Pavon, 08 min. 2021, Espanha 

Battlescar (Interativo)

Dir. Nico Casavecchia e Martin Allais, 31 min. 2018, França 

Mutatis (360)

Dir. Mali Arun, 12 min. 2019, França 


SERVIÇO

Festival Curta Brasília 2022

Mostra CVR de Realidade Virtual

Quando: 01 a 04 de dezembro 

Onde: INFINU – Comunidade Criativa (506 sul) 

Hora: De 11h às 17h

Entrada franca

Instagram: @curtacvr 

O Festival Curta Brasília conta com Apoio Master da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Embaixada da Espanha; Apoio Cultural da Embaixada da França, Aliança Francesa e Goethe Brasília; Apoio Institucional da EUNIC Brasília- União Europeia; Parceria da Associação XRBR e da INFINU – Comunidade Criativa. 

O projeto é uma realização da Sétima Cinema.

Banner Vertentes Anuncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *