The Father

Revista da Semana | 08 de abril de 2021

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Durante toda essa semana, o Vertentes do Cinema ficou amuado. Quase depressivo. Quase desesperançoso com a própria humanidade. Mais de 4200 mortes em um único dia e a sensação de “progresso” é não parar e seguir com o esgotamento mental da Síndrome de Burnout, praticamente a “nova depressão moderna”. Só sem o low-down. Peraí, nós não somos humanos acima de tudo?. Nós não precisamos do outro para existir? Comparar para melhorar? Ninguém mais consegue ter foco e desculpe presidente, o senhor não está ajudando. Pior, ainda dificultando nossas melhoras. A documentarista cineasta Susanna Lira publicou em suas redes sociais que “Como esperar produtividade no meio de todo esse caos emocional que vivemos”. Sim, vocês já se deram conta que o tempo “pirou” e está “à jato”. Um dia tem agora apenas cinco, seis horas. O que fazer? Desacelerar. Como? Não sei, ainda estamos descobrindo.

O festival do momento é o É Tudo Verdade 2021, com uma seleção mais que especial de documentários, brasileiros e internacionais. Totalmente gratuito, online e inclusivo. E a Revista Semanal do Vertentes do Cinema está com cobertura diária e que já começou, além de trazer curtas-metragens, dicas/lançamentos dos streaming e muito mais. Mergulhe na verdade. Está tudo lá fora! Mas assista de casa, sem sair às ruas.

CURTA DA SEMANA

Eu Sidarta

SESSÃO CINEMA METAZEN

EU, SIDARTA

ASSISTA AQUI (2012, Brasil, 15 minutos, de Walter Daguerre, CRÍTICA AQUI). O filme foi totalmente captado por um Iphone. Livremente inspirado em Sidarta, de Hermann Hesse, o filme narra o fluxo de pensamento de um aspirante a cineasta em sua busca por encontrar seu caminho próprio como artista criador.

O Mundo independente das HQs

PRÓXIMO CURTA

O MUNDO INDEPENDENTE DAS HQS

(2017, Brasil, 24 minutos, do Coletivo 36). O universo dos quadrinhos independentes, a evolução das técnicas de criação, facilidades e dificuldades em um processo que parece simples, mas que, em contrapartida tem suas limitações. Com depoimentos de, Gualberto Costa . Daniel Esteves . Rodrigo Febronio De Souza , Sidney Gusman , Leonardo Melo , Leandro Robles , Marcelo Costa . Magno Costa , Carlos Eduardo Novaes e Laudo Ferreira Jr. ESTREIA 15/04, 00:01.


Revista da Semana | 08 de abril de 2021

EM CASA

The Father

MEU PAI

(The Father, 2020, França, Inglaterra, 97 minutos, de Florian Zeller, CRÍTICA AQUI). Anthony tem 81 anos de idade. Ele mora sozinho em seu apartamento em Londres, e recusa todos as enfermeiras que sua filha, Anne, tenta impor a ele. Mas isso se torna uma necessidade maior quando ela resolve se mudar para Paris com um homem que conheceu há pouco, e não poderá estar com pai todo dia. Fatos estanhos começam a acontecer: um desconhecido diz que este é o seu apartamento. Anne se contradiz, e nada mais faz sentido na cabeça de Anthony. Estaria ele enlouquecendo, ou seria um plano de sua filha para o tirar de casa? Disponível nas plataformas digitais, Now, Itunes (Apple TV) e Google Play disponível para compra. A partir do dia 28 de abril, o filme ficará disponível também para aluguel, nessas plataformas já citadas e também na Sky Play e na Vivo Play.

Medeia por Consuelo de Castro

MEDEIA POR CONSUELO DE CASTRO

(2021, Brasil, 62 minutos, de Gabriel Fernandes e Bete Coelho, CRÍTICA AQUI). Misturando duas linguagens, cinema e teatro, a trupe encena a tragédia escrita por uma das maiores dramaturgas brasileiras do nosso tempo. Em 1997, Consuelo de Castro escreveu sua versão do famoso mito grego, intitulada Memórias do Mar Aberto – Medeia conta a sua história. A narrativa de Consuelo é contundente, visceral, atual e não maniqueísta. Consuelo salienta também a traição política, além da amorosa, sofrida por Medeia. Deusa, guerreira, amante e mãe, a voz de Medeia se confunde com a da autora. Disponível na plataforma digital Belas Artes À La Carte.


ACOMPANHE NOSSA COBERTURA DIÁRIA DO FESTIVAL É TUDO VERDADE 2021

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

TUDO SOBRE A HOMENAGEM RECEBIDA A CHRIS MARKER NO FESTIVAL É TUDO VERDADE 2021

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

E Tudo Verdade 2021

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL É TUDO VERDADE 2021

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


LEIA NOSSA COBERTURA DO OSCAR 2021 E AS CRÍTICAS DOS FILMES

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Estados Unidos vs. Billie Holiday


INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)


Revista da Semana | 08 de abril de 2021

CINECLUBE RECINE #33

Revista da Semana | 08 de abril de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *