Por dentro da Mostra CineOP 2019

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pinterest
LinkedIn

Por Vitor Velloso

A cobertura do Vertentes do Cinema na Mostra de Cinema de Ouro Preto começa amanhã, com a presença garantida nos seminários: 1ª Reunião de Trabalho dos Participantes do Encontro da Educação: XI Fórum da Rede Kino e 1ª Reunião de Trabalho dos Participantes do Encontro Nacional de Arquivos e Membros da ABPA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL.

E claro, na aguardada abertura que fará uma homenagem à Edgard Navarro que terá exibição de Exposed e Superoutro do cineasta baiano. A partir do primeiro dia haverá cobertura dos debates que irão discutir a temática desta 14ª edição do Cine OP (Territórios regionais, inquietações históricas) além da abertura do Encontro da Educação que se propõe discutir: Mulheres, Terras E Territórios. No Cine Teatro a Mostra Educação exibe curtas selecionados especificamente a partir das temáticas que serão abordadas na Mostra.

Sem dúvida um dos focos de nossa cobertura será a Mostra Histórica, curtas e longas com crítica no site.

No sábado, o debate “As mulheres negras e o Cinema” abre o dia, em sequência os seminários, “Cooperações na América Latina” e “Circuitos Regionais e Cinema Independente” darão continuidade à cobertura das discussões propostas. Voltando aos filmes, Mostra Preservação e Mostra Histórica, curtas, mantém o povo ligado no Cine Villa Rica, fechando com a Mostra Contemporânea de Curtas, com destaque à Sem Título #5: A Rotina terá seu enquanto de Carlos Adriano, vencedor do É tudo verdade deste ano.

No domingo, o seminário sobre “O patrimônio audiovisual na produção contemporânea” abre o dia, ao mesmo tempo que é exibido “Sobre Rodas”, dirigido por Mauro D’addio. “As mulheres indígenas e o cinema” dá continuidade à programação seguido pela Mostra Educação com: “Força das Mulheres Pataxó da Aldeia Mãe” com direção de Caamini Braz e Vanuzia Bonfim – Co-Direção: Danila Braz, Renata Ferreira, Sandriana Braz, Silvani Santos, Vislandes Bonfim e Yana Alves. E para terminar o dia a Mostra Preservação, Histórica e Homenagem irão coroar o Villa Rica com as últimas três exibições da noite, com direito a quatro filmes em sequência do Edgard Navarro.

E no último dia, pela manhã “Eleições”, de Alice Riff, inicia a programação. Mas a cobertura do Vertentes se iniciará com o Estudo de Caso acerca das Iniciativas da Preservação Audiovisual, a centralização da importância desta Mostra. Além da 2ª Reunião de Trabalho dos Participantes do Encontro Nacional de Arquivos e Membros da ABPA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL. E um dos mais aguardados seminários: Um plano de cinema, Um plano de aula (Por uma Pedagogia Decolonial: Ensinando a Descolonizar sem Recolonizar). E a Mostra Contemporânea de Médias Metragens. O seminário de encerramento e a exibição do filme “O barato de Iacanga” que irá marcar o fim da cobertura do Vertentes do Cinema na 14ª Mostra de Ouro Preto.

Então fiquem ligados no site para acompanhar diariamente a cobertura! Amanhã diretamente de Ouro Preto!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *