Os Vencedores do Curta Cinema 30 Anos

Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro divulgou seus premiados na quarta (24/03)

Por Fabricio Duque

Por trás de um filme há um tempo único. Um querer subjetivo. Um conceito pulsante. Uma necessidade de se contar histórias. Com ou sem Glauber Rocha e sua filosofia de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, veteranos e novos cineastas realizam suas obras. A duração mais curta não é indicativo de desimportância. Pelo contrário. É atender e respeitar a ideia. Assim, o Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro – Curta Cinema, que completa 30 anos em 2021. Para comemorar as Bodas de Pérola, o Vertentes do Cinema foi convidado para fazer a curadoria de uma mostra retrospectiva.

A mostra “30 Vertentes do Cinema Brasileiro Através do Curta Cinema” (leia AQUI nosso Tudo Sobre) desenhou um recorte do que aconteceu nesses trinta anos. Um atravessamento que entrecortou a História do Brasil refletido inteiramente por lentes-olhares de cineastas diversos e ávidos por criar um novo mundo. A curadoria do crítico Fabricio Duque selecionou um curta-metragem de cada ano e que melhor representa mudanças e experimentações narrativas desses trinta anos. Os filmes foram exibidos no próprio site Vertentes do Cinema, em sessões divididas por anos e de acompanhamento linear. Cada sessão durou 24 horas e as seis no total contabilizaram mais de 1000 visualizações, tendo a Sessão Vertentes 3 com a maior audiência. A parceria Vertentes do Cinema com o Curta Cinema deu certo, especialmente por ampliar o acesso com mais 30 filmes.

Na cerimônia de encerramento, transmitida pelas redes sociais do Festival, foram anunciados os vencedores da votação popular do Panorama Carioca e do Panorama Latino-americano e, na sequência, houve a exibição dos três títulos mais votados de cada categoria. Também foram anunciados os filmes escolhidos do Laboratório de Projetos, premiados com serviços cinematográficos para sua realização, como prestações de serviços e locação de materiais. Confira a seguir a lista completa dos vencedores!

OS VENCEDORES DO CURTA CINEMA 30 ANOS

O Prazer de Matar Insetos

Prêmio do Público do Panorama Carioca

“O Prazer de Matar Insetos”, de Leonardo Martinelli. 10 min. Rio de Janeiro. 2020


Prêmio do Público do Panorama Latino Americano

“El Tamaño de Las Cosas”, de Carlos Felipe Montoya. 12 min, Colômbia. 2019


Prêmio de Melhor Projeto Nacional do 24º Laboratório de Projetos de Curta Metragem

“Boiuna”, de Adriana de Faria – Belém – PA


Prêmio de Melhor Projeto Fluminense do 24º Laboratório de Projetos de Curta Metragem

“Babá”, de Yuri Costa – Nilópolis


Menção Honrosa do Projeto Nacional do 24º Laboratório de Projetos de Curta Metragem

“Abdução”, de Adriana Gaeta Braga – São Paulo – SP

“Antes de Falar de Amor”, de Sarah Tavares Baborsa – Clúadio – MG


ASSISTA À CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

SOBRE O FESTIVAL CURTA CINEMA

O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas. O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.

Este projeto é financiado pelos recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc, geridos pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *