Editorial da Semana | 28 de maio de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Sim. Nós paramos de contar os dias. Já são alguns mais de setenta dias. Em confinamento total. E sem nenhum contato físico. Nós sentimos muito nossos próximos que se foram, lutamos contra o medo e tentamos a cada segundo sobreviver contra Pandemias, em especial a do Covid-19. É para isso que a arte existe. Porque a realidade não basta, e, principalmente neste momento, precisamos de cada obra que nos desconecte do tédio. E conseguimos. A cada segundo. A cada cena de um filme assistida. Nós percebemos que sem artistas não podemos mais viver. Que são eles que nos apresenta um mundo novo. Um portal multidimensional de sensações e viagens a fazer. É para isso que o Vertentes do Cinema está arduamente trabalhando com força máxima. Para oferecer descanso, conhecimento e acalento artístico. Com a II Semana Vertentes Online potencializamos a importância do cinema e do curta-metragem. Vamos então às dicas de nossa Revista Índice da Semana!

TUDO O QUE ACONTECEU NA II SEMANA VERTENTES

(Clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

CURTA DA SEMANA COM A SESSÃO LONGA 

TESTEMUNHA 4

(2012, Brasil, 65 minutos, de Marcelo Grabowsky, CRÍTICA AQUI). Em 2009, a atriz Carla Ribas encenou durante 24 horas seguidas a peça O Interrogatório, do autor alemão Peter Weiss, na Casa de Cultura Laura Alvim. A proposta era avaliar como a encenação sequencial de um texto duro, sobre os depoimentos dos sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz durante o Tribunal de Frankburt em 1965, repercutia nos lados físico e psicológico da atriz. Com o passar das horas o limite entre realidade e ficção fica cada vez menor, já que não se sabe de onde vem o sofrimento e o cansaço. Assista na página principal! 

Editorial da Semana | 28 de maio de 2020

PRÓXIMO CURTA DA SEMANA

O PORTEIRO DO DIA (2016, Brasil, 25 minutos, de Fábio leal, CRÍTICA AQUI). Após trocar olhares entre “bom dia” e “boa tarde” diários, Marcelo se dá conta que é hora de tentar algo mais com Márcio, o porteiro de seu prédio. Estreia dia 01/06/2020, 00:01. 

LIVES DA II SEMANA VERTENTES ONLINE

ESCAPE FROM MY EYES

(Fuja dos Meus Olhos, 2015, Brasil, Alemanha, 34 minutos, de Felipe Bragança, Crítica AQUI). “Eles veem um homem negro e pensam que viram um leão”. Documentário e imagens ficcionais se misturam para contar as memórias e sonhos de três refugiados de guerra vivendo acampados em uma praça no coração de Berlim.​ LIVE às 18h com o diretor Felipe Bragança. 

A BORDO

(2015, Brasil, 22 minutos, de Davi Mello, Crítica AQUI). Lúcia, grávida de seu primeiro filho, está se preparando para ser mãe solteira. Com Bárbara Salomé, Chris Couto, Majeca Angelucci, Samira Simonassi, Sylvia Prado. LIVE às 18h com o diretor Davi Mello e com a atriz Majeca Angelucci. Participação especial de Gilda Nomacce. 

CLORO

(2014, Brasil, 18 minutos, de Marcelo Grabowsky, Crítica AQUI). Sob o sol ofuscante, Clara se esforça para enxergar sua família e a realidade que a cerca. Com  Ana Vitória Bastos, Beatriz Nunes, Daniela Galli, Flávio Mariano, Marília Coelho, Matheo Marra, Miriam Padilha, Roberto Birindelli. LIVE às 18h com o diretor Marcelo Grabowsky.

TENTEI

(2017, Brasil, 14 minutos, de Laís Melo, Crítica AQUI). Aos 34 anos e tomada pela coragem que reuniu ao longo de muito tempo, Glória decide se livrar do ciclo da violência doméstica, que a oprime e fragiliza há mais de uma década, e recuperar o seu direito de ser e de existir com dignidade. Com Patricia Saravy, Carlos Henrique Hique Veiga, Janine Mathias, Richard Rebelo. LIVE às 18h com a diretora Laís Melo, com a participação especial da atriz Patrícia Savary. 

ESTADO ITINERANTE

(2016, Brasil, 25 minutos, de Ana Carolina Soares, Crítica AQUI). Vivi, uma cobradora de ônibus, quer escapar de uma relação opressora. Entre as paradas no ponto final, os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. Com Cristal Lopez, Daniela Souza, Diane Rodrigues, Lira Ribas, Maria Aparecida. LIVE às 18h com a diretora Ana Carolina Soares.

PARAÍSO INSÓLITO

(2017, Brasil, 19 minutos, de Anselmo Vasconcelos, Crítica AQUI). Jordan é um lutador de boxe que desmaia sem motivo. Exames médicos mostram que, para surpresa de todos, ele está grávido. Sua mulher o deixa por se achar traída e ele acaba virando uma celebridade. Roteiro de Breno Augusto Guimarães. Com Atualpa Frota, Chan Suan, Cláudio Cinti, Dani Antunes, Fernando Ceylão, Igor Cotrim, Karolina Albertassi, Rodrigo Fonseca, Rodrigo Lob. LIVE às 18h com o roteirista Breno Augusto Guimarães.

VAI E VEM

(2017, Brasil, 31 minutos, de Louise Botkay, Crítica AQUI), Realizado com povo Hunikui do Rio Jordão, aldeia São Joaquim e Novo Segredo, no sul do Acre, fronteira Brasil/Peru. O filme é uma viagem por essa cultura milenar, que, renunciando ao exotismo fácil das imagens estandardizadas, constrói um olhar experimental e contemporâneo sobre o cotidiano da floresta. O filme se desenvolve em forma de tríptico, uma colagem, uma teia constituída por uma série de planos sequência mostrados simultaneamente. Nesse trabalho, pretende-se suscitar uma experiência da presença, uma experiência de pessoas, tempos e espaços. LIVE às 18h com a diretora Louise Botkay. 

DICA DE PLATAFORMA DE CINEMA

(Clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 28 de maio de 2020

DICA DE LIVRO DE CINEMA

Editorial da Semana | 28 de maio de 2020

DICA DE MINISSÉRIE 

A VIDA COMEÇA…

De quinta 21 de maio a quarta 24 de junho de 2020
on-line – no site do Itaú Cultural
[classificação indicativa: 12 anos]

Episódio 1: Jonas

Assista aqui

Uma paixão entre um desenhista e uma marchande; um marido poderoso traído e uma tocaia. O retratista Jonas acaba preso e perde o trânsito que parecia possível no mundo da arte. Graças a um dom especial – ele pode prever o futuro –, consegue um acordo com a polícia: reduzir sua pena em troca de seus serviços. Mas esse dom servirá para algo mais: inspirar quem o encontra.

Episódio 2: Rafa

Assista aqui

Rafa, de 20 anos, sente raiva – do mundo, da vida, de tudo. A violência que pratica é um meio de satisfazer esse sentimento sem alvo. Para conseguir prestígio, quer matar alguém; o plano não dá certo, um amigo é morto, e ele termina acuado em um interrogatório policial. Jonas, designado para fazer o retrato falado dos agressores, enxerga em Rafa um futuro diferente.

Episódio 3: Luiza

Assista aqui

Luiza, apesar da carreira bem-sucedida, considera seu cotidiano esvaziado de sentido. Em crise, correndo o risco de enfrentar um surto, uma depressão ou uma síndrome de pânico, sai pela cidade e encontra Jonas, um retratista que – ela não sabe – tem o dom da clarividência. Luiza vai vislumbrar seu devir pelas provocações de Jonas, que redesenha seus traços intuindo um novo rumo.

Episódio 4: Samuel

Assista aqui

Samuel descobre que Helena, a mulher com quem viveu por 50 anos, sempre teve amantes. Enraivecido e desesperado, é obrigado a se reinventar. E é Jonas quem vai ajudá-lo a encontrar o caminho. Samuel se propõe a seduzir uma mulher para cada ano que passou com Helena. Mas a desforra acaba se tornando algo mais: uma descoberta da vida, do amor e do prazer.

Editorial da Semana | 28 de maio de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *