Escape From My Eyes

Tudo sobre a 2a Semana Vertentes Online

A segunda edição da Mostra exibe um curta-metragem por dia de 21 a 27 de maio no site Vertentes do Cinema

Por Redação

A II Semana Vertentes Online acontece do dia 21 a 27 de maio de 2020. Será exibido um curta-metragem brasileiro por dia na página principal do Vertentes do Cinema, sempre começando 00:01 até 23:59, por 24 horas. O objetivo é promover e divulgar obras conceituadas de realizadores brasileiros, que receberam nota máxima por nossos críticos. Um dos papéis do site é o estímulo aos chamados de “filmes curtos” e por muitos outros de “não filme ainda”.

Se analisarmos historicamente, perceberemos que a duração de uma obra cinematográfica é irrelevante se a historia for bem contada e executada. O Dicionário Houaiss define curta-metragem como “filme com duração de até 30 minutos, de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária, geralmente exibido como complemento de um programa cinematográfico”. Sim, mas também não apenas isso. Curta-metragem é uma forma de exercitar a linguagem e a ideia. E que, em muitos casos, o conceito só funciona se for em curta-duração.

Na primeira edição da Semana Vertentes Online foram exibidos oito curtas, de diferentes temáticas, gêneros e narrativas. Dessa vez, a mostra conservará os requisitos da anterior, mas com um diferencial a mais. Todos os dias, às 18:00 no Instagram do @vertentesdocinema, haverá um LIVE com os diretores, diretoras e idealizadores dos curtas exibidos. Após uma semana, todas as LIVE serão disponibilizadas no site Vertentes do Cinema.

Após a nova edição da mostra Cavideo (já uma tradição), realizada inteiramente pela internet sem nenhum contato físico com o mundo externo, chega agora a II Semana Vertentes do Cinema Online, ou apenas, para os mais íntimos SEMANA VERTENTES ONLINE.

A SVO 2, como já foi dito, mas não é nunca demais reiterar, acontece de MEIA-NOITE E UM do dia 21/05 até 23:59 do dia 27/05. A mostra é totalmente gratuita, inclusiva e aberta ao público. 

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

21/05 – QUINTA – 00:01 – SESSÃO DE ABERTURA

ESCAPE FROM MY EYES

(Fuja dos Meus Olhos, 2015, Brasil, Alemanha, 34 minutos, de Felipe Bragança, Crítica AQUI). “Eles veem um homem negro e pensam que viram um leão”. Documentário e imagens ficcionais se misturam para contar as memórias e sonhos de três refugiados de guerra vivendo acampados em uma praça no coração de Berlim.​ LIVE às 18h com o diretor Felipe Bragança. 


22/05 – SEXTA – 00:01

A BORDO

(2015, Brasil, 22 minutos, de Davi Mello, Crítica AQUI). Lúcia, grávida de seu primeiro filho, está se preparando para ser mãe solteira. Com Bárbara Salomé, Chris Couto, Majeca Angelucci, Samira Simonassi, Sylvia Prado. LIVE às 18h com o diretor Davi Mello e com a atriz Majeca Angelucci. Participação especial de Gilda Nomacce. 


23/05 – SÁBADO – 00:01

CLORO

(2014, Brasil, 18 minutos, de Marcelo Grabowsky, Crítica AQUI). Sob o sol ofuscante, Clara se esforça para enxergar sua família e a realidade que a cerca. Com  Ana Vitória Bastos, Beatriz Nunes, Daniela Galli, Flávio Mariano, Marília Coelho, Matheo Marra, Miriam Padilha, Roberto Birindelli. LIVE às 18h com o diretor Marcelo Grabowsky.


24/05 – DOMINGO – 00:01

TENTEI

(2017, Brasil, 14 minutos, de Laís Melo, Crítica AQUI). Aos 34 anos e tomada pela coragem que reuniu ao longo de muito tempo, Glória decide se livrar do ciclo da violência doméstica, que a oprime e fragiliza há mais de uma década, e recuperar o seu direito de ser e de existir com dignidade. Com Patricia Saravy, Carlos Henrique Hique Veiga, Janine Mathias, Richard Rebelo. LIVE às 18h com a diretora Laís Melo, com a participação especial da atriz Patrícia Savary. 


25/05 – SEGUNDA – 00:01

ESTADO ITINERANTE

(2016, Brasil, 25 minutos, de Ana Carolina Soares, Crítica AQUI). Vivi, uma cobradora de ônibus, quer escapar de uma relação opressora. Entre as paradas no ponto final, os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. Com Cristal Lopez, Daniela Souza, Diane Rodrigues, Lira Ribas, Maria Aparecida. LIVE às 18h com a diretora Ana Carolina Soares.


26/05 – TERÇA – 00:01

PARAÍSO INSÓLITO

(2017, Brasil, 19 minutos, de Anselmo Vasconcelos, Crítica AQUI). Jordan é um lutador de boxe que desmaia sem motivo. Exames médicos mostram que, para surpresa de todos, ele está grávido. Sua mulher o deixa por se achar traída e ele acaba virando uma celebridade. Roteiro de Breno Augusto Guimarães. Com Atualpa Frota, Chan Suan, Cláudio Cinti, Dani Antunes, Fernando Ceylão, Igor Cotrim, Karolina Albertassi, Rodrigo Fonseca, Rodrigo Lob. LIVE às 18h com o roteirista Breno Augusto Guimarães.


27/05 – QUARTA – 00:01 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO

VAI E VEM

(2017, Brasil, 31 minutos, de Louise Botkay, Crítica AQUI), Realizado com povo Hunikui do Rio Jordão, aldeia São Joaquim e Novo Segredo, no sul do Acre, fronteira Brasil/Peru. O filme é uma viagem por essa cultura milenar, que, renunciando ao exotismo fácil das imagens estandardizadas, constrói um olhar experimental e contemporâneo sobre o cotidiano da floresta. O filme se desenvolve em forma de tríptico, uma colagem, uma teia constituída por uma série de planos sequência mostrados simultaneamente. Nesse trabalho, pretende-se suscitar uma experiência da presença, uma experiência de pessoas, tempos e espaços. LIVE às 18h com a diretora Louise Botkay. 


SERVIÇO

Mostra II Semana Vertentes Online

De 21/05 a 27/05

Horário: todo dia às 00:01 um novo filme

No site Vertentes do Cinema

vertentesdocinema.com

Gratuito.

LIVE: todo dia às 18h

No Instagram

@vertentesdocinema

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *