Por Fabricio Duque

Todo ano eu sempre acho que estou preparado para a cobertura do festival mais famoso do mundo. Mas não. Porque além das mudanças de uma edição a outra, há a necessidade de uma prévia organização: instalação da moradia, comprar o chip de internet, comprar comida no supermercado (para economizar), pegar a credencial e aí, mesmo que já tenhamos nos programado nas escolhas prévias do que se assistir, nós somos influenciados por novos escolhas de possíveis obras-de-arte do cinema. E aí que a ansiedade se instala.

A edição 72 do festival já começa polêmica com o protesto contra o ator francês Alain Delon (matéria aqui) e pela comunicado oficial de que as sessões, que ano passado sofreram alterações por preterir o público à imprensa, mudaram. Agora, serão exibidas com um pouco antes e ou no mesmo horário se acontecer às 22h. Isso melhora? Quase nada, visto que temos que respeitar um embargo. A crítica só pode ser publicada no final da sessão do público.

O Festival de Cannes também tenta se modernizar a cada ano. Este, a novidade é o CANNES XR, “onde histórias encontram tecnologias imersiva”, de 14 a 19 de maio no Palais 1, Aisle 12.

Outra dica é o Radio Festival, de 14 a 25 de maio, uma estação de rádio dedicada a amantes de filmes e realizadores (“100% Cinéma, 100% Cannes, 100% Audio, ouça suas emoções”). Todos os podcasts estarão disponíveis no Spotify e iTunes.

E outra coisa que todo e qualquer ser humano existente em Cannes faz é ler as revistas. São muitas e todos os dias. Árvores e árvores, dirão os protetores da natureza. No primeiro dia, A The Wrap, que celebra dez anos cobrindo Hollywood, foca seu editorial em Antonio Banderas, astro de “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, e um exclusivo portfólio dos diretores que estão com filmes na competição oficial. Já a Croisette foca no diretor Jim Jarmusch, que abre o festival com “The Dead Don’t Die”. E escreve “Que Viva Mexico”, uma “love story desde 1946”. E para finalizar, a coletiva de imprensa com o júri oficial foi protocolar. Mas esta é assunto para outra matéria. Fique ligado aqui em nossa cobertura diária e em tempo real.

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *