Mostra de Cinema de Tiradentes SP 2021

Apresentando a Mostra de Cinema de Tiradentes SP 2021

Tiradentes viaja a São Paulo e exibe programação online de filmes e debates de 18 até 24 de março

Por Vitor Velloso

A Mostra de Cinema Tiradentes 2021 em São Paulo, que chega a sua nona edição, de 18 a 24 de março, é uma das melhores formas de ampliar os debates que ocorrem tradicionalmente na histórica cidade mineira. O termo itinerante, hoje, não faz tanto sentido, já que o mundo vive uma pandemia e o lockdown é a maneira de impedirmos que mais vidas sejam perdidas. A ideia consegue expandir os conceitos inseridos em Janeiro, além de criar uma nova abertura de programação para quem perdeu na primeira edição online. Não à toa, devemos ressaltar a importância dessa edição mais próxima ao fim do ano, até para compreendermos se os encaminhamentos preconizados à abertura dos calendários mantiveram-se até o presente momento. 

Refletindo sobre a temática da última edição “Vertentes da Criação”, a Universo Produção promove o novo evento a partir dos debates que se desdobraram neste meio tempo, além dos desavanços de um país fadado à dependência econômica e o neoliberalismo tacanho incompleto. Raquel Hallak, destaca em uma frase o que é esse desafio de adaptar-se aos períodos de distanciamento social. Além de compreender os desafios de um cinema que precisa refletir a estética para além de questões de produção diretamente.

Confira AQUI nossa cobertura completa com críticas dos filmes e matérias especiais!

Açucena

“Mesmo nesse novo formato, a Universo Produção preparou todas as atividades do evento mantendo as mesmas características, identidade e personalidade de uma edição presencial. Assim, tanto o público já habituado com a Mostra Tiradentes, quanto aqueles que nunca puderam ir ao evento, poderão desfrutar de uma vasta programação gratuita, compartilhada pelas redes, com o espírito de engajamento e vanguarda das outras edições. A 24a Mostra Tiradentes reafirma seu propósito de promover, refletir, exibir e difundir a produção brasileira contemporânea e conecta olhares, pessoas, diversidade e todos os sotaques brasileiros e, no ambiente virtual, amplia o acesso e a abrangência do evento”, destaca a diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra, Raquel Hallak.

Os debates seguem a mesma linha da edição online que representava a cidade mineira, mas a abertura dividia a atenção com Cristiano Burlan, não mais Paula Gaitán, homenageada da Mostra. Burlan deveria receber os méritos possíveis para uma produção incessante, independente e política que não foge das frentes de produção de um país que encontra a cultura sucateada por negociações diretas com imperialistas de todos os tipos. A cinematografia do cineasta. “Ensaio sobre o fracasso” é uma das epopeias mais cadenciadas de um subdesenvolvimento latente que corrói as entranhas desse país. 

No fim do texto de apresentação, um parágrafo parece definir a filmografia de Gaitan e Burlan, em sínteses paradoxalmente tropicais: “Vemos nos filmes uma reconfiguração intelectual e empírica dos processos de criação. É claro essa reconfiguração vem de longe e não é uma novidade, mas hoje toda essas novas elaborações de processos singulares são condicionadas por elementos variados, sejam eles universos simbólicos, uma nova ética das imagens que nasce dos espaços, personagens e dos territórios, uma estética amparada em uma perspectiva crítica do automatismo das práticas da expressão audiovisual do mercado e, principalmente, uma economia do tempo que resiste ao modelo célere de velocidade da circulação do capital.”

“Para proporcionar aos fãs do cinema brasileiro uma experiência semelhante ao evento presencial, a equipe curatorial da Mostra Tiradentes SP 2021 elaborou um recorte com destaques da programação. E assim como as produções cinematográficas, o público também está assistindo aos Encontros com os Filmes, bate-papos entre críticos e pesquisadores convidados que discutiram os filmes em exibição no evento, com a participação dos realizadores. Os debates estão disponíveis no Canal do YouTube da Universo Produção”, complementa a equipe da Mostra de Tiradentes SP 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 15 =