Mostra Anime
O Lugar Prometido em Nossa Juventude

ANIME
O Fantástico Mundo das Animações Japonesas

CCBB Rio de Janeiro – 21 de agosto a 2 de setembro

A mostra ANIME: O Fantástico Mundo das Animações Japonesa está fazendo o maior sucesso no cinema do CCBB Rio de Janeiro. Os fãs de anime, o público cativo do CCBB e as pessoas que tem curiosidade de conhecer as incríveis animações japonesas estão fazendo fila para assistir os filmes e lotando quase todas as sessões. A entrada é franca e as senhas podem ser retiradas na bilheteria do CCBB a partir de 1 hora antes do início de cada sessão. O projeto tem curadoria de Juliana Melo, produção da Villa-Lobos Produções e é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A mostra exibe uma seleção de 15 filmes que revelam a diversidade de estilos de desenho, temáticas e gêneros do anime. Com uma legião de fãs no mundo todo, indicação para o Oscar e prêmios em diversos festivais internacionais, os animes reforçam o poder de uma indústria que manteve a tradição dos trabalhos desenhados à mão e animados em 2D.

A segunda e última semana da mostra começa com a exibição de Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro(1995), de Mamoru Oshii; e o debate “As Memórias de Marnie- ancestralidade e mulheres no anime”, com a curadora Juliana Melo e Ana Rodrigues, Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ, que contará com apresença de intérpretes de LIBRAS,nesta quarta, às 20h, depois da sessão de As Memórias de Marnie (com legendas descritivas).

Até o dia 2 de setembro ainda serão exibidos cults de diretores consagrados como Akira(1988), de Katsuhiro Ôtomo,baseado no mangá homônimo, um grande sucesso no mundo todo que revolucionou a animação japonesa; O Conto da Princesa Kaguya(2013), de Isao Takahata, que mostra a história da heroína de O conto do cortador de bambu, clássico relato popular japonês, participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e concorreu ao Oscar de Melhor Animação; e 5 centímetros por segundo(2007), de Makoto Shinkai,um anime para adultos que ganhou o prêmio de Melhor Animação do Asia Pacif Screen Awards.

“A Mostra ANIME: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas propõe um panorama da produção de longas-metragens anime. Com uma mistura de clássicos conhecidos do público e referenciados no mundo, como Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro e Akira, títulos de diretores consagrados, como Vidas ao Vento,de Hayao Miyazaki, e Paprika, de Satoshi Kon, além de obras populares baseadas em franquias de video games e mangás, a mostra explora a diversidade dessas fantásticas animações.”, comenta a curadora Juliana Melo.

Mostra Anime
Hunter x Hunter- Phantom Rouge

PROGRAMAÇÃO – CCBB RIO DE JANEIRO – última semana

28/08 – quarta

16h – “Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro”.”Kôkaku Kidôtai”. De Mamoru Oshii (Japão, 1995). 93 min. 14 anos.
Major Motoko é agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um poderoso hacker está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome Mestre Marionete.

18h – “As Memórias de Marnie”. “Omoide no Mânî)”. De James Simone e Hiromasa Yonebayashi (Japão, 2014). 103 min. 10 anos. Sessão com legendagem descritiva.
Anna é uma garota muito solitária que vive com seus pais adotivos e não tem amigos. Ao se mudar para uma cidade do interior, acaba se tornando amiga de Marnie, que, na verdade, não é bem aquilo que aparenta ser. A amizade das duas vai bem até que, um dia, Marnie desaparece misteriosamente.

19h50h – DEBATE – As Memórias de Marnie- ancestralidade e mulheres no anime. Com a curadora Juliana Melo e Ana Rodrigues, Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. Com presença de intérprete de LIBRAS.

29/08 – quinta

16h – “O Lugar Prometido em Nossa Juventude”. “Kumo No Muko, Yakusoku No Basho”. De Makoto Shinkai (Japão, 2007). 91 min. 12 anos.
Numa realidade alternativa pós-guerra, o Japão é dividido entre uma metade controlada pela União Soviética, e outra pelos Estados Unidos.Em 1996, três adolescentes fazem um pacto em que vão construir uma aeronave experimental, quase invisível, que atravesse a Hokkaido, na parte da União Soviética, e desvende os segredos de uma misteriosa torre.

19h– “O Conto da Princesa Kaguya”. “Kaguyahime no monogatari”. De Isao Takahata (Japão, 2013). 137 min. Livre.
Baseado no popular “O conto do cortador de bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Ela se transforma em uma bela jovem cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefasaparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama.

30/08 – sexta

16h – “5 centímetros por segundo”. “Byôsoku 5 senchimêtoru”. De Makoto Shinkai (Japão, 2007). 63min. Livre.
A vida do jovem Takaki, contada em três segmentos interligados, entre o início dos anos 1990 e 2007. Invernos cruéis, tecnologias e obrigações adultas testam sua capacidade de amar.

19h– “Vidas Ao Vento”. “Kaze Tachinu”. De Hayao Miyazaki (Japão, 2013). 126 min.12 anos.
Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Ele decide construir um avião com formato de pássaro. Durante a busca para realizar seu sonho, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, algo horrível ocorre e o futuro do casal fica ameaçado.

31/08 – sábado

13h – “Kappa: o duende do rio e o Sampei”. “Kappa no Sampei”. De Toshio Hirata (Japão, 1994). 90 min. Livre.
Sampei vive com seu avô numa tranquila aldeia quando é capturado e levado para a terra dos Duendes. Ele faz amizade com o duende Gartalow e eles decidem fugir juntos para a aldeia de Sampei.

16h- “As Memórias de Marnie”. “Omoide no Mânî”. De James Simone e Hiromasa Yonebayashi (Japão, 2014). 103 min. 10 anos.

18h– “Akira”. De Katsuhiro Ôtomo (Japão, 1988). 124 min.14 anos.
Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída a Neo Tóquio. Em 2019, um projeto militar secreto coloca em risco a nova cidade ao transformar um membro de uma gang em um psicopata destruidor. Apenas dois adolescentes e um grupo de mentalistas poderão pará-lo.

01/09 – domingo

13h – – “Hunter x Hunter: The Last Mission”. “Gekijouban Hunter x Hunter: the last mission”. De Keiichirô Kawaguchi (Japão,2013). 97min. 12 anos.
Em meio à Batalha Olímpia, torneio que reúne os mestres de andar da Arena Celestial para decidir quem ficará no topo, surge uma nova ameaça. Os descendentes de um grupo que era a face oculta da Associação Hunter tomam a Arena Celestial e exigem a publicação de todas as missões secretas executadas por eles sob ordens da Associação.

16h– “Hunter x Hunter: Phantom Rouge”. “Gekijouban Hunter x Hunter: Fantomu rûju”. “De Yûzô Satô (Japão, 2013). 97 min. 12 anos.
Kurapika se tornou um Hunter para se vingar do Genei Ryodan, que havia massacrado seu clã e roubado seus olhos. Os olhos do clã Kuruta se tornam escarlate em horas de perigo ou agitação emocional e são considerados o mais bonitos tesouro do mundo.

18h- “Padrinhos de Tóquio”. “Tôkyô goddofâzâzu”. DeSatoshi Kon(Japão, 2003). 93 min. 12 anos.
Hana, uma ex -drag queen, Gin, um antigo ciclista alcoólatra, e Miyuki, uma adolescente fugitiva, são três sem-tetos que acham um bebê abandonado no dia de Natal. Os três resolvem tentar encontrar os pais da criança antes da chegada do Ano Novo.

02/09 – segunda

16h – “5 centímetros por segundo”. “Byôsoku 5 senchimêtoru”. De Makoto Shinkai (Japão, 2007). 63min. Livre.

19h – “O Lugar Prometido em Nossa Juventude”. “Kumo No Muko, Yakusoku No Basho”. De Makoto Shinkai (Japão, 2007). 91 min. 12 anos.

Serviço

ANIME: o fantástico mundo das animações Japonesas
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Juliana Melo
Produção: Villa-Lobos Produções
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil e Ministério da Cidadania
www.bb.com.br/cultura

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 21 de agosto a 2 de setembrode 2019
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Salas de Cinema 1 (98 lugares)
Ingresso: Entrada franca
www.twitter.com/ccbb_rj – www.facebook.com.br/ccbb.rj

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *