Anuncio zazie

Tudo Sobre a Mostra Um Giro Pelo Mundo

Calamity

Tudo Sobre a Mostra Um Giro Pelo Mundo

Exibições de mais de 40 títulos animados reúnem a família para o CCBB do Rio

Por Redação

Estará acontecendo até 26 de fevereiro a mostra “Um Giro Pelo Mundo”, cujo subtítulo é “Navegando no Cinema Infantil”. O projeto, patrocinado pelo Banco do Brasil, ocorre no CCBB Rio de Janeiro com os ingressos disponíveis para retirar na própria bilheteria do CCBB ou no site ou aplicativo Eventim (Clique aqui para acessar).

A mostra, que está em sua quarta (e última) semana, faz um passeio por múltiplas culturas globais, percorrendo em pouco mais de 40 filmes e onze países diferentes na categoria animação. São obras que, na sua maioria, não foram exibidos no circuito comercial, oferecendo ao público geral uma oportunidade de ampliar o reportório artístico para mais além de grandes estúdios. Adicionalmente, ainda contam com atividades recreativas adicionais como é de costume no espaço cultural.

Destacam-se para a semana os filmes europeus: o alemão “Sputnik”, uma aventura que mistura ficção científica, viagem no tempo e guerra fria; o sueco “Pelle No-Tail”, sobre um gatinho que perde sua calda; os filmes portugueses da cineasta Joana Toste, cuja característica principal é a delicadeza em seu traço; o francês “Calamity” que fala sobre uma filha que precisa tomar conta dos negócios do pai recém ferido.

No último dia (26) ainda complementam curtas brasileiros e um longa-metragem nacional já famoso, “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de Melhor Animação de 2016. No mesmo dia haverá uma oficina circense para as crianças e adultos sobre pernas de pau.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ª, 4ª a sábado de 9h às 21h, no domingo de 9h às 20h e fecha na terça-feira. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscara. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio.


PROGRAMAÇÃO CCBB RJ – 24 a 26 de fevereiro

(a classificação etária de todos os filmes é Livre)

Dia 24/02 (quinta):

15h – Giro pela Alemanha | Sputnik (legendado)

Direção: Markus Dietrich / Ficção / 2013 / 90min / Legendado em português

Frederike é uma menina de 10 anos que tenta com seus amigos usar o dispositivo de teletransporte para transportar seu tio de volta para a Alemanha Oriental em 9 de novembro de 1989. Em vez disso, como testemunham na TV, eles acabam transportando todos em sua cidade para Alemanha Ocidental! Eles têm que correr contra o tempo para desfazer o experimento antes que os desagradáveis guardas de fronteira abram fogo.

17h – Giro pela Suécia | Pelle – No Tail

Direção: Christian Ryltenius/ Musical / 2021 / 67min / *Musical com Legendas em Português

História clássica sueca sobre um gatinho que perdeu o rabo. Um dia, uma tempestade repentina rouba Pelle da zona rural segura e o leva em uma verdadeira aventura na cidade estranha. Lá Pelle conhece a adorável e amável Maya e logo uma verdadeira amizade floresce. No entanto, nem sempre é fácil ser o novo gato da cidade. Nem todos os gatos têm boas intenções e logo Pelle quer voltar para casa.

Dia 25/02 (sexta):

15h – Giro por Portugal | Filmes de Joana Toste + Animações

A MENINA PARADA 

Direção: Joana Toste / Animação / 2021 / 9min

Uma menina perde-se da mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar. Um polícia impede todos os outros de a obrigarem a mexer. A menina parada e o polícia que a guarda param o trânsito e agitam os corações da cidade.

A GRUTA DE DARWIN 

Direção: Joana Toste / Animação / 2017 / 13min

A transmissão de conhecimentos entre mães e filhas é o enorme abraço dado pela memória de uma experiência que passa o testemunho e dá o profundo sentimento que nos permite dar passos em frente, viver e amar.

ANA – UM PALÍNDROMO 

Direção: Joana Toste / Animação / 2013 / 5min

Diz-se de ou verso, palavra ou grupo de palavras em que o sentido é o mesmo, quer se leia da esquerda para a direita quer da direita para a esquerda.

17h – Giro pela França | Calamity

Direção: Remi Chayé / Animação / 2020 / 85min

Com o pai ferido, Martha Jane deve dirigir a carroça da família e cuidar dos cavalos. Martha Jane nunca se sentiu tão livre e passou a usar calças para melhor andar a cavalos. Isso é muito ousado para Abraão, o líder do comboio, que a acusa de roubo. Vestida de menino, vai em busca de sua inocência e firma sua personalidade única no mundo.

Dia 26/02 (sábado)

15h30 – Giro pelo Brasil | Curtas

16h – OFICINA CIRCENSE NA PERNA DE PAU – Emaranhada nas Alturas, com Amarilis Irani

17h – Giro pelo Brasil | O Menino e o Mundo

Direção: Alê Abreu/ Animação/ 2013/ 80min

*Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres.


SERVIÇO

Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil

de 3 a 26 de fevereiro

evento gratuito – ingresso retirado na bilheteria do CCBB ou pelo site/app Eventim (www.eventim.com.br)

para mais informações, acesse www.bb.com.br/cultura

Banner Vertentes Anuncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.