Curta Paranagua 2024

Tudo Sobre a Mostra LC Barreto 60 anos Filmando o Brasil

Tudo Sobre a Mostra LC Barreto 60 anos Filmando o Brasil

O recorte especial retrospectivo, que acontece no Estação Net Botafogo, traz 24 produções para celebrar a produtora de 24 de agosto a 03 de setembro no Rio de Janeiro

Por Fabricio Duque

Uma das maravilhas do Cinema é a possibilidade de perpetuar suas obras. Os filmes tornam-se eternos e disponíveis para serem lembrados. Uns conseguem a recorrência de nossas memórias, os chamados clássicos, outros precisam de “empurrãozinho”. E assim, com uma mostra de cinema, que tem o poder de trazê-los à tona e à “vida”, é que a nova geração pode descobrir todas as pérolas antigas e, no melhor estilo, nas telas gigantes de uma sala de cinema. E quem não viu, pode rever. E reencontrar todas essas memórias afetivas, políticas e nostálgicas de uma época que nossa mente sempre busca apagar. E a partir de hoje, 24 de agosto, até 03 de setembro, no Estação Net Botafogo, uma retrospectiva de peso e pedigree chega ao Rio de Janeiro pelos curadores Adriana Rattes, Cavi Borges e Gabriel Carvalho. A Mostra LC Barreto 60 Anos Filmando o Brasil vem para celebrar seis décadas da maior produtora de cinema brasileiro, que apresentou ao Brasil e ao mundo grandes clássicos como “Vidas Secas”, “Terra em Transe”, “Inocência”,“O Quatrilho”, dentre outros sucessos de crítica e de público. 

A Mostra LC Barreto 60 Anos Filmando o Brasil contará com a presença de atores, diretores e da própria família Barreto, Luiz Carlos, Lucy e companhia. A família, que é sinônimo de cinema brasileiro, terá 24 filmes exibidos por 10 dias, muitas em 35mm, com debates após as sessões, como por exemplo, no sábado, a Dira Paes apresentará “O Boto”, que foi o primeiro filme da atriz. E na sessão de “Inocência”, a presença é de Fernanda Torres, que também foi seu primeiro trabalho como atriz. E no domingo, em “Índia, a Filha do Sol”, a atriz Gloria Pires. Em “Bye Bye Brasil”, estarão Cacá Diegues e Beth Faria. A atriz Claudia Abreu estará presente em “O Que É Isso, Companheiro”.

“A LC Barreto é a produtora mais importante do Brasil atualmente, a que mais fez filmes e que mais possui tempo de trabalho, como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, que durante muito tempo foi a maior bilheteria do Cinema Brasileiro. E que engloba vários diretores do Cinema Novo, por exemplo, e tantos outros de relevância cinematográfica. São 80 longas-metragens no total e nós queríamos apresentar estes filmes para a nova geração e para quem já viu, com a  oportunidade de debater com os atores, diretores e o próprio LC Barreto após as sessões. É um recorte, uma parte  das produções, tentando englobar os 60 anos da LC Barreto, que ao mesmo tempo fala dos últimos 60 anos do Brasil também. Os filmes são o espelho do país, e a Mostra dará um pouco deste panorama, além de uma exposição temática com fotos e curiosidades dos LC Barreto. Esta mostra é uma grande festa do Cinema Brasileiro”, disse Cavi Borges, um dos curadores. 

Integrado a Mostra LC Barreto 60 Anos Filmando o Brasil, será realizada uma exposição, gratuita ao público, “Desarquivando a LC Barreto” com cartazes dos filmes, fotos, documentos, troféus, diplomas, discos, que contará uma parte da história da família. Além da sub-mostra “Luiz, Câmera, Barreto”, que tem curadoria de Kaio Caiazzo e Cavi Borges, com “as fotografias que o Barretão tirou antes de ser produtor de cinema – ele trabalhava na Revista O Cruzeiro e viajou o mundo inteiro fotografando”, explica os curadores, e tudo também no Estação Net Botafogo de 24 de agosto a 3 de setembro. Confira no final desta matérias algumas fotos!


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA LC BARRETO 60 ANOS FILMANDO O BRASIL

Dona Flor e seus dois maridos

QUINTA, 24/08
18h20 – O BEIJO NO ASFALTO
20h – DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

SEXTA, 25/08
18h20 – TERRA EM TRANSE
20h40 – BYE BYE BRASIL

SÁBADO, 26/08
18h20 – ELE, O BOTO
21h – INOCÊNCIA

DOMINGO, 27/08
18h20 – VIDAS SECAS
20h30 – INDIA, A FILHA DO SOL

SEGUNDA, 28/08
18h30 – O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO
20h40 – TERRA EM TRANSE

TERÇA, 29/08
18h20 – DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
20h40 – O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

QUARTA, 30/08
18h40 – GRUPO CORPO 30 ANOS
20h30 – O QUATRILHO

QUINTA, 31/08
14h50 – VIDAS SECAS
16h50 – A MULHER DO MEU MARIDO
18h50 – LIÇÃO DE AMOR
20h30 – MENINO DO RIO

SEXTA, 01/09
14h50 – TERRA EM TRANSE
17h – GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO
18h20 – BYE BYE BRASIL
20h30 – MEMÓRIAS DO CÁRCERE

SÁBADO, 02/09
14h30 – AMOR BANDIDO
16h20 – VIDAS SECAS
18h20 – GAROTA DOURADA
20h30 – FLORES RARAS

DOMINGO, 03/09
14h30 – BELA DONNA
16h40 – ISTO É PELÉ
18h10 – ROMANCE DA EMPREGADA
20h00 – LULA, O FILHO DO BRASIL

O Quatrilho

FICHAS TÉCNICAS DOS FILMES

Garrincha, Alegria do Povo
Sinopse: Documentário sobre o mais famoso driblador do futebol brasileiro no apogeu de sua carreira; são mostradas cenas clássicas das Copas do Mundo de 1958 e 1962.
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Com: Garrincha, Nair dos Santos, João Paulo Câmara, Carlos Lacerda, Ubirajara Oliveira, João Paulo Câmara, Juscelino Kubitschek e Heron Domingues
Brasil, 1962, 60 min, Documentário, 10 Anos

Vidas Secas
Sinopse: Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, ma família pobre da região seca do Nordeste luta diariamente por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive.
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Com: Átila Iório, Maria Ribeiro, Jofre Soares, Gilvan Lima, Genivaldo Lima, Maria Rosa e Orlando Macedo
Brasil, 1963, 100 min, Drama, 14 Anos

Terra em Transe
Sinopse: País fictício da América Latina, Eldorado, é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder.
Direção: Glauber Rocha
Com: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Danuza Leão, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Zózimo Bulbul, Maurício do Valle e Mário Lago
Brasil, 1967, 107 min, Drama/Suspense, 14 Anos

Isto É Pelé
Sinopse: Pelé depõe sobre a suas qualidades e vemos cenas das partidas mais importantes que disputou, os gols mais emocionantes que marcou, como um testemunho e um legado de ensinamentos para as atuais e futuras gerações do futebol brasileiro.
Direção: Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel
Com: Pelé e Sérgio Chapelin
Brasil, 1974, 70 min, Documentário, 10 Anos

Lição de Amor
Sinopse: Nos anos 1920, uma governanta alemã é contratada para dar aulas de alemão e piano para os filhos de uma tradicional família, mas, na realidade, a sua tarefa era ensinar lições de amor ao filho adolescente e ajudá-lo em sua iniciação sexual.
Direção: Eduardo Escorel
Com: Lilian Lemmertz, Rogério Fróes, Irene Ravache, Marcos Taquechel, Maria Cláudia Costa e Marie Claude
Brasil, 1975, 80 min, Drama, 16 Anos

Dona Flor e Seus Dois Maridos
Sinopse: Depois de se tornar viúva de Vadinho durante o carnaval de 1943 na Bahia, Dona Flor se casa com Teodoro, mas o fantasma do primeiro marido reaparece um dia na cama de sua esposa.
Direção: Bruno Barreto
Com: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Nelson Xavier, Rui Rezende, Nelson Dantas, Mário Gusmão, Wilson Mello e Mara Rúbia
Brasil, 1976, 118 min, Fantasia/Romance, 16 Anos

Amor Bandido
Sinopse: Enquanto o investigador da polícia Galvão busca um assassino em série, ele também procura sua filha Sandra, que havia expulsado de casa quando ela adotou um estilo de vida promíscuo, tornando-se amiga de ninguém menos que o criminoso que seu pai quer prender.
Direção: Bruno Barreto
Com: Paulo Gracindo, Cristina Aché, Paulo Guarnieri, Ligia Diniz, Flávio São Thiago, Hélio Ary, Vinícius Salvatori e José Dumont
Brasil, 1979, 90 min, Crime/Drama, 16 Anos

Bye Bye Brasil
Sinopse: Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que atravessam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira, que ainda não tem acesso à televisão.
Direção: Cacá Diegues
Com: José Wilker, Betty Faria, Fábio Júnior, Zaira Zambelli, Príncipe Nabor, Emmanuel Cavalcanti, José Márcio Passos, Carlos Kroeber e Jofre Soares
Brasil, 1980, 102 min, Drama/Comédia, 16 Anos

O Beijo no Asfalto
Sinopse: Depois que um desconhecido é atropelado por um ônibus, e um pedestre beija-o na boca antes dele morrer, o gesto é transformado em escândalo pela imprensa sensacionalista.
Direção: Bruno Barreto
Com: Ney Latorraca, Christiane Torloni, Tarcísio Meira, Lídia Brondi, Daniel Filho, Oswaldo Loureiro, Flávio São Thiago e Pedro Paulo Rangel
Brasil, 1981, 80 min, Drama, 16 Anos

Menino do Rio
Sinopse: Ricardo, um surfista carioca, envolve-se com uma garota rica da alta sociedade que guarda um segredo sobre o seu passado.
Direção: Antônio Calmon
Com: André De Biase, Cláudia Magno, Ricardo Graça Mello, Sérgio Mallandro, Cissa Guimarães, Claudia Ohana e Evandro Mesquita
Brasil, 1982, 105 min, Aventura/Drama, 14 Anos

Índia, a Filha do Sol
Sinopse: A jovem índia Put’Koi e seu pai vivem numa aldeia no interior de Goiás, mas, ao conhecer um cabo do Exército, a menina se apaixona, iniciando um conturbado romance com ele.
Direção: Fábio Barreto
Com: Glória Pires, Nuno Leal Maia, Pedro Paulo Rangel, Sebastião Vasconcelos, Ruy Polanah, Lutero Luiz e Flávio São Thiago
Brasil, 1982, 85 min, Drama, 14 Anos

Inocência
Sinopse: No século 19, uma garota do interior é seduzida por um jovem médico que está tratando-a, hospedado em sua casa por alguns dias, mas o romance precisa ser escondido, pois o pai desaprova o relacionamento.
Direção: Walter Lima Júnior
Com: Fernanda Torres, Edson Celulari, Sebastião Vasconcelos, Fernando Torres, Chica Xavier, Chico Diaz, Rainer Rudolph e Ricardo Zambelli
Brasil, 1983, 117 min, Drama/Romance, 12 Anos

Memórias do Cárcere
Sinopse: Em meio a atritos de ordem política e pessoal, crueldade, insalubridade, fome e os mais diversos tipos de criminosos, Graciliano Ramos escreve, preso na década de 1930 acusado de ligações com o Partido Comunista.
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Com: Carlos Vereza, Glória Pires, Nildo Parente, José Dumont, Wilson Grey, Jofre Soares, Fábio Barreto, Tonico Pereira, Nelson Dantas, Marcos Palmeira, Stela Freitas e Monique Lafond
Brasil, 1984, 197 min, Drama, 14 Anos

Garota Dourada
Sinopse: Surfista recém-separado viaja com um amigo para uma ilha paradisíaca, onde ele conhece uma garota de hábitos liberais que pode ser o amor de sua vida.
Direção: Antônio Calmon
Com: André De Biase, Sérgio Mallandro, Andréa Beltrão, Bianca Byington, Roberto Bataglin, Ricardo Graça Mello, Alexandre Frota, Geraldo del Rey e Marcos Palmeira
Brasil, 1984, 102 min, Aventura/Drama, 14 Anos

Ele, o Boto
Sinopse: Todo mês, durante a lua cheia, uma vila de pescadores brasileira recebe um convidado misterioso: o Boto, que se transforma em humano para seduzir e ser amado pelas mulheres e odiado pelos homens.
Direção: Walter Lima Júnior
Com: Carlos Alberto Riccelli, Cássia Kis, Ney Latorraca, Dira Paes, Ruy Polanah, Paulo Vinícius, Rolando Boldrin, Tonico Pereira, Sandro Solviatti e Marcos Palmeira
Brasil, 1987, 106 min, Drama/Fantasia, 14 Anos

Romance da Empregada
Sinopse: Empregada doméstica tem de lidar com exigências absurdas da patroa e aguentar o marido bêbado e desempregado quando chega em casa.
Direção: Bruno Barreto
Com: Betty Faria, Brandão Filho, Daniel Filho, Cristina Pereira, Tamara Taxman, Marcos Palmeira, Stela Freitas e Analú Prestes
Brasil, 1988, 90 min, Drama/Romance, 14 Anos

O Quatrilho
Sinopse: Em 1910, em uma comunidade rural de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, dois casais dividem a mesma casa, mas uma das esposas se interessa pelo marido da outra.
Direção: Fábio Barreto
Com: Glória Pires, Patricia Pillar, Bruno Campos, Alexandre Paternost, Gianfrancesco Guarnieri, José Lewgoy e Cecil Thiré
Brasil, 1995, 114 min, Drama, 14 Anos

O Que É Isso, Companheiro?
Sinopse: Quando César, parte de um grupo guerrilheiro de esquerda, é capturado pelos militares durante a ditadura no final da década de 60, o seu amigo Fernando planeja o sequestro de um embaixador americano para negociar a liberdade do colega e de outros companheiros presos.
Direção: Bruno Barreto
Com: Alan Arkin, Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Luiz Fernando Guimarães, Matheus Nachtergaele, Nelson Dantas, Marco Ricca, Maurício Gonçalves, Alessandra Negrini, Caio Junqueira, Selton Mello, Eduardo Moscovis, Caroline Kava, Fernanda Montenegro, Lulu Santos, Waldir Onofre, Milton Gonçalves e Othon Bastos
Brasil, 1997, 113 min, Suspense/Drama, 14 Anos

Bela Donna
Sinopse: Um casal americano muda-se para o estado do Ceará em 1930, pois o marido está à procura de petróleo, mas sua linda esposa, Donna, logo se apaixona por um pescador grosseiro.
Direção: Fábio Barreto
Com: Natasha Henstridge, Eduardo Moscovis, Sophie Ward, Andrew McCarthy, Florinda Bolkan, Guilherme Karan, Ângelo Antônio, Odilon Wagner e Letícia Sabatella
Brasil, 1998, 110 min, Drama/Romance, 14 Anos

Grupo Corpo 30 Anos
Sinopse: O processo de criação da iniciativa que reúne 5 irmãos em torno do sonho de criar uma companhia de dança contemporânea brasileira, o Grupo Corpo.
Direção: Fábio Barreto e Marcelo Santiago
Com: Isabel Pederneiras, Rodrigo Pederneiras, Paulo Pederneiras, Ella Baff e Carmen Purri
Brasil, 2006, 80 min, Documentário, 12 Anos

O Homem Que Desafiou o Diabo
Sinopse: Um viajante recém-chegado em Jardim dos Caiacós, Zé Araújo seduz a filha de um comerciante e é obrigado a se casar com ela, tornando-se escravo do sogro da sua mulher.
Direção: Moacyr Góes
Com: Marcos Palmeira, Flávia Alessandra, Fernanda Paes Leme, Lívia Falcão. Antônio Pitanga, Leandro Firmino, Otto e Antônio Pompêo
Brasil, 2007, 107 min, Comédia, 16 Anos

Lula, o Filho do Brasil
Sinopse: A trajetória do menino que teve uma infância pobre no interior do Pernambuco, mas que começou a ganhar destaque como líder sindical em São Paulo nos anos 1980, isso até se tornar presidente da república do Brasil.
Direção: Fábio Barreto
Com: Rui Ricardo Diaz, Glória Pires, Juliana Baroni, Cleo, Lucélia Santos, Marcos Cesana, Milhem Cortaz, Antonio Saboia e Antônio Pitanga
Brasil, 2009, 130 min, Drama, 14 Anos

Flores Raras
Sinopse: Em busca de algo que a motive, a poetisa Elizabeth Bishop parte para o Rio de Janeiro, onde conhece a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, com quem se apaixona.
Direção: Bruno Barreto
Com: Miranda Otto, Glória Pires, Tracy Middendorf, Treat Williams, Marcello Airoldi e Lola Kirke
Brasil, 2013, 114 min, Drama/Romance, 14 Anos

A Mulher do Meu Marido
Sinopse: Quando Joana descobre que está sendo traída, primeiramente decide fingir que não sabe de nada para continuar a relação de maneira tranquila, mas ao descobrir que o caso extraconjugal de Pedro é com Pilar, ela começa a se relacionar com o marido da amante secreta.
Direção: Marcelo Santiago
Com: Luana Piovani, Paulo Tiefenthaler, Aylin Prandi, Gabi Lopes, Francisco Andrade, Maria Clara Gueiros, Naomi Nero e Toni Garrido
Brasil, 2019, 95 min, Comédia/Romance, 14 Anos

Terra em Transe

SERVIÇO

Mostra LC Barreto 60 Anos Filmando o Brasil
De 24 de agosto a 03 de setembro de 2023

Estação Net Botafogo
Voluntários da Pátria, 88Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: 14 reais

Pacotes
7 ingressos por 84 reais
10 ingressos por 110 reais


FOTOS DA EXPOSIÇÃO E DA PROGRAMAÇÃO

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta