Tudo sobre a 1a Mostra de Cinema Polonês Online 2020

De 05 a 18 de novembro, a plataforma de streaming da Spcine Play apresenta quatorze títulos

Por Redação

Incluindo seis obras inéditas no Brasil, da primeira edição do evento audiovisual, com filmes que abordam temáticas como imigração, família, religião, condição da mulher na sociedade, entre outros importantes assuntos que refletem o mundo atual, e parceria gratuita com a Spcine, a 1ª Mostra de Cinema Polonês estreia com toda a programação online, a partir de 05 de novembro. A plataforma de streaming da empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, a Spcine Play, exibe gratuitamente os quatorze títulos da Mostra, que entram em cartaz por tempo limitado até o dia 18 de novembro.

Totalmente gratuito, o evento audiovisual traz títulos que abordam temáticas como  imigração, família, religião, condição da mulher na sociedade, entre outros importantes assuntos que refletem o mundo atual. Seis filmes da programação são inéditos no Brasil e quatro deles ficam disponíveis por 24 horas, com número limitado de visualizações, como o documentário “GUCZO” (2020), de Maria Zmarz-Koczanowicz; e “A Atração – Córki Dancingu” (2015), de Agnieszka Smoczynska; que permitem até 500 exibições cada.

O filme de abertura da Mostra na Spcine Play é “Pilsudski” (2019), de Michal Rosa, que é inédito no país e fica disponível dia 05 de novembro, às 16h, em sessão digital até dia 06, no mesmo horário e contempla até 2000 visualizações. O drama conta a história do herói nacional polonês Józef Piłsudski, responsável pela Independência na Polônia, em 1918. O filme vem de encontro às comemorações de 100 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Polônia e Brasil, um dos primeiros países do mundo a prestar reconhecimento ao Estado polonês. Confira a programação completa no site www.mostradecinemapolones.com.br.

A 1ª Mostra de Cinema Polonês contempla longas inéditos no Brasil, como o já citado “Pilsudski” e “Diversão Pesada”, indicados ao prêmio de melhor filme no Polish Film Festival, em 2018 e 2019, respectivamente; “Sou um Assassino”, vencedor do Silver Lions do mesmo festival, em 2016, e “53 Guerras”, filme de estreia da diretora Ewa Bukowska. A seleção traz um amplo olhar temático e diferentes gêneros, com foco nas protagonistas, nas divas do cinema nacional Krystyna Janda, Agata Kulesza e nos filmes realizados por cineastas mulheres.

Entre os diretores, a mostra oferece oportunidades únicas de conferir obras como Corpus Christi (2019), de Jan Komasa, indicado ao Oscar 2020 de melhor filme internacional. Outra atração é “Supernova”, o primeiro longa do jovem Bartosz Kruhlik, que faz parte da nova geração de cineastas poloneses, egressa da famosa escola de cinema de Lódz, da qual saíram Wajda, Polanski e tantos outros cineastas históricos do país. E em “Sou um Assassino”, o público tem a chance de assistir ao thriller policial de Maciej Pieprzyca, baseado numa história real sobre um serial killer dos anos 1970.

A programação, disponível no site oficial do evento (www.mostradecinemapolones.com.br), inclui também sucessos do cinema polonês, como A Torre – Um Dia Brilhante, A Filha de um Treinador, “A Última Família”, Doce Entardecer na Toscana, entre outros. Os filmes poderão ser assistidos na plataforma de streaming Spcine Play, https://www.spcineplay.com.br

Tudo sobre a 1a Mostra de Cinema Polonês Online 2020

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: OS FILMES

Boze Cialo

53 GUERRAS (53 WOJNY)
De Ewa Bukowska
Com Magdalena Popławska, Michał Żurawski, Dorota Kolak, Kinga Preis, Krzysztof Stroiński
2018 – Drama – 82 min – 16 anos
Anka, cujo marido Witek é um aclamado correspondente de guerra dos anos 90, tem a esperança que ele retorne com segurança a cada missão. Mas suas angústias distorcem a realidade e sua vida começa a se tornar destrutiva. Inédito no Brasil.

A ATRAÇÃO (CÓRKI DANCINGU)
De AGNIESZKA SMOCZYNSKA
Com Kinga Preis, Michalina Olszańska, Marta Mazurek, Jakub Gierszał, Andrzej Konopka, Zygmunt Malanowicz
2015 – Musical/Terror – 92 min – 16 anos – Por 24 horas
Duas irmãs sereias saem do Vístula e acabam como as maiores atrações em uma casa noturna de Varsóvia. Enquanto se tornam estrelas da noite, uma delas apaixona-se por um jovem baixista.
FILME DISPONÍVEL PARA ATÉ 500 VISUALIZAÇÕES.

A FILHA DE UM TREINADOR (CÓRKA TRENERA)
De Łukasz Grzegorzek
Com Jacek Braciak, Karolina Bruchnicka e Bartlomiej Kowalski
2018 – Drama – 93 min – 16 anos
Wiktoria, uma jovem de 17 anos, dedica sua vida ao tênis, sendo treinada pelo próprio pai, Maciej. Os dois viajam pela Polônia participando de competições. Ela é o seu maior orgulho e ele é todo o mundo de sua filha. Tudo muda quando Igor, outro tenista promissor, se junta a eles. Wiktoria logo se apaixona pelo jovem e encontra uma razão para viver fora das quadras, colhendo experiências novas.

A SOLIDARIEDADE DE ACORDO COM AS MULHERES
SOLIDARNOŚĆ WEDŁUG KOBIET
De Marta Dzido, Piotr Śliwowski
Com Jadwiga Chmielowska, Anna Dodziuk, Joanna Duda-Gwiazda, Jadwiga Staniszkis
2015 – Documentário – 113 min – 14 anos
Qual é o papel das mulheres na luta pela liberdade? O filme conta a história de mulheres guerreiras que, com sua sabedoria, determinação e engajamento na oposição, mudaram a realidade política do país, mostrando as diferentes etapas dos 45 anos do comunismo na Polônia.

A ÚLTIMA FAMÍLIA (OSTATNIA RODZINA)
De JAN P. MATUSZYNSKI
Com Andrzej Seweryn, Dawid Ogrodnik, Aleksandra Konieczna, Andrzej Chyra
2016 – Drama – 124 min – 16 anos
Por meio de pinturas distópicas e perturbadoras, experiências de quase morte observamos a história de um famoso artista, pintor Zdzisław Beksiński e a vida de uma família marcada pela fatalidade.

COMO CÃO E GATO (JAK PIES Z KOTEM)
De Janusz Kondratiuk
Com Robert Więckiewicz, Olgierd Łukaszewicz, Bożena Stachura, Aleksandra Konieczna
2018 – Drama/Comédia – 102 min – 14 anos
A história real das relações complicadas entre o diretor e seu irmão mais velho. Uma visão de uma família pouco convencional com seus conflitos e rivalidades, cheia de humor irônico, não desprovida de momentos de emoção e genuína proximidade. Apesar de vários conflitos e diferenças, os irmãos aproximam-se quando um deles fica muito doente. Inédito no Brasil.

CORPUS CHRISTI
De Jan Komasa
Com Bartosz Bielenia, Eliza Rycembel, Aleksandra Konieczna, Tomasz Ziętek, Leszek Lichota, Łukasz Simlat
2019 – Drama – 116min – 16 anos – Por 24 horas
Daniel é um rapaz que experimenta uma transformação espiritual enquanto vive em um Centro de Detenção para Jovens. Ele quer se tornar padre, mas isso é impossível por causa de sua ficha criminal. Quando é enviado para trabalhar na oficina de um carpinteiro em uma cidade pequena, na chegada, ele se veste de padre e acidentalmente assume a paróquia local.

DIVERSÃO PESADA (ZABAWA, ZABAWA)
De Kinga Dębska
Com Dorota Kolak, Maria Dębska, Agata Kulesza
2018 – Drama – 88 min – 16 anos
Três mulheres diferentes e um problema em comum: o álcool. Uma promotora, cujo marido político tira-a de todos os problemas. Uma estudante que gosta de festas, mas que a bebida leva a uma tragédia. E uma cirurgiã que perdeu a família e agora tem apenas o seu trabalho. Os problemas apenas crescem. Inédito no Brasil.

DOLCE FINE GIORNATA (SŁODKI KONIEC DNIA)
De Jacek Borcuch
Com Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Vincent Riotta, Antonio Catania, Robin Renucci, Lorenzo De Moor
2019 – Drama – 97 min – 16 anos
Linde é uma avó progressista e rebelde, de origem polonesa-judia, que tem uma vida privilegiada e mora na Toscana cercada pelo caloroso caos na vila de sua família. Vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, ela flerta secretamente com o jovem egípcio que administra uma pousada à beira-mar nas proximidades.

GUCZO (GUCZO. NOTATKI Z ŻYCIA)
De Maria Zmarz-Koczanowicz
Com August Zamoyski
2020 – Documentário – 76 min – 14 anos – Por 24 horas
A história de um aristocrata, um dos artistas poloneses mais geniais do século XX. A história de sua vida, contada através de entrevistas e imagens de arquivo. Quem era August Zamoyski? Um homem que sabia viver e amava as mulheres, atleta, escultor, um cidadão do mundo ou uma celebridade? Quem era esse artista cujo talento fascinou também o Brasil? Inédito no Brasil.
FILME DISPONÍVEL PARA ATÉ 500 VISUALIZAÇÕES.

PIŁSUDSKI
De Michał Rosa
Com Borys Szyc, Magdalena Boczarska, Maria Dębska, Eliza Rycembel, Jan Marczewski, Józef Pawłowski
2019 – Drama/História – 108 min – 14 anos – Por 24 horas
Depois de fugir de um hospital psiquiátrico, em 1901, o herói nacional polonês Józef Piłsudski se torna mais uma vez o líder do movimento clandestino de independência na Polônia. Inflexível no campo de batalha, se divide entre as duas mulheres na vida pessoal: sua esposa e sua amante. Inédito no Brasil.
FILME DISPONÍVEL PARA ATÉ 2000 VISUALIZAÇÕES.

SOU UM ASSASSINO (JESTEM MORDERCĄ)
De Maciej Pieprzyca
Com Mirosław Haniszewski, Arkadiusz Jakubik, Agata Kulesza, Magladena Popławska
2016 – Thriller/Crime – 117 min – 16 anos
História real do começo dos anos 70. Após um inquérito fracassado, um jovem policial passa a chefiar a investigação sobre um assassino em série de mulheres. A vítima número 10 é a sobrinha de Edward Gierek, um líder comunista. É apenas o começo. A primeira vítima tinha um aviso: “Matarei 30 mulheres para saudar os 30 anos da República Popular. O socialismo é vermelho como o sangue.” Inédito no Brasil.

SUPERNOVA
De Bartosz Kruhlik
Com Marek Braun, Marcin Zarzeczny, Marcin Hycnar, Jerzy Janiczek, Anna Mrozowska
2019 – Drama/Thriller – 78min – 16 anos
Numa pequena estrada durante uma bela manhã de domingo um acontecimento trágico vai mudar a vida de três homens.

TORRE – UM DIA BRILHANTE (WIEŻA. JASNY DZIEŃ)
De Jagoda Szelc
Com Anna Szczerbowska, Małgorzata Szczerbowska, Rafał Cieluch, Rafał Kwietniewski, Anna Zubrzycki
2017 – Drama/Mistério – 111 min – 14 anos
É início de verão e Nina, a filha de Mula, está prestes a celebrar sua primeira comunhão e os parentes começam a chegar. Entre eles, Kaja, irmã de Mula e mãe biológica de Nina, que, por alguma razão, permaneceu ausente nos últimos seis anos. Enquanto a presença de Kaja desencadeia mudanças na família ocorrem uma série de peculiares eventos metafísicos.

Tudo sobre a 1a Mostra de Cinema Polonês Online 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *