Homenagem a Maurício de Souza no Festival de Gramado 2019

O evento aconteceu no Museu da Sétima Arte

Por Marcelo Velloso

Na noite de hoje o cartunista, escritor e empresário Maurício de Souza está sendo homenageado no 47º Festival de Cinema de Gramado e recebendo o Troféu Cidade de Gramado no Palácio dos Festivais.

Nessa tarde, ele participou da coletiva de imprensa no Palácio dos Festivais e deixou escapar algumas novidades.

Maurício de Souza começou a coletiva de imprensa no Museu da Sétima Arte matando a curiosidade dos fãs dos seus quadrinhos e assumiu que Floquinho nasceu inspirado num esfregão que estava em sua casa apoiado numa parede e por isso o personagem tem aquela aparência.

Sobre “Turma da Mônica – O Filme”, ele disse que a história demorou a  virar filme porque duvidava que intérpretes passassem a ideia real dos personagens, nascidos nos quadrinhos em jornais e posteriormente vistos nas revistas. No entanto, o Daniel Rezende disse que conseguiria e foi em busca das crianças que tivessem o perfil exato daqueles personagens. Quanto a isso, Maurício se mostrou feliz com o resultado final.

Maurício de Souza afirmou durante a coletiva de imprensa “eu sempre estou no auge da carreira” e aos 83 anos de idade reforçou que ainda tem muito chão pela frente, sendo aplaudido pela plateia formada por jornalistas. O cartunista demonstrou muita satisfação por sua atividade, o que explica sua carreira de tanto sucesso.

Sobre novos projetos, o cartunista assumiu que serão realizadas séries com outros personagens da Turma da Mônica e afirmou “Essas séries serão para distribuição mundial”. Maurício abriu uma empresa no Japão e visa essa expansão internacional. Durante o papo ele demonstrou sua preocupação com o processo criativo das suas obras.

Prometeu ainda uma série da “Turma da Mônica” adulta, acompanhando os acontecimentos atuais para que seja falada a língua do mundo. Ele busca nisso que a idade cronológica dos seus personagens seja equiparada a dos seus leitores. Maurício relatou também o sucesso do “Mônica Toy” no Cartoon Network e no YouTube, sendo o seu produto de maior sucesso atual. Fazendo muito sucesso principalmente na Rússia, no México e nos EUA.

Maurício disse que ele mesmo cuida das suas redes sociais e que sempre está atento às críticas e sugestões que chegam, repassando para sua equipe, mas disse que não abre mão de ser ele próprio fazendo isso.

Ao falar das suas inspirações, Maurício disse “Eu lia um livro por dia quando jovem” e contou que “chegava em casa, tomava banho, comia algo e seguia para a leitura, acabando de ler às vezes 2:00 da manhã”. Maurício diz ser muito grato aos tantos autores que influenciaram o seu trabalho.

Maurício de Souza vai lançar no dia 22 de agosto, quinta-feira, a pedra fundamental do Parque da Mônica aqui em Gramado.

E esse foi nossa entrada no Museu da Sétima Arte para a coletiva de imprensa de Maurício de Souza!

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *