Editorial da Semana | 30 de julho de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Mais uma semana e a expressão de ordem é “Fique em casa”. Com Curso de Crítico Cinematográfica e Seminário Na Real_Virtual. Uma semana de queda e subida na taxa de contágios no Rio de Janeiro. Uma balança de emoções e tristezas. Mais uma semana de produção em massa com ótimas notícias. Nosso site Vertentes do Cinema exibirá todos os curtas-metragens do Festival Recine e também será o parceiro de mídia do Festival Cindie. Fique ligado nos próximos dias e saiba tudo! E ainda assim, com tudo isso, nossa Revista da Semana está repleta de novidades: Em Casa, Curtas, dicas, Cinema em Conversas e muito mais. Embarque na curadoria especial do Vertentes!

CURTA-METRAGEM DA SEMANA

SOCORRO NOBRE

(1995, Brasil, 35mm, 23 minutos, de Walter Salles). A surpreendente correspondência entre o artista plástico Frans Krajcberg e a presidiária Socorro Nobre. ASSISTA na Página Principal do site! AQUI!

PRÓXIMO CURTA

A ILHA

(2008, Brasil, Animação, Minas Gerais, de 9 minutos, de Alê Camargo). Um rapaz preso numa ilha. Ação, mistério e muito tchá-tchá-tchá. Estreia no site dia 06/08, 00:01. 

EM CASA: ESTREIAS 31/07

Lenny Sem Luvas

LENNY SEM LUVAS

(My Name is Lenny, 2017, Inglaterra, 91 minutos de Ron Scalpello, CRÍTICA AQUI). Nascido em 1949, o inglês Lenny McLean teve vários empregos, guarda-costas, leão de chácara, ator, mas ficou mais conhecido como boxeador da violenta categoria mãos nuas. Baseado na sua história, LENNY SEM LUVAS resgata a trajetória do lutador, desde a sua infância quando sofreu os mais diversos abusos, passando pela juventude, na Londres, nos anos de 1970, até ganhar o apelido de The Guv’nor (uma gíria que significa algo como O Poderoso), como boxer de sucesso, e a carreira posterior como escritor e ator. Disponível a partir do dia 31 de julho nas plataformas: Now, Claro Vídeo, Vivo Play, Apple TV, iTunes, YouTube Filmes e Google Play.

Uruguai na Vanguarda

URUGUAI NA VANGUARDA

(Brasil, 2019, 72 minutos, de Marco Antônio Pereira, CRÍTICA AQUI). O documentário “Uruguai na Vanguarda” dirigido por Marco Antônio Pereira aborda sobre importantes avanços sociais e políticos alcançados durante o governo do presidente José Mujica. O filme reúne depoimentos de historiadores, escritores, cientistas políticos, artistas, ativistas e políticos que nos apresentam o desenrolar histórico que levou a conquistas como: garantia de direitos trabalhistas, lei da interrupção voluntária da gravidez, regulamentação do cannabis, equidade de gêneros e matrimônio igualitário. A exibição é na Sexta da Sociedade, 31/07, às 20h, no Canal Curta!

TUDO SOBRE O SEMINÁRIO NA REAL-VIRTUAL

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

TUDO SOBRE A II MOSTRA DE CINEMA EGÍPCIO ONLINE

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

SELEÇÃO ESPECIAL CINEMATECA FRANCESA

ESTUDO DA LUZ

(Étude de la lumière, 1923, França, 27 minutos, Silencioso, de Maurice Audibert, ASSISTA AQUI)

Montagem de diferentes seqüências que reconstituem o processo de síntese aditiva tricrômica, patenteado por Audibert, um inventor francês que iniciou a pesquisa sobre cores naturais no cinema em 1909. O processo usado neste filme data de 1923 e consiste em capturar três fotogramas no vezes, através de três lentes contendo filtros de cores. Restauração 4K realizada em 2013 com base em nitrato positivo das coleções da Cinémathèque Française. Maurice Audibert iniciou sua pesquisa em 1909 com Rodolphe Berton em um processo aditivo tricrômico, ou seja, um sistema que permite colorir o filme durante a projeção graças a um obturador equipado com filtros de cores primárias (vermelho, verde, azul).

CINEMA EM CONVERSAS 10

Toda sexta às 22:00 no youtube Lume Filmes Oficial tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 30/07, nós encontraremos ASAS DO DESEJO, de Win Wenders.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch

PRÓXIMO CURSO

HUMOR COM MÁRCIO MACHADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *