Editorial da Semana | 15 de outubro de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

A quarentena mostrou ao mundo que o ser humano é completamente adaptável. Nós aceitamos com a rapidez de um raio as mudanças. Com a pressa e urgência dos festivais de cinema que se “colam” uns nos outros para assim cumprir o calendário de 2020, um ano já considerado “cancelado”. A Revista do Vertentes desta semana trará a homenagem em curtas ao realizador Daniel Nolasco; a cobertura diária do Olhar de Cinema 2020; as estreias nos cinemas; os em cartaz; e nas plataformas digitais. Uma curadoria especial para que os cidadãos conscientes permaneçam em casa. E no próximo editorial, programe-se com nossa cobertura da Mostra de São Paulo 2020. Vamos lá!

CURTA DA SEMANA

Plutao

PLUTÃO

ASSISTA AQUI (2015, Brasil, 12 minutos, de Daniel Nolasco). Documentário. Ficção. Elenco: Cássio Borges, Eudes Freire, JP Dubois, Junior Dantas, Luciano Torres, Michel Costa, Samuel Colt. Um guia turístico do centro do Rio de Janeiro.

LIVE COM DANIEL NOLASCO

PRÓXIMO CURTA

OS ÓCULOS DO VOVÔ

Sessão Clássicos (1913, Brasil, de Francisco Santos, Mudo). Um filme mudo brasileiro de 1913, e o mais antigo filme de ficção brasileiro ainda preservado. Dirigido pelo português Francisco Dias Ferreira dos Santos, o filme foi originalmente produzido na cidade de Pelotas pela empresa Guarany Fábrica de Fitas Cinematográficas. ESTREIA 22/10, 00:01.


EM CASA

Alice Junior

ALICE JUNIOR

(2019, Brasil, 87 minutos, de Gil Baroni, CRÍTICA AQUI). Alice Junior é uma comédia-adolescente com linguagem jovem que aborda as dificuldades de Alice, youtuber famosa que tem dificuldades de adaptação ao se mudar de Recife para uma pequena cidade do interior no Sul do país. As agruras da personagem passam também pela transição hormonal. Alice é trans. No entanto, o filme não se limita a explorar essa realidade. Ao dialogar com as diferenças e entre diversos corpos adolescente, o filme ganha contornos mais interessantes e questionadores. Disponível na plataforma digital Netflix. 

Zona árida

ZONA ÁRIDA

(2019, Brasil, 75 minutos, de Fernanda Pessoa, CRÍTICA AQUI). Fernanda foi para os Estados Unidos aos 15 anos de idade para fazer um intercâmbio em Mesa, no Arizona, considerada a cidade mais conservadora do país. Ela retorna 15 anos depois para entender como a cidade ajudou a eleger o presidente Donald Trump e quais são os reflexos desse conservadorismo e o que ele significou, de verdade, durante a sua estadia quando jovem. Disponível nas plataformas digitais Now, Vivo e Oi. 

O Braço Direito

O BRAÇO DIREITO

(Brasil, 2020, 96 minutos, de Rodrigo Reinhardt, CRÍTICA AQUI). Anselmo é o homem de confiança de Laerte, magnata da Bovespa, e após anos comandando ilegalmente uma espécie de “gangue” no interior do Mercado de Ações, precisa se preocupar com questões pessoais e até físicas. Disponível na plataforma digital Now.


ESTREIAS NOS CINEMAS

Unplanned

40 DIAS – O MILAGRE DA VIDA

(Unplanned, 2020, Estados Unidos, 109 minutos, de Cary Solomon e Chuck Konzelman, CRÍTICA AQUI). Abby (Ashley Bretcher) é diretora da Maternidade Planejada, uma clínica de aborto. Depois de anos no cargo, Abby muda seu posicionamento após presenciar um procedimento abortivo.

Proxima

A JORNADA

(Proxima, 2019,  Estados Unidos, 109 minutos, de Alice Winocour, CRÍTICA AQUI). Uma astronauta francesa em treinamento é convocada para uma missão oficial. Ela precisa deixar sua filha de sete anos com o pai e seguir viagem para o espaço junto com outros dois homens, um americano e outro russo. Desde o anúncio de sua convocação até depois da partida, ela passa a lidar diariamente com as dificuldades de ser mulher em um mundo dominado por homens incapazes de compreender os sentimentos ligados à maternidade e ao íntimo feminino.

Breve Miragem de Sol

BREVE MIRAGEM DO SOL

(2019, Brasil, 98 minutos, de Eryk Rocha, CRÍTICA AQUI). Breve Miragem de Sol conta a história de Paulo (40), um homem desempregado e recém divorciado que começa a dirigir um táxi pelas noites do Rio de Janeiro. Carregando uma dívida com seu filho, Mateus (10), ele encontra no novo trabalho a chance de um recomeço. Conforme Paulo aprende a coreografia da nova profissão, a solução aparentemente provisória se solidifica como momento presente, e noite após noite, conversas com os passageiros misturam-se às de sua vida. Karina, enfermeira de um hospital público, surge na vida de Paulo como um respiro de amor e luta. Assim como ela, cada passageiro possui um destino diferente, mas ao fim é sempre Paulo que está no comando do volante, tecendo uma grande narrativa sobre um país em convulsão política, econômica e social.

ESTREIAS NOS CINEMAS | SP

Instinct

INSTINTO

(Instinct, 2019, Holanda, de Halina Reijn, CRÍTICA AQUI). Nicoline (Carice van Houten) é uma psicóloga recém-transferida para uma instituição penal. Seu paciente mais problemático é Idris (Marwan Kenzari), homem condenado por crimes sexuais e violentos. As tentativas de ressocialização através de suas análises não se mostram frutíferas, mas os pedidos de mudança de médico tampouco são aceitos, criando duas situações de crise: internamente por Nicole e em sua relação com Idris.


COBERTURA DIÁRIA DO OLHAR DE CINEMA 2020

(clique AQUI ou na foto e acompanhe tudo)

OS VENCEDORES DO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 15 de outubro de 2020

#21 CINEMA EM CONVERSAS: SEGUNDA TEMPORADA

NOVO HORÁRIO. Toda sexta-feira às 21:00 no youtube Lume Filmes Oficial e no youtube do Vertentes do Cinema tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 15/10 começa a SEGUNDA TEMPORADA com a vigésima primeira edição. Nós encontraremos NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de John Ford, nosso primeiro faroeste.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores da PRIMEIRA TEMPORADA:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch
#10: ASAS DO DESEJO, de Win Wenders
#11: VIVER, de Akira Kurosawa
#12: MORTE EM VENEZA, de Luchino Visconti
#13: QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, de Billy Wilder
#14: O ANJO EXTERMINADOR, de Luis Buñuel
#15: PAISAGEM NA NEBLINA, de Théo Angelopoulos
#16: DANÇANDO NO ESCURO, de Lars von Trier
#17: A HORA DA ESTRELA, de Susana Amaral
#18: LANTERNAS VERMELHAS, de Zhāng Yìmóu
#19: ZERO DE CONDUTA, de Jean Vigo
#20: OITO DE MEIO, de Federico Fellini

ASSISTA AO FILME


ESPECIAL ERYK ROCHA

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)


INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

Editorial da Semana | 15 de outubro de 2020

CINECLUBE RECINE #09

LIVE CINECLUBE RECINE #08


EDITORA PUC-RIO LANÇA GRATUITAMENTE LIVRO SOBRE BERGMAN

(Baixe AQUI ou clique na foto abaixo e saiba tudo AQUI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *