Cine Ceará anuncia novo formato e abre inscrições para a 30ª edição
O festival será realizado de 28 de novembro a 04 de dezembro de 2020 em formato presencial em Fortaleza e virtual no Canal Brasil Play
Por Redação (release oficial)
O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema recebe, de 03 de agosto a 08 de setembro de 2020, as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 30ª edição. Realizado anualmente de forma ininterrupta desde 1991, o Cine Ceará comemora três décadas neste ano e acontece de 28 de novembro a 04 de dezembro, em novo formato, presencial e virtual.
Considerando a necessidade de manter o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, o festival está previsto para acontecer presencialmente em Fortaleza, Ceará, seguindo as orientações das autoridades sanitárias no período do evento. A programação virtual será transmitida pelo Canal Brasil, que tem uma longa parceria com o Cine Ceará, através da plataforma Canal Brasil Play (www.canalbrasilplay.com.br), que disponibilizará durante 24 horas os filmes das mostras competitivas Ibero-americana de Longa e Brasileira de Curta-metragem. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.
As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem acessar o website www.cineceara.com, onde estão disponíveis o formulário de inscrição online e o regulamento. A exemplo da última edição, o 30º Cine Ceará reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras nas mostras competitivas. A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos.
Podem ser inscritos na Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem filmes de animação, ficção, documentário ou experimental de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) concluídos a partir de 2019 com duração mínima de 60 minutos.
A Competitiva Brasileira é aberta a curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2019, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará. Podem se inscrever produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos.
Os filmes de curta e longa-metragem cearenses inscritos que não forem selecionados para estas mostras, serão submetidos a nova análise da comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará.
Confira AQUI a cobertura do Vertentes do Cinema sobre
a 29ª edição do Cine Ceará, que aconteceu em 2019!
Troféu Mucuripe
Prêmio oficial do festival, o Troféu Mucuripe será concedido aos indicados pelo Júri das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem em diversas categorias.
Competitiva de Longa: Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Competitiva Brasileira de Curta: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. Nas duas mostras também ganhará o Troféu Mucuripe o vencedor do Prêmio da Crítica.
A Mostra Olhar do Ceará também vai premiar com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense. Todos os detalhes sobre as inscrições, processo seletivo e premiação das mostras competitivas, entre outras informações, podem ser consultados no regulamento disponível no site do festival.
O melhor filme da Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, eleito pelo júri oficial, receberá também do festival prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.
Com mostras competitivas e paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a participação de profissionais das mais diversas áreas do audiovisual, o 30º Cine Ceará reforça seu compromisso de levar ao público brasileiro, em parceria com o Canal Brasil, uma parcela significativa da produção audiovisual ibero-americana, proporcionando um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas e promovendo a divulgação de novos talentos.
Prêmio Canal Brasil de Curtas
O Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. Um júri convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema escolhe o melhor curta nacional em competição, que recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil. Com cerca de 80% de sua grade dedicada ao cinema brasileiro, o Canal Brasil está presente nos principais festivais de cinema do país e do mundo. Essa presença se faz tanto com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, quanto com a cobertura jornalística ou como coprodutor – o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 330 longas-metragens coproduzidos nos últimos 10 anos.
Cine Ceará
O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, e da Associação Cultural Cine Ceará. Tem o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza. Com produção da Bucanero Filmes, conta com a parceria do Canal Brasil e o patrocínio da Cegás e de outras empresas públicas e privadas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
30° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – Inscrições abertas de 03 de agosto a 08 de setembro de 2020 para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem desta edição, que acontecerá de 28 de novembro a 04 de dezembro deste ano em formato presencial em Fortaleza, Ceará, e virtual na plataforma do Canal Brasil Play. Haverá atividades também nas mídias sociais do festival e de parceiros. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: [email protected].