7º Curta Neblina Festival Latino-Americano de Cinema acontece online 

De 18/09 a 04/10, na Vila de Paranapiacaba (Santo André/SP)

Por Redação

CURTA NEBLINA – Festival Latino-Americano de Cinema é um evento criado originalmente para dar visibilidade aos curtas-metragens e à projeção de novos cineastas. Seu nome deve-se ao fato de ter como origem a Vila de Paranapiacaba (que pertence à Santo André/SP) e é muito conhecida por sua neblina que deu origem a várias lendas locais.

Com a tradição de fazer todas as suas atividades gratuitas, o festival possibilitou ao vilarejo encontros com importantes cineastas como João Batista de Andrade, Carlos Reichenbach, o roteirista Fernando Bonassi (TV Globo), a cartunista Laerte Coutinho e o cineasta José Mojica Marins – o Zé do Caixão -, que esteve na primeira edição batizando o Troféu Mojica e ministrando uma Oficina de Cinema.

O CURTA NEBLINA sempre manteve a tradição de ter no júri grandes nomes nacionais, como Marisa Orth, Caco Ciocler, Taumaturgo Ferreira, Rosi Campos, Mayara Magri, Elias Andreato, Leopoldo Pacheco e Cláudio Curi (atores), João Batista de Andrade, Carlos Reichenbach, Beto Brant e Hilton Lacerda (diretores), Fernando Bonassi e Marçal Aquino (roteiristas), Celso Sabadin e Christian Petermann (críticos de cinema).

Diante das dificuldades de se fazer o evento sem patrocínio num vilarejo de difícil acesso e com carência de equipamento para projeção, a sexta edição aconteceu em São Caetano do Sul e contou com a participação internacional do roteirista e diretor mexicano Guillermo Arriaga. A sétima acontecerá de forma online – por conta da pandemia – entre os dias 18 de setembro e 4 de outubro de 2020.

Nesta edição incluímos o Concurso de Roteiros de Longa-Metragem, que tem no júri nomes experientes da dramaturgia como Marcílio Moraes (autor de novelas de sucesso como Roque Santeiro, Roda de Fogo, Mandala e da série As Novas de Copacabana – TV Globo), Carlos Henrique Marques (colaborador de Íris Abravanel nas novelas do SBT), Antônio de Freitas (autor da série Spectros – Netflix) e Vicente Vianna (roteirista e diretor de programas da TV Cultura e Canal Brasil).

Como não poderia ser diferente, temos no júri profissionais renomados como o roteirista Paulo Cursino, o diretor Sergio Rezende, o ator e diretor Matheus Nachtergaele, o diretor e ator Emílio de Mello, o produtor Julio Uchôa e o maestro espanhol especializado em trilhas sonoras Andreu Jacob.

O festival terá exibições competitivas nas categorias: Ficção, Documentário e Animação. Também haverá um Mostra Especial em Homenagem ao Cinema Espanhol, cujo melhor curta-metragem receberá uma TrilhaSonora Original de André Abujamra oferecida pela Embaixada da Espanha no Brasil. Também haverá uma mostra paralela de curtas-metragens brasileiros e homenagem aos cineastas José Mojica Marins, Suzana Amaral e a atriz Ruth de Souza.

Para a realização do evento de forma totalmente independente, o CURTA NEBLINA conta com diversos apoiadores que oferecem prêmios aos filmes que se destacam a cada ano: Embaixada da Espanha no Brasil Summus Editorial Doc Comparato Fábrica de Ideias Cinematográficas Ethos Comunicação & Arte Romeu di Sessa e Rafael Peixoto.

Saiba mais no site!

7º Curta Neblina Festival Latino-Americano de Cinema acontece online de 18/09 a 04/10

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *