Tudo Sobre o Festival Cine PE 2022

Cine PE 2022

Tudo Sobre o Festival Cine PE 2022

Festival acontece presencial na capital pernambucana, de 09 a 14 de dezembro, com novo filme do cineasta Halder Gomes e homenagem a Sérgio Rezende e Bárbara Paz

Por Clarissa Kuschnir 

Desde que comecei a frequentar os festivais de cinema, o Cine PE tem sido um dos meus destinos anuais nas coberturas dessas maratonas cinematográficas. Depois de três anos (2020 online e 2021 no formato presencial, porém reduzido por causa da pandemia da COVID-19), volto ao Cine PE, em sua 26º edição. O evento que sempre ocorria no primeiro semestre do ano, acontece agora de 09 a 14 de dezembro na capital pernambucana, encerrando o calendário dos grandes festivais, do ano de 2022.

E esse ano, o Cine PE 2022, que tem como tema “Alimentando a Cultura de Pernambuco”, retorna com uma semana de filmes (entre curtas e longas), além de debates, encontros, seminários e homenagens, a várias personalidades do cinema: a atriz e diretora Bárbara Paz; e o diretor Sérgio Rezende. Umas das novidades é que os locais das exibições serão divididos entre o tradicional Cine São Luiz e o Cine Teatro Parque. Ambos os espaços, são cinemas de rua. E tudo isso de graça ao público.

Cine PE 2022

Segundo a direção do festival foram 731 filmes inscritos para as mostras competitivas, superando os 678 de 2021. Dentro dessa concorrência de filmes, foram escolhidos 6 longas (Mostra Nacional), 6 curtas (Mostra Pernambucana) e 12 curtas-metragens (Mostra Nacional). A curadoria desse ano é assinada pelo jornalista e crítico Edu Fernandes e pela criadora e editora chefe do site Nervos, Nayara Renaud.

“Algo interessante na curadoria é como ela se revela naturalmente ao longo do nosso processo de trabalho. Neste ano, isso aconteceu de novo com os curtas-metragens, quando percebemos que, organicamente, tínhamos em mãos uma seleção de longas que se voltava para o interior do Brasil, sem perder de vista questões urgentes em todo o país e no mundo, por exemplo. Mesmo a exceção é um título de um cineasta que cresceu no sertão filmando pela primeira vez em cenários internacionais. Por isso, acredito que essa 26ª edição do CINE PE não apenas reforça a vocação do festival de trazer a diversidade regional da produção cinematográfica brasileira, como também vem de encontro a um momento em que a opinião pública sente a necessidade de olhar e debater esses vários Brasis que vemos na tela”, destaca Nayara Renaud. 

Os seis longas da Mostra Competitiva Nacional são: “Vermelho Monet do cineasta cearense Halder Gomes (diretor de “Cine Holliúdy”);  “Aldeia Natal”, de Guto Pasko (PR); “Gerais da Pedra” de Paulo Junior, Gabriel Oliveira e  Diego Zanotti (MG); “Casa Izabel” de Gil Barone (PR); Um Outro Francisco”, de Margarida Hernández (CE); e “Rama Pankaru” de Pedro Sodré (RJ).  A Mostra de Curtas Pernambucanos também terá seis curtas que serão: “Contos de Amor e Crime”, de Natali Assunção, “Mormaço”, de Carol Lima, “Da Boca da Noite à Barra do Dia”, de Tiago Delácio, “Último Dia”, de Armando Lôbo, “Solum”, de Vitória Vasconcellos, e “A Raiz de Um”, de Pedro Henrique Lima.

Já na Mostra de Curtas Nacionais serão 12 curtas, de diversas partes do Brasil que são: “Andrômeda” (DF), Ficção, Direção: Lucas Gesser; “Alexandrina – Um Relâmpago” (AM), Documentário, Direção: Keila Sankofa; “O Destino da Senhora Adelaide” (MG), Animação, Direção: Breno Alvarenga e Luiza Garcia; “Maria” (RS), Documentário, Direção: Guilherme Carravetta de Carli; “Fantasma Neon” (RJ), Ficção, Direção: Leonardo Martinelli; “Geruzinho” (RJ), Documentário, Direção: Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim; “Desejo e Necessidade” (PB), Ficção, Direção: Milso Roberto; “O Crime da Penha” (SP), Animação, Direção: Daniel Souza Ferreira e Dudu Marella; “Benzedeira” (PA), Documentário, Direção: San Marcelo e Pedro Olaia; “Fragmentos de Gondwana (PE), Documentário, Direção: Adalberto Oliveira; “Os pilotos do plano” (SP), Ficção, Direção: Bruna Lessa; e “Ensaio Sobre o Grito” (RS), Animação, Direção: Rafael Valles.

O festival terá também os filmes fora de competição que serão três curtas: “A Vida Secreta de Delly”, documentário resultado de uma oficina do Cine PE, do cineasta pernambucano Marlom Meirelles, “Leila Para Sempre Diniz” do veterano Sérgio Rezende (que será um dos homenageados esse ano do festival) e “Ato” de Barbara Paz, a segunda homenageada da 26° edição do Cine PE.

“Há 25 anos, a ideia de se produzir no Recife e em Pernambuco uma iniciativa de vanguarda no audiovisual foi sedimentada. Comemoramos neste ano 26 edições ininterruptas do nosso festival, que ajudou – e ainda tem ajudado – a transformar a realidade cultural e audiovisual, não só por aqui (Recife e PE), como pelo resto do país. Enfim, no nosso espaço de cumprir o papel da difusão, fazemos parte desse contexto que, desde meados dos anos 90, assiste-se ao audiovisual pernambucano, como uma referência nacional e internacional”, divulga o histórico do Festival Cine PE.

Se, naquele tempo, entre tantas lutas fortalecidas pelo embate democrático, nascemos e crescemos fortes, acompanhávamos como cidadãos engajados com os problemas nacionais distintas manifestações sobre a fome – a orgânica e a cognitiva, sobretudo. Observávamos, respectivamente, a diminuição de uma e de outra, como a conquista de uma realidade que ficou marcada por avanços.

E como todos os anos, o festival trará em dois dias, para os convidados e interessados no atual cenário político do audiovisual, os seguintes seminários: Expectativas e Cenários: Economia, Política e Desenvolvimento com os seguintes temas: Quadro Político; Expectativas Econômicas Modelo de Desenvolvimento Sustentável: Educação, Meio Ambiente, Ciência Tecnologia e Cultura e Reconstrução Orgânica e Recuperação de Imagem Setorial: Retomada de uma Política Cultural Forte e Sustentável com os temas: Panorama Político; Panorama Orgânico; Panorama da Imagem Setorial; Panorama da Institucionalidade Jurídica e Panorama do Audiovisual.

O TROFÉU CALUNGA

Trata-se da honraria exclusiva do CINE PE que premia os vencedores das mostras competitivas de Curtas Digitais, Curtas em 35mm e Longas-metragens. A “Calunga” representa a boneca carregada pela sacerdotisa dos cultos afro-brasileiros durante a apresentação do Maracatu. Dizem os estudiosos que ela faz parte desse ritual e cerimônias religiosas, onde ela recebe o nome de uma princesa e representa uma divindade expressando um objeto de força e proteção. Nos grupos tradicionais, a boneca é feita de madeira, mas também pode se confeccionada em tecido ou plástico. Nesta edição de 2022, renovamos a concessão da CALUNGA DE OURO aos homenageados do Festival. O troféu CALUNGA é uma criação da artista plástica Juliana Notari.

Acompanhe minha cobertura completa e diária sobre o festival,  aqui no site do Vertentes do Cinema.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CINE PE 2022

Leila Diniz

09 DE DEZEMBRO / SEXTA-FEIRA

ABERTURA OFICIAL DO CINE PE 2022
Hora: 19:30 h Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito com retirada de pulseira antecipada

MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2022
Hora: 19:30 h Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito com retirada de pulseira antecipada

MOSTRA HORS CONCURS

“A Vida Secreta de Delly” (PE), Documentário, Direção: Marlom Meirelles, 18’

HOMENAGEM ARTÍSTICA

Sérgio Rezende

MOSTRA HORS CONCURS

“Leila Para Sempre Diniz” (RJ), Documentário, Direção: Sérgio Rezende e Mariza Leão, 9’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS

“Vermelho Monet” (SP), Ficção, Direção: Halder Gomes,135’

10 DE DEZEMBRO / SÁBADO

ENTREVISTAS COLETIVAS DO HOMENAGEADO, DOS FILMES CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 09 DE DEZEMBRO
Hora: 9h Local: Hotel Beach Class Convention – Boa Viagem / Salão Bezerros
Coordenação: Edu Fernandes (Curador Cine PE- SP)
Acesso: Gratuito

SEMINÁRIOS – CINE PE 2022
Hora: 15h as 18h – Local: Hotel Beach Class Convention – Boa Viagem
Coordenação: Alfredo Bertini
Coordenação de Produção: Sérgio Fidalgo
Acesso: Gratuito
Tema: Cenários Econômicos, Políticos e Sociais para 2023: O que Será do Brasil?

Expositores:
– Economista e Prof. Edmar Bacha
– Ministro Cristóvam Buarque
– Governador Germano Rigotto

Mediadores:
– Economista e Prof. Yony Sampaio
– Economista e Prof. Marcos Formiga
– Historiadora e Prof. Marcília Gama.

MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2022
Hora: 19:30 h Local: Cinema São Luiz
Acesso: Gratuito com retirada de pulseira antecipada

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS

“Contos de Amor e Crime” (PE), Ficção, Direção: Natali Assunção, 16’
“Mormaço” (PE), Documentário, Direção: Carol Lima, 10’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

“Andrômeda” (DF), Ficção, Direção: Lucas Gesser, 14’
“Alexandrina – Um Relâmpago” (AM), Documentário, Direção: Keila Sankofa, 11’
“O Destino da Senhora Adelaide” (MG), Animação, Direção: Breno Alvarenga e Luiza Garcia, 5’
“Maria” (RS), Documentário, Direção: Guilherme Carravetta de Carli, 8’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS

“Aldeia Natal”(PR), Documentário, Direção: Guto Pasko, 98”

11 DE DEZEMBRO / DOMINGO

ENTREVISTAS COLETIVAS DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 10 DE DEZEMBRO
Hora: 9h Local: Hotel Beach Class Convention – Boa Viagem / Salão Bezerros
Coordenação: Edu Fernandes (Curador Cine PE- SP)
Acesso: Gratuito

SEMINÁRIOS – CINE PE 2022
Hora: 15:30h as 18h – Local: Hotel Beach Class Convention – Boa Viagem
Coordenação: Alfredo Bertini
Coordenação de Produção: Sérgio Fidalgo
Acesso: Gratuito
Tema: Políticas Públicas para a Cultura e o Audiovisual

MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2022
Hora: 19:30 h Local: Cinema São Luiz
Acesso: Gratuito com retirada de pulseira antecipada

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS

“Da Boca da Noite à Barra do Dia” (PE), Documentário, Direção: Tiago Delácio, 18’
“Último Dia” (PE), Ficção, Direção: Armando Lôbo, 12’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

“Fantasma Neon” (RJ), Ficção, Direção: Leonardo Martinelli, 20’
“Geruzinho” (SE), Documentário, Direção: Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, 14’
“Desejo e Necessidade” (PB), Ficção, Direção: Milso Roberto, 10’
“O Crime da Penha” (SP), Animação, Direção: Daniel Souza Ferreira e Dudu Marella, 6’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGENS NACIONAIS

“Gerais da Pedra” (MG), Documentário, Direção: Paulo Junior, Gabriel Oliveira e Diego Zanotti, 90’

12 DE DEZEMBRO / SEGUNDA-FEIRA

ENTREVISTAS COLETIVAS DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 11 DE DEZEMBRO
Hora: 9h Local: Hotel Beach Class Convention – Boa Viagem / Salão Bezerros
Coordenação: Edu Fernandes (Curador Cine PE- SP)
Acesso: Gratuito

MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2022
Hora: 19:30 h Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito com retirada de pulseira antecipada

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS

“Solum” (PE), Ficção, Direção: Vitória Vasconcellos, 15’
“A raiz de um” (PE), Animação, Direção: Pedro Henrique Lima, 6’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

“Benzedeira” (PA), Documentário, Direção: San Marcelo e Pedro Olaia, 15’
“Fragmentos de Gondwana” (PE), Documentário, Direção: Adalberto Oliveira, 17’
“Os pilotos do plano” (SP), Ficção, Direção: Bruna Lessa, 21’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGENS NACIONAIS

“Casa Izabel” (PR), Ficção, Direção: Gil Baroni, 84’

13 DE DEZEMBRO / TERÇA-FEIRA

ENTREVISTAS COLETIVAS DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 12 DE DEZEMBRO
Hora: 9h Local: Hotel Beach Class Convention – Boa Viagem / Salão Bezerros
Coordenação: Edu Fernandes (Curador Cine PE- SP)
Acesso: Gratuito

MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2022
Hora: 19:30 h Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito com retirada de pulseira antecipada

HOMENAGEM ARTÍSTICA

Bárbara Paz

MOSTRA HORS CONCURS

“Ato” (MG), Ficção, Direção: Bárbara Paz, 20’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

“Ensaio Sobre o Grito” (RS), Animação, Direção: Rafael Valles, 7’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGENS NACIONAIS

“Um Outro Francisco” (CE), Documentário, Direção: Margarita Hernández, 74’
“Rama Pankararu” (RJ), Ficção, Direção: Pedro Sodré, 98’

14 DE DEZEMBRO/ QUARTA-FEIRA

ENTREVISTAS COLETIVAS DO HOMENAGEADO, DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 13 DE DEZEMBRO
Hora: 9h Local: Hotel Beach Class Convention – Boa Viagem / Salão Bezerros
Coordenação: Edu Fernandes (Curador Cine PE- SP)
Acesso: Gratuito

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO
Hora: 19:30 h Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito com retirada de pulseira antecipada

PREMIAÇÃO

Entrega de Troféu Calunga de Prata aos vencedores do Cine PE 2022
Entrega dos prêmios das empresas parceiras do Cine PE 2022

Banner Vertentes Anuncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *