Tudo Sobre o Cine-PE 2023
O festival audiovisual de Pernambuco chega em sua 27ª edição com homenagens a Caio Blat e a L.C Barreto, dos produtores veteranos Lucy e Luiz Carlos Barreto
Por Clarissa Kuschnir
Com uma pouco menos de um ano desde sua última edição (leia minha cobertura completa aqui), o Cine-PE já tem data definida, no concorrido calendários de festivais de cinema no Brasil, depois de dois anos pandêmicos e com os festivais tendo que se adaptar ao chamado “novo normal”. O evento ocorrerá entre os dias 04 e 09 de setembro, na capital pernambucana. E esse ano (diferente da edição anterior), as exibições das mostras competitivas e o filme de abertura, ocorrerão exclusivamente presenciais no cinema do Teatro Parque.
Durante quase uma semana, o público poderá conferir seis longas da Mostra Competitiva Nacional, sete curtas da Mostra Pernambucana e treze curtas, da Mostra Nacional. E toda essa programação de graça. Sem contar que este ano, o Cine PE apresentará uma mostra paralela de curtas nacionais. A sessão matinê ocorrerá no feriado de 07 de setembro, no Cinema do Porto/Cinema da Fundação.
Os homenageados desse ano, que receberão o Calunga de Ouro são: o ator Caio Blat e a empresa L.C Barreto, dirigida pelos produtores Lucy e seu marido Luiz Carlos Barreto. Com um currículo de mais de 150 produções (entre ficções, documentários, minisséries e programas de TV) incluindo dois longas finalistas dom Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (O “Quatrilho” e “O Que é Isso Companheiro?”), a mais bem-sucedida e longínqua produtora completou recentemente 60 anos, cujo aniversário foi comemorado na tela do Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, na Mostra LC Barreto 60 Anos Filmando o Brasil, com curadoria de Adriana Rattes, Cavi Borges e Gabriel Carvalho. E presença diária da neta Júlia Barreto, além de Bruno Barreto e convidados mais que especiais, Dira Paes, Fernanda Torres, Edson Celulari, Patricia Pilar, Cacá Diegues, Walter Lima Jr. e tantos outros.
Baixe AQUI de forma gratuita o Catálogo Digital do Festival Cine-PE 2023
Já o ator Caio Blat, que começou sua carreira bem jovem na TV, participou de importantes produções da nossa cinematografia como: “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho, “Cama de Gato”, de Alexandre Stockler, “Carandiru”, de Hector Babenco, o polêmico “Baixio das Bestas”, de Cláudio Assis, o delicioso “Ponte Aérea” de Julia Rezende e recentemente dirigiu seu primeiro longa, “O Debate”, protagonizado por Paulo Betti e Débora Bloch. E que integra um dos diretores curadores do Festival de Cinema de Gramado. De acordo com Sandra Bertini, diretora do Cine-PE, Caio Blat foi o escolhido dessa edição pela “versatilidade e relevância de sua contribuição para o audiovisual”. “Ele é um jovem ator com uma trajetória muito bonita no cinema, na TV e no teatro. Tudo o que ele faz é com muita intensidade e muita entrega, e o festival entende que sua carreira merece ser exaltada”, complementa Sandra. Ainda na noite de homenagens, o festival traz para a tela do Teatro Parque o curta “Travessia”, protagonizado por Caio Blat. O filme dirigido por Gabriel Lima e roteirizado pela recifense Juliane Araújo foi selecionado pelo Short Film Corner, do Festival de Cannes e terá sua primeira exibição no Brasil, no Cine PE.
Além dos filmes, homenagens e debates com os realizadores, o festival ainda terá uma programação paralela com seminários, acontecendo em dois dias. Na quarta, dia 06 de setembro com o tema “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade”, mediado pelo economista Cristovan Buarque (DF), com a participação de Arthur Covatti (SP), Cícero Aragon (RS) e Victor Hill (CE). Já na sexta-feira, dia 08 de setembro, o produtor e advogado Henrique Freitas media o debate “A Importância dos Direitos Autorais para a Economia do Audiovisual”. Ambos os seminários, e os debates, acontecerão no Beach Class Convention.
Leia também:
Tudo Sobre a Mostra LC Barreto 60 Anos Filmando o Brasil no Rio de Janeiro
O filme de abertura do Cine PE, que traz este ano o tema “O Audiovisual é Nossa Natureza” será “Ainda Somos Os Mesmos”, do gaúcho Paulo Nascimento. O drama épico é protagonizado por Carol Castro e Edson Celulari. Os seis longas selecionados para a competição e que concorrerão ao Troféu Calunga são: “Frevo Michiles”, de Helder Lopes (PE); “Porto Príncipe”, de Maria Emília de Azevedo (RJ); “Agreste”, de Sérgio Roizenblit (SP); “Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia”, de José Carlos Arandiba “Zebrinha” (BA); “Chumbo”, de Severino Neto (MT); e “Entrelinhas”, de Guto Pasko (PR). A votação oficial do festival fica a cargo de um júri especializado escolhido pelo Cine PE além do voto do público, que poderá votar pelo site festivalcinepe.com.br
E esse ano, junto a cerimônia de encerramento, o festival irá entregar também os Troféus Calungas, dos vencedores do ano passado que infelizmente por problemas técnicos não puderam ser entregues. Dirigido há 27 anos por Sandra Bertini o 27º CinePE tem como curadores dos filmes dois profissionais ligados ao audiovisual: a crítica de cinema, jornalista, criadora e editora-chefe do site Nervos, Nayara Reynaud, e o crítico e programador do circuito Cine Materna, Edu Fernandes. “Nesse meu sexto ano à frente da curadoria, há muito o que celebrar. O CinePE reafirma seu papel como grande vitrine para o cinema nacional com a realização de uma mostra paralela, que celebra nossa cinefilia e oferece mais espaço para apresentar curtas de vários estados, com destaque para duas produções pernambucanas. Um desses destaques é o retorno do cineasta Leo Tabosa na mostra competitiva local, fortalecendo a ponte entre o festival e a classe realizadora pernambucana”, destaca Edu. E este ano, o festival, segundo a curadoria, recebeu 752 filmes inscritos (entre curtas e longas), superando o número de 2022, em que foram 731 inscritos.
O Troféu Calunga é oferecido aos vencedores das mostras competitivas de curtas e longas-metragens. A Calunga é a boneca carregada pela sacerdotisa dos cultos afro-brasileiros durante a apresentação do maracatu. Ela faz parte das cerimônias religiosas, onde recebe o nome de uma princesa e representa uma divindade, expressando um objeto de força e proteção. O Troféu Calunga é uma criação da artista plástica Juliana Notari. Os homenageados do Cine-PE são contemplados com a Calunga de Ouro e os filmes vencedores, com a Calunga de Prata.
De acordo com o regulamento do Cine-PE, são 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Atriz e Ator. Os filmes das Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Nacionais e Pernambucanos são julgados em dez categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte, Ator e Atriz.
Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas, no qual um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem em competição. Além de ser exibido na grade de programação, o vencedor recebe o Troféu Canal Brasil e um prêmio de R$ 15 mil. Por mais um ano, a entrada em todas as sessões será gratuita. Em comum acordo com a Prefeitura do Recife, gestora do Cinema do Teatro do Parque, a realizadora Sandra Bertini optou mais uma vez pela gratuidade, para “demarcar o cinema como um espaço de todos e para todos”. Durante o festival, a bilheteria do cinema estará aberta diariamente, a partir das 17h, para retirada dos ingressos. A distribuição das entradas estará sujeita à lotação da sala.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CINE-PE 2023
4 DE SETEMBRO (segunda-feira)
ABERTURA OFICIAL DO CINE PE 2023
Hora: 19h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito (retirar a pulseira na bilheteria duas horas antes do início da sessão)
MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2023
Hora: 19h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito (retirar a pulseira na bilheteria duas horas antes do início da sessão)
Mostra Hors-Concours
“Ainda Somos os Mesmos” (RS), Ficção, Direção: Paulo Nascimento, 90’
Mostra Competitiva de Longas-Metragens
“Frevo Michiles” (PE), Documentário, Direção: Helder Lopes, 84’
5 DE SETEMBRO (terça-feira)
ENTREVISTAS COLETIVAS COM OS REALIZADORES DOS LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 4 DE SETEMBRO
Hora: 9h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Coordenação: Edu Fernandes (Curador CINE PE – SP)
Acesso: Gratuito
MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2023
Hora: 19h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito (retirar a pulseira na bilheteria duas horas antes do início da sessão)
Homenagem Artística
Mais informações em breve
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos
“Depois do Sonho” (PE), Animação, Direção: Ayodê França, 9’
“Invasão ou Contatos Imediatos de Terceiro Mundo” (PE), Documentário, Direção: Hugo Barros Aquino e Maria Eduarda Soares Gazal, 22’
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais
“Eles não são estrangeiros” (SC), Ficção, Direção: Pedro Bughay, 12’
“Quintal” (BA), Animação, Direção: Mariana Netto, 15’
“Essa terra é meu quilombo” (AP), Documentário, Direção: Rayane Penha, 13’
“Moventes” (RN), Ficção, Direção: Jefferson Cabral, 11’
Mostra Competitiva de Longas-Metragens
“Porto Príncipe” (RJ), Ficção, Direção: Maria Emília de Azevedo, 90’
6 DE SETEMBRO (quarta-feira)
ENTREVISTAS COLETIVAS COM OS REALIZADORES DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 5 DE SETEMBRO
Hora: 9h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Coordenação: Edu Fernandes (Curador CINE PE – SP)
Acesso: Gratuito
ENTREVISTA COLETIVA COM HOMENAGEADO
Mais informações em breve.
Hora: 11h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Coordenação: Edu Fernandes (Curador CINE PE – SP)
Acesso: Gratuito
SEMINÁRIO CINE PE 2023
Hora: 14h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Acesso: Gratuito
Tema: “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade”
Moderador: Cristovam Buarque (economista – Brasília, DF)
Expositores:
- Arthur Covatti (empreendedor em tecnologia – São José dos Campos, SP)
- Cícero Aragon (empreendedor audiovisual, Box Brazil – Tecnopuc – Porto Alegre, RS)
- Victor Hill (empreendedor de projetos educacionais, CE)
MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2023
Hora: 19h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito (retirar a pulseira na bilheteria duas horas antes do início da sessão)
Homenagem Institucional
Mais informações em breve.
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos
“Mestra Juditaenga” (PE), Documentário, Direção: Daniel Edmundson e Tuca Siqueira, 5’
“Quebra Panela” (PE), Ficção, Direção: Rafael Anaroli, 17’
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais
“Procuro teu auxílio para enterrar um homem” (ES), Ficção, Direção: Anderson Bardot, 20’
“Instante” (DF), Ficção, Direção: Paolo Veiga, 15’
“Cadim” (SP), Animação, Direção: Luiza Pugliesi Villaça, 6’
Mostra Competitiva de Longas-Metragens
“Agreste” (SP), Ficção/Drama, Direção: Sérgio Roizenblit, 104’
7 DE SETEMBRO (quinta-feira)
ENTREVISTAS COLETIVAS COM OS REALIZADORES DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 6 DE SETEMBRO
Hora: 9h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Coordenação: Edu Fernandes (Curador CINE PE – SP)
Acesso: Gratuito
ENTREVISTA COLETIVA COM HOMENAGEADO
Mais informações em breve.
Hora: 11h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Coordenação: Edu Fernandes (Curador CINE PE – SP)
Acesso: Gratuito
MOSTRA PARALELA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS – SESSÃO MATINÊ
Hora: 14h00
Local: Cinema do Porto / Cinema da Fundação (Rua Cais do Apolo, 222, 16º andar – Bairro do Recife)
Acesso: Gratuito
“A última vez que saímos do armário” (MG), Ficção, Direção: Bruno Tadeu, 13’
“Apocalypses Repentinos” (CE), Ficção, Direção: Pedrokas, 17’
“Bizarros Áudios” (CE), Documentário, Direção: Diego Akel, 9’
“Contraplano” (BA), Documentário, Direção: Débora Bukanowsky , 7’
“Geração Cinemateca” (PR), Documentário, Direção: Miriam Karam, 22’
“Papel de Parede” (PE), Documentário, Direção: Duda Cavalcanti, 18’
“Quem me quer?” (PE), Documentário, Direção: Tiago Pinheiro, 15’
MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2023
Hora: 19h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito (retirar a pulseira na bilheteria duas horas antes do início da sessão)
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos
“Coração da Mata” (PE), Documentário, Direção: Camila Martins, 22’
“Alto do Céu” (PE), Ficção, Direção: Leo Tabosa, 16’
“Filhos Ausentes” (PE), Ficção, Direção: Jansen Barros e Virgínia Guimarães, 07’52”
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais
“Céu” (PB), Documentário, Direção: Valtyennya Pires, 15’
“Única Saída” (RJ), Ficção, Direção: Sérgio Malheiros, 11’
“Eu nunca contei a ninguém” (PE), Animação, Direção: Douglas Duan, 11’
“Fossilização” (RJ), Ficção, Direção: João Folharini, 9’
Mostra Competitiva de Longas-Metragens
“Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia” (BA), Documentário, Direção: José Carlos Arandiba “Zebrinha”, 84’
8 DE SETEMBRO (sexta-feira)
ENTREVISTAS COLETIVAS COM OS REALIZADORES DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 7 DE SETEMBRO
Hora: 9h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Coordenação: Edu Fernandes (Curador CINE PE – SP)
Acesso: Gratuito
SEMINÁRIO CINE PE 2023
Hora: 14h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Acesso: Gratuito
Tema: “A Importância dos Direitos Autorais para a Economia do Audiovisual”
Moderador: Henrique Freitas (produtor e advogado – RS)
Expositores:
- Marcelo Nastri (chefe da Arrecadação de Direitos Audiovisuais da Argentores – Argentina)
- Victor Drummond (Interartis – RJ)
- Thiago Dottori (GEDAR – SP)
MOSTRAS DE FILMES DO CINE PE 2023
Hora: 19h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito (retirar a pulseira na bilheteria duas horas antes do início da sessão)
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais
“Virtual Genesis” (DF), Ficção, Direção: Arthur B. Senra, 8’
“Solidariedade” (SP), Documentário, Direção: Fernanda Pessoa, 9’
Mostra Competitiva de Longas-Metragens
“Chumbo” (MT), Documentário, Direção: Severino Neto, 70’
“Entrelinhas” (PR), Ficção, Direção: Guto Pasko, 94’
9 DE SETEMBRO (sábado)
ENTREVISTAS COLETIVAS COM OS REALIZADORES DOS CURTAS E LONGAS-METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 8 DE SETEMBRO
Hora: 9h00
Local: Hotel Beach Class Convention (Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem)
Coordenação: Edu Fernandes (Curador CINE PE – SP)
Acesso: Gratuito
SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO
Hora: 19h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Gratuito (retirar a pulseira na bilheteria duas horas antes do início da sessão)
Premiação
Entrega de Troféu Calunga de Prata aos vencedores do Cine PE 2022
Entrega de Troféu Calunga de Prata aos vencedores do Cine PE 2023
Entrega dos prêmios das empresas parceiras do Cine PE 2023
18 DE SETEMBRO (segunda-feira)
MOSTRA INFANTIL DE CINEMA DO CINE PE 2023
Hora: 14h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Inscrição prévia da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife (alunos da rede pública de ensino)
“Sapatinho Vermelho e os sete anões” (BR), Animação, Direção: Hong Sung-Ho, 92’
19 DE SETEMBRO (terça-feira)
MOSTRA INFANTIL DE CINEMA DO CINE PE 2023
Hora: 14h00
Local: Cinema do Teatro do Parque
Acesso: Inscrição prévia da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife (alunos da rede pública de ensino)
“Ainbo – A Guerreira da Amazônia” (BR), Animação, Direção: Richard Claus e José Zelada, 84’
SERVIÇO
De 4 a 9 de setembro de 2023
SESSÕES
Cinema do Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife-PE)
A partir das 19h00
Entrada gratuita
www.festivalcinepe.com.br
COLETIVAS
Hotel Beach Class Convention (R. Maria Carolina, 661 – Boa Viagem – Recife – PE)
(81) 3201-7000
A partir das 9h00
Entrada gratuita
SEMINÁRIOS
Hotel Beach Class Convention (R. Maria Carolina, 661 – Boa Viagem – Recife – PE)
(81) 3201-7000
A partir das 14h00
Entrada gratuita
“Juventude Empreendedora e Sustentabilidade”
6 de setembro, das 14h às 17h
“A Importância dos Direitos Autorais para a Economia do Audiovisual”
8 de setembro, das 14h às 17h
MOSTRA PARALELA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS
7 de setembro, às 14h, no Cinema do Porto / Cinema da Fundação (Rua Cais do Apolo, 222, 16º andar – Bairro do Recife – Recife – PE)
MOSTRA INFANTIL
18 e 19 de setembro, às 14h, no Cinema do Teatro do Parque
Escolas Públicas da Prefeitura da Cidade do Recife