Mostra Um Curta Por Diq mes 13

Tudo Sobre a segunda edição da Mostra Quem Quer Queer?

Quem Quer Queer 2024

Tudo Sobre a segunda edição da Mostra Quem Quer Queer?

Como parte da celebração do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a seleção, que inclui mais de 20 filmes icônicos, acontece de 26/06 até 05/07

Por Fabricio Duque

Anteriormente, a origem da palavra Queer significava tom pejorativo para descrever homossexuais do passado que tinham “desejos estranhos e peculiares” e que se vestiam de forma “diferente dos normais”. Hoje a comunidade LGBTQIAPN+ resolveu se apoderar do termo para ressignifica-lo como uma representação de uma identidade e uma teoria comportamental. Para que assim pudesse “consertar” a própria história, recuperar o orgulho de ser o que se deseja ser (sem preocupações formais em ter que se adequar à nada, nem ninguém), e renascer uma palavra. Ao fazer isso, todo uma homofobia estrutural é colocada à prova, especialmente por não mais esconder corpos, atitudes, amores, fetiches sexuais. Cada um aqui neste novo Queer é livre para agir, pensar, ser e estar. E no mês de junho, o do Orgulho mais arco-íris que existe, o Estação Net Botafogo, traz a segunda edição da Mostra Quem Quer Queer? (leia aqui tudo o que aconteceu na primeira edição), com mais de vinte obras selecionadas para compor um riquíssimo catálogo de representatividade. 

A Mostra Quem Quer Queer? começa hoje, dia 26 de junho e segue até dia 05 de julho. Filmes pioneiros, contemporâneos, de diferentes países e épocas, sobre as mais distintas possibilidades de ser e desejar. A programação é uma aula de cultura Queer. “Teorema” (Pier Paolo Pasolini, 1968); “O Funeral das Rosas” (Toshio Matsumoto, 1969); “Pink Flamingos” (John Waters, 1972); “Caravaggio” (Derek Jarman, 1986); “A Lei do Desejo” (Pedro Almodóvar, 1986); “Paris is Burning” (Jennie Livingston, 1990); “Priscilla, a Rainha do Deserto” (Stephan Elliott, 1994); “Nunca Fui Santa” (Jamie Babbit, 1999); “E Sua Mãe Também” (Alfonso Cuarón, 2001); “Cidade dos Sonhos” (David Lynch, 2001); “Blue” (Hiroshi Ando, 2002); “Mistérios da Carne” (Gregg Araki, 2004); “O Segredo de Brokeback Mountain” (Ang Lee, 2005); “Lírios d’Água” (Céline Sciamma, 2007); “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014); “Tangerina” (Sean Baker, 2015); “Colegas de Classe” (Shouko Nakamura, 2016); “Toda Noite Estarei Lá” (Tati Franklin e Suellen Vasconcelos, 2023); “Orlando, Minha Biografia Política” (Paul Preciado, 2023), este último o filme de abertura e inédito nos cinemas cariocas. 

A Mostra Quem Quer Queer? inclui também colaboração com a Cinelimite, o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC) e a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), o estação tem o prazer de exibir dentro da mostra Quem Quer Queer? no dia , em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIAPN+ A Onda de Filmes Queer em Super-8 da Paraíba. 

A abertura da mostra Quem Quer Queer? conta com a pré-estreia de “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul Preciado, justamente a primeiríssima empreitada da retomada da distribuidora Filmes do Estação. O premiado documentário, que entra em cartaz dia 4 de julho. O Grupo Estação disse: ”Contamos bastante com o apoio de vocês para engajarem a comunidade a fim de que tenhamos mais uma bem sucedida mostra ocorrendo no Estação NET Botafogo, depois do arrasa-quarteirões que foi a “Eu Sei Que Vou Te Amar”!”. E reforçou que também acontecerá a Mini-Mercadona, de quinta a domingo, das 17h às 22h, no corredor do cinema Net Botafogo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEGUNDA EDIÇÃO DA MOSTRA QUEM QUER QUEER? 

Caravaggio

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO – Sala 1

Quarta, 26/06

21h – Orlando, Minha Biografia Política

Quinta, 27/06

14h – Teorema

16h – Caravaggio

17h55 – Colegas de Classe

19h15 – Nunca Fui Santa

21h – Cidade dos Sonhos

Sexta, 28/06

11h – Orlando, Minha Biografia Política (NET Rio)

14h – A Lei do Desejo

16h – O Funeral das Rosas

18h05 – Tangerina

19h55 – E Sua Mãe Também

22h – Pink Flamingos

23h59 – Crash: Estranhos Prazeres

Sábado, 29/06

11h – O Funeral das Rosas (NET Rio)

14h – Nunca Fui Santa

15h45 – Lírios D’Água

17h40 – Blue

19h55 – Mistérios da Carne

22h – Paris Is Burning

23h59 – Ligadas pelo Desejo

Domingo, 30/06

14h – Cidade dos Sonhos

16h50 – Batguano

18h25 – Priscilla, a Rainha do Deserto

20h30 – O Segredo de Brokeback Mountain

Segunda, 01/07

14h30 – Caravaggio

16h25 – Blue

18h50 – A Lei do Desejo

21h – A Bela da Tarde

Terça, 02/07

14h – E Sua Mãe Também

16h20 – Teorema

18h15 – Lírios d’Água

20h – Orlando, Minha Biografia Política

Quarta, 03/07

14h – Tangerina

15h50 – Mistérios da Carne

18h – Batguano

19h40 – Colegas de Classe

21h – Filmes Queer em Super-8 na Paraíba

Quinta, 04/07

21h –  Novos Filmes Queer

Sexta, 05/07

21h –  Toda Noite Estarei Lá

ESTAÇÃO NET GÁVEA

Sábado, 06/07

14h30 – Ligadas Pelo Desejo, das Irmãs Wachowski, com 105 min.

16h35 – Nunca Fui Santa, de Jamie Babbit, com 84 min.

18h30 – Crash: Estranhos Prazeres, de David Cronenberg, com 100 min.

20h30 – Cidade dos Sonhos, de David Lynch, com 147 min.

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES DOS FILMES

A Bela da Tarde

Sinopse: Séverine é uma burguesa casada com o doutor Pierre, que passa suas tardes trabalhando no bordel de Madame Anaïs.

Direção: Luis Buñuel

Com: Catherine Deneuve, Jean Sorel e Michel Piccoli

França, 1967, 101 min, Drama, 16 anos, Belle de Jour

Teorema 

Sinopse: Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante, que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma.

Direção: Pier Paolo Pasolini

Com: Terence Stamp, Anne Wiazemsky, Laura Betti e Massimo Girotti 

Itália, 1968, 95 min, Drama, 18 anos, Teorema

O Funeral das Rosas 

Sinopse: Mergulhe no deslumbrante mundo noturno de drag queens e divas fabulosas do Japão nos anos 1960.

Direção: Toshio Matsumoto

Com: Chieko Kobayashi, Don Madrid e Emiko Azuma

Japão, 1969, 107 min, Drama, 14 anos, Bara no Sôretsu

Pink Flamingos

Sinopse: Divine, seu louco filho hippie Crackers e sua obesa mãe ostentam honrosa e orgulhosamente o título de “pessoas mais imundas do mundo”.

Direção: John Waters

Com: Divine, David Lochary, Mary Vivian Pearce e Mink Stole

EUA, 1972, 93 min, Comédia, 18 anos, Pink Flamingos

Caravaggio

Sinopse: A história da curta existência do extraordinário pintor desde sua infância, passando pelos seus primeiros traumas, exibindo as contradições entre as suas crenças religiosas e sua identidade sexual, a paixão pela arte e pelos seus modelos.

Direção: Derek Jarman

Com: Nigel Terry, Sean Bean, Garry Cooper e Dexter Fletcher

Reino Unido, 1986, 93 min, Romance/Drama, 14 anos, Caravaggio

A Lei do Desejo 

Sinopse: Pablo Quintero é um diretor de teatro homossexual. Ele é apaixonado por Juan Bermúdez, mas sua paixão não é correspondida. Tina é sua irmã. Ela é atriz e estrela o monólogo “A Voz Humana”, de Jean Cocteau. Pablo está escrevendo o roteiro de um filme, que será estrelado pela irmã. Enquanto isso ela decide adotar Ada, cuja mãe viajou. Há ainda Antonio Benitez, jovem de classe média alta que tem dificuldades em assumir sua homossexualidade e sempre está em torno de Pablo.

Direção: Pedro Almodóvar

Com: Miguel Molina, Agustín Almodóvar, Antonio Banderas e Alfonso Vallejo 

Espanha, 1986, 102 min, Drama, 16 anos, La Ley del Deseo

Paris is Burning 

Sinopse: Este premiado e antológico documentário explora a cena dos Ballrooms de New York na segunda metade dos anos 1980. Criada pela população LGBT de origem afro-latina, essa subcultura é explorada em todos os seus aspectos e reflexões, tendo como foco alguns personagens marcantes de uma cena que ainda vive, desde o final dos anos 1950 até o nosso tempo. Esse filme é considerado um marco na visibilidade da população LGBT nos EUA, sendo pioneiro em mostrar a realidade crua misturada à cultura vibrante e criativa da cena dos Balls de New York. Por isso, ele é tomado por boa parte dos LGBT estadunidenses como um guia fundamental de auto-consciência histórica e cultural.

Direção: Jennie Livingston

Com: Dorian Corey, Shari Headley e Pepper LaBeija 

EUA, 1990, 77 min, Documentário, 16 anos, Paris Is Burning

Priscilla, a Rainha do Deserto 

Sinopse: Terence Stamp, Hugo Weaving e Guy Pearce são três drag queens que viajam pelo deserto australiano apresentando um divertido show. O transporte é um ônibus caindo ao pedaços batizado de ”Priscila”. A empolgante trilha sonora traz músicas dos anos 1980 na voz de grupos icônicos como Abba e Village People, ou cantoras como Charlene, Patti Page e Gloria Gaynor.

Direção: Stephan Elliott

Com: Guy Pearce, Hugo Weaving e Terence Stamp 

Austrália/Reino Unido, 1994, 104 min, Comédia/Música, 14 anos, The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert 

Crash: Estranhos Prazeres

Sinopse: Após sofrer um acidente de carro, James desenvolve uma atração sexual por Helen, uma das vítimas do desastre. Através dela, conhece um grupo de fetichistas que reconstituem famosos desastres automobilísticos em busca de prazer.

Direção: David Cronenberg

Com: James Spader, Andras Hamori, Chris Auty, David Cronenberg e Marilyn Stonehouse

Canadá, 1996, 100 min, Drama, 18 anos, Crash

Ligadas Pelo Desejo 

Sinopse: Cansada de ser espancada por seu marido, o chefão da Máfia, uma mulher se envolve com uma ex-presidiária com quem troca juras de amor. Mas para conseguirem a liberdade, precisam armar um plano para matar o bandido e fugir com todo o seu dinheiro.

Direção: Irmãs Wachowski

Com: Gina Gershon, Joe Pantoliano, Jennifer Tilly, Barry Kivel, Christopher Meloni, Gene Borkan e Ivan Kane

EUA, 1996, 105 min, Drama/Suspense, 18 anos, Bound

Nunca Fui Santa

Sinopse: Megan é uma garota bastante popular na escola, líder de torcida e namorada do jogador mais bonito e famoso do colégio. Parte de uma família bastante conservadora, Megan se esforça para desempenhar seu papel de garotinha americana, muito embora não aprecie os beijos do namorado e colecione recortes de garotas de biquíni. Seus pais, só para garantir, contratam os serviços da clínica “Caminhos Verdadeiros”, dedicada a colocar mocinhas e rapazes meio estranhos na linha. O que deveria ser uma jornada de “cura” se transforma em uma interessante experiência de descoberta para Megan.

Direção: Jamie Babbit

Com: Natasha Lyonne, Clea DuVall, Brandt Wille, Bud Cort e Cathay Moriarty

EUA, 1999, 84 min, Comédia/Drama, 16 anos, But I’m a Cheerleader

E Sua Mãe Também

Sinopse: Julio e Tenoch são dois adolescentes que, junto com Luisa, uma mulher mais velha, embarcam em uma jornada para uma praia paradisíaca. Em uma viagem de carro pelo México, os três acabam se envolvendo e aprendem muito sobre si mesmos e suas relações.

Direção: Alfonso Cuarón

Com: Diego Luna, Gael García Bernal e Maribel Verdú

México, 2001, 106 min, Romance/Drama, 16 anos, Y Tu Mamá También

Cidade dos Sonhos 

Sinopse: Após um acidente de carro que lhe causa amnésia, uma mulher, acompanhada de uma aspirante a atriz procuram por pistas e respostas na cidade de Los Angeles, em uma estranha aventura em que sonhos e realidade se misturam.

Direção: David Lynch

Com: Naomi Watts, Laura Elena Harring, Justin Theroux, Ann Miller e Robert Forster 

EUA/França, 2001, 147 min, Drama/Mistério, 16 anos, Mulholland Dr.

Blue

Sinopse: Em uma pequena cidade litorânea do Japão, Kayako Kirishima, uma estudante do último ano do Ensino Médio, convida a calada colega Masami Endou para almoçar. Masami foi suspensa da escola e repetiu de ano por um motivo desconhecido por todos. A amizade das duas aos poucos evolui para um relacionamento amoroso. Até que chega o momento em que Masami volta para Tóquio sem dar maiores explicações.

Direção: Hiroshi Ando

Com: Asami Imajuku, Ayano Nakamura e Jun Murakami

Japão, 2002, 116 min, Drama, 14 anos, Blue

Mistérios da Carne 

Sinopse: Aos 8 anos, Brian Lackey acordou do lado de fora de sua casa com o nariz sangrando, sem ter ideia de como tinha chegado lá. Depois do incidente ele nunca mais foi o mesmo: tem medo do escuro, urina na cama e é assombrado por pesadelos. Agora, aos 18 anos, ele acredita ter sido abduzido por alienígenas. Neil McComick, também de 18 anos, é um adorável forasteiro, o rapaz que todos admiram a distância. Quando seus caminhos se cruzam, eles descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas não são o que parecem.

Direção: Gregg Araki 

Com: Brady Corbet, Bill Sage, Joseph Gordon-Levitt e Billy Drago 

EUA, 2004, 105 min, Drama, 18 anos, Mysterious Skin 

O Segredo de Brokeback Mountain  

Sinopse: Jack Twist e Ennis Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

Direção: Ang Lee

Com: Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Anna Faris, Michelle Williams e Randy Quaid

Canadá/EUA, 2005, 134 min, Drama/Romance, 14 anos, Brokeback Mountain 

Lírios d’Água

Sinopse: Subúrbio de Paris, durante o verão. Marie, Anne e Floriane são amigas e têm 15 anos. Elas praticam nado sincronizado e, enquanto convivem pelos corredores e vestiários da academia, começam a ter os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência.

Direção: Céline Sciamma

Com: Paulien Acquart, Louisse Blachère, Adele Haenel, Barbara Renard, Alice de Lencquesaing e Christelle Baras

França, 2007, 85 min, Drama, 14 anos, Naissance des Pieuvres

Batguano

Sinopse: Em um futuro sombrio, os inseparáveis Batman e Robin moram em um trailer afastado. Repentistas punk-rock, eles constatam que o planeta Terra ficou pequeno demais para sua perfeição, genialidade e potência, e decidem encontrar seu lugar nas galáxias.

Direção: Tavinho Teixeira

Com: Everaldo Pontes e Tavinho Teixeira

Brasil, 2014, 75 min, Ficção Científica, 14 anos, Batguano

Tangerina

Sinopse: Após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga saem em busca do traidor e sua nova amante para se vingar.

Direção: Sean Baker

Com: Kitana Kiki Rodriguez, Mya Taylor e Karren Karagulian

EUA, 2015, 87 min, Comédia/Drama, 16 anos, Tangerine

Colegas de Classe

SInopse: A história começa numa aula de música quando, durante o ensaio do coral para o festival escolar, Hikaru Kusakabe percebe que o estudante de honra da escola, Rihito Sajō, não está cantando. De início, ele pensa que o estudante simplesmente não gosta de cantar, até encontrar Rihito ensaiando numa sala vazia na escola.

Direção: Shouko Nakamura

Com: Kenji Nojima e Hiroshi Kamiya

Japão, 2016, 61 min, Romance, 12 anos, Doukyuusei

Orlando, Minha Biografia Política

Sinopse: Em 1928; Virginia Woolf escreveu “Orlando”; o primeiro romance em que o personagem principal muda de sexo no meio da história. Um século depois; o escritor e ativista trans Paul B. Preciado decide enviar uma carta cinematográfica à autora: seu Orlando saiu da ficção e vive como ela jamais poderia ter imaginado. Preciado organiza um teste de elenco e reúne 26 pessoas trans e não binárias; de oito a 70 anos de idade; que encarnam o protagonista. Vencedor do Teddy Award e do Prêmio Especial do Júri da mostra Encounters no Festival de Berlim 2023.

Direção: Paul B. Preciado

França, 2023, 98 min, Documentário, 14 anos, Orlando, ma biographie politique


SERVIÇO

16 reais a unidade das sessões regulares. 18 reais os Filmes da Meia-Noite e as matinês. Pacotes de ingressos (7 ingressos a 12 cada e 14 ingressos a 11 cada) disponíveis na bilheteria local do Estação NET Botafogo

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta