Mostra Um Curta Por Dia 2025

Marcelo Ikeda ministra curso na Mostra do Filme Livre em SP

Marcelo Ikeda ministra curso na Mostra do Filme Livre em São Paulo

Professor, cineasta e crítico de cinema Marcelo Ikeda ministra curso Das Garagens para o Mundo dentro da Programação da Mostra do Filme Livre em São Paulo 

Por Clarissa Kuschnir

A Mostra do Filme Livre chegou em sua 21 ª edição neste ano de 2025. Em janeiro como é a tradição, ela ocorreu no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (leia aqui a matéria completa sobre a Mostra no Rio de Janeiro). Na versão paulistana, ela também se estendeu no CCBB desde o começo deste mês trazendo 170 títulos.  Além das exibições a mostra trouxe debates, cabines livres e sessões acessíveis. E para encerrar o ciclo, o evento traz o curso Das Garagens para o Mundo do crítico, escritor e professor de cinema da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Ikeda. 

Com base no livro homônimo lançado recentemente pelo autor, o curso investiga as origens e características de uma geração de cineastas livres, que transformou o cinema brasileiro entre 2005 e 2015, entre os quais destacam-se cineastas como Adirley Queirós, Affonso Uchoa, Gabriel Mascaro, Marco Dutra e Juliana Rojas, Petrus Cariry, Allan Ribeiro, e coletivos como Teia (MG), Alumbramento (CE), Filmes a Granel (PB) e Símio/Trincheira (PE). O curso parte da seguinte pergunta: como uma geração de artistas consegue legitimação em seu meio? O livro examina os condicionantes históricos que permitiram que um conjunto de realizadores que começaram “nas garagens” pudesse se tornar reconhecido dentro do campo institucionalizado de legitimação do cinema brasileiro contemporâneo.

O curso é gratuito e começa na próxima quarta 26 com término no dia 28. A duração é de 12 horas (4 horas por dia) sempre da 13h30 às 17h30. Não esquecendo que a mostra continua durante essa semana (com exceção na terça, que o museu não abre).

Para mais informações e inscrições basta acessar: https://ingressos.ccbb.com.br/ideias-21a-mostra-de-filme-livre-curso-garagens-para-o-mundo__2473

Deixe uma resposta