Marcelo Ikeda ministra curso na Mostra do Filme Livre em São Paulo
Professor, cineasta e crítico de cinema Marcelo Ikeda ministra curso Das Garagens para o Mundo dentro da Programação da Mostra do Filme Livre em São Paulo
Por Clarissa Kuschnir
A Mostra do Filme Livre chegou em sua 21 ª edição neste ano de 2025. Em janeiro como é a tradição, ela ocorreu no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (leia aqui a matéria completa sobre a Mostra no Rio de Janeiro). Na versão paulistana, ela também se estendeu no CCBB desde o começo deste mês trazendo 170 títulos. Além das exibições a mostra trouxe debates, cabines livres e sessões acessíveis. E para encerrar o ciclo, o evento traz o curso Das Garagens para o Mundo do crítico, escritor e professor de cinema da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Ikeda.
Com base no livro homônimo lançado recentemente pelo autor, o curso investiga as origens e características de uma geração de cineastas livres, que transformou o cinema brasileiro entre 2005 e 2015, entre os quais destacam-se cineastas como Adirley Queirós, Affonso Uchoa, Gabriel Mascaro, Marco Dutra e Juliana Rojas, Petrus Cariry, Allan Ribeiro, e coletivos como Teia (MG), Alumbramento (CE), Filmes a Granel (PB) e Símio/Trincheira (PE). O curso parte da seguinte pergunta: como uma geração de artistas consegue legitimação em seu meio? O livro examina os condicionantes históricos que permitiram que um conjunto de realizadores que começaram “nas garagens” pudesse se tornar reconhecido dentro do campo institucionalizado de legitimação do cinema brasileiro contemporâneo.
O curso é gratuito e começa na próxima quarta 26 com término no dia 28. A duração é de 12 horas (4 horas por dia) sempre da 13h30 às 17h30. Não esquecendo que a mostra continua durante essa semana (com exceção na terça, que o museu não abre).
Para mais informações e inscrições basta acessar: https://ingressos.ccbb.com.br/ideias-21a-mostra-de-filme-livre-curso-garagens-para-o-mundo__2473