Anuncie no Vertentes do Cinema

Editorial da Semana | 01 de outubro de 2020

Estreias e Dicas desta quinta-feira

Por Redação

Nós sabemos que a crise pandêmica do Covid-19 afetou a todos sem exceção. De um lado, vidas humanas precisando ser protegidas. Do outro, a indústria que necessita do mercado em movimento para funcionar e não falir. Contudo, o que nós descobrimos neste confinamento, “vendido como uma reinvenção” (do próprio ser enquanto indivíduo social), foi que cada vez o mundo busca igualar pessoas a uma máquina, em que tempo, espaço e funcionalidade estão amalgamadas. Sim, é compreensível o cenário atual: surreal e de caos “terremoto”. Hoje, dia 01/10, os cinemas serão reabertos (assim como todas as bombonière). A ação de retorno ao “novo normal” (termo cunhado na quarentena) representa uma escolha delicada. Com os bares, praias, estádios, tudo liberado, por que não os cinemas, se há quem diga que de todos é o lugar mais seguro? Só que o contudo do contudo mostra que ontem, dia 30/09, mais de 800 pessoas por dia ainda morrem de Covid. Dentro desse meteoro de sentimentos controversos, o que fazer? Perguntas essas que as estatísticas só mostrarão quatorze dias depois (tempo de incubação do vírus letal). Se nós do site concordamos com a reabertura? Não. Achamos imprudência? Sim. Mas entendemos a necessidade de que os cinemas precisam manter empregos se o poder público não age? Sim, totalmente. Assim, só devemos mesmo deixar que cada um com seu livre arbítrio possa decidir o que for melhor. Com ou sem as ideias da fábula (agora mais que real e possível) do livro “Ensaio Sobre a Lucidez”, de José Saramago. A Revista Semanal do Vertentes traz dicas e novidades do que não perder. Agora com a sessão Estreias (que “volta à vida” e ao “novo normal”.

CURTA DA SEMANA

MURO DAS VERTENTES

ASSISTA AQUI. Curta inédito e exclusivo. Produzido para os 08 anos do Vertentes do Cinema. Uma performance JudoDance de Patricia Niedermeier e Cavi Borges. Realizado em setembro de 2016.

EM CASA

CORPO ELÉTRICO

(2017, Brasil, 94 minutos, de Marcelo Caetano, CRÍTICA AQUI). Elias (Kelner Macêdo) é assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários. Disponível até 17 de outubro de 2020 no Mubi.

SELEÇÃO ESPECIAL CINEMATECA FRANCESA

A IDADE DO OURO 

ASSISTA AQUI (L’Âge d’or, 1930, França, 6 minutos, silencioso, de Luis Buñuel). Com Gaston Modot, Lya Lys. Conjunto de filmagens originais de The Golden Age não incluído na edição final. A restauração 4K do filme L’Âge d’or foi realizada em 2019 pela Cinémathèque française e o Centre Pompidou (MNAM-CCI / Serviço de Cinema Experimental) com o apoio da Pathé e da casa de champanhe Piper-Heidsieck, patrocinadores da Cinémathèque française. O trabalho foi realizado no laboratório Hiventy para a imagem e no estúdio L. E. Diapason para o som usando a imagem original de nitrato e negativos de som e os elementos de salvaguarda mantidos nas duas instituições. Apresentamos aqui um conjunto de fragmentos encontrados do filme sobre suporte de nitrato original (negativo da câmera e cópia positiva) das coleções da Cinémathèque francesa. “Para mim foi também – e acima de tudo – um filme de amor louco, um impulso irresistível que se lança um ao outro, sejam quais forem as circunstâncias, um homem e uma mulher que não podem nunca se unam”, Luis Buñuel, Meu último suspiro.

ESTREIAS NOS CINEMAS

(clique AQUI ou na foto e leia as críticas dos filmes)

Alice Junior

Editorial da Semana | 01 de outubro de 2020

NOTÍCIAS RELACIONADAS À REABERTURA DOS CINEMAS

Estação Net Cinema divulga programação completa de reabertura

Cinema Open Air na Barra da Tijuca exibe 30 filmes na programação de reabertura

COBERTURA DIÁRIA DO FESTIVAL É TUDO VERDADE 2020

(clique AQUI ou na foto e acompanhe tudo)

TUDO SOBRE A MOSTRA DE TIRADENTES | SP 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Perifericu

OS VENCEDORES DO FESTIVAL DE GRAMADO 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

TUDO SOBRE O CINDIE FESTIVAL 2020

(clique AQUI ou na foto e saiba tudo)

Editorial da Semana | 01 de outubro de 2020

CINEMA EM CONVERSAS 19

Toda sexta-feira às 22:00 no youtube Lume Filmes Oficial tem o programa CINEMA EM CONVERSAS com Frederico Da Cruz Machado, Marco Fialho e Fabricio Duque. No dia 02/10, nós encontraremos ZERO DE CONDUTA, de Jean Vigo.

Enquanto o programa inédito (e ao vivo) não começa, confira os anteriores:

#01: A HORA DO LOBO, de Ingmar Bergman 
#02: A LIBERDADE É AZUL, de Krzysztof Kieślowski
#03: QUERELLE, de 
Rainer Werner Fassbinder
#04: CIDADÃO KANE, de Orson Welles
#05: CLEO DE 5 AS 7, de Agnès Varda
#06: FAÇA A COISA CERTA, de Spike Lee
#07: AS DIABÓLICAS, de Henri-Georges Clouzot
#08: S. BERNARDO, de Leon Hirszman
#09: VELUDO AZUL, de David Lynch
#10: ASAS DO DESEJO, de Win Wenders
#11: VIVER, de Akira Kurosawa
#12: MORTE EM VENEZA, de Luchino Visconti
#13: QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, de Billy Wilder
#14: O ANJO EXTERMINADOR, de Luis Buñuel
#15: PAISAGEM NA NEBLINA, de Théo Angelopoulos
#16: DANÇANDO NO ESCURO, de Lars von Trier
#17: A HORA DA ESTRELA, de Susana Amaral
#18: LANTERNAS VERMELHAS, de Zhāng Yìmóu

ASSISTA AO FILME

INSCREVA-SE YOUTUBE VERTENTES DO CINEMA

(clique AQUI ou na foto e fique conectado nas novidades)

Editorial da Semana | 01 de outubro de 2020

CINECLUBE RECINE #07

LIVE CINECLUBE RECINE #05

LIVE CURTA DA SEMANA

Editorial da Semana | 01 de outubro de 2020

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *