Mostra Um Curta Por Dia Marco mes 9

BrLab de financiamento internacional tem inscrições abertas até 20 de julho

BrLab de financiamento internacional tem inscrições abertas até 20 de julho 

“BrLab CoPro” é uma nova categoria do BrLab dedicada a projetos que buscam parcerias internacionais

Por Redação

Estão abertas as inscrições para participar do BrLab CoPro, nova categoria do BrLab que tem parceria institucional com Brazilian ContentCinema do Brasil e Projeto Paradiso, apoio da Embaixada da França no Brasil, e visa atender uma crescente demanda de projetos que se encontram em etapa avançada de desenvolvimento e com financiamento parcial, buscando coprodução.

As atividades do BrLab CoPro são dedicadas à promoção de encontros entre profissionais cuidadosamente selecionados que buscam estabelecer coproduções internacionais e nacionais, circulação e financiamento de projetos audiovisuais de longa-metragem da América Latina.

Até o dia 20 de julho, empresas produtoras latino-americanas poderão inscrever projetos de longa-metragem de ficção, em fase avançada de desenvolvimento, que visem uma coprodução internacional como parte de suas estratégias.

Para participar, os projetos devem ter o roteiro já escrito, comprovar um mínimo de 30% de recursos já captados no país de origem ou no exterior, e realizar a inscrição através do formulário no site do BrLab, conforme o regulamento.

Além de reuniões individuais entre os projetos selecionados e profissionais cuidadosamente selecionados, parte da programação será aberta ao público e promovida em parceria com Show me the Fund, projeto realizado por Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso que aproxima profissionais do audiovisual de fundos internacionais. O BrLab CoPro conta ainda com o apoio da Embaixada da França no Brasil para organização de algumas atividades específicas de aproximação com produtores e profissionais franceses com os projetos da região.

Matar a un muerto
“Matar a un muerto” participou do 5º #BrLab e é uma coprodução Paraguai-Argentina indicada ao prêmio Condór de Plata de Melhor Coprodução com Argentina em 2020.

BrLab é um evento anual que promove, desde 2011, diversas atividades de capacitação e network, como workshops, tutorias, palestras e encontros, que visam o desenvolvimento criativo e econômico do setor audiovisual e a articulação entre profissionais de diferentes países e elos da cadeia produtiva. Atualmente é o único evento de mercado audiovisual no Brasil que recebe projetos de toda a América Latina e da Península Ibérica, e que acumula casos de sucesso de diversos filmes que passaram por diferentes edições do evento. Nesses 10 anos, o BrLab se constituiu como uma referência internacional e um ponto de conexão do cinema brasileiro e latino-americano com outros mercados ao redor do mundo.

“Ao longo dos últimos anos, o BrLab já vinha promovendo encontros e rodadas de negócios para os projetos selecionados que cresceram em quantidade e interesse nas últimas edição. Ao mesmo tempo, com a interrupção de programas federais de financiamento no Brasil e em outros países da América Latina, vimos crescer a quantidade de filmes financiados parcialmente, que não conseguem encontrar no seu país um caminho para completar todo o orçamento necessário para a produção, que geralmente reúne diferentes fontes e formas de financiamento. A criação do BrLab CoPro quer atender uma parte dessa produção represada através da promoção de encontros estratégicos de coprodução, e também com distribuidores, agentes de vendas, festivais, mercados e laboratórios que possam fortalecer os projetos e acelerar a sua realização.”, explica Rafael Sampaio, diretor do BrLab.

Serão selecionados até 13 (treze) projetos longa-metragem de ficção, que terão a oportunidade de participar de reuniões criteriosamente organizadas para fomentar alianças estratégicas com potenciais coprodutores, canais, distribuidores, festivais e fundos de diversos locais do mundo.

Os projetos de ficção brasileiros participantes concorrem ainda ao Prêmio Paradiso de US$1 mil (um mil dólares), que deve ser utilizado no desenvolvimento, financiamento e internacionalização do projeto. O estímulo é oferecido pelo Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual nacional.

A 1ª Edição do BrLab CoPro acontece de 18 a 22 de outubro de 2021, com toda sua programação online – como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19.

O formulário de inscrição está disponível em Português ou Espanhol e deve ser enviado junto com os documentos obrigatórios reunidos em arquivos formato PDF até às 18h (horário de Brasília / GMT -3) do dia 20 de julho de 2021, através do site www.brlab.com.br

As atividades do BrLab CoPro são realizadas pela Klaxon Cultura Audiovisual em parceria com Brazilian ContentCinema do Brasil e Projeto Paradiso, e apoio da Embaixada da França no Brasil.

Conheça os parceiros institucionais do BrLab CoPro:

PROJETO PARADISO

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

BRAZILIAN CONTENT

O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) criado em 2004. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

CINEMA DO BRASIL

Cinema do Brasil é uma associação de produtores do setor audiovisual, criada pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em 2006, e reúne cerca de 170 associados em todo o país. Suas ações têm como objetivo principal a internacionalização do cinema brasileiro, incentivando coproduções, bem como a circulação de filmes brasileiros em festivais e distribuição em outros países.

As linhas de ações do Cinema do Brasil são concretizadas ao participar e promover encontros de negócios no Brasil e no exterior, firmar parcerias estratégicas e ao participar dos principais mercados internacionais: Berlim, Cannes, Locarno, Toronto, San Sebastian e Buenos Aires.

SHOW ME THE FUND

Show me the Fund é um projeto que aproxima profissionais do audiovisual de fundos internacionais, resultado de uma parceria entre Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso. Lançado em agosto de 2020 em meio à crise do coronavírus e às mudanças nas políticas públicas para a área da cultura, a primeira fase do projeto apresentou um mapeamento produzido para os player brasileiros sobre recursos internacionais disponíveis para as mais diversas fases de produção, do desenvolvimento à distribuição.

Esta gama de oportunidades possibilitou uma visão mais ampla da capacidade de viabilização dos projetos audiovisuais. Foram 50 iniciativas de financiamento pesquisadas pela LatAm cinema e apresentadas de maneira didática divididas em cinco volumes. Cada publicação foi composta por dez fichas individuais e lançadas quinzenalmente. Nesta segunda fase, foi criado um único volume reunindo todas as oportunidades, que será atualizado e ampliado. http://showmethefund.co

Banner Vertentes Anuncio

Deixe uma resposta