Exposição CINEMA EM CASA: Equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM
Circuito Estação NET de Cinema e Cinemateca do MAM apresentam a partir de 23 de fevereiro, no Estação NET Botafogo, a Exposição CINEMA EM CASA: Equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro.
Como eram as câmaras, os projetores e os filmes que podíamos exibir em casa, antes dos snapshots, instagrams, vlogs, canais pessoais e outros serviços de streaming tão populares hoje em dia?
A exposição CINEMA EM CASA: equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM apresenta 40 peças, integrantes do acervo da Cinemateca do MAM, dedicadas ao cinema amador, estabelecendo uma ponte entre o hoje generalizado uso da tecnologia digital para a produção de imagens em movimento de caráter não-profissional e seus antecessores ao longo do século XX, quando o custo altíssimo de tais equipamentos os restringia a uma parcela restrita da população.
São peças raras e valiosas como a câmara Eyemo Automatic Cine 71, de 1926, a mais antiga em exibição, o exótico e minúsculo projetor japonês Rotor, e os populares rolos de filmes Super 8, tão em voga nas lojas de artigos fotográficos e grandes magazines brasileiros dos anos 60 e 70 do século passado. O destaque vai para o sempre tão pouco percebido design dos projetores como o Revere e o Apollo, hoje reconhecidos como marcas da ambiência Art-Déco e muito utilizados em vitrines de lojas de moda.
A exposição tem curadoria do pesquisador e restaurador de equipamentos José Roberto Messias de Morais, ex-funcionário tanto da Cinemateca quanto do Circuito Estação NET de Cinema e da recém formada museóloga pela Universidade do Rio de Janeiro-UNIRIO Amanda Iorio.
Cinema em casa: equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM inaugura a CineGaleria no Estação NET Botafogo e celebra o início da parceria entre o Arquivo e o Circuito NET Estação. Fruto de um convênio assinado em fins de 2015 e implementado ao longo do ano passado, com a transferência do acervo em película da extinta distribuidora Filmes do Estação, a exposição marca uma nova etapa nos trabalhos conjuntos.