FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO

CCBB Rio de Janeiro – 20 de março a 15 de abril

CCBB Belo Horizonte – 10 a 29 de julho

ENTRADA FRANCA


Um dos mais importantes estúdios cinematográficos do mundo ganha uma retrospectiva em comemoração aos seus 25 anos e à revolução provocada na história da animação pelas suas técnicas e personagens inesquecíveis. Durante um mês, FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO exibirá, no CCBB Rio de Janeiro, 35 longas-metragens produzidos pelo fascinante mundo da DreamWorks Animation – uma seleção de filmes que vai de FormiguinhaZ(1998) a As Aventuras do Capitão Cueca, o Filme(2017) e que faz uma dobradinha imperdível com DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela, também em cartaz no CCBB até 15 de abril, que já recebeu um número recorde de visitantes em um mês de exibiçãoTudo com entrada franca! Depois do Rio de Janeiro, a mostra será apresentada no CCBB Belo Horizonte (10 a 29/07).  O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 A DreamWorks produziu inúmeros sucessos e filmes que se tornaram clássicos. Em 2001, eles fizeram uma grande reviravolta no mundo da animação. Uma criatura verde, asquerosa, sem modos, se tornou um dos seres mais amados do planeta. Shrek encantou a todos com uma história sarcástica envolvendo o universo dos contos de fadas. A animação dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson foi apresentada em competição no Festival de Cannes e conquistou o primeiro Oscar de Animação da história, desbancando a Disney, que concorria com Monstros S.A.

O sucesso mundial de Shrek garantiu a permanência da divisão de animação dos estúdios DreamWorks. Apesar da qualidade excepcional dos filmes e de dubladores famosos como Woody Allen, Michelle Pfeiffer, Mel Gibson e Kenneth Branagh, as bilheterias fracas quase fizeram o estúdio desistir das animações.

Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação apresenta ao público a trajetória do estúdio criado por três nomes poderosos de Hollywood – Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg, David Geffen -, que conseguiu driblar o começo abaixo das expectativas e promoveu uma mudança nos parâmetros dos filmes de animação realizados até então. Com produções que usam e abusam das citações ao universo pop, tendo no time de dubladores nomes de peso da indústria do cinema norte-americana, a DreamWorks é hoje um dos principais estúdios de animações do planeta, criador de vários sucessos elogiados pela crítica e reconhecidos pelo público como Shrek, que rendeu três continuações,MadagascarKung Fu PandaComo Treinar Seu Dragão.”, comenta o curador Breno Lira Gomes.

A DreamWorks Animation ainda produziu O Príncipe do Egito, primeira animação em 2D do estúdio, que venceu o Oscar de Melhor Canção, A Fuga das Galinhas, animação em stop-motion de maior bilheteria até hoje, Os Sem Floresta, adaptação dos quadrinhos criados por Michael Fry e T. Lewis para a United Media,e As Aventuras do Capitão Cueca, inspirado na série de livros infantis escrita por Dav Pilkey, entre muitos outros títulos que conquistaram crianças e adultos.

A mostra promoverá dois debates com os temas “Uma revolução animada”, com o curador Breno Lira Gomes, a presidente de Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro Ana Rodrigues e o diretor de animação Marão, no dia 28 de março, às 19h; e “Dando voz a personagens animados”, com a atriz dubladora Miriam Ficher e os atores dubladores Lúcio Mauro Filho e Mario Jorge, mediação do crítico de cinema Rodrigo Fonseca, no dia 11 de abril, às 19h. Haverá também a master class “A fábrica de sonhos”, ministrada por Alexandre Juruena, organizador do Festival AnimArte! – Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil, entre os dias 3 e 5 de abril. As inscrições para a master class devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Serão realizadas três sessões especiais com recursos de acessibilidade – Madagascar (legenda descritiva, 1/04, 19h), Shrek (audiodescrição, 11/04, 13h) e Como Treinar o seu Dragão (interpretação em LIBRAS, 12/04, 19h). A mostra participa, ainda, da Semana de Conscientização do Autismo com sessões especiais, às 10h, nos dias 1º (Como treinar seu dragão) e 3 de abril (Trolls), numa parceria com o Educativo do CCBB e o projeto Sessão Azul, realizado pela instituição.

As pessoas que juntarem cinco ingressos de diferentes sessões ganham um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia e textos inéditos.

 


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CCBB Rio de Janeiro – 20 de março a 15 de abril


Cinema 2 – 20 a 25 de março

Dia 20 de março – quarta-feira

14h – “Formiguinha Z”. “AntZ”. De Eric Darnell, Tim Johnson (EUA, 1998). Dublado. 83 min. Livre.

Z é uma formiga operária que vive no Central Park, o coração de Nova Iorque. Primeiro filme da DreamWorks.

16h – “A fuga das galinhas”. “Chicken Run”. De Nick Park, Peter Lord (EUA/Reino Unido/França, 2000). Dublado. 84 min. Livre.

Baseado numa fábula de 1950. Mantidas num galinheiro com ares de campo de concentração, a líder das galináceas Ginger tenta inúmeras fugas, no que é impedida pelo dono do galinheiro e seus cães ferozes. Até que um dia…

Dia 21 de março – quinta-feira

14h – “Wallace & Gromit: A batalha dos vegetais”. “The Curse of the Were-Rabbit Starring Wallace & Gromit”. De Nick Park, Steve Box (EUA,/Reino Unido, 2005). Dublado. 84 min. Livre.

Wallace e seu fiel cachorro Gromit têm a missão de descobrir qual o mistério por trás dos jardins do vilarejo onde moram e ainda encarar o vilão Victor Quartermaine.

16h – “Spirit: O corcel indomável”. “Spirit: Stallion of the Cimarron”. De Kelly Asbury, Lorna Cook (EUA, 2002). Dublado. 83 min. Livre.

Spirité um cavalo líder num pasto do Velho Oeste. Certa noite, patrulhando seu território, ele é capturado e conduzido até um forte por soldados. Ao tentarem domá-lo, eles percebem que estão diante de uma tarefa praticamente impossível.

Dia 22 de março – sexta-feira

14h – “O caminho para El Dorado”. “The Road to Eldorado”. De Bibo Bergeron, Don Michael, (EUA, 2000). Dublado. 90 min. Livre.

No ano de 1519, no sul da Espanha, no município de Sevilha, uma dura jornada fará com que seus protagonistas aprendam o valor de uma verdadeira amizade e de que nem todo ouro do mundo supera o amor.

16h – “Sinbad – A lenda dos sete mares”. “Sinbad: Legend of the Seven Seas”. De Tim Johnson (EUA, 2003). Dublado. 83 min. Livre.

Sinbad é um aventureiro ousado e cruza os sete mares desde sempre, passando a vida correndo riscos até finalmente deparar-se com um perigo maior do que todos que tenha encontrado.

Dia 23 de março – sábado

14h – “As aventuras de Peabody e Sherman”. “Mr, Peabody & Sherman”. De Rob Minkoff (EUA, 2014). Dublado. 92 min. Livre.

Sr. Peabody é o cão mais inteligente do mundo e vive com seu filho adotado Sherman com quem passa por altas aventuras numa máquina do tempo.

16h – “Como treinar o seu dragão”. “How to train your dragon”. De Chris Sanders, Dean DeBlois (EUA, 2010). Dublado. 98 min. Livre.

Numa vila viking, dragões costumam roubar o gado com certa frequência. Soluço é o desajeitado filho de Stoico. A amizade entre Soluço e um dragão vai gerar muitos perigos.

Dia 24 de março – domingo

14h – “O espanta tubarões”. “Shark Tale”. De Bibo Bergeron, Vicky Jenson (EUA, 2003). Dublado. 89 min. Livre.

Oscar é um peixinho ambicioso e falastrão. Um dia, acaba acidentalmente eliminando o filho de um chefão da Máfia.

16h – “Os sem floresta”. “Over The Edge”. De Karey Kirkpatrick, Tim Johnson (EUA, 2006). Dublado. 83 min. Livre.

A galerinha da floresta acorda e já têm uma surpresa: alguém cercou completamente o local. A princípio vem o medo do que há por trás da cerca, pois foi construído um condomínio ao redor e agora a floresta é apenas um pedaço pequeno da paisagem.

Dia 25 de março – segunda-feira

14h – “Monstros vs Alienígenas”. “Monsters vs Aliens”. De Conrad Vernon, Rob Letterman (EUA, 2009). Dublado. 94 min. Livre.

Susan está prestes a se casar. Pouco antes da efetivação da cerimônia, é atingida por um meteorito e a radiação aumenta consideravelmente seu tamanho. A garota termina por ser capturada pelo exército.

16h – “Megamente”. “Megamind”. De Tom McGrath (EUA, 2010). Dublado. 95 min. Livre.

Megamente é um extraterrestre azul e cabeçudo que desfruta de uma reputação de genial supervilão. Ao longo dos anos ele tenta conquistar Metro City de todas as maneiras, mas sempre em vão.

Cinema 1 – 27 de março a 15 de abril 

27 de março, quarta-feira

15h – “Turbo”. De David Soren (EUA, 2013). Dublado. 99 min. Livre.

Theo é um caracol desses que habitam o jardim e passa o dia com os outros caracóis, colhendo tomates e evitando as aves predadoras, porém, seu maior sonho é… A velocidade!

17h – “Bee Movie: A história de uma abelha”. “Bee Movie”. De Simon Smith, Steve Hickner  (EUA, 2007). Dublado. 95 min. Livre.

Barry B. Benson é uma abelha que acaba de se formar, inconsolável por ter apenas uma utilidade na vida: fazer mel. Insatisfeito, Barry escapa de sua colméia no Central Park e perde-se por Nova Iorque.

19h – “Formiguinha Z”. “AntZ”. De Eric Darnell, Tim Johnson (EUA, 1998). Legendado. 83min. Livre.

28 de março, quinta-feira

15h – “O príncipe do Egito”. “The Prince Of Egypt”. De Brenda Chapman, Simon Wells, Stephen Hickner (EUA, 1998). Dublado. 99 min. Livre.

Adaptação do Livro do Êxodo – a vida de Moisés guiando os filhos de Israel para além do Egito. Vencedor do Oscar de melhor canção original em 1998..

17h30 – “Shrek”. De Andrew Adamson, Vicky Jenson (EUA, 2001). Legendado.93 min. Livre.

O malévolo Lorde Farquaad leva ao exílio várias criaturas de contos de fada. Um burro falante é recrutado pelo ogro Shrek para ajudá-lo a chegar até o vilão e convencê-lo a devolver tais criaturas a seus locais de origem.

Após a sessãoDebate UMA REVOLUÇÃO ANIMADA, com a crítica de cinema e presidente da ACCRJ Ana Rodrigues e o diretor de animação Marão. Mediação do curador Breno Lira Gomes.

29 de março, sexta-feira

15h – “Wallace & Gromit: A batalha dos vegetais”. “The Curse of the Were-Rabbit Starring Wallace & Gromit”. De Nick Park, Steve Box (EUA,/Reino Unido, 2005). Dublado. 84 min. Livre.

17h – “Por água abaixo”. “Flushed Away”. De David Bowers, Sam Fell (EUA/Reino Unido, 2006). Dublado. 84 min. Livre.

Roddy St. James é um rato elegante e boa vida, o bichinho de estimação de uma menina inglesa que saiu de férias. Agora, com toda a casa só para ele, Roddy faz a maior festa.

19h – “A fuga das galinhas”. “Chicken Run”. De Nick Park, Peter Lord (EUA/Reino Unido/França, 2000). Legendado. 84 min. Livre.

30 de março, sábado

14h – “As aventuras do Capitão Cueca: O filme”. “Captain Underpants: The First Epic Movie”. De David Soren (EUA, 2017). Dublado. 90 min. Livre.

Duas crianças cheias de habilidadesnhipnotizam um malvado diretor de colégio e transformam-no no bondoso super-herói, o Capitão Cueca.

16h – “As aventuras de Peabody e Sherman”. “Mr, Peabody & Sherman”. De Rob Minkoff (EUA, 2014). Dublado. 92 min. Livre.

18h – “O poderoso chefinho”.  “The Boss Baby”. De Hendel Butoy, Tom McGrath (EUA, 2017). Legendado. 97 min. Livre.

Tim é um menino de sete anos de idade que morre de ciúmes de seu irmão mais novo, um bebê falante que curiosamente traja terno e gravata, é autoritário e mal-humorado.

31 de março, domingo

14h – “Shrek”. De Andrew Adamson, Vicky Jenson (EUA, 2001). Dublado.93 min. Livre.

16h – “Shrek 2”. De Andrew Adamson, Conrad Vernon, Kelly Asbury (EUA, 2004). Dublado. 92 min. Livre.

Shrek e Fiona, ela também agora uma simpática ogrinha, recém-casados, vivem felizes no pântano. Eles recebem uma visita inesperada e Shrek é convidado para conhecer a terra natal de sua noiva e celebrar seu casamento em família.

18h – “Shrek Terceiro”. “Shrek The Third”. De Chris Miller, Raman Hui (EUA, 2007). Legendado. 93 min. Livre.

O filme tem este nome para não ser confundido com o curta do ogro verde em 3-D. Após a morte da mãe, o Príncipe Encantado tenta ganhar a vida como ator de teatro, no que falha vergonhosamente. Ele promete vingança.

1º de abril, segunda-feira

10h – Sessão Azul/Semanade Conscientização do Autismo–  “Como treinar o seu dragão”. “How to train your dragon”. De Chris Sanders, Dean DeBlois (EUA, 2010). Dublado. 98 min. Livre.

17h – “Shrek para sempre”.  “Shrek, The Final Chapter”. De Mike Mitchell (EUA, 2010).Dublado. 93 min. Livre.

O Rei Harold e a Rainha Lillian, na melhor das intenções, tentam retirar a maldição da filha Fiona e para isso arriscam-se a pedir ajuda do ardiloso Rumpelstiltskin.

19h – Sessão com acessibilidade– “Madagascar”. De Eric Darnell, Tom McGrath (EUA, 2003). Legendado com legenda descritiva. 86 min. 12 anos.

O leão Alex é uma das grandes atrações do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos nasceram em cativeiro e desconhecem o que é morar solto na natureza.

03 de abril, quarta-feira

10h – Sessão Azul/Semanade Conscientização do Autismo– “Trolls”. De Mike Mitchell, Walt Dohrn (EUA, 2016). Dublado. 92 min. Livre.

O filme conta a história de criaturas super-mega-power felizes que viviam numa “Árvore Troll”, onde cantavam e dançavam.

14h30 – Master class“Fábrica de Sonhos”, com Alexandre Juruena – aula 1 (120 min, 18 anos).

17h – “Madagascar 2: A grande escapada”. “Madagascar, Escape 2 Africa”. De Eric Darnell, Tom McGrath (EUA, 2008). Dublado. 89 min. Livre.

A galera do zoo está de volta. Zuba, um leão líder está ensinando seu filho Alekey a lutar mas o filhote não segue as instruções do pai, preferindo dançar em vez de lutar.

19h – “Madagascar 3: Os Procurados”. “Madagascar 3: Europe Most Wanted”. De Eric Darnell (EUA, 2012). Legendado. 93 min. Livre.

Depois de um período na África, os amigos decidem voltar para Nova Iorque, pois sentem saudades do conforto do zoo. Antes, passam por Monte Carlo, onde estão os pinguins e os chimpanzés.

04 de abril, quinta-feira

14h30 – Master class“Fábrica de Sonhos”, com Alexandre Juruena – aula 2 (120 min, 18 anos).

17h – “Os pinguins de Madagascar: O filme”. “Penguinsof Madagascar”. De Eric Darnell, Simon J. Smith (EUA, 2014). Dublado. 93 min. Livre.

Os pinguins ganham seu próprio filme de espionagem, contando com os personagens da série de TV mas numa nova realidade, diferente dos acontecimentos do seriado.

19h – “Os sem floresta”. “Over The Edge”. De Karey Kirkpatrick, Tim Johnson (EUA, 2006). Legendado. 83 min. Livre.

05 de abril, sexta-feira

14h30 – Master class“Fábrica de Sonhos”, com Alexandre Juruena – aula 3 (120 min, 18 anos).

17h – “Cada um na sua casa”. “Home”. De Tim Johnson (EUA, 2015). Dublado. 93 min. Livre.

Um adorável ser de outro planeta e uma adolescente formam uma improvável amizade e acabam embarcando numa viagem repleta de aventuras que mudará suas vidas.

19h – “Trolls”. De Mike Mitchell, Walt Dohrn (EUA, 2016). Legendado. 92 min. Livre.

06 de abril, sábado

14h – “Kung Fu Panda”. De John Stevenson, Mark Osborne (EUA, 2008). Dublado. 90 min. Livre.

O panda Pô não sabe lutar. Mas, seu fascínio pelo esporte/luta é tanto que ele criou (ou tentou criar) seu próprio estilo de arte marcial. Ainda que meio desajeitado…

16h – “Kung Fu Panda 2”. “Kung Fu Panda: The Kaboom of Doom”. De Jennifer Yuh. (EUA, 2011). Dublado. 90 min. Livre.

Há muito tempo, Lorde Shen, nobre herdeiro do clã que governava Gongmen City, procurou aproveitar o poder dos fogos de artifício e convertê-los numa arma poderosa.

18h – “Kung Fu Panda 3”. De Direção: Alessandro Carloni, Jennifer Yuh (EUA/China, 2016). Legendado. 94 min. Livre.

Durante uma luta do mestre Oogway contra o iaque malvado Kai, O Coletor, este vence a batalha. Enquanto isso, mestre Shifu declara que Pô será o mestre dos cinco furiosos.

07 de abril, domingo

14h – “Como treinar o seu dragão”. “How to train your dragon”. De Chris Sanders, Dean DeBlois (EUA, 2010). Dublado. 98 min. Livre.

16h – “Como treinar o seu dragão 2”. “Howto train Your Dragon 2”. De Dean DeBlois (EUA, 2014). Dublado. 101 min. Livre.

Cinco anos após os acontecimentos do primeiro filme, os amigos de Soluço e sua namorada Astrid estão competindo na Corrida de dragões, o novo esporte favorito de Berk.

18h – “Os Croods”. “The Croods”. De Chris Sanders, Kirk De Micco (EUA, 2003). Legendado. 98 min. Livre.

Na era pré-histórica, habitando na maior parte do tempo nos cafundós de uma caverna, vivem os Croods, família cujo pai morre de medo do mundo lá fora e impede que todos saiam à noite.

08 de abril, segunda-feira

17h – “O príncipe do Egito”. “The Prince Of Egypt”. De Brenda Chapman, Simon Wells, Stephen Hickner (EUA, 1998). Dublado. 99 min. Livre.

19h – “Spirit: O corcel indomável”. “Spirit: Stallion of the Cimarron”. De Kelly Asbury, Lorna Cook (EUA, 2002). Legendado. 83 min. Livre.

10 de abril, quarta-feira

15h – “Os Croods”. “The Croods”. De Chris Sanders, Kirk De Micco (EUA, 2003). Dublado. 98 min. Livre.

17h – “A origem dos guardiões”. “Riseof The Guardians”. De Peter Ramsey (EUA, 2012). Dublado. 97 min. Livre.

Adaptação de uma série de livros estrelada por famosas personagens de fábulas como Jack Frost, Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa, a Fada do Dente, Bicho Papão e Sandman.

19h – “Cada um na sua casa”. “Home”. De Tim Johnson (EUA, 2015). Legendado. 93 min. Livre.

11 de abril, quinta-feira

13h – Sessão com acessibilidade– “Shrek”. DeAndrew Adamson, Vicky Jenson (EUA, 2001). Dublado e com Audiodescrição.93 min. Livre.

15h – “Gato de Botas”. “Puss in Boots”. De Chris Miller (EUA, 2011). Dublado. 90 min. Livre.

Prequela de Shrek. O Gato de Botas é um foragido da justiça por assaltar um banco. Ele vive em eterna fuga até que um dia resolve voltar para se redimir, começando por um pé de feijão.

17h30 – “Kung Fu Panda”. De John Stevenson, Mark Osborne (EUA, 2008). Dublado. 90 min. Livre.

Após a sessão: Debate DANDO VOZ A PERSONAGENS ANIMADOS, com a atriz dubladora Miriam Ficher e os atores dubladores Lúcio Mauro Filhoe Mario Jorge. Mediação do crítico de cinema Rodrigo Fonseca.

12 de abril, sexta-feira

15h – “A fuga das galinhas”. “Chicken Run”. De Nick Park, Peter Lord (EUA/Reino Unido/França, 2000). Dublado. 84 min. Livre.

17h – “Megamente”. “Megamind”. De Tom McGrath (EUA, 2010). Dublado. 95 min. Livre.

19h – Sessão com acessibilidade– “Como treinar o seu dragão”. “How to train your dragon”. De Chris Sanders, Dean DeBlois (EUA, 2010). Legendado e com interpretação em LIBRAS. 98 min. Livre.

13 de abril, sábado

14h – “Trolls”. De Mike Mitchell, Walt Dohrn (EUA, 2016). Dublado. 92 min. Livre.

16h – “O poderoso chefinho”.  “The Boss Baby”. De Hendel Butoy, Tom McGrath (EUA, 2017). Dublado. 97 min. Livre.

18h – “Bee Movie: A história de uma abelha”. “Bee Movie”. De Simon Smith, Steve Hickner  (EUA, 2007). Legendado. 95 min. Livre.

14 de abril, domingo

14h – “Madagascar”. De Eric Darnell, Tom McGrath (EUA, 2003). Dublado. 86 min. 12 anos.

16h – “Madagascar 2: A grande escapada”. “Madagascar, Escape 2 Africa”. De Eric Darnell, Tom McGrath (EUA, 2008). Dublado. 89 min. Livre.

18h – “Madagascar 3: Os Procurados”. “Madagascar 3: Europe Most Wanted”. De Eric Darnell (EUA, 2012). Legendado. 93 min. Livre.

15 de abril, segunda-feira

15h – “Shrek 2”. De Andrew Adamson, Conrad Vernon, Kelly Asbury (EUA, 2004). Dublado. 92 min. Livre.

17h – “Formiguinha Z”. “AntZ”. De Eric Darnell, Tim Johnson (EUA, 1998). Dublado. 83 min. Livre.

19h – “As aventuras do Capitão Cueca: O filme”. “Captain Underpants: The First Epic Movie”. De David Soren (EUA, 2017). Legendado. 90 min. Livre.


SERVIÇO


FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO

Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Breno Lira Gomes

Produção: BLG Entretenimento
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

De 20 de março a 15 de abril de 2019

Rua Primeiro de Março 66, Centro

Salas de Cinema 1 (98 lugares)  e 2 (50) lugares

Ingressos:Entrada franca (as senhas serão distribuídas 1h antes do início da sessão)

Anuncie no Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *