Tudo Sobre o Festival Curta Cinema 2024

33 Curta Cinema 2024

Tudo Sobre o Festival Curta Cinema 2024

Uma das principais referências de festivais de curtas-metragens começa amanhã, 17/04, até dia 24/04, no Rio de Janeiro e apresenta 150 filmes gratuitos de 32 países

Por Fabricio Duque

Nem todas as histórias precisam ser longas, tampouco em série. Muitas só precisam de poucos minutos para que possam existir e concluir suas ideias. E é aí que entram os curtas-metragens a fim de fornecer um formato, servindo também de experimentação narrativa, às vezes até como trampolim a um longa-metragem. Um curta traduz também uma inquietação de seus realizadores, de algo urgente que precisa ser realizado. Nunca vi o curta-metragem como produto menor e inferior, apenas um argumento que se basta completamente numa duração mais curta. Desde sempre trouxe ao Vertentes ao Cinema essa preocupação com curtas-metragens. Sempre trouxe esses filmes, entre tantas mostras, incluindo o último projeto mais importante, a Mostra Um Curta Por Dia, com curadoria de Clarissa Kuschnir e  minha, que o objetivo é exibir um curta brasileiro, todo dia, durante 24 horas, num período de um ano. E estamos conseguindo e na reta final. E assim, mais uma edição Curta Cinema chega em 2024, um dos principais festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina, apresentando no Rio de Janeiro 150 filmes de 32 países, além de programas presenciais em São Paulo, masterclass com Arthur Omar e laboratório de projetos. O Vertentes do Cinema já participou do Curta Cinema com a Retrospectiva 30 Vertentes do Cinema Brasileiro, em 2020.

Entre os dias 17 e 24 de abril, no Estação Net Botafogo, os cariocas terão a oportunidade de assistir – com entrada gratuita – a produções inéditas brasileiras e de outros 31 países, muitas delas já consagradas em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim, no 33º ano do Festival Curta Cinema, tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr e curadoria de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr. Os ingressos para as sessões nos cinemas do Estação Net Botafogo são limitados e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada sessão. As salas estão sujeitas à lotação.

Leia também:

Todos os filmes do Festival Curta Cinema 2024

Dias e Horários do Festival Curta Cinema 2024

Consagrado como um dos mais importantes festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina, o Curta Cinema qualifica os vencedores das mostras competitivas nacional e internacional a concorrem a uma vaga na categoria Melhor Curta-Metragem do Oscar em 2025. O festival terá sua noite de abertura nesta quarta-feira (17/04), a partir das 20h00, no Estação Net Botafogo. Serão exibidos quatro curtas-metragens, entre eles dois brasileiros: “Eu fui assistente do Eduardo Coutinho” (2024), dirigido por Allan Ribeiro; “Rosa” (2023), de Pedro Murad – ambos produzidos no Rio de Janeiro; “Um filme sobre crianças” (2024), do diretor palestino Ibrahim Handal; e “Yaya” (2024), da diretora chilena Leticia Akel Escárate.

“A passagem do tempo poderia ser o tema central desta nova edição do Curta Cinema, afinal são 33 anos dedicados à promoção e divulgação do cinema em curta metragem. E o tempo contribuiu para a perenidade do nosso objetivo, que é apresentar ao público carioca um cinema de invenção, novas histórias e novos realizadores”, diz Ailton Franco, diretor geral do Festival Curta Cinema.

Engole o choro
Cena do filme “Engole o Choro”

A programação do Festival Curta Cinema 2024 está bem diversificada e plural. Os destaques incluem o filme de Fábio Rodrigo, “Engole o Choro” (na competitiva nacional) e que será exibido no mês de maio da Mostra Um Curta Por Dia (também gratuito, em plataforma própria no site Vertentes do Cinema). Tem também a estreia mundial de “Umidade”, dirigido por Duda Gorter, com Patrícia Niedermeier no papel principal, que conta na sinopse que em uma cidade cinza, num futuro próximo, seitas religiosas e ratazanas vivem à espreita. Chove sem parar.

Há os curtas imperdíveis “Moventes”, de Jefferson Cabral, e “A Edição do Nordeste”, de Pedro Fiúza, que também estarão nos meses de maio e junho de 2024 da Mostra Um Curta Por Dia. E os que vieram direto do Festival de Berlim 2023: na mostra Forum Expanded “Quebrante”, de Janaina Wagner; e “Lapso”, de Caroline Cavalcanti, que venceu a mostra Generation. Há “Celebrazione”, de Luiz Carlos Lavcerda; “As Marias”, de Dannon Lacerda; “Pássaro Memória”, de Leonardo Martinelli; e o controverso “Ramal”, de Higor Gomes.

Serão escolhidos pelo júri oficial os filmes do Grande Prêmio Curta Cinema – 33ª edição para a Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Competitiva Internacional (que são qualificados a concorrem a uma vaga na categoria Melhor Curta-Metragem do Oscar em 2025). O júri popular elegerá o Melhor Filme do Panorama Carioca, o Melhor Filme do Panorama Latino Americano e o Melhor Filme do Panorama Primeiros Quadros Nacional. Esta edição do Curta Cinema também contará com o Prêmio Canal Brasil de Curtas. O júri, composto por jornalistas e críticos de cinema, escolhe o melhor curta brasileiro em competição, que recebe R$15 mil e é exibido na programação do canal. E o Canal Like premiará o grande vencedor da Competição Nacional com apoio de mídia e publicidade equivalente a R$50 mil. Por último, e pela primeira vez no Curta Cinema, a distribuidora Manifest escolherá um filme da competição nacional para a distribuição internacional, junto com os demais filmes do catálogo da distribuidora. Durante um ano a Manifest para a difusão em festivais internacionais e plataformas de exibição.

Moventes
Cena do filme “Moventes”

O Festival Curta Cinema também oferece atividades paralelas, como a masterclass gratuita de direção com o cineasta, fotógrafo, artista plástico e multimídia, Arthur Omar, no dia 20 de abril (sábado), às 15h, na sala 1 do Estação Net Botafogo. O público terá a oportunidade de reencontrar o artista, que foi diretor do clássico “Triste Trópico” (1973), e conhecer mais de sua obra. Além da masterclass, será realizada a 25ª edição do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem nos dias 18, 19 e 24 de abril, presencialmente, com pitching e seleção para premiação oficial do evento. Nesta edição, Flávia Castro, Felipe Scholl e Clementino Junior serão os consultores responsáveis pela orientação dos doze projetos de curta-metragem selecionados.

Entre os destaques deste ano, o programa especial Manifest inclui quatro filmes dirigidos e protagonizados por mulheres, uma parceria com a Embaixada da França no Brasil e a distribuidora Manifest, como “Dolce Casa” (2023) e “Princesa” (2023). A Manifest Pictures é considerada uma das principais distribuidoras de curtas-metragens da Europa e a coordenadora Anaïs Colpin será uma das juradas da Mostra Competitiva Nacional.

VIDEOGAMES

Além deste programa, cinco filmes captados em videogames, como “How to disappear” (2024) e “Operação Jane Walk” (2024), do coletivo de artistas austríaco Total Refusal, foram selecionados para exibição. Será a primeira vez que o público brasileiro poderá imergir nesse mundo em uma única sessão. Todos os programas podem ser conferidos aqui.

Umidade

CURTA CINEMA EM SP

Ambos programas mais o Midnight-Interzona – que mostra um panorama dos novos curtas-metragens de terror produzidos no Brasil – e o Interfilm-Berlin – que apresenta uma programação especial de filmes produzidos na Alemanha – chegarão em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, nos dias 26 e 27 de abril, em parceria com Embaixada da França no Brasil e o Goethe Institut Rio de Janeiro.


SERVIÇO

33० Festival Curta Cinema

De 17 a 24 de abril de 2024

Cinema Estação Net Botafogo

Sala 1 (250 lugares) e Sala 3 (66 lugares)

(Rua Voluntários da Pátria, 88)

Das 9h30 às 21h

O Itaú Unibanco patrocina o Festival Curta Cinema – 33a edição por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Curta Cinema também tem o apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do edital de apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual.

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta