Tudo Sobre a 46ª Mostra de Cinema de São Paulo 2022

Tudo Sobre a 46ª Mostra de Cinema de São Paulo 2022

A maratona paulistana acontece de 20 de outubro a 02 de novembro, exibindo 223 filmes e 45 já tem cotação aqui no site

Por Fabricio Duque (baseado nos releases oficiais)

Se antes, todos nós reclamávamos – de “barriga cheia” – da falta de horas no dia, hoje então a certeza é outra: não há mais tempo no mundo. Não, não sabemos qual o “vilão” e/ou até mesmo se há uma conspiração por um insatisfeito e infernal “anti-Cristo”. Tanto que se brinca popularmente com a surreal necessidade de se buscar clones. Alguns até conseguem essas cópias (sendo mesmo experts em planejamento desse tempo apressado demais – uma fenda num meta-verso, quem sabe?), outros já precisam aprender com as limitações lógicas e científicas da própria existência (em especial quando o querer é tanto que somos obrigados a aceitar a perda, cuja impossibilidade talvez se traduza como o principal objetivo – e sentido – da vida).

Sim, não há como não começar este texto evocando a ficção-científica e/ou deixando fluir as ideias absurdas (será?) de uma mente fértil em completo desesperado, por desejar cumprir todas as impossíveis tarefas pensadas. Digo isso nesse preâmbulo, e agora tento explicar, porque em 2022, ano que representa finalmente o retorno presencial – e oficial – às salas de cinema, devido à pandemia do Covid-19 que pausou o universo em dois anos. Todos nós, sem exceção, fomos arremessados na obrigação imediatista de retomar o normal de antes. Só que tudo para ontem. Os festivais de cinema lançaram suas edições no mesmo período de outros festivais. O Cine Ceará, por exemplo, aconteceu junto com o Festival do Rio.

E assim, no meio de tudo, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa sua edição 2022 três dias depois da maratona carioca citada anteriormente. Talvez seja apenas coincidência e/ou única data possível, mas nisso tudo, precisamos desabafar, quem mais sofre é a própria obra cinematográfica, que se perde entre tantos títulos e tendo que dividir atenção com os jornalistas. Potencializa-se inclusive a máxima dos “mais fortes vencem”. Nós do Vertentes do Cinema faremos a cobertura completa da Mostra de São Paulo em nosso site (até agora temos críticas completas e no final desta matéria a lista de cotações já com 45 filmes) e nas redes sociais (Stories do Instagram e em nossa página no Facebook). Este ano, nossa cobertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo conta ainda com a jornalista Clarissa Kuschnir, que esteve presente na Coletiva de Imprensa de apresentação(a matéria completa “A Força Feminina na Mostra de São Paulo” pode ser conferida aqui.

Leia também:

A Força Feminina na Mostra de São Paulo 2022

De 20 de outubro a 02 de novembro, a mais tradicional Mostra Internacional de Cinema acontece em São Paulo. Neste ano terá formato majoritariamente presencial, duas edições online anteriores. Durante 14 dias, as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores e Mostra Brasil apresentarão 223 títulos, oriundos de 60 países, em circuito de salas de cinemas e espaços abertos da cidade de São Paulo. E com 71 títulos dirigidos por mulheres. As plataformas Sesc Digital e Spcine Play, darão acesso gratuito a 10 e sete títulos (exibidos online), respectivamente, selecionados pela curadoria do evento. “Triangulo da Tristeza” (Triangle of Sadness), de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022, abre hoje, quarta-feira, dia 19, a 46a Mostra de São Paulo, na Cinemateca Brasileira, em sessão somente para convidados ilustres. A limitação exclui boa parte da imprensa. A Mostra explica que é por causa do pequeno espaço, não mais o Parque Ibirapuera, palco dos anos anteriores. O Vertentes do Cinema já assistiu ao filme “Triangulo da Tristeza” durante a maratona francesa e precisamos dizer que é imperdível, porque a força da obra pulsa na desconstrução catártica e fisiológica de uma liberdade que encontra a hipocrisia de uma sociedade doente em suas utopias e contradições.

Entram em Apresentação Especial os clássicos restaurados “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, em versão remasterizada em 4K (exibido no Festival de Cannes 2022 e na Sessão Especial no Estação Net Botafogo); “A Rainha Diaba”, de Antonio Carlos Fontoura; “A Mãe e a Puta (La Maman e la putain)” e “Meus Pequenos Amores (Mês Petites Amoureses)”, ambos de Jean Eustache; e “Bratan”, de Bakhtyar Khudojnazarov. O público também vota em seus preferidos estrangeiros e brasileiros, escolhendo o melhor filme de ficção e o melhor documentário da Perspectiva Internacional e da Mostra Brasil. E a Realidade Virtual retorna à 46a Mostra apresentando oito títulos em dois locais: Cinemateca Brasileira e Sesc 24 de Maio.

O diretor, produtor e roteirista português Rodrigo Areias (“A Arte da Memória”), a diretora Lina Chamie (“Kobra Auto Retrato”) e o diretor e produtor André Novais (“Ela Volta na Quinta” e “Temporada“) formam o júri da Competição Novos Diretores.

A arte do cartaz da 46ª Mostra é assinada por um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade: Eduardo Kobra. O artista é personagem do documentário “Kobra Auto Retrato”, de Lina Chamie, selecionado pelo evento. Nesta edição, há também uma homenagem à cantora e atriz Doris Monteiro, protagonista de “Agulha no Palheiro” (1953), de Alex Vianny, com o Prêmio Leon Cakoff. Restaurado pela Cinemateca Brasileira, o filme será projetado na instituição.

O Prêmio Humanidade será entregue à diretora Ana Carolina, durante a apresentação especial de seus filmes “Mar de Rosas”, “Das Tripas Coração”, “Sonho de Valsa” e “Paixões Recorrentes”, este sua mais recente obra exibida no Festival de Roterdã. A 46ª Mostra faz também outra homenagem a Jean-Luc Godard, morto há pouco mais de um mês, com a Apresentação Especial do documentário “Até Sexta, Robinson (A Vendredi, Robinson)”, de Mitra Farahani, que condensa um diálogo de 29 semanas entre o diretor franco-suíço e o cineasta e escritor iraniano Ebrahim Golestam.

O jornalista, escritor e diretor Arnaldo Jabor, que nos deixou no início do ano, ganha homenagem póstuma do evento com a exibição do longa “Eu Te Amo”. O longa será antecedido por um curta de Carolina Jabor, extraído do depoimento que o diretor deu ao projeto da Mostra, “Filmes da Minha Vida”, na 30ª edição do evento.

Olhares sobre a Amazônia podem ser conferidos em cinco títulos selecionados pela 46ª Mostra. O destaque é “Amazonas, a nova Minamata?”, inédito documentário de Jorge Bodanzky, que desde 1976 realiza filmes urgentes sobre a região. “Pisar Suavemente na Terra”, coprodução Brasil e EUA, de Marcos Colón; “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho; “À Margem do Ouro”, de Sandro Kakabadze e “Uyrá – A Retomada da Floresta”, de Juliana Curi compõem a seleção.

46ª Mostra de SP 2022

Local de nascimento da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e um dos espaços mais importantes para a disseminação da arte no país, o MASP, Museu de Arte de São Paulo, segue abrigando uma importante parte do evento. Tornou-se tradição da Mostra levar sua programação para além das salas do circuito, com uma seleção de filmes em exibições abertas e públicas. Neste ano, as exibições acontecem nos dias 21 (sexta) e 22 (sábado) de outubro. Na sexta, será exibido o documentário sobre o muralista responsável pela arte do cartaz da 46ª Mostra: “Kobra Auto Retrato”, de Lina Chamie. No filme, Eduardo Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Nessa trajetória de vida, desde o grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra, vemos um artista singular que representa tantos outros em suas batalhas, e que passa a entender a arte de rua como voz política e democrática. Sábado será a vez de “Carvão”, de Carolina Markowicz. Na sua estreia da direção de longas, acompanhamos Irene e o marido, Jairo, donos de uma pequena carvoaria no quintal de casa, numa cidade do interior. Tudo muda quando decidem hospedar em sua casa, em troca de uma boa quantidade em dinheiro, um estrangeiro misterioso, e que transforma, não necessariamente para melhor, a dinâmica da vida da família de Irene, além de os colocar em risco, a ponto de ela pensar se aquilo tudo vale a pena.

De 26 a 29 de outubro, a Mostra Internacional de Cinema vai realizar o II Encontro de Ideias para receber realizadores, produtores, gestores culturais e profissionais do mercado reconhecidos pelo engajamento em fazer e pensar o conteúdo audiovisual. A programação incorpora o ciclo de debates sobre cinema do Fórum Mostra, mesas de discussão sobre o panorama do Mercado audiovisual, Rodadas de Negócios para apresentar projetos em desenvolvimento a parceiros e a seção Da Palavra à Imagem, com painéis sobre adaptação de obras literárias e reunião de autores e editores de livros com produtores do audiovisual. Até o momento, os convidados internacionais do II Encontro de Ideias Audiovisuais confirmados são: Luna Sung Moon (Coreia do Sul), programadora do Festival Internacional de Cinema de Jeonju, Rodrigo Areias (Portugal), produtor da empresa Bando a Part, Agustin Masaedo (Argentina), programador do BAFICI e Boris Baum (Bélgica), produtor da empresa Films de la Récré, Mario Castellanos (México) Diretor de Marketing da MUBI, Juana Miranda (Paraguai) Conselheira de Audiovisual e Christian Gayoso (Paraguai), Diretor Executivo ambos do INAP (Instituto Nacional del Audiovisual Paraguayo).

A programação do II Encontro de Ideias inclui também lançamento de livros e exibição de filmes. Uma área no Jardim da Cinemateca, atrás do foyer Grande Otelo, foi reservada para acolher food trucks. O público da Mostra poderá curtir a programação do evento integralmente com os menus do HOT PORK, food tenda de cachorro-quente, um dos “primos” da Casa do Porco;  do CASARÌA, food truck do restaurante, com menu variado para café da manhã, almoço e happy hour; da HAMBURGUERIA TRADI, eleita várias vezes uma das melhores de São Paulo; do LA GUAPA, food cart da casa de empanadas, liderada pela chef Paola Carosella e SEU MELIÊ, cart de vinhos que ficará disponível na parte da tarde, com taças e drinks de vinhos e espumantes. Para o II Encontro de Ideias, a Mostra disponibilizou espaços para ações de produtoras, distribuidoras, editoras e empresas do audiovisual e ensino. O foyer da sala Grande Otelo será ocupado por estandes e atividades que permitirão parcerias e acordos entre projetos de filmes, séries e outros produtos do setor.


COTAÇÕES DOS FILMES DA MOSTRA DE SÃO PAULO 2022

Paloma

5 CÂMERAS

  • FAUSTO FAWCETT NA CABEÇA (FAUSTO FAWCETT IN THE HEAD)
  • TRIÂNGULO DA TRISTEZA (TRIANGLE OF SADNESS)
  • PALOMA (PALOMA)
  • DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (BLACK GOD, WHITE DEVIL)

4 CÂMERAS

  • EXU E O UNIVERSO (ESU AND THE UNIVERSE)
  • GIGI A LEI (GIGI LA LEGGE (THE ADVENTURES OF GIGI THE LAW)
  • KOBRA AUTO-RETRATO (KOBRA SELF-PORTRAIT)
  • ONE FINE MORNING (ONE FINE MORNING)
  • REGRA 34 (RULE 34)
  • TRANSE (TRANSE)
  • PROPRIEDADE (PROPERTY)
  • A MÃE
  • O DEUS DO CINEMA (IT’S A FLICKERING LIFE)

3 CÂMERAS

  • AGITAÇÃO (UNREST)
  • AS OITO MONTANHAS (THE EIGHT MOUNTAINS)
  • BOICOTE (BOYCOTT)
  • CICLO
  • NAÇÃO VALENTE (TOMMY GUNS)
  • PACIFICTION (PACIFICTION)
  • OS IRMÃOS DE LEILA (LEILA’S BROTHERS)
  • TENHO SONHOS ELÉTRICOS
  • PAIXÕES RECORRENTES (ENDLESS PASSION)
  • PLUFT O FANTASMINHA
  • FUMAR CAUSA TOSSE (SMOKING CAUSES COUGHING)
  • BOY FROM HEAVEN (BOY FROM HEAVEN)
  • DOS ESTACIONES
  • JOYLAND (JOYLAND)
  • PEDRO (PEDRO)
  • RESTOS DO VENTO (REMAINS OF THE WIND)
  • PATERNO (PATERNO)
  • O CLUBE DOS ANJOS (THE CLUB OF ANGELS)
  • NOITES ALIENÍGENAS (ALIEN NIGHTS)

2 CÂMERAS

  • ARMAGEDDON TIME (ARMAGEDDON TIME)
  • BENÇÃO (BENEDICTION)
  • PERLIMPS (PERLIMPS)
  • É NOITE NA AMÉRICA (IT IS NIGHT IN AMERICA)
  • O EXCESSO NOS SALVARÁ (EXCESS WILL SAVE US)
  • A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY (TCHAIKOVSKY’S WIFE)
  • TODO MUNDO JÁ FOI PRA MARTE 
  • HOMEM
  • FOGARÉU

1 CÂMERAS

  • A COZINHA
  • BOCAINA (BOCAINA)
  • CARVÃO
  • O PASTOR E O GUERRILHEIRO (THE PASTOR AND THE REVOLUTIONARY)

Banner Vertentes Anuncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *