Ficha Técnica

Direção:Allan Fiterman
Roteiro:Marcelo Florião, Laura Malin, Aloísio de Abreu
Elenco:Marília Pêra, Jonathan Haagensen, José Wilker, Clara Choveaux
Fotografia:Allan Fiterman
Montagem:Pedro Durán
Música:Daniel Tauszig
País:Brasil
Ano:2009
Duração:94 min

COTAÇÃO: FRACO

A opinião

“A vida não leva a lugar nenhum, a gente que escolhe aonde vai levar”, diz-se exemplificando o universo sonhador do segundo longa-metragem do diretor Allan Fiterman (que também assina a fotografia). É uma narrativa folhetim com confrontos de situações surreais e exageradas. Aborda a história de um jovem brasileiro, chamado Wagner (Jonathan Haagensen), que mal pode esperar para deixar o país, acreditando que uma vida melhor o aguarda no exterior. Embora inexperiente, ele é determinado, e decide emigrar ilegalmente para Nova York.

No caminho para realizar seu sonho, conhece Justina (Marília Pera), mulher madura que já viveu fora do país. Amorosa e paciente, ela continua esperando uma vida melhor, enquanto sofre com seu caso mal resolvido com Fulano (José Wilker), agente de modelos gordinhas. Juntos, Wagner e Justina vão descobrir que a vida tem muito a oferecer, independente do avião que tomarem.

O filme exarcerba instantes, fazendo com que seja apresentado como uma novela das sete da Rede Globo já de início da sessão. Com animações nos créditos, interações com várias telas divididas e fantasmas imaginários holográficos. A parte técnica é comum. Não acrescenta nada, apenas retrata a imagem que se deseja transmitir. O objetivo é divertir com piadas clichês, repetitivas, bobas, patéticas, mas em alguns momentos geram risos na platéia.

O interessante do filme, embalado por um tango remixado, é quando aprofunda os personagens dentro de todo conjunto de falta de seriedade. A interpretação da Marília é extremamente técnica e divertida. Ela sabe conduzir a comédia e o drama sem perder-se no caminho. “Aqui é vida real, não é filme”, diz quando o a ator principal sonha mais do que se permite.

Os sonhos de cada um estão presentes. A luta por conseguir realizá-los é o que a trama tenta atingir. O ritmo, o foco e a coerência são colagens que não necessariamente ficam na mesma ordem. É um projeto que não é ambicioso e nem pretensioso. Ele quer ser normal, tosco e trash. É folhetinesco e cinematográfico. Por que então assisti-lo? Porque tem Marilia Pera cantando New York, New York.

O Diretor

Nasceu no Brasil, em 1972. Aos 24 anos foi para os EUA com o objetivo de se tornar cineasta. Dez anos depois, obteve mestrado em Produção de Cinema na Universidade Chapman, na Califórnia. Após fazer o curta-metragem Outside the Window (2003), dirigiu seu primeiro longa em 2006, Living the Dream. Atualmente, é professor de Direção e Direção de Fotografia na Academia de Cinema de Nova York em Los Angeles. Este é seu segundo longa.

A Atriz

Marília Marzullo Pêra nasceu no Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1943. É conhecida por sua versatilidade, pois, além de interpretar, canta, dança e atua também como coreografa, produtora e diretora de peças e espetáculos musicais.

Filmografia

2008 – Nossa Vida não cabe num Opala
2008 – Embarque Imediato
2008 – Polaróides Urbanas
2007 – Jogo de Cena
2006 – Pixote in Memoriam
2006 – Acredite, um Espírito Baixou em Mim
2005 – Vestido de noiva
2005 – Living the Dream
2005 – Garrincha, a estrela solitária
2003 – Seja o que Deus quiser!
2000 – Amélia
1999 – O viajante
1998 – Central do Brasil
1996 – Tieta do Agreste
1995 – Jenipapo
1989 – Dias melhores virão
1986 – Anjos da noite
1985 – Mixed Blood
1983 – Areias Sagradas
1982 – Bar Esperança
1980 – Pixote, a Lei do Mais Fraco
1978 – O drande desbun…
1975 – Ana, a Libertina
1975 – O Rei da Noite
1971 – O Donzelo
1970 – É Simonal
1968 – O homem que comprou o mundo

O Ator

Jonathan Haagensen (Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 1983) é um ator e modelo brasileiro. Morador da comunidade do Vidigal, Haagensen ganhou notoriedade ao participar do filme Cidade de Deus, de 2002. Ele fez parte da companhia teatral Nós do Morro. Seu irmão Phellipe Haagensen também é ator. Haagensen já participou, como modelo, do evento Fashion Rio, de campanha para Dolce & Gabbana, e trabalhou em eventos promocionais da NBA. Participou do reality show A Fazenda, da Record.

Filmografia

2008 – Embarque Imediato…. Wagner
2007 – Cidade dos Homens…. Madrugadão
2006 – Noel – Poeta da Vila…. Cartola
2006 – O Passageiro – Segredos de Adulto…. Aluno de Teatro
2004 – O Diabo a Quatro…. China/João Vítor
2002 – Seja o Que Deus Quiser…. Cassú
2002 – Cidade de Deus…. Cabeleira
2000 – Palace II…. Madrugadão #1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *