ESCOLA LUME DE CINEMA

CURSO – CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

Curso ONLINE pela por plataforma de video conferência.

De 20 a 24 de JULHO das 19h30 às 21h30

* Assim que fizer a aquisição do curso, um email será enviado para você com todas as explicações de como e entrar na sala de aula. É necessário computador ou telefone celular com internet para ter conexão a aula.

Investimento: 120,00

INSCREVA-SE AQUI

Curso de Crítica Cinematográfica na Escola Lume de Cinema

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AULA 1: A CRÍTICA DE CINEMA

Apresentação. Vídeo “Qual a importância da Crítica?”. O início, história, importância e evolução da Crítica cinematográfica. O que motiva um crítico de cinema? Crítica versus Resenha. A Crítica jornalística. Crítica de massa. Crítica autoral. Considerações e perguntas.

AULA 2: A CRÍTICA E O CINEMA

Apresentação. Vídeo “O que é cinema para você?”. Conhecimentos Técnicos: roteiro, direção, interpretação, direção de arte, direção de fotografia, efeitos visuais, edição de som, montagem. Os Gêneros cinematográficos. Considerações e perguntas.

AULA 3: OS MOVIMENTOS CINEMATOGRÁFICOS

Apresentação. Vídeos. Expressionismo alemão, Neorealismo italiano, Nouvelle Vague, Cinema Novo, Nova Hollywood, Dogma 95, Novíssimo cinema estético. Considerações e perguntas.

AULA 4: A TRAJETÓRIA CRÍTICA NO MUNDO

Apresentação. A Cinefilia e Cahiers du Cinema. Roger Ebert. Roger Tailleur. Bernard Dort.
Nascimento de um crítico.A crítica de direita. A crítica de esquerda. Análises de críticas. Considerações e perguntas.

AULA 5: A TRAJETÓRIA CRÍTICA NO BRASIL

Apresentação. O Nascimento da crítica no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Maranhão.
Os críticos cineastas. Análises de críticas. Crítica na quarentena. Prova final. Considerações e perguntas. Foto print.

SOBRE O PROFESSOR

Fabricio Duque é jornalista e pós-graduando em Cinema, membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), filiado à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e colaborador da revista LumeScope. Em 2009 fundou o site Vertentes do Cinema, no qual cobre os principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Toronto, Rio, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Paraty. Publicou textos nos catálogos das mostras “Stephen King: o medo é seu melhor companheiro”, “Fábrica de Sonhos” e “Mel Brooks: Banzé no Cinema”, todas do CCBB, e “Nos Embalos de Uma Parceria”, do MAM-Rio, entre outras. Concomitantemente, trabalha na Comissão de Ética em Pesquisa da UERJ, analisando projetos acadêmicos para publicação em revistas. Já realizou a curadoria da mostra “Truffaut em 35mm: uma semana de cinefilia” e de duas mostras Semana Vertentes Online durante o período da quarentena, além de participar de debates sobre Ingmar Bergman, na PUC-Rio e no SESC, e outros diretores.

Curso de Crítica Cinematográfica na Escola Lume de Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *