ACCRJ: Os Melhores do Ano 2018

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pinterest
LinkedIn


Os Melhores do Ano da Associação de Críticos de Cinema do Cidade do Rio de Janeiro

Por Fabricio Duque


A votação da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) ocorreu no dia 15 de dezembro, em Copacabana, um sábado de temperatura alta na cidade maravilhosa. Os membros chegaram também acalorados com suas escolhas cinematográficas: os filmes favoritos que foram exibidos nos cinemas de dezembro de 2017 à novembro de 2018. As opções eram muitas. Muitos ótimos e alguns não tão bons. Para Carlos Alberto Mattos, a função do crítico é mediar o cinema com o seu público, estimulando no segundo o gosto pelo primeiro.

Na primeira fase, os filmes mais votados foram: “Corpo e Alma”, de Ildikó Enyedi; “Roda Gigante”, de Woody Allen; “Viva – A Vida é uma Festa”, de Lee Unkrich; “The Square”, de Ruben Östlund; “Me Chame Pelo Seu Nome”, de Luca Guadagnino; “The Post”, de Steven Spielberg; “Artista do Desastre”, de James Franco; “Visages, villages”, de Agnès Varda e JR; “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro; “O Insulto”, de Ziad Doueiri; “Pantera Negra”, de Ryan Coogler; “Três Anúncios Para Um Crime”, de Martin McDonagh; “Eu, Tonya”, de Craig Gillespie; “Trama Fantástica”, de Paul Thomas Anderson; “Projeto Flórida”, de Sean S. Baker; “Em Pedaços”, de Fatih Akin; “Arábia”, de Affonso Uchoa e João Dumans; “Um Lugar Silencioso”, de John Krasinski; “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra; “Canastra Suja”, de Caio Soh; “Custódia”, de Xavier Legrand; “Ilha de Cachorros”, de Wes Anderson; “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida; “Buscando…”, de Aneesh Chaganty; “Nasce Uma Estrela”, de Bradley Cooper; “O Primeiro Homem”, de Damien Chazelle; “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee; e “Em Chamas”, de Chang-Dong Lee.

Sim, como foi dito. Alguns excelentes ficaram de fora, como “Benzinho”, de Gustavo Pizzi; “Sueño Florianópolis”, de Ana Katz; “O Desmonte do Monte”, de Sinai Sganzerla; entre tantos outros. Vamos à lista dos dez Melhores do Ano (na votação da maioria)!


Melhor Filme do Ano

*Trama Fantasma de P. T. Anderson

Os outros nove (em ordem alfabética)

*As Boas Maneiras de Juliana Rojas e Marco Dutra

*A Forma da Água de Guillermo Del Toro

*Em chamas de Lee Chang-Dong

*Ilha de Cachorros de Wes Anderson

*Infiltrado na Klan de Spike Lee

*Me chame pelo seu nome de Luca Guadagnino

*Nasce uma Estrela de Bradley Cooper

*Pantera Negra de Ryan Coogler

*Um Lugar Silencioso de John Krasinski


As homenagens

Tributo ACCRJ aos que se foram em 2018:

Bernardo Bertolucci

Milos Forman

Nelson Pereira dos Santos

Roberto Farias


Iniciativa do Ano

A vinda do diretor de fotografia Vittorio Storaro ao Brasil.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *