Tudo Sobre o Festival do Rio 2023

Festival do Rio 2023

Tudo Sobre o Festival do Rio 2023

O mais carioca dos festivais de cinema completa 25 anos e traz filmes de Berlim, Veneza, Cannes, Locarno, além da nata do Cinema Brasileiro

Por Fabricio Duque

Entra ano, sai ano e tenho sempre a mesma sensação, quase patológica, de que não estou preparado para o Festival do Rio. Quando os filmes são anunciados e as primeiras notícias começam a ser informadas, uma ansiedade-desespero desperta em mim, de reação-pausa. É um sentimento estranho, que eu nunca consegui traduzir. Soa como um misto incondicional de felicidade desmedida, mas também de um nervoso que atinge o medo. Talvez seja porque a safra é extensa e há obras demais exibidas. Por mais que um ser humano (que não deve ser humano vamos concordar!) consiga assistir dez filmes por dia (o que é impossível), ainda assim, não há a menor chance de completar a lista ofertada.

Nosso site realiza a cobertura de imprensa do Festival do Rio desde 2009, cujos 14 anos completados foram celebrados em grande estilo no saguão do Estação Net Rio em 17 de setembro, com Susanna Lira, Patricia Niedermeier, Cavi Borges e um público muito especial. E durante o Festival de Rio deste ano, que se apresenta totalmente presencial, pelo segundo ano consecutivo, outra mostra é exibida na cidade maravilhosa, “A Magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade”, que após Brasília, está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte até 16 de outubro, e começou ontem no CCBB SP, de curadoria de Fabricio Duque e Eduardo Reginato. Há também no mesmo período a Mostra Permanente Um Curta Por Dia que chega ao quarto mês, exibindo sempre um curta-metragem diferente, durante 24 horas, com curadoria de Clarissa Kuschnir.

Com o slogan “O roteiro é impecável. O cenário é perfeito. O final, só assistindo para descobrir”, o Festival do Rio 2023 acontece de 05 a 15 de outubro. A abertura hoje no Odeon exibe o filme “Atiraram no Pianista” (“They Shot The Piano Player”, da Sony Pictures), dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal, revisita a investigação de um jornalista sobre a morte do pianista brasileiro Francisco Tenório Júnior (1941-1976), músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho, que desapareceu durante uma temporada de shows em Buenos Aires. O filme chega ao Rio logo após sua primeira exibição mundial no Festival de Toronto. Já o filme da Grande Gala de Encerramento é “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, e “Priscilla”, de Sofia Coppola.

A programação do Festival do Rio 2023 traz o melhor do cinema brasileiro e mundial para as telas do Rio de Janeiro com um único foco: você. Serão dias de puro encantamento, celebrando os 25 anos de um evento sempre pautado por entretenimento, reflexão, diversidade e inclusão social. Do ponto de vista internacional, as atrações são inúmeras. Obras premiadas nos principais festivais do mundo, documentários únicos e novidades que você só encontra aqui. A lista de cineastas cujos filmes estarão nas telas inclui nomes como Hirozaku Kore-eda, Karim Aïnouz, Todd Haynes, Wim Wenders, Richard Linklater, Celine Song, Carlos Saura, Frederick Wiseman, Claire Simon, Lav Diaz, Agnieszka Holland, Lucía Puenzo, Yorgos Lanthimos e Oliver Stone, entre muitos outros. Serão exibidos filmes premiados nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Toronto, Berlim e Veneza, além de uma lista com os indicados por seus respectivos países produtores ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024.

Leia também:

Tudo sobre os filmes da Première Brasil do Festival do Rio 2023

Nossa cobertura do Festival do Rio (2009 até 2022)

A Première Brasil, com destacada presença de cineastas mulheres, confirma a condição de maior janela do cinema brasileiro. O grande número de filmes inscritos este ano comprova que mesmo em tempos difíceis o cinema brasileiro resiste com qualidade, tornando a disputa pelo Troféu Redentor cada vez mais acirrada.

“Não é sobre a questão da curadoria, é também sobre a edição do catálogo, da edição da Revista de Programação, a coordenação do site, foi mesmo um ano de muito trabalho. Sobre a curadoria exclusivamente dos filmes nacionais (a Première Brasil), do qual faço parte com uma equipe de dez pessoas, o que posso destacar é que este ano recebeu 1108 inscrições (790 curtas e 318 longas), dos quais foram escolhidos 91 filmes. Eu digo que dava para fazer mais dois festivais com esse material. A concorrência foi muito grande. E o que nós procuramos sempre é prestigiar a diversidade geográfica, a diversidade de gêneros, a diversidade de estilos, no seu mais amplo sentido. E isso se reflete, porque essa é uma edição com a presença expressiva de mulheres cineastas, com diretoras em todas as mostras. E a gente espera que este festival seja o festival que venha para ficar definitivo, que supere de vez todas as dificuldades que aconteceram desde 2019 com perda de patrocínio, com COVID, com o afastamento do público das salas. Então, o retorno do patrocínio, o retorno dos filmes brasileiros às telas, o retorno do público, eu acho que será a marca deste festival que comemora 25 anos”, disse Ricardo Cota ao Vertentes do Cinema.

As sessões Clássicos e Cults e Midnight Movies ampliam o alcance do Festival com homenagens a filmes que entraram para a história do cinema, como Fome de Viver (1983), de Tony Scott, e Adeus, Minha Concubina (1993), de Chen Kaige, que comemoram respectivamente 40 e 30 anos. Ainda na linha de valorização de ícones, o Festival presta uma homenagem a cinco clássicos brasileiros em parceria com a Cinemateca Brasileira. Das salas de cinema, os filmes ganham espaço também na orla, com a exibição popular do Cinema na Praia, e em arenas espalhadas por diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, ocupadas pelo Cinema Circulação. O RioMarket, setor de negócios do Festival do Rio, leva sua agenda de seminários, workshop e masterclass para a sede do Festival, na Vila Venturosa na Glória. No dia 14/10, no Estação Net Botafogo, haverá masterclass aberta ao público às 11:00 da manhã com Selton Mello, premiado ator e diretor, celebrando 40 anos de carreira.

Instituição responsável pela preservação das obras audiovisuais nacionais e a difusão da cultura cinematográfica do país, a Cinemateca Brasileira participa do Festival do Rio 2023 trazendo para o público a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira, com cinco filmes restaurados de diferentes fases e estilos do cinema brasileiro, do realismo poético urbano de “Cinco Vezes Favela” (1962), obra em episódios considerada um dos pilares do Cinema Novo, ao documentário épico “Cabra Marcado para Morrer” (1984), que abrange a história de um filme interrompido durante a ditadura militar no Nordeste rural do Brasil. A mostra inclui também “Macunaíma” (1969), uma revisão alegórica da obra homônima de Mário de Andrade, presta homenagem aos 70 anos do sucesso internacional “O Cangaceiro” (1953) e desvenda os primórdios da dura poesia concreta paulistana com a exibição de “São Paulo: A Sinfonia da Metrópole” (1929).

O Festival do Rio 2023 comemora 25 anos, celebrando Bodas de Prata. Um quarto de século, desde 1999. Um ano antes de entrar na virada do milênio. “Um histórico de emoções, desafios e muita superação”, escreve o editorial da Revista da Programação. O ano de 2023 celebra também a oitava edição do Prêmio Felix — que abrange os filmes de temática LGBTQIAPN+ em toda a programação do evento. Os títulos serão avaliados por um júri especializado, que escolherá os vencedores nas categorias Melhor Filme Brasileiro, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Documentário e Prêmio Especial do Júri.

Festival do Rio 2023

Um dos destaques da programação gratuita do Festival do Rio, que acontece entre os dias 5 e 15 de outubro, são as sessões do Cinema ao Ar Livre, que reúne produções brasileiras, sucessos internacionais e uma aventura clássica dirigida por Steven Spielberg que encanta crianças de todas as gerações há quatro décadas. As sessões serão realizadas entre os dias 13 e 15 de outubro, na reta final do festival, na Praia de Copacabana, onde a sétima arte se junta à beleza e ao charme natural da “Princesinha do Mar”, uma das praias mais famosas do mundo que, por si só, é um cenário digno de cinema. O programa da democrática mostra é livre para todas as idades e gratuito, então separe sua cadeira de praia, estenda sua canga e se prepare para sessões de “E.T.: O Extraterrestre”, de Steven Spielberg; “Moana: Um Mar de Aventuras”, de John Musker e Ron Clements; “Toy Story”, de John Lasseter; “Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”, de Mauro Lima; “Um Tio Quase Perfeito 2”, de Pedro Antonio; e “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. O telão para este programa tipicamente carioca, uma tradição no Festival do Rio, será montado na altura do Posto 4 da Praia de Copacabana, entre a Rua Constante Ramos e a Rua Santa Clara. As sessões serão às 18:30 e às 20:00.

O Festival do Rio valoriza a presença do talento nacional, abrindo sua programação para receber, em noites de gala, quatro séries brasileiras. É uma oportunidade única de assistir na tela grande aos primeiros episódios de “Amar é para os fortes”, criada por Antonia Pellegrino, Camila Augustini e Marcelo D2, para o Prime Video; “How to Be a Carioca”, que tem Carlos Saldanha como diretor artístico e Joana Mariani como diretora geral da atração, do Star+, “João Sem Deus – A Queda de Abadiânia”, que traz Marina Person como diretora do primeiro episódio, para o Canal Brasil; e “Resistência Negra”, dirigido por Mayara Aguiar, para o Globoplay.

Programação completa com todas as sessões no site

Visando democratizar o acesso ao audiovisual, promover produções brasileiras e alcançar uma nova geração de cinéfilos e produtores, o programa Cinema Circulação leva sessões e oficinas para diversas arenas culturais da cidade do Rio de Janeiro. A Arenas João Bosco, em Vista Alegre; Arena Carioca Abelardo Barbosa/Chacrinha, em Pedra de Guaratiba; a Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna; e o MUHCAB (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira), na Gamboa, vão receber filmes infantojuvenis produzidos no Brasil e oficinas voltadas para crianças (veja a programação completa no final desta matéria).

A mostra Cinema Circulação é apenas uma parte da programação gratuita do Festival do Rio, que será realizado entre os dias 5 e 15 de outubro. O CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal), no Centro, recebe a mostra Festival do Rio no CCJF, que conta com 14 sessões gratuitas. O CCJF também recebe o Programa Geração, além de filmes premiados em edições passadas do Festival do Rio, novidades e uma sessão especial do documentário “Me Chama que Eu Vou” (2022), de Joana Mariani, sobre a vida do cantor Sidney Magal. O artista marcará presença na sessão do filme para conversar com o público sobre o longa-metragem e sobre sua carreira.

Cobrir um festival de cinema não é tão tranquilo assim. São muitas opções na programação. Precisamos ainda organizar logísticas de deslocamento. Sim, mas quando se consegue participar de outros festivais, ganhamos um respiro. O Vertentes do Cinema em 2023 esteve nos festivais de Berlim e de Cannes. Isso ajuda e muito. A seguir, há duas listas. Uma a de filmes assistidos. E a outra do que não perderemos.

FILMES ASSISTIDOS (COM COTAÇÃO)

Past Lives

20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS (3 de 5)

(20.000 Especies de Abejas) de ESTIBALIZ URRESOLA SOLAGUREN com SOFÍA OTERO, PATRICIA LÓPEZ ARNAIZ, ANE GABARAIN, ITZIAR LAZKANO, SARA CÓZAR. ESPANHA, 2023, DURAÇÃO (125min) Uma criança de oito anos luta com o fato de que as pessoas continuam se dirigindo a ela de maneiras confusas. Durante um verão no País Basco, entre as colmeias e as abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que ao mesmo tempo refletem sobre suas próprias vidas e desejos. Sofía Otero venceu o Urso de Prata de Melhor Atuação Principal no Festival de Berlim 2023. Expectativa (LP).

AS 4 FILHAS DE OLFA (2 de 5)

(Les Filles d’Olfa) de KAOUTHER BEN HANIA com HEND SABRI, OLFA HAMROUNI, EYA CHIKHAOUI, TAYSSIR CHIKHAOUI, NOUR KAROUI. FRANÇA / TUNÍSIA / ALEMANHA / ARÁBIA SAUDITA, 2023, DURAÇÃO (110min) Entre a luz e a escuridão está Olfa, uma tunisiana mãe de quatro filhas. Um dia, suas duas filhas mais velhas desaparecem. Para preencher a ausência, a cineasta Kaouther Ben Hania convida atrizes profissionais e cria uma experiência única de cinema que desvenda as histórias de Olfa e sua família. Uma jornada íntima de esperança, rebelião, violência, transmissão e irmandade, que questiona os alicerces de nossas sociedades. Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP) 

ATÉ O CAIR DA NOITE (2 de 5)

(Bis ans Ende der Nacht) de CHRISTOPH HOCHHÄUSLER com TIMOCIN ZIEGLER, THEA EHRE, MICHAEL SIDERIS, IOANA IACOB, ROSA ENSKAT. ALEMANHA, 2023, DURAÇÃO (122min) Para ganhar a confiança de um traficante, o investigador Robert precisa fingir ser o namorado de Leni. A polícia espera que seus laços com o criminoso os ajudem a se infiltrar na quadrilha. Enquanto essa parte do plano funciona relativamente bem, o relacionamento falso é difícil desde o início. Leni é uma mulher trans e Robert foi apaixonado por ela antes da transição. Ironicamente, é Victor, o traficante de drogas, que fará Robert confrontar os dilemas de seus sentimentos. Urso de Prata de Melhor Atuação Coadjuvante para Thea Ehre no Festival de Berlim 2023.

ATIRARAM NO PIANISTA (4 de 5)

(Dispararon al Pianista) de FERNANDO TRUEBA, JAVIER MARISCAL com JEFF GOLBLUM. ESPANHA / FRANÇA / PAÍSES BAIXOS / PORTUGAL / PERU, 2023, DURAÇÃO (103min) Um jornalista musical de Nova York embarca numa jornada em busca da verdade por trás do misterioso desaparecimento do virtuoso pianista brasileiro Tenório Jr. Uma história de origem comemorativa do movimento musical mundialmente famoso chamado Bossa Nova. O filme retrata um período fugaz, repleto de liberdade criativa, em um ponto de virada da história latino-americana nos anos 1960 e 1970, pouco antes do continente ser engolido por regimes totalitários. Gala de Abertura – (LP)

BANEL & ADAMA: AMOR OU TRADIÇÃO (3 de 5)

(Banel & Adama) de RAMATA-TOULAYE SY com KHADY MANE, MAMADOU DIALLO, BINTA RACINE SY, MOUSSA SOW, NDIABEL DIALLO. FRANÇA / MALI / SENEGAL, 2023, DURAÇÃO (87min) Banel e Adama estão apaixonados. O jovem casal vive em uma aldeia remota no norte do Senegal. Para eles, nada mais importa. No entanto, seu amor eterno e perfeito entra em rota de colisão com os costumes da comunidade. Neste mundo não há espaço para a paixão, muito menos para o caos. Seleção oficial do Festival de Cannes 2023. Expectativa – (LP)

BLACKBERRY (2 de 5)

(BlackBerry) de MATT JOHNSON com JAY BARUCHEL, GLENN HOWERTON, MATT JOHNSON, RICH SOMMER, MICHAEL IRONSIDE. CANADÁ, 2022, DURAÇÃO (120min) A ascensão e o declínio do primeiro smartphone. A tecnologia criada por Mike Lazaridis e seu melhor amigo, Douglas Fregin, aliada ao dinheiro e à experiência do empresário Jim Balsillie, transforma completamente a forma como as pessoas se comunicam em 1996. Celebridades, políticos e empresários estão viciados em seus Blackberrys e o valor da empresa canadense dispara. No entanto, em poucos anos, segredos obscuros, disputas pessoais e o maior perigo de todos, a chegada do iPhone, ameaçam o sucesso da companhia. Seleção oficial da Berlinale 2023. Expectativa – (LP)

CONTO DE FADAS (4 de 5)

(Skazka) de ALEKSANDR SOKUROV com ALEXANDER SAGABASHI, VAKHTANG KUCHAVA, FABIO MASTRANGELO. RÚSSIA / BÉLGICA, 2022, DURAÇÃO (79min) O renomado diretor russo Alexandr Sokurov retrata conversas no purgatório entre Adolf Hitler, Benito Mussolini, Joseph Stalin e Winston Churchill, combinando imagens de arquivo com a tecnologia deepfake. Panorama Mundial – (LP)

CORTA! (3 de 5)

(Coupez!) de MICHEL HAZANAVICIUS com ROMAIN DURIS, BÉRÉNICE BEJO, GRÉGORY GADEBOIS, FINNEGAN OLDFIELD, MATILDA LUTZ. FRANÇA / ESTADOS UNIDOS / JAPÃO, 2022, DURAÇÃO (110min) Em um prédio abandonado, um filme de zumbi de baixo orçamento está ruindo durante as gravações. O diretor abusivo já anda testando os limites do elenco e da equipe com seu comportamento desagradável, quando revela seu plano especial para injetar energia e emoção no projeto: liberar uma maldição zumbi de verdade. Em um frenético plano-sequência em que pedaços de corpos e fluidos voam, os atores lutam contra os mortos- -vivos e contra o diretor pela sobrevivência — antes que o filme chegue a uma conclusão chocante. Filme de abertura do Festival de Cannes 2022. Midnight Movies – (LP)

DE VOLTA À CÓRSEGA (3 de 5)

(Le Retour) de CATHERINE CORSINI com AÏSSATOU DIALLO SAGNA, SUZY BEMBA, ESTHER GOHOUROU, LOMANE DE DIETRICH, VIRGINIE LEDOYEN. FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (110min) Khédidja trabalha para uma rica família parisiense, que a leva para cuidar de seus filhos durante um verão na Córsega. É a oportunidade para ela voltar com suas próprias filhas, Jessica e Farah, para a ilha que deixaram há quinze anos em circunstâncias trágicas. Enquanto Khédidja luta com suas lembranças, as adolescentes se entregam a todas as tentações do verão. Tudo vai bem, até que surgem perguntas sobre o passado distante na ilha, levando as garotas a questionarem a versão da mãe sobre a verdadeira história familiar. Seleção oficial do Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP)

FIREBRAND (3 de 5)

(Firebrand) de KARIM AÏNOUZ com ALICIA VIKANDER, JUDE LAW, SIMON RUSSELL BEALE, EDDIE MARSAN, RUBY BENTALL. REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (120min) Na ensanguentada Inglaterra dos Tudor, Katherine Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII, é nomeada regente enquanto o tirano batalha no exterior. Ela se esforça para promover um novo futuro com base em suas radicais crenças protestantes. Quando o rei retorna, cada vez mais doente e paranoico, ele direciona sua fúria contra os radicais, acusando uma amiga de infância da esposa de traição e queimando- -a na fogueira. Horrorizada e enlutada, mas forçada a esconder, Katherine se vê lutando pela própria sobrevivência. Seleção oficial do Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP)

A FLOR DO BURITI (2 de 5)

(A Flor do Buriti) de JOÃO SALAVIZA, RENÉE NADER MESSORA com ILDA PATPRO KRAHÔ, FRANCISCO HYJNÕ KRAHÔ. BRASIL / PORTUGAL, 2023, DURAÇÃO (124min) Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a ditadura militar, o Estado brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sangrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência. Prêmio de Melhor Equipe da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

HERE (3 de 5)

(Here) de BAS DEVOS com STEFAN GOTA, LIYO GONG, TEODOR CORBAN. BÉLGICA, 2023, DURAÇÃO (83min) Stefan é um imigrante romeno que trabalha em Bruxelas na construção civil. Ele está indo passar as férias no seu país, mas não sabe se voltará. Por isso, cozinha uma grande panela de sopa como presente de despedida para os amigos e familiares. Em um restaurante chinês, ele conhece uma jovem que finaliza seu doutorado sobre musgos. A atenção dela para o mundo do quase invisível o detém em seu caminho. Vencedor do prêmio de Melhor Filme e do Prêmio FIPRESCI da mostra Encounters na Berlinale 2023. Expectativa – (LP)

INCOMPATÍVEL COM A VIDA (4 de 5)

(Incompatível com a Vida) de ELIZA CAPAI com . BRASIL, 2023, DURAÇÃO (94min) A partir do registro de sua gravidez frustrada, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. Eleito o Melhor Documentário Brasileiro do É Tudo Verdade 2023. Première Brasil: Mostra O Estado das Coisas – (LI)

MAL VIVER (3 de 5)

(Mal Viver) de JOÃO CANIJO com ANABELA MOREIRA, RITA BLANCO, MADALENA ALMEIDA, CLEIA ALMEIDA, VERA BARRETO. PORTUGAL / FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (127min) Cinco mulheres da mesma família, de diferentes gerações, administram um antigo hotel familiar na costa norte de Portugal, tentando salvá-lo da decadência inexorável. Um conflito antigo, talvez irreparável, pesa sobre elas: são mães incapazes de amar suas filhas. Quando a jovem Salomé chega ao hotel, velhas feridas são reabertas. Vivendo neste mesmo espaço, por vezes claustrofóbico, causa uma perturbação que traz à tona ódios latentes e rancores acumulados. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2023. Panorama Mundial – (LP)

MONSTER (3 de 5)

(Kaibutsu) de HIROKAZU KORE-EDA com SAKURA ANDO, EITA NAGAYAMA, SOYA KUROKAWA, HINATA HIIRAGI, YÛKO TANAKA, MITSUKI TAKAHATA, AKIHIRO KAKUTA, SHIDÔ NAKAMURA. JAPÃO, 2023, DURAÇÃO (126min) Uma mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecendo. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade começa a surgir. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro e da Queer Palm no Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP)

NOSSOS CORPOS (4 de 5)

(Notre Corps) de CLAIRE SIMON com . FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (168min) Na ala ginecológica de um hospital público parisiense, a realizadora Claire Simon questiona o que significa viver no corpo das mulheres, filmando sua diversidade, singularidade e beleza em diferentes fases da vida. Histórias únicas de desejos, medos e lutas são reveladas, incluindo a da própria cineasta, diagnosticada com câncer durante as filmagens. Exibido no Festival de Berlim 2023. Panorama Mundial – (LP)

PERFECT DAYS (3 de 5)

(Perfect Days) de WIM WENDERS com KOJI YAKUSHO, TOKIO EMOTO, ARISA NAKANO, AOI YAMADA, YUMI ASO. JAPÃO / ALEMANHA, 2023, DURAÇÃO (123min) Hirayama parece totalmente satisfeito com sua vida simples de limpador de banheiros em Tóquio. À parte sua rotina bastante estruturada, dedica-se à paixão pela música e pelos livros. Também ama as árvores e sempre as fotografa. Uma sequência de encontros inesperados revela gradualmente o seu passado, nesta reflexão comovente e poética sobre encontrar a beleza no cotidiano. Kōji Yakusho ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP)

O SABOR DA VIDA (4 de 5)

(La Passion de Dodin Bouffant) de TRÀN ANH HÙNG com JULIETTE BINOCHE, BENOIT MAGIMEL, EMMANUEL SALINGER, PATRICK D’ASSUMÇAO, GALATEA BELLUGI. FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (134min) 1885. A incomparável cozinheira Eugenie (Juliette Binoche) trabalha para o famoso gourmet Dodin (Benoît Magimel) há 20 anos. Com o passar do tempo, a prática da gastronomia e a admiração mútua gerou um relacionamento amoroso. A parceria dá origem a pratos deliciosos, que confundem até os chefs mais renomados do mundo. Eugenie, no entanto, gosta da sua liberdade e nunca quis se casar com Dodin. Ele decide, então, fazer algo que nunca fez antes: cozinhar para ela. Seleção oficial do Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP)

SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO (3 de 5)

(May December) de TODD HAYNES com NATALIE PORTMAN, JULIANNE MOORE, CHARLES MELTON, CORY MICHAEL SMITH, ELIZABETH YU. ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (118min) A atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) faz pesquisa para seu próximo papel no cinema: Gracie Atherton-Yoo (Julianne Moore), que 20 anos antes viveu um romance que causou escândalo e provocou a sua prisão. Seu marido, Joe (Charles Melton), tinha 13 anos na época e Gracie, 36. Seleção oficial do Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP)

TODA NOITE ESTAREI LÁ (3 de 5)

(Toda Noite Estarei Lá) de TATI FRANKLIN, SUELLEN VASCONCELOS com MEL ROSÁRIO. BRASIL, 2023, DURAÇÃO (72min) Impedida de frequentar o culto de sua preferência, Mel não desiste de professar a sua fé. Toda noite ela prepara cartazes e os leva para a porta da igreja, à espera do dia que poderá voltar a entrar. Ao longo de anos marcados pela ascensão de um governo ultraconservador e pelas dificuldades trazidas por uma inesperada pandemia, o documentário acompanha a luta da cabeleireira transexual por fazer valer o seu direito constitucional à liberdade religiosa. Première Brasil: Mostra O Estado das Coisas – (LI)

TOTEM (3 de 5)

(Tótem) de LILA AVILÉS com NAÍMA SENTÍES, MONTSERRAT MARAÑON, MARISOL GASÉ, SAORI GURZA, MATEO GARCÍA ELIZONDO, TERESITA SÁNCHEZ, JUAN FRANCISCO MALDONADO. MÉXICO / DINAMARCA / FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (95min) Sol, uma menina de sete anos, passa o dia na casa do avô ajudando suas tias nos preparativos para uma festa surpresa para seu pai doente. À medida que o dia avança e a chegada do pai é adiada, os laços que mantêm a família unida são postos à prova. Sol entenderá que, depois desta noite, seu mundo vai mudar drasticamente. Vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim 2023. Première Latina – (LP)

VIDAS PASSADAS (4 de 5)

(Past Lives) de CELINE SONG com GRETA LEE, TEO YOO, JOHN MAGARO. ESTADOS UNIDOS / COREIA DO SUL, 2023, DURAÇÃO (106min) Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coreia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica em que confrontam noções de destino, amor e as escolhas de suas vidas, neste comovente romance moderno. Seleção oficial do Festival de Berlim e exibido no Festival de Sundance 2023. Expectativa – (LP)

VIVER MAL (4 de 5)

(Viver Mal) de JOÃO CANIJO com NUNO LOPES, FILIPA AREOSA, LEONOR SILVEIRA, RAFAEL MORAIS, LIA CARVALHO. PORTUGAL / FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (124min) Um hotel junto à costa norte de Portugal recebe alguns clientes num fim de semana. Um homem vive dividido entre dar atenção a sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe entre eles. Uma mãe dominadora incentiva o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro. Outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação. Exibido no Festival de Berlim 2023. Panorama Mundial – (LP) 


FILMES LISTADOS PARA ASSISTIR NO FESTIVAL DO RIO 2023

All of Us Strangers

ALL OF US STRANGERS

(All of Us Strangers) de ANDREW HAIGH com ANDREW SCOTT, PAUL MESCAL, JAMIE BELL, CLAIRE FOY. REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (105min) Uma noite, em seu prédio quase vazio em Londres, Adam (Andrew Scott) tem um encontro casual com um vizinho misterioso, Harry (Paul Mescal), que perturba o ritmo de sua vida cotidiana. À medida que um relacionamento se desenvolve entre eles, Adam fica preocupado com memórias do passado e se vê atraído de volta à cidade pacata onde cresceu e à casa de sua infância onde seus pais (Claire Foy e Jamie Bell) parecem estar morando, como estavam no dia em que morreram há 30 anos. Panorama Mundial – (LP) *

UM AMOR

(Un Amor) de ISABEL COIXET com LAIA COSTA, HOVIK KEUCHKERIAN, LUIS BERMEJO, HUGO SILVA, INGRID GARCÍA-JONSSON, FRANCESCO CARRIL. ESPANHA, 2023, DURAÇÃO (128min) Natalia, de 30 anos, encontra refúgio numa região remota do interior da Espanha, mas, ao ser confrontada com uma proposta sexual inquietante de seu vizinho, desencadeia uma paixão devoradora e obsessiva que a leva a se questionar enquanto mulher. Baseado no romance best-seller homônimo, escrito por Sara Mesa. Exibido no Festival de San Sebastián 2023. Panorama Mundial – (LP) 

ANTÁRTICA: CONTINENTE MAGNÉTICO

(Voyage au Pôle Sud) de LUC JACQUET com . FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (83min) Os poucos milhares de quilômetros que separam a Patagônia do Polo Sul representam uma viagem fascinante e hipnótica para os exploradores. Alguns até falam de um vício: “a mordida antártica”. Luc Jacquet, diretor de A Marcha dos Pinguins (2005), lida com isso há 30 anos. Desta vez, ele retorna à região para uma aventura visualmente espetacular, que oferece imagens indescritíveis. É como uma jornada final ao continente, que está desaparecendo. O Estado das Coisas – (LP)

ATMOSFERA

(Atmosfera) de PAULO CALDAS com JOÃO MIGUEL, MILHEM CORTAZ, ZEZITA MATOS, PETER KETNATH, LUKA OMOTO. BRASIL / ALEMANHA, 2023, DURAÇÃO (90min) Edmundo é caseiro de um sítio em São Paulo. Vive isolado no meio da natureza. A presença de sua mãe o assombra com poesias e memórias do Sertão onde nasceu. A linha tênue entre a lembrança e o delírio leva Edmundo a um mergulho no fantástico. O poeta-caseiro, ao se deparar com a morte, busca dar significado à vida. Première Brasil: Competição Novos Rumos Longa-Metragem – (LI)

BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS

(Bizarros Peixes das Fossas Abissais) de MARÃO com NATÁLIA LAGE, GUILHERME BRIGGS, RODRIGO SANTORO. BRASIL, 2023, DURAÇÃO (75min) Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano.Première Brasil: Competição Novos Rumos Longa-Metragem – (LI) 

CANNES SEM CORTES

(Cannes Uncut) de RICHARD BLANSHARD, ROGER PENNY com . REINO UNIDO, 2023, DURAÇÃO (85min) Os gloriosos excessos, triunfos e fracassos do Festival de Cannes compõem uma história que precisa ser contada. Cannes sem Cortes deleita-se com o glamour, tapetes vermelhos, filmes, loucuras, proezas, acordos, festas e personalidades que fazem o show business tomar a Riviera Francesa por duas semanas anualmente. O filme oferece uma experiência intensa, com alta carga de adrenalina e emoção, do que o festival tem representado ao longo dos anos e do que pode vir a oferecer no futuro. Com Thierry Frémaux, Juliette Binoche, Quentin Tarantino e muitos outros. Panorama Mundial – (LP) *

CASSANDRO

(Cassandro) de ROGER ROSS WILLIAMS com GAEL GARCÍA BERNAL, ROBERTA COLINDREZ, PERLA DE LA ROSA, JOAQUÍN COSÍO, RAÚL CASTILLO, EL HIJO DEL SANTO, BAD BUNNY. ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (107min) Quando Saúl Armendáriz (Gael García Bernal) começa a competir na luta livre mexicana no final dos anos 80, ele se recusa a fazer isso como um lutador drag exótico. Mas depois de conhecer Sabrina, Saúl ganha não só uma treinadora, mas também uma amiga que o ajuda a achar a coragem para ser quem ele é dentro e fora do ringue. Após muitos desafios, ele cria Cassandro, um lutador abertamente gay e herói improvável, que encoraja Saúl a mudar como ele próprio se vê e o ajuda a criar um propósito na vida. Exibido no Festival de Sundance 2023. Panorama Mundial – (LP) 

CÉU DE PLÁSTICO

(Műanyag égbolt) de SAROLTA SZABÓ, TIBOR BÁNÓCZKI com TAMÁS KERESZTES, ZSÓFIA SZAMOSI. HUNGRIA / ESLOVÁQUIA, 2023, DURAÇÃO (111min) 2123. Diante da diminuição dos recursos disponíveis, a raça humana só continua sobrevivendo graças a uma compensação: aos 50 anos, cada cidadão é gradualmente transformado em uma árvore. Quando Stefan descobre que sua amada esposa Nora se voluntariou para doar o próprio corpo antes do tempo, ele inicia uma jornada aventureira e perigosa para salvá-la a qualquer custo. Exibido nos festivais de Berlim e Annecy 2023. Expectativa – (LP)

UMA CLAUSTROCINEFILIA

(Una Claustrocinefilia) de ALESSANDRO ANIBALLI com ALESSANDRO ANIBALLI, GIOVANNI SPAGNOLETTI, AMEDEO ANIBALLI. ITÁLIA, 2022, DURAÇÃO (85min) Um cinéfilo, Alessandro Aniballi, se refugia no cinema do passado, tentando entender como essa obsessão nasceu nele. Usando o computador, Aniballi tenta reconstruir seu mundo interior, composto de memórias pessoais, mas sobretudo de imagens icônicas de filmes, através das quais ele busca um sentido para sua existência. Midnight Movies – (LP)

COBWEB

(Geo-Mi-Jip) de KIM JEE-WOON com SONG KANG-HO, LIM SOO-JUNG, OH JUNG-SE, JEON YEO-BEEN, KRYSTAL JUNG, PARK JUNG-SOO, JANG YOUNG-NAM. COREIA DO SUL, 2023, DURAÇÃO (132min) Após uma estreia bem-sucedida, o diretor Kim sofre ataques mordazes dos críticos na Coreia dos anos 1970. Ao terminar mais um longa, ele tem sonhos vívidos com um final alternativo durante vários dias. Sentindo que essas cenas podem transformar seu filme em uma obra-prima, Kim luta por dois dias de filmagem adicional. O roteiro reescrito, no entanto, não passa pela censura, e os atores não conseguem entender o novo encerramento. No meio de tanta confusão, o cineasta nota que está prestes a enlouquecer, mas continua em frente… Exibido no Festival de Cannes 2023. Midnight Movies – (LP) 

DARIO ARGENTO PÂNICO

(Dario Argento Panico) de SIMONE SCAFIDI com DARIO ARGENTO, GUILLERMO DEL TORO, GASPAR NOÉ, NICOLAS WINDING REFN, ASIA ARGENTO. ITÁLIA / REINO UNIDO, 2023, DURAÇÃO (97min) Em quartos de hotéis, protegido do mundo exterior, Dario Argento criou seus filmes mais aclamados. Hoje, ele está escrevendo seu último. Desta vez, no entanto, não está só. Ele volta ao hotel para concluir seu roteiro e ser entrevistado, filmado e acompanhado por uma equipe que grava um filme sobre ele. Argento inicialmente não se sente à vontade, lutando para encontrar tranquilidade tanto para terminar o processo de escrita quanto para confiar em quem o entrevista. Mas o demônio do cinema, que nunca o abandonou, o empurrará, mais uma vez, à entrega total. Itinerários Únicos – (LP) *

O DIABO NA RUA NO MEIO DO REDEMUNHO

(O Diabo na Rua no Meio do Redemunho) de BIA LESSA com CAIO BLAT, LUISA ARRAES, LUIZA LEMMERTZ. BRASIL, 2023, DURAÇÃO (127min) O filme é narrado por Riobaldo, que nos transporta para sua vida como jagunço e compartilha suas experiências e conflitos. Ao longo da trama, ele se envolve com diversos bandos e líderes carismáticos, entre os quais o temido Hermógenes. O coração de Riobaldo é conquistado por Diadorim, um jovem valente e misterioso que se torna o amor de sua vida. Através da narrativa de Riobaldo, o autor explora as complexidades da alma humana, mergulhando na dualidade entre o bem e o mal. Adaptação da aclamada obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, escrita por Guimarães Rosa. Première Brasil: Hors Concours Longa-Metragem – (LI)

DOGMAN

(DogMan) de LUC BESSON com CALEB LANDRY JONES, JOJO T. GIBBS, CHRISTOPHER DENHAM, CLEMENS SCHICK, JOHN CHARLES AGUILAR. FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (114min) A incrível história de um menino maltratado pela vida que encontra a salvação através do amor de seus cães. Exibido no Festival de Veneza 2023. Panorama Mundial – (LP) *

HIT MAN

(Hit Man) de RICHARD LINKLATER com GLEN POWELL, ADRIA ARJONA, AUSTIN AMELIO, RETTA. ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (113min) Gary Johnson (Glen Powell) trabalha para a polícia e finge ser um assassino de aluguel para prender aqueles que o contratam. Um dia ele quebra o protocolo para salvar uma mulher desesperada que tenta fugir de um namorado abusivo. Exibido no Festival de Veneza 2023. Panorama Mundial – (LP) *

I LIKE MOVIES

(I Like Movies) de CHANDLER LEVACK com ISAIAH LEHTINEN, ROMINA D’UGO, KRISTA BRIDGES, PERCY HYNES WHITE. CANADÁ, 2022, DURAÇÃO (99min) Burlington, Ontario, 2003. O hiperambicioso cinéfilo Lawrence Kweller tem o sonho de estudar cinema na NYU. Buscando juntar dinheiro para bancar o curso, ele consegue o emprego que sempre desejou na videolocadora Sequels. Angustiado por causa do futuro, o adolescente aliena as pessoas mais importantes de sua vida e desenvolve uma amizade complicada no trabalho. À medida que a formatura se aproxima, compreensões dolorosas forçam Lawrence a perceber que não passa de um babaca pretensioso. Expectativa – (LP) *

INVISÍVEIS

(The Ballad of a Hustler) de HEITOR DHALIA com BERNARDO BARRETO, EMERAUDE TOUBIA, ANDRÉA BELTRÃO, ROBBIE JOHNS, ROBIN LORD TAYLOR, DREW MOERLEIN. BRASIL / ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (104min) Ao sair da prisão, o brasileiro Jonathan descobre que sua ex-noiva desapareceu, deixando para trás um filho de seis anos. A dupla improvável se aventura no perigoso submundo da imigração ilegal de Nova York, em uma tentativa desesperada de encontrá-la. Panorama Mundial – (LP)

KOKOMO CITY: A NOITE TRANS DE NOVA YORK

(Kokomo City) de D. SMITH com DANIELLA CARTER, DOMINIQUE SILVER, KOKO DA DOLL, LIYAH MITCHELL. ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (73min) O filme apresenta as histórias de quatro profissionais do sexo trans e negras em Nova York e na Geórgia. A audácia dessas mulheres e a franqueza que compartilham complexificam a iniciativa, colidindo o cotidiano com comentários sociais incisivos e a escavação de verdades há muito tempo adormecidas. Sem filtros, descaradas e sem remorso, Smith e suas personagens destroem o padrão da autenticidade, oferecendo crueza revigorante e vulnerabilidade despreocupada com pureza e boas maneiras. Premiado em Sundance e na mostra Panorama no Festival de Berlim 2023. Midnight Movies – (LP)

MENU PRAZER – LES TROISGROS

(Menus Plaisirs – Les Troisgros) de FREDERICK WISEMAN com . ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (239min) Um filme sobre a família Troisgros e seus três restaurantes: Troisgros, Le Central e La Colline du Colombier, localizados na França. O Troisgros, fundado há 93 anos, tem três estrelas Michelin há 55 anos e em 2020 foi premiado com uma estrela verde por suas práticas sustentáveis exemplares. O atual chef, César Troisgros, é a quarta geração da família a comandá-lo. O documentário mostra as operações do dia a dia envolvendo as compras, a preparação e o serviço no celebrado restaurante. Exibido no Festival de Veneza 2023. Panorama Mundial – (LP) *

O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ

(O Meu Sangue Ferve por Você) de PAULO MACHLINE com FILIPE BRAGANÇA, GIOVANA CORDEIRO, CACO CIOCLER, EMANUELLE ARAÚJO, SIDNEY SANTIAGO KUANZA. BRASIL, 2023, DURAÇÃO (98min) Em 1979, Magal, um dos artistas mais populares e celebrados do país, segue a rotina de ensaios e compromissos em Salvador. Durante um programa de TV, conhece a deslumbrante Magali e é acometido por uma paixão inédita e avassaladora. Para conquistá-la, precisará vencer a resistência de Jean Pierre, seu empresário passional, além da desconfiança da família, dos amigos e da própria amada. Embalado por grandes sucessos, o filme narra os encontros e desencontros da explosão de amor que muda para sempre a vida do casal. Première Brasil: Hors Concours Longa-Metragem *

MMXX

(MMXX) de CRISTI PUIU com BIANCA CUCULICI, LAURENTIU BONDARENCO, OTILIA PANAITE, FLORIN TIBRE, IGOR BABIAC. ROMÊNIA / FRANÇA / MOLDÁVIA, 2023, DURAÇÃO (160min) Oana Pfifer, uma jovem terapeuta distraída, entra no questionário que deveria enviar para sua paciente. Mihai, irmão de Oana, está preocupado com seu aniversário e preso numa história muito maior do que é capaz de lidar. Septimiu, marido de Oana, anda aflito com a saúde e vagamente escuta uma história estranha envolvendo um colega. Narcis Patranescu, um investigador do crime organizado, lida com uma história sombria e inquietante enquanto interroga uma jovem em um funeral. Panorama Mundial – (LP) *

MUSSUM, O FILMIS

(Mussum, o Filmis) de SILVIO GUINDANE com AILTON GRAÇA, CACAU PROTÁSIO, NEUSA BORGES, YURI MARÇAL. BRASIL, 2023, DURAÇÃO (117min) Mussum, o Filmis narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba e os bastidores d’Os Trapalhões. Première Brasil: Hors Concours Longa-Metragem *

MUTT

(Mutt) de VUK LUNGULOV-KLOTZ com LÍO MEHIEL, COLE DOMAN, ALEJANDRO GOIC, JASAI CHASE OWENS, JARI JONES, MIMI RYDER. ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (87min) Feña, um jovem trans em movimento na cidade de Nova York, enfrenta um dia intenso. Num intervalo de 24 horas, seu pai estrangeiro, seu ex-namorado hétero e sua meia-irmã de 13 anos reaparecem em sua vida. Sem contato com essas pessoas desde a transição, Feña precisa navegar pelas novas dinâmicas dos antigos relacionamentos, enquanto enfrenta os desafios do dia a dia. Por sua atuação, Lío Mehiel ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance. O filme recebeu uma Menção Especial na mostra Generation 14plus no Festival de Berlim 2023. Expectativa – (LP) *

POBRES CRIATURAS

(Poor Things) de YORGOS LANTHIMOS com EMMA STONE, MARK RUFFALO, WILLEM DAFOE, RAMY YOUSSEF, CHRISTOPHER ABBOT. IRLANDA / ESTADOS UNIDOS, 2023, DURAÇÃO (141min) A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023. Panorama Mundial – (LP)

PRISCILLA

(Priscilla) de SOFIA COPPOLA com CAILLE SPANEY , JACOB ELORDI, DAGMARA DOMINCZYK, ARI COHEN. ESTADOS UNIDOS / ITÁLIA, 2023, DURAÇÃO (113min) Quando a adolescente Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley em uma festa, o homem que é uma estrela meteórica do rock se torna alguém totalmente inesperado em momentos íntimos: uma paixão vibrante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola revela outro lado do grande mito americano no longo namoro e casamento turbulento de Elvis e Priscilla. De uma base do exército na Alemanha à propriedade dos sonhos em Graceland, um retrato profundo e encantadoramente detalhado do amor, fantasia e fama. Gala de Encerramento – (LP)

PUAN

(Puan) de MARÍA ALCHÉ, BENJAMÍN NAISHTAT com MARCELO SUBIOTTO , LEONARDO SBARAGLIA, JULIETA ZYLBERBERG, ALEJANDRA FLECHNER, MARA BESTELLI, ANDREA FRIGERIO. ARGENTINA / BRASIL / FRANÇA / ITÁLIA / ALEMANHA, 2023, DURAÇÃO (111min) Marcelo dedicou sua vida ao ensino na Faculdade de Filosofia. Quando o professor Caselli, seu mentor, morre inesperadamente, Marcelo espera herdar o reinado do departamento. No entanto, seus planos vão por água abaixo com a chegada de Rafael Sujarchuk, um colega carismático e sedutor que retorna de seu pedestal em universidades europeias para reivindicar o Departamento de Filosofia. Os esforços desajeitados de Marcelo para provar que é o candidato ideal desencadeiam um hilário duelo filosófico, enquanto sua vida — e o país — entram em uma espiral de caos. Première Latina – (LP)

QUARTO 999

(Chambre 999) de LUBNA PLAYOUST com WIM WENDERS, ASGHAR FARHADI, CLAIRE DENIS, KLEBER MENDONÇA FILHO, REBECCA ZLOTOWSKI, DAVID CRONENBERG, JAMES GRAY, OLIVIER ASSAYAS, ALICE ROHRWACHER. FRANÇA, 2023, DURAÇÃO (85min) Em 1982, o cineasta alemão Wim Wenders pediu a 16 colegas diretores que falassem sobre o futuro do cinema, o que resultou no filme Quarto 999. Agora, 40 anos mais tarde, em Cannes, a diretora Lubna Playoust repete a mesma pergunta a uma nova geração de realizadores, incluindo o brasileiro Kleber Mendonça Filho: o cinema é uma linguagem em via de se perder, uma arte prestes a morrer? Exibido no Festival de Cannes 2023. Panorama Mundial – (LP) *

A SOCIEDADE DA NEVE

(La Sociedad de la Nieve) de J.A. BAYONA com ENZO VOGRINCIC, AGUSTÍN PARDELLA, MATÍAS RECALT , ESTEBAN BIGLIARDI, DIEGO VEGEZZI. ESPANHA, 2023, DURAÇÃO (144min) Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, caiu no coração da Cordilheira dos Andes. Apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos num dos ambientes mais hostis e inacessíveis do planeta, eles precisam recorrer a medidas extremas para permanecerem vivos. Adaptação do livro “A Sociedade da Neve”, de Pablo Vierci. Filme de encerramento do Festival de Veneza 2023. Panorama Mundial – (LP)

AS VERDADES ESSENCIAIS DO LAGO

(Essential Truths of the Lake) de LAV DIAZ com JOHN LLOYD CRUZ, HAZEL ORENCIO, SHAINA MAGDAYAO, BART GUINGONA, AGOT ISIDRO. FILIPINAS / FRANÇA / PORTUGAL / SINGAPURA / ITÁLIA / SUÍÇA / REINO UNIDO, 2023, DURAÇÃO (213min) Questionado sobre o que leva um homem a procurar a verdade, o Tenente Hermes Papauran responde, desanimado, que talvez só queira continuar infligindo dor a si mesmo. Diante dos assassinatos sangrentos e mentiras descaradas do presidente filipino Rodrigo Duterte, ele continua lutando para solucionar um caso de 15 anos em torno de uma paisagem repleta de cinzas vulcânicas e um lago impenetrável. Isso virou uma cruz que ele mal aguenta carregar, mas continua arrastando de qualquer maneira. Panorama Mundial – (LP) *

O VILAREJO EL ECO

(El Eco) de TATIANA HUEZO com MONTSERRAT HERNÁNDEZ, LUZ MARÍA VÁZQUEZ GONZÁLEZ, SARAHÍ ROJAS HERNÁNDEZ, MARÍA DE LOS ÁNGELES PACHECO TAPIA. MÉXICO / ALEMANHA, 2023, DURAÇÃO (102min) No remoto vilarejo El Echo, que cultiva seu próprio tempo, as crianças cuidam das ovelhas e de seus anciãos. Enquanto a geada e a seca castigam a terra, elas aprendem a entender a morte, a doença e o amor através de cada ato, palavra e silêncio de seus pais. Uma história sobre o eco do que se prende à alma, sobre a certeza do abrigo providenciado por quem nos rodeia, sobre rebelião e vertigem diante da vida. Sobre crescer. Prêmio de Melhor Documentário e Melhor Direção da mostra Encounters no Festival de Berlim 2023. Première Latina – (LP)

Pix Vertentes do Cinema

Deixe uma resposta