Tudo Sobre o 5º Mês da Mostra Um Curta por Dia 2025
A repescagem chega a maio com mais 31 curtas-metragens diferentes a cada 24 horas, em exibições gratuitas em plataforma única exclusiva
Por Clarissa Kuschnir
E sim, entre trancos, barrancos e nadadas contra a maré, nosso site chegou ao quinto mês como a única plataforma de streaming que exibe um curta-metragem brasileiro diferente, todo dia. Nosso lema “Quanto mais curtas melhor!”, para que assim seja possível fomentar esses filmes considerados “primos pobres” dos longas, só por terem suas durações menores. Que infâmia esse preconceito! E sim, antes de começar esta matéria Tudo Sobre a programação de maio, o Vertentes do Cinema precisa realmente do seu apoio para que possamos continuar mês à mês e para que já organizar o ano de 2026, que será só de curtas inéditos! Pois é, no universo cultural é assim mesmo! Sempre há a necessidade de ajuda! E mais ainda se estivermos à margem do “consumível” mainstream. E assim, vamos, porque não (conseguimos) parar mesmo aqui – meu co-curador Fabricio Duque quer “inventar moda toda hora”.
Nossa Mostra Um Curta Por Dia – A Repescagem 2025 chega a Maio, o mês das mães, o mês de cobertura do Festival de Cannes, o mês das noivas, além do mês do Atum, da Ética e de resistência-luta ao que aconteceu em maio de 1968, vem com mais 31 títulos gratuitos em nossa plataforma única, e sem necessidade de cadastro. É só acessar a página do site (ou no link ao lado de cada filme na lista abaixo), clicar em exibição e assistir! Lembrando que cada curta fica 24 horas no ar, sempre das 9h00 da manhã até às 9h00 da manhã seguinte.
Leia também:
Baixe aqui a Revista Programação de Maio em .pdf
Tudo Sobre o Primeiro Mês da Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025
Tudo Sobre o Segundo Mês da Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025
Tudo Sobre o Terceiro Mês da Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025
Tudo Sobre o Quarto Mês da Mostra Um Curta Por Dia: A Repescagem 2025
E nós seguimos firmes e fortes nesta curadoria tão plural, que traz a vocês obras de diversos anos, assuntos (esse mês com vários títulos falando sobre o problema das grandes cidades e a relação delas com seus moradores), gêneros. E diversas narrativas. Sem tabus e com algumas polêmicas.
E para este mês, a Mostra Um Curta Por Dia – A Repescagem 2025 tem sua abertura com o filme clássico “Megalópolis” (não confunda com o atual longa de Francis Ford Coppolla que tem o mesmo título) dos anos 70, dirigido pelo veterano Leon Hirszman. O falecido diretor retrata em seu curta, narrado por Paulo César Pereio, a expansão das grandes cidades, com foco em São Paulo e Rio de Janeiro. E parece que o filme não envelhece, pois os problemas continuam e as cidades não param de crescer, principalmente com suas questões de transporte, qualidade de vida de seus moradores e a especulação imobiliária cada vez mais presente, eliminando importantes espaços verdes. Ou seja, mais atual impossível!
Ainda da mesma década, temos Aloysio Raulino com “Teremos Infância”, em que o cineasta aborda a vida de um menor abandonado que passa por tantas mazelas, denunciando assim o quanto as crianças de rua precisam de mais atenção das autoridades. O curta venceu diversos prêmios na época: o Festival de Oberhausen (Alemanha), o Prêmio Especial no Festival de Bilbao (Espanha) e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo – Melhor Curta-metragem.
E para fechar os anos 70, exibiremos “O Céu é o Limite”, do professor, crítico e cineasta João Lanari Bo (que também integra o time do Vertentes escrevendo artigos e críticas), e que, inclusive, já ganhou uma mostra só dele na primeira edição anual da Mostra Um Curta Por Dia com outros de seus curtas (leia aqui). E como nos outros filmes, João também retrata a cidade, só que através das lentes de um andarilho urbano.
Seguindo na década de 80, abrimos bem com Rogério Sganzerla e seu “Noel Por Noel”, no qual o cineasta documenta a obra musical de Noel Rosa (que inclusive também está em cartaz no longa “Noel Rosa – um espírito circulante”, de Joana Nin. Ainda em família, Helena Ignez está em nossa seleção com “Poder dos Afetos” que tem no elenco Ney Matogrosso, que está em dose dupla aqui no Vertentes e nos cinemas com o lançamento de “Homem com H“, estreando hoje no dia 01 de maio (leia a crítica aqui) e sendo dirigido por Esmir Filho. Os dois filmes são imperdíveis e se complementam.
Aproveitando que maio é o mês do Festival Cinefoot (de 09 a 16, no Rio de Janeiro e São Paulo, e que este ano chega a sua 15ª edição) temos em nossa programação “A Copa do Mundo no Recife”, de Kléber Mendonça Filho. Neste curta, o cineasta aborda a Copa do Mundo de 2014 que aconteceu no Brasil. O filme faz um recorte na cidade do Recife, mostrando a paixão de seus torcedores pelo futebol e fazendo um paralelo com os problemas sociais que a cidade enfrenta. Kléber também ganha destaque neste mês, já que seu mais novo filme “O Agente Secreto”, disputa a Palma de Ouro em Cannes. E o Vertentes estará lá cobrindo tudo presencialmente. E nós estaremos torcendo por ele e pelo Brasil. E o segundo curta é o documentário “A8”, de Lúcio Branco, que também retrata o esporte “paixão nacional”.
Para quem gosta de animação, traremos três curtas que são: “Música das Esferas; Mimi e o Baú Mágico”, de Marcos A.R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara; “Quando a Chuva Vem?” De Jefferson Batista; e “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues. Todas elas mostrando diferentes temas e técnicas diversas.
Katia Mesel também está por aqui com “Rosana”, um curta que em 3 minutos aborda uma dona de casa repleta de fantasias e que capricha no(a) omelete (até mesmo esta palavra “do ovo” ganhou “expansão de gênero”).
Ainda das ficções, exibiremos: “No Oco do Tempo”, de Antonio Fargoni, do Cinema Instantâneo, em que um cangaceiro solitário usa como arma um papel e uma caneta. O curta é inspirado no livro de Efigênio Moura, sobre a personagem Pedro Jeremias; “Permanências”, de Ricardo Alves Jr; “A Conta”, de Tiago A. Neves, que fala sobre o sentido da vida; “A Balada de Anjos e Demônios”, de Marcelo Domingues; o poético “Doce de Coco”, de Allan Deberton; “Depois Deste Desterro”, de Renan Amaral, que aborda a ditadura pelo micro-intimista-pessoal; “152 AB” de Daniel Jaber e Jelton Oliveira; “Lapso”, de Caroline Cavalcanti (premiado no Festival de Berlim).
A Mostra Um Curta Por Dia – A Repescagem 2025 exibirá também ”Boa Noite Cinderela”, do veterano e incansável Neville d’Almeida; “Estado Itinerante”, de Ana Caroline Soares; “Cinema de Guerra – O Fora do Quadro”, de Diogo Oliveira, no qual o protagonista é o próprio Ruy Guerra; “O Grande Amor de Um Lobo”, de Kennel Rogis e Adrianderson (curta muito premiado pelo Brasil); “Faixa de Gaza”, de Lúcio César Fernandes, com Marcélia Cartaxo (inclusive este curta, com “No Oco do Tempo”, também fez parte de outra nossa mostra anterior, a Vertentes Paraibanas; “As Ondas”, de Léo Bittencourt e “Menine”, de Gleison Motta.
Na programação do mês de maio da Mostra Um Curta Por Dia – A Repescagem 2025, nós nunca deixamos de fora os documentários, que complementam a seleção com: “Forofina – Um Filme a Ser Feito”, de Sylvio Lanna realizado em 2010, com imagens captadas da África nos anos 70 pelo próprio realizador (e pode até servir de referência ao filme “Dahomey”, de Mati Diop, vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2024; “B Não é de Biscoito”, de Chris Mariani e Hilda Lopes Pontes, que trazem para as telas entrevistas com pessoas e suas experiências bissexuais; e “Kurt Everywhere”, de Pedro Tavares, sobre o falecido músico norte americano grunge, da Banda Nirvana.
E para encerrar a Mostra Um Curta Por Dia – A Repescagem 2025 temos os experimentais: “O Flâneur”, de Guilherme Bonini, em que o diretor aborda o existencialismo como tema; e “Eu te Amo”, do professor, pesquisador, cineasta e crítico de cinema Marcelo Ikeda.
O mês de maio é marcado por três importantes campanhas de conscientização: o Laranja (Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes); o Amarelo (Atenção pela Vida no Trânsito); e Vermelho (sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca). Por isso, a escolha das nossas cores de divulgação dos filmes. Então bora embarcar nas histórias dos curtas de maio?
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO QUINTO MÊS (MAIO) DA MOSTRA UM CURTA POR DIA: A REPESCAGEM 2025
DIA 01/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
MEGALÓPOLIS
(1973, Brasil, 9 minutos, documentário, de Leon Hirszman). Essa obra conta com o roteiro da geógrafa Bertha Becker (in memoriam). Traz uma análise do fenômeno de crescimento acelerado da urbanização no Brasil, concentrado no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, nos anos setenta.
DIA 02/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
PERMANÊNCIAS
(2010, Brasil, 34 minutos, ficção, de Ricardo Alves Jr.). Com Alisson Machado de Souza, Marcos Magalhães, Vinicius de Morais, Rosemary Santos Cesário, Maria Aparecida, Normando Ferreira, Celso Oliveira. Do lado de dentro, o ar é mais denso.
DIA 03/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
A COPA DO MUNDO NO RECIFE
(2015, Brasil, 14 minutos, de Kleber Mendonça Filho). Em Recife, o berço da lenda do futebol Rivaldo, quase todo mundo parece ser louco por futebol. Ao mesmo tempo que a cidade luta com problemas sociais urgentes e pobreza é inundada pela Copa do Mundo de 2014. O fascinante olhar para esse evento do cineasta residente Kleber Mendonça Filho.
DIA 04/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
FOROFINA – UM FILME A SER FEITO
(2020, Brasil, 13 minutos, documentário, de Sylvio Lanna). Com imagens captadas pelo próprio Sylvio em uma travessia pela África nos anos 70, o filme é uma semente para o próximo longa do diretor que está por vir. E faz um paralelo muito interessante com o longa “Dahomey”, de Mati Diop.
DIA 05/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO
(2024, Brasil, 18 minutos, animação, de Marcos A.R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara). Seu Godofredo tem visita importante: hoje, sua neta Lalá, de 6 anos, vem visitá-lo. A mãe de Lalá encosta o carro na frente da casa e Lalá, carregando seu gato Mimi, corre para encontrar o avô. Indiferente ao seu Godofredo e à sua tutora Lalá, o gato Mimi explora a sala misteriosa até encontrar um velho e pequeno baú aberto. Dentro dele: um chapéu palheta, uma camisa listrada, uma fita amarela… Mimi, que, como qualquer gato curioso, pula pra dentro e, inesperadamente, algo incrível começa a acontecer.
DIA 06/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
O FLÂNEUR
(2021, Brasil, 12 minutos, experimental, de Guilherme Bonini). O Flâneur é um framedrama que explora a solidão de um indivíduo em busca de um existencialismo numa multidão inexistente, no universo urbano de Araraquara, interior de São Paulo.
DIA 07/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
B NÃO É DE BISCOITO
(2020, Brasil, 20 minutos, documentário, de Chris Mariani e Hilda Lopes Pontes). Numa tarde, quatro jovens se encontram e compartilham vivências sobre serem bissexuais e num mundo marcado pela heteronormatividade.
DIA 08/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
ROSANA
(2011, Brasil, 3 minutos, ficção de Katia Mesel). Com Samara Cipriano e Mario Cardona. Ficção poética sobre uma dona de casa que sabia exercer suas fantasias e também fazer um bom omelete.
DIA 09/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
A CONTA
(2017, Brasil, 10 minutos, ficção, de Tiago. A.Neves). Qual o sentido da Vida? Quem somos de onde viemos para onde vamos? O feijão deve ficar em cima ou embaixo do arroz?
DIA 10/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
A BALADA DOS ANJOS E DEMÔNIOS
(2019, Brasil, 11 minutos, ficção, de Marcelo Domingues). O filme apresenta uma alegoria sobre a chegada inesperada e assustadora do futuro no mundo.
DIA 11/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
QUANDO A CHUVA VEM?
(2019, Brasil. 9 minutos, animação de Jefferson Batista). O filme é uma animação que utiliza a técnica do stop motion para conta a história de uma família sertaneja que vive uma das maiores secas do estado de Pernambuco. A produção do filme aconteceu na cidade de Carpina, interior de Pernambuco. Para a construção dos personagens e cenários foram utilizados vários materiais recicláveis, uma verdadeiro trabalho artesanal.
DIA 12/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
A8
(2020, Brasil, 25 minutos, documentário, de Lúcio Branco). Seja no meio de campo, ou em qualquer outro meio, a consciência é o método. No monólogo em curta-metragem A8, Afonsinho usa da mesma visão panorâmica que a sua posição exige. Ele não vê apenas os parceiros de time em campo: – “Pra ter jogo você precisa até do adversário”. O herdeiro da camisa de Zizinho e Didi preza o talento individual, mas não ignora que, sem o carregador de piano, não há apresentação solo. Definitivamente, em A8 não existe dono da bola.
DIA 13/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
PODER DOS AFETOS
(2013, Brasil, 31 minutos, ficção, de Helena Ignez). Com Ney Matogrosso, Simone Spoladore, Djin Sganzerla, Dan Nakagawa e Roberto Alencar. O média-metragem desenrolase em um cenário paradisíaco, tratando a brasilidade e a sua força na transformação dos costumes, rompendo preconceitos e trazendo à tona uma realidade mágica e original através de seus personagens inquietantes.
DIA 14/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
NOEL POR NOEL
(1981, Brasil, 10 minutos, documentário, de Rogério Sganzerla). Com Noel Rosa. Ensaio documental sobre a música e o tempo de Noel Rosa, com colagens de imagens de arquivo, fotografias de época e filmagens de blocos carnavalescos em Vila Isabel.
DIA 15/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
O CÉU É O LIMITE
(1979, Brasil, 7 minutos, ficção, de João Lanari). Andarilho urbano registra impressões em ambiente de imagens do presente captadas em um futuro impreciso.
DIA 16/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
EU TE AMO
(2006, Brasil, 9 minutos, experimental, de Marcelo Ikeda). Com Marcelo Ikeda. A sinopse: Eu Te amo. Eu preciso te amar.
DIA 17/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
NO OCO DO TEMPO
(No Oco do Tempo, 2019, Brasil, 10 minutos, ficção, de Antonio Fargoni). Com Hipólito Lucena. Pedro Jeremias é um cangaceiro que vive sozinho e tem como arma o papel e a caneta. Ele vive em paz, porém sua arte incomoda os “homens”.
DIA 18/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
DOCE DE COCO
(2010, Brasil, 20 minutos, ficção, de Allan Deberton). Com Alan Ribeiro, Alisson Rodrigues, Débora Ingrid, Marcélia Cartaxo, Sidney Souto, Soia Lira. A família de Diana trabalha com cocadas caseiras. João retira os frutos do coqueiro para que Diana e Lúcia preparem os doces. Zacarias vende a produção na cidade. Certo dia, Diana vai para o rio com a mãe e tia Maria.
DIA 19/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
CABEÇA DE PAPELÃO
(2013, Brasil, 20 minutos, animação, de Quiá Rodrigues). Desde pequeno Antenor é diferente dos demais. Convencido de que a razão de seus problemas é sua cabeça que não funciona, ele a troca por uma de papelão. Arte baseada em desenhos de J.Carlos e roteiro inspirado no conto “O homem da cabeça de papelão”, de João do Rio.
DIA 20/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
152 AB
(2024, Brasil, 20 minutos, ficção, de Daniel Jaber e Jelton Oliveira). Com Daniel Jaber e Luciana Damasceno. Cêcil e Cecília, vizinhos em um bairro periférico de Belo Horizonte, sofrem diariamente os desafios impostos pela condição suburbana brasileira. Um encontro inesperado faz com que os dois, recém apresentados, passem a nutrir uma amizade separada por um muro.
DIA 21/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
LAPSO
(2023, Brasil, 24 minutos, ficção, de Caroline Cavalcanti). Com Beatriz Oliveira, Juan Queiroz, Camila Morena da Luz, Adrilene Muradas Nunes, Gabriela Veloso, Luiz Gonzaga Barbosa Moreira, Isabela Leão Moreira, Dora Rosa. Após praticarem atos de vandalismo, Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde se conhecem, passando a compartilhar afetos e incerteza.
DIA 22/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
DEPOIS DESTE DESTERRO
(2023, Brasil, 25 minutos, ficção, de Renan Amaral). Com Fran Mattoso, Ro Milani, Gabrielle Novello, Débora Azevedo, Wesley May, Romulo Chindelar. Após assassinar um militar em plena ditadura, Alice Foge para o interior do ES e terá que confrontar sua irmã Carmen e seu grande amor de adolescência, que hoje é freira.
DIA 23/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
BOA NOITE CINDERELA
(2010, Brasil, 18 minutos, ficção, de Neville d’Almeida). Com Ana Tavares e Otávio III. A história envolve uma prostituta que tenta fisgar um sujeito para aplicar-lhe um golpe.
DIA 24/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
ESTADO ITINERANTE
(2016, Brasil, 25 minutos, ficção, de Ana Carolina Soares). Com Cristal Lopez, Daniela Souza, Diane Rodrigues, Lira Ribas, Maria Aparecida. Vivi quer escapar de uma relação opressora. Em período de experiência como cobradora de ônibus, ela trabalha desejando não voltar para casa. A semana passa rápido entre as paradas do itinerário e do ponto final. Vivi se encontra com outras cobradoras, que fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. Logo é final de semana e o centro de Beta Horizonte já não parece tão longe do bairro Boa Vista.
DIA 25/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
CINEMA DE GUERRA – O FORA DO QUADRO
(2020, Brasil, 3 minutos, ficção, de Diogo Oliveira). Sob um palco esfumaçado, o diretor Ruy Guerra empunha uma câmera. A partir daí, teoriza a respeito do quadro cinematográfico. Para ele, a experiência do cinema acontece para além da imagem vista pelo espectador. O que está fora da tela é um desconhecido, cheio de possibilidades.
DIA 26/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
AS ONDAS
(2016, Brasil, 13 minutos, ficção, de Léo Bittencourt e Juliano Gomes). À beira-mar, um refletor estroboscópico sonha com uma fábrica de manequins.
DIA 27/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
TEREMOS INFÂNCIA
(1974, Brasil, 12 minutos, documentário, de Aloysio Raulino). Arnulfo Silva, ex-menor abandonado, relata as mazelas de sua infância, período em que foi vítima de todo tipo de sofrimento e humilhação, clamando por maior atenção às crianças de rua. Grande Prêmio no Festival de Oberhausen (Alemanha), Prêmio Especial no Festival de Bilbao (Espanha), Prêmio Governador do Estado de São Paulo – Melhor Curta-metragem.
DIA 28/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
O GRANDE AMOR DE UM LOBO
(2019, Brasil, 12 minutos, de Kennel Rogis e Adrianderson). Na busca pelo verdadeiro amor um jovem faz da realidade seu próprio filme.
DIA 29/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
FAIXA DE GAZA
(2019, Brasil, 16 minutos, ficção, de Lúcio César Fernandes). Com Marcélia Cartaxo, Paulo Philippe, Marcelo de Souza, Melquizedeque Abrantes, Ewerton Chagas, Max Ryan Monteith, Rafael Paiva, Fernando Teixeira, Verônica Cavalcanti, Luis Henrique, Cardivando de Oliveira, Josineide Melo. Em um conjunto habitacional de periferia, Mago chefia um bando de jovens aliciando e cometendo crimes em meio a uma guerra de facções que vira notícia nas ondas do rádio. Nazaré e Naldin se deparam com a violência desse conflito, pois ambos estão no lugar errado: a faixa de gaza.
DIA 30/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
MENINE
(2018, Brasil, 14 minutos, ficção, de Gleison Motta). Com Pietro Nascimento, Nill Marcondes, Zenaide Denardi, Bruna Oliveira, Paula Biul, Rafael Castro, Alexandre Tigano, Antonio Caldo, Lívia Bourdot. Leonardo é uma criança feliz e busca essa felicidade fora dos padrões sociais.
DIA 31/05 – Início 09:00 – Assista por AQUI
KURT EVERYWHERE
(2018, Brasil, 8 minutos, documentário, de Pedro Tavares). Com Kurt Cobain, Jim Carroll, Patti Smith. Um curta-metragem experimental sobre Kurt Cobain a partir de poemas de Jim Carroll e Patti Smith.